Prevalência da dismenorreia primária em discentes de uma instituição de ensino superior do Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ana Karoline de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Natália Furtado, Ferreira, Tasia Peixoto Andrade, Andrade, Renata Reniere Silva de, Alves, Luana Mayra da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37798
Resumo: Introdução: A dismenorreia primária (DP) se caracteriza como uma dor na região abdominal durante o período menstrual na ausência de doenças pélvicas, podendo estar associada a outros sintomas como dor lombar, náuseas, fadiga, cefaleia, entre outros. Objetivo: Investigar o número de discentes que apresentam dismenorreia primária em uma Instituição de Ensino Superior. Métodos: Trata-se de um estudo de campo, do tipo observacional, transversal, de caráter quantitativo. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em um questionário por meio da plataforma Google Forms, cujo link foi enviado via WhatsApp das disciplinas através dos coordenadores dos cursos, professores e líderes de turma. Aplicado na seguinte ordem: Ficha de Triagem, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e por último, o questionário. Resultados: Responderam ao questionário 209 discentes. A prevalência da DP foi de 90% entre as participantes da pesquisa. Os sintomas associados mais comuns foram irritabilidade, fadiga e irradiação da dor para região lombar. Evidenciou-se também que a DP e seus sintomas interferem na realização das atividades diárias, impactando negativamente na qualidade de vida das mulheres, contribuindo no aumento de absenteísmo escolar. Conclusão: Encontrou-se uma alta prevalência da DP entre as participantes da pesquisa. Além da dismenorreia, os sintomas mais predominantes foram: irritabilidade, fadiga e irradiação da dor para região lombar. Estes interferem na qualidade de vida da mulher.
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spelling Prevalência da dismenorreia primária em discentes de uma instituição de ensino superior do PiauíPrevalence of dysmenorrhea in students of higher education institution in Piauí Prevalencia de dismenorrea primaria en estudiantes de institutución de educación superior de PiauíDysmenorrheaMenstruation disturbancesMenstrual cycleQuality of life.DismenorreaTranstornos de la menstruaciónCiclo menstrualCalidad de vida.DismenorreiaDisturbios menstruaisCiclo MenstrualQualidade de vida.Introdução: A dismenorreia primária (DP) se caracteriza como uma dor na região abdominal durante o período menstrual na ausência de doenças pélvicas, podendo estar associada a outros sintomas como dor lombar, náuseas, fadiga, cefaleia, entre outros. Objetivo: Investigar o número de discentes que apresentam dismenorreia primária em uma Instituição de Ensino Superior. Métodos: Trata-se de um estudo de campo, do tipo observacional, transversal, de caráter quantitativo. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em um questionário por meio da plataforma Google Forms, cujo link foi enviado via WhatsApp das disciplinas através dos coordenadores dos cursos, professores e líderes de turma. Aplicado na seguinte ordem: Ficha de Triagem, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e por último, o questionário. Resultados: Responderam ao questionário 209 discentes. A prevalência da DP foi de 90% entre as participantes da pesquisa. Os sintomas associados mais comuns foram irritabilidade, fadiga e irradiação da dor para região lombar. Evidenciou-se também que a DP e seus sintomas interferem na realização das atividades diárias, impactando negativamente na qualidade de vida das mulheres, contribuindo no aumento de absenteísmo escolar. Conclusão: Encontrou-se uma alta prevalência da DP entre as participantes da pesquisa. Além da dismenorreia, os sintomas mais predominantes foram: irritabilidade, fadiga e irradiação da dor para região lombar. Estes interferem na qualidade de vida da mulher.Introduction: Primary dysmenorrhea (PD) is characterized as pain in the abdominal region during the menstrual period in the absence of pelvic pain, and may be associated with other symptoms such as lower back pain, nausea, fatigue, headache, among others. Objective: To investigate the number of students who present primary dysmenorrhea in a Higher Education Institution. Methods: It is a field study, observational, cross-sectional, quantitative in nature. The instrument used to collect data consisted of a questionnaire through the Google Forms platform, whose link was sent via WhatsApp to the disciplines through two coordinators of two courses, professors and group leaders. Applied in the following order: Triage Form, Informed Consent Term (ICF) and finally, the questionnaire. Results: 209 students responded to the questionnaire. The prevalence of PD was 90% among the research participants. The most common associated symptoms are irritability, fatigue, and pain irradiation to the lombar region. It is also evident that PD and its symptoms interfere with the performance of daily activities, negatively impacting the quality of life of women, contributing to the increase in school absenteeism. Conclusion: A high prevalence of PD was found among the research participants. Apart from dysmenorrhea, the most predominant symptoms are: irritability, fatigue and irradiation of pain to the lombar region. These interfere in the quality of life of women.Introducción: La dismenorrea primaria (DP) se caracteriza por dolor en la región abdominal durante el período menstrual en ausencia de enfermedades pélvicas, pudiendo estar asociada a otros síntomas como lumbalgia, náuseas, cansancio, cefalea, entre otros. Objetivo: Investigar el número de estudiantes que presentan dismenorrea primaria en una Institución de Educación Superior. Métodos: Se trata de un estudio de campo observacional, transversal y cuantitativo. El instrumento utilizado para la recolección de datos consistió en un cuestionario a través de la plataforma Google Forms, cuyo enlace fue enviado vía WhatsApp de las disciplinas a través de los coordinadores de curso, docentes y líderes de clase. Se aplica en el siguiente orden: Formulario de Tamizaje, Término de Consentimiento Libre e Informado (TCLI) y finalmente, el cuestionario. Resultados: 209 estudiantes respondieron el cuestionario. La prevalencia de la EP fue del 90% entre los participantes de la investigación. Los síntomas asociados más comunes fueron irritabilidad, fatiga y dolor irradiado a la región lumbar. También se evidenció que la EP y sus síntomas interfieren en la realización de las actividades diarias, impactando negativamente en la calidad de vida de las mujeres, contribuyendo para el aumento del ausentismo escolar. Conclusión: Se constató una alta prevalencia de EP entre los participantes de la investigación. Además de la dismenorrea, los síntomas más predominantes fueron irritabilidad, fatiga y dolor irradiado a la región lumbar. Estos interfieren con la calidad de vida de la mujer.Research, Society and Development2022-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3779810.33448/rsd-v11i16.37798Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e233111637798Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e233111637798Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2331116377982525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37798/31611Copyright (c) 2022 Ana Karoline de Souza Vieira; Natália Furtado Carvalho; Tasia Peixoto Andrade Ferreira; Renata Reniere Silva de Andrade; Luana Mayra da Silva Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Ana Karoline de SouzaCarvalho, Natália FurtadoFerreira, Tasia Peixoto AndradeAndrade, Renata Reniere Silva deAlves, Luana Mayra da Silva2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37798Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:49.569458Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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