O impacto da dismenorreia na qualidade de vida das estudantes de uma universidade privada: uma análise transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Cícero Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Veloso, Bianca de Araújo, Holanda, Sarah Damasceno, Freitas, Isadora Cronemberg Rufino, Macedo, Fernanda Silva Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40981
Resumo: Objetivo: Verificar a prevalência e o impacto da dismenorreia na vida das estudantes de uma universidade privada, além de comparar a intensidade dos sintomas referidos com a diminuição da qualidade de vida; elucidar o impacto da cólica menstrual no absenteísmo acadêmico. Métodos: Trata-se de um estudo transversal qualitativo e quantitativo com 264 acadêmicas de medicina matriculadas em uma Universidade Privada de Teresina, no Piauí, para realização da pesquisa foi adotado um questionário auto aplicado, formulado pelos autores, posteriormente os dados foram analisados com estatística descritiva. Resultados: Participaram deste estudo 264 acadêmicas com a média de idade das acadêmicas que participaram do estudo foi 23,8 anos (±5,0), sendo a idade máxima 42 anos e a mínima 18 anos. No presente estudo, 44,4% das participantes responderam que os sinais e sintomas da dismenorreia interferem nas atividades habituais nos primeiros dias. Com relação à ocorrência de outros sintomas, 87,5% confirmaram a existência de outras queixas além da cólica menstrual. Os sintomas mais prevalentes foram, a cefaleia, náuseas, diarreia, dores nas pernas. Todas as participantes apresentavam sintomas associados, sendo mais comum a irritação nervosa (54%), mastalgia (50,8%), lombalgia (50,8%), cefaleia (27,4%), náuseas (26,6%), edema de membros inferiores (13,7%), vômito (11,3%), e diarreia (10,5%). Conclusão: Observou-se neste estudo uma elevada prevalência de dismenorreia, chamando a atenção para um número expressivo de mulheres que referiram dores de moderada a forte intensidade, contribuindo para um elevado absenteísmo escolar e prejuízo social, o que pode afetar negativamente as acadêmicas.
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spelling O impacto da dismenorreia na qualidade de vida das estudantes de uma universidade privada: uma análise transversalThe impact of dysmenorrhea on the quality of life of students at a private university: a cross-sectional analysisEl impacto de la dismenorrea en la calidad de vida de estudiantes de una universidad privada: un análisis transversalAbsenteeismDysmenorrheaStudentsMenstruationWomens health.AbsentismoDismenorreaEstudiantesMenstruaciónLa salud de la mujer.AbsenteísmoDismenorreiaEstudantesMenstruaçãoSaúde da mulher. Objetivo: Verificar a prevalência e o impacto da dismenorreia na vida das estudantes de uma universidade privada, além de comparar a intensidade dos sintomas referidos com a diminuição da qualidade de vida; elucidar o impacto da cólica menstrual no absenteísmo acadêmico. Métodos: Trata-se de um estudo transversal qualitativo e quantitativo com 264 acadêmicas de medicina matriculadas em uma Universidade Privada de Teresina, no Piauí, para realização da pesquisa foi adotado um questionário auto aplicado, formulado pelos autores, posteriormente os dados foram analisados com estatística descritiva. Resultados: Participaram deste estudo 264 acadêmicas com a média de idade das acadêmicas que participaram do estudo foi 23,8 anos (±5,0), sendo a idade máxima 42 anos e a mínima 18 anos. No presente estudo, 44,4% das participantes responderam que os sinais e sintomas da dismenorreia interferem nas atividades habituais nos primeiros dias. Com relação à ocorrência de outros sintomas, 87,5% confirmaram a existência de outras queixas além da cólica menstrual. Os sintomas mais prevalentes foram, a cefaleia, náuseas, diarreia, dores nas pernas. Todas as participantes apresentavam sintomas associados, sendo mais comum a irritação nervosa (54%), mastalgia (50,8%), lombalgia (50,8%), cefaleia (27,4%), náuseas (26,6%), edema de membros inferiores (13,7%), vômito (11,3%), e diarreia (10,5%). Conclusão: Observou-se neste estudo uma elevada prevalência de dismenorreia, chamando a atenção para um número expressivo de mulheres que referiram dores de moderada a forte intensidade, contribuindo para um elevado absenteísmo escolar e prejuízo social, o que