Incidência de traumas raquimedulares causados por acidentes de trânsitos no nordeste de 2020 a 2022: Uma análise transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Romerio Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Figueiredo , Felipe Bezerra Zabulon de, Leal Neto, Pedro Alves, Pais, Wanderson Souza, Amaral, João Victor Araújo Ciriaco, Lucena, Gabriel Albuquerque de, Souza Filho , Márcio Elon Ferreira de, Pereira Neto, José Milton, Melo , Guilherme Henrique de Ataíde, Souza Neto, Antônio Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40623
Resumo: Tendo em vista, as altas taxas de acidentes automobilísticos ocorridos na região nordeste, especialmente levando em consideração a incidência de internações pelo fato dos Traumas Raquimedulares, ressalta-se portanto, a importância deste estudo, dada na qual os acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortalidade. Assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar a incidência dos casos de Traumas Raquimedulares causados por acidentes de trânsitos na região nordeste. O método utilizado para o estudo foi uma análise transversal. A realização da coleta de dados ocorreu entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2023, utilizando o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) e o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os resultados obtidos apontam que a região que menos notificou os casos de TRM foi a região Centro-Oeste, com um resultado total de 514 casos confirmados nos últimos 3 anos. Estes dados apontam à necessidade de intensificar e delimitar estes achados, visto que, é necessário conhecer os principais fatores responsáveis por estes resultados e delimitar os Estados que mais possuem evidências e notificações de Acidentes de Trânsitos com Traumas Raquimedulares. Nesse desfecho, delimitou-se as pesquisas, utilizando-se os Estados da região nordeste para avaliar as notificações.
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spelling Incidência de traumas raquimedulares causados por acidentes de trânsitos no nordeste de 2020 a 2022: Uma análise transversal Incidence of spinal cord injuries caused by traffic accidents in the Northeast from 2020 to 2022: A cross-sectional analysisIncidencia de lesiones medulares causadas por accidentes de tránsito en el Nordeste de 2020 a 2022: un análisis transversalAcidentes de trânsitoTraumasEpidemiologia. Accidentes de tráficoTraumaEpidemiología.Traffic accidentsTraumaEpidemiology.Tendo em vista, as altas taxas de acidentes automobilísticos ocorridos na região nordeste, especialmente levando em consideração a incidência de internações pelo fato dos Traumas Raquimedulares, ressalta-se portanto, a importância deste estudo, dada na qual os acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortalidade. Assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar a incidência dos casos de Traumas Raquimedulares causados por acidentes de trânsitos na região nordeste. O método utilizado para o estudo foi uma análise transversal. A realização da coleta de dados ocorreu entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2023, utilizando o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) e o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os resultados obtidos apontam que a região que menos notificou os casos de TRM foi a região Centro-Oeste, com um resultado total de 514 casos confirmados nos últimos 3 anos. Estes dados apontam à necessidade de intensificar e delimitar estes achados, visto que, é necessário conhecer os principais fatores responsáveis por estes resultados e delimitar os Estados que mais possuem evidências e notificações de Acidentes de Trânsitos com Traumas Raquimedulares. Nesse desfecho, delimitou-se as pesquisas, utilizando-se os Estados da região nordeste para avaliar as notificações.Bearing in mind the high rates of car accidents that occur in the Northeast region, especially taking into account the incidence of hospitalizations due to Spinal Cord Injuries, it is therefore important to highlight the importance of this study, given that traffic accidents are one of the main causes of mortality. Thus, the objective of the research was to evaluate the incidence of cases of Spinal Cord Injuries caused by traffic accidents in the Northeast region. The method used for the study was a cross-sectional analysis. Data collection took place between January and February 2023, using the SUS Hospital Information System (SIH/SUS) and the Unified Health System Database (DATASUS). The results obtained indicate that the region that least notified cases of SCI was the Midwest region, with a total result of 514 confirmed cases in the last 3 years. These data point to the need to intensify and delimit these findings, since it is necessary to know the main factors responsible for these results and to delimit the states that have more evidence and notifications of traffic accidents with spinal cord injuries. In this outcome, the research was delimited, using the states of the northeast region to evaluate the notifications.Teniendo en cuenta los altos índices de accidentes automovilísticos que ocurren en la región nororiental, sobre todo teniendo en cuenta la incidencia de hospitalizaciones por Lesiones Medulares, es importante resaltar la importancia de este estudio, dado que los accidentes de tránsito son uno de los principales causas de mortalidad. Así, el objetivo de la investigación fue evaluar la incidencia de casos de Lesión Médula Espinal causada por accidentes de tránsito en la región Nordeste. El método utilizado para el estudio fue un análisis transversal. La recolección de datos ocurrió entre enero y febrero de 2023, utilizando el Sistema de Información Hospitalaria del SUS (SIH/SUS) y la Base de Datos del Sistema Único de Salud (DATASUS). Los resultados obtenidos indican que la región que menos casos notificó de LME fue la región Medio Oeste, con un resultado total de 514 casos confirmados en los últimos 3 años. Estos datos apuntan a la necesidad de profundizar y delimitar estos hallazgos, ya que es necesario conocer los principales factores responsables de estos resultados y delimitar los estados que cuentan con más evidencias y notificaciones de accidentes de tránsito con lesión medular. En ese resultado, la investigación fue delimitada, utilizando los estados de la región nordeste para evaluar las notificaciones.Research, Society and Development2023-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4062310.33448/rsd-v12i3.40623Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e19412340623Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e19412340623Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e194123406232525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40623/33187Copyright (c) 2023 Romerio Alves Soares; Felipe Bezerra Zabulon de Figueiredo ; Pedro Alves Leal Neto; Wanderson Souza Pais; João Victor Araújo Ciriaco Amaral; Gabriel Albuquerque de Lucena; Márcio Elon Ferreira de Souza Filho ; José Milton Pereira Neto; Guilherme Henrique de Ataíde Melo ; Antônio Ferreira de Souza Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Romerio AlvesFigueiredo , Felipe Bezerra Zabulon de Leal Neto, Pedro Alves Pais, Wanderson Souza Amaral, João Victor Araújo Ciriaco Lucena, Gabriel Albuquerque de Souza Filho , Márcio Elon Ferreira de Pereira Neto, José Milton Melo , Guilherme Henrique de Ataíde Souza Neto, Antônio Ferreira de 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40623Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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