Assessment of the intrinsic motivation of dental students to problem-based learning remotely

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Giovanna Pontes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Amanda Pacheco de, Rego, Silvia Carréra Austregésilo, Melo, Renato S., Raposo , Maria Cristina Falcão, Silva, Thais Carine Lisboa da, Soares, Diego Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34169
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a motivação intrínseca de estudantes de odontologia de uma faculdade do nordeste brasileiro frente ao ensino-aprendizagem por meio da aprendizagem baseada em problema no formato remoto. Foram convidados a participar estudantes do curso de odontologia de uma faculdade com metodologia ativa que utilizou a forma remota para dar continuidade as atividades de tutoria durante o período pandêmico. Os mesmos responderam um questionário sociodemográfico e a motivação intrínseca foi mesurada através do instrumento denominado inventário de motivação intrínseca. A coleta de dados foi realizada através do Google Formulário e os dados foram tabulados e analisados a partir de estatística descritiva e analítica. Dos 107 alunos matriculados no curso de odontologia no momento da coleta, participaram 65 (60,7%) do estudo. A idade média dos estudantes foi de 19,7 anos e a média do escore global da motivação intrínseca, considerando todos os itens do Inventário de Motivação Intrínseca, foi de 4,48. Todas as subescalas/domínios apresentam escores de motivação >3,0, sendo o domínio de pressão/tensão e relações os que apresentaram os menores escores médios, 3,74 e 3,76 respectivamente. Foi demonstrado pelo presente estudo que os estudantes do curso de odontologia encontram-se motivados intrinsecamente para a realização dos encontros e atividades do grupo tutorial da aprendizagem baseada em problema no formato remoto.
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spelling Assessment of the intrinsic motivation of dental students to problem-based learning remotely Evaluación de la motivación intrínseca de los estudiantes de odontología para el aprendizaje basado en problemas de forma remotaAvaliação da motivação intrínseca de estudantes de odontologia para aprendizagem baseada em problemas de forma remotaMotivaçãoAprendizagemEducação superiorAutodeterminaçãoEnsino.MotivaciónAprendizajeEducación superiorAutonomía personalEnseñanza.MotivationLearningHigher educationSelf-determinationTeaching.O objetivo deste trabalho foi avaliar a motivação intrínseca de estudantes de odontologia de uma faculdade do nordeste brasileiro frente ao ensino-aprendizagem por meio da aprendizagem baseada em problema no formato remoto. Foram convidados a participar estudantes do curso de odontologia de uma faculdade com metodologia ativa que utilizou a forma remota para dar continuidade as atividades de tutoria durante o período pandêmico. Os mesmos responderam um questionário sociodemográfico e a motivação intrínseca foi mesurada através do instrumento denominado inventário de motivação intrínseca. A coleta de dados foi realizada através do Google Formulário e os dados foram tabulados e analisados a partir de estatística descritiva e analítica. Dos 107 alunos matriculados no curso de odontologia no momento da coleta, participaram 65 (60,7%) do estudo. A idade média dos estudantes foi de 19,7 anos e a média do escore global da motivação intrínseca, considerando todos os itens do Inventário de Motivação Intrínseca, foi de 4,48. Todas as subescalas/domínios apresentam escores de motivação >3,0, sendo o domínio de pressão/tensão e relações os que apresentaram os menores escores médios, 3,74 e 3,76 respectivamente. Foi demonstrado pelo presente estudo que os estudantes do curso de odontologia encontram-se motivados intrinsecamente para a realização dos encontros e atividades do grupo tutorial da aprendizagem baseada em problema no formato remoto.El objetivo de este trabajo fue evaluar la motivación intrínseca de estudiantes de Odontología de uma facultad del nordeste brasileño frente a la enseñanza-aprendizaje a través del aprendizaje basado en problemas em formato remoto. Fueron invitados a participarestudiantes del Curso de Odontologia de una Universidad con metodología activa que usa la forma remota para dar continuidad a las actividades de tutoría durante el período de "pandemia". Los mismos responderán unas preguntas sociodemográficas y la motivación intrínseca. La coleta de datos fue realizada a través del Google forma y los datos fueron contabilizados y analizados desde la estadística descriptiva y analítica. De los 107 alumnos matriculados en el curso de odontología en el tiempo de recoger, participaron 65(60,7%) del estudio. La edad media de los estudiantes fue de 19,7 años y la media del puntaje global de la motivación intrínseca, considerando todos los elementos del Inventario de Motivación Intrínseca, fue de 4,48. Todas las subescalas/dominios presentan motivación >3,0, siendo el dominio de presión/tensión y relaciones los que presentaron los menores puntajes medios, 3,74 y 3, 76 respectivamente. Fue demostrado por el presente estudio que los estudiantes del curso de odontología se encuentran motivados intrínsecamente para la realización de los encuentros y actividades del grupo tutorial del aprendizaje de molde remoto basado en problemas.The objective of this work was evaluate the intrinsic motivation of dentistry students at a college in the Brazilian northeast region facing teaching/learning through problem-based learning in remote format. Students from the dentistry course of a college with an active methodology that used the remote way to continue tutoring activities during the pandemic period were invited to participate. They answered a sociodemographic questionnaire and intrinsic motivation was measured through the instrument called intrinsic motivation inventory. Data collection was performed using Google Forms and the data were tabulated and analyzed using descriptive and analytical statistics. Of the 107 students enrolled in the dentistry course at the time of collection, 65 (60.7%) participated in the study. The average age of the students was 19.7 years, and the average global score of intrinsic motivation, considering all Intrinsic Motivation Inventory items, was 4.48. All subscales/domains have motivation scores >3.0, with the pressure/tension and relationships domain showing the lowest average scores, 3.74 and 3.76 respectively. The present study demonstrated that the students of the dentistry course are intrinsically motivated to carry out the meetings and activities of the tutorial group of problem-based learning in the remote format.Research, Society and Development2022-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3416910.33448/rsd-v11i12.34169Research, Society and Development; Vol. 11 No. 12; e114111234169Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 12; e114111234169Research, Society and Development; v. 11 n. 12; e1141112341692525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34169/28891Copyright (c) 2022 Giovanna Pontes Cordeiro; Amanda Pacheco de Carvalho; Silvia Carréra Austregésilo Rego; Renato S. Melo; Maria Cristina Falcão Raposo ; Thais Carine Lisboa da Silva; Diego Moura Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Giovanna PontesCarvalho, Amanda Pacheco de Rego, Silvia Carréra Austregésilo Melo, Renato S.Raposo , Maria Cristina Falcão Silva, Thais Carine Lisboa daSoares, Diego Moura2022-09-26T11:56:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34169Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:49:34.727276Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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