pode afetar negativamente as acadêmicas.Objective: To verify the prevalence and impact of dysmenorrhea in the lives of students at a private university, in addition to comparing the intensity of the referred symptoms with the decrease in quality of life; elucidate the impact of menstrual cramps on academic absenteeism. Methods: This is a qualitative and quantitative cross-sectional study with 264 medical students enrolled in a Private University of Teresina, Piauí, to carry out the research, a self-applied questionnaire was adopted, formulated by the authors, later the data were analyzed with statistics descriptive. Results: 264 academics participated in this study with the average age of the academics who participated in the study was 23.8 years (±5.0), with a maximum age of 42 years and a minimum of 18 years. In the present study, 44.4% of the participants answered that the signs and symptoms of dysmenorrhea interfere with their usual activities in the first days. Regarding the occurrence of other symptoms, 87.5% confirmed the existence of other complaints in addition to menstrual cramps. The most prevalent symptoms were headache, nausea, diarrhea, leg pain. All participants had associated symptoms, the most common being nervous irritation (54%), breast pain (50.8%), low back pain (50.8%), headache (27.4%), nausea (26.6%), lower limb edema (13.7%), vomiting (11.3%), and diarrhea (10.5%). Conclusion: A high prevalence of dysmenorrhea was observed in this study, calling attention to a significant number of women who reported moderate to severe pain, contributing to high school absenteeism and social harm, which can negatively affect academics.Objetivo: Verificar la prevalencia e impacto de la dismenorrea en la vida de estudiantes de una universidad privada, además de comparar la intensidad de los síntomas referidos con la disminución de la calidad de vida; dilucidar el impacto de los dolores menstruales en el ausentismo académico. Métodos: Se trata de un estudio transversal cualitativo y cuantitativo con 264 estudiantes de medicina matriculados en una Universidad Privada de Teresina, Piauí, para realizar la investigación se adoptó un cuestionario autoaplicado, formulado por los autores, posteriormente se analizaron los datos con estadísticas descriptivas. Resultados: En este estudio participaron 264 académicos con una edad promedio de los académicos que participaron en el estudio de 23,8 años (±5,0), con una edad máxima de 42 años y una mínima de 18 años. En el presente estudio, el 44,4% de las participantes respondieron que los signos y síntomas de la dismenorrea interfieren en sus actividades habituales en los primeros días. En cuanto a la aparición de otros síntomas, el 87,5% confirmó la existencia de otras quejas además de los dolores menstruales. Los síntomas más prevalentes fueron dolor de cabeza, náuseas, diarrea, dolor en las piernas. Todos los participantes presentaban síntomas asociados, siendo los más frecuentes irritación nerviosa (54%), dolor mamario (50,8%), lumbalgia (50,8%), cefalea (27,4%), náuseas (26,6%), edema de miembros inferiores (13,7%). ), vómitos (11,3%) y diarrea (10,5%). Conclusión: Se observó una alta prevalencia de dismenorrea en este estudio, llamando la atención sobre un número significativo de mujeres que relataron dolor moderado a severo, contribuyendo al ausentismo escolar y al daño social, lo que puede afectar negativamente a lo académico.Research, Society and Development2023-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4098110.33448/rsd-v12i4.40981Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e3012440981Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e3012440981Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e30124409812525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40981/33335Copyright (c) 2023 Cícero Ferreira Lima Júnior; Bianca de Araújo Veloso; Sarah Damasceno Holanda; Isadora Cronemberg Rufino Freitas; Fernanda Silva Lopes Macedohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima Júnior, Cícero Ferreira Veloso, Bianca de Araújo Holanda, Sarah Damasceno Freitas, Isadora Cronemberg Rufino Macedo, Fernanda Silva Lopes2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40981Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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