Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161 |
Resumo: | No mundo é crescente os casos de crianças com TEA, podemos afirmar que hoje já possuímos milhões de indivíduos com esse transtorno. A educação física oferece as crianças com TEA formas de se expressar e consequentemente benefícios para saúde psicomotora, social e cardiovascular. Esta pesquisa teve como objetivo abordar o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando seus sintomas, a importância do diagnóstico precoce e a crescente incidência. Também enfatiza a necessidade de políticas públicas para a prevenção e tratamento. O estudo propõe uma revisão narrativa sobre os efeitos do exercício em crianças com TEA, abordando a metodologia utilizada na pesquisa, que incluiu a busca e análise de 84 artigos, resultando em 6 relevantes para o tema. Os resultados mostram que o exercício físico bem orientado demonstrou ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA, promovendo melhorias na composição corporal, no comportamento e interação social. |
id |
UNIFEI_67acb70df74fda96b009d586e25ebc23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44161 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autistaEfectos del ejercicio físico para mejorar la composición corporal y conductual de niños con trastorno del espectro autistaEffects of physical exercise to improve the body and behavioral composition of children with autism spectrum disorderAutism spectrum disorderPublic policyBody compositionExercise.Transtorno do espectro autistaPolíticas públicasComposição corporalExercício físico.Trastorno del espectro autistaPolítica públicaComposición corporalEjercicio físico.No mundo é crescente os casos de crianças com TEA, podemos afirmar que hoje já possuímos milhões de indivíduos com esse transtorno. A educação física oferece as crianças com TEA formas de se expressar e consequentemente benefícios para saúde psicomotora, social e cardiovascular. Esta pesquisa teve como objetivo abordar o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando seus sintomas, a importância do diagnóstico precoce e a crescente incidência. Também enfatiza a necessidade de políticas públicas para a prevenção e tratamento. O estudo propõe uma revisão narrativa sobre os efeitos do exercício em crianças com TEA, abordando a metodologia utilizada na pesquisa, que incluiu a busca e análise de 84 artigos, resultando em 6 relevantes para o tema. Os resultados mostram que o exercício físico bem orientado demonstrou ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA, promovendo melhorias na composição corporal, no comportamento e interação social.Cada vez son más los casos de niños con TEA en el mundo, podemos decir que hoy ya contamos con millones de individuos con este trastorno. La educación física ofrece a los niños con TEA formas de expresarse y en consecuencia beneficios para la salud psicomotriz, social y cardiovascular. Esta investigación tuvo como objetivo abordar el tema del Trastorno del Espectro Autista (TEA), resaltando sus síntomas, la importancia del diagnóstico temprano y la creciente incidencia. También enfatiza la necesidad de políticas públicas de prevención y tratamiento. El estudio propone una revisión narrativa sobre los efectos del ejercicio en niños con TEA, abordando la metodología utilizada en la investigación, que incluyó la búsqueda y análisis de 84 artículos, resultando 6 relevantes al tema. Los resultados muestran que el ejercicio físico bien guiado resultó ser una herramienta valiosa para mejorar la calidad de vida de los niños con TEA, promoviendo mejoras en la composición corporal, el comportamiento y la interacción social.There are increasing cases of children with ASD in the world, we can say that today we already have millions of individuals with this disorder. Physical education offers children with ASD ways to express themselves and consequently benefits for psychomotor, social and cardiovascular health. This research aimed to address the topic of Autism Spectrum Disorder (ASD), highlighting its symptoms, the importance of early diagnosis and the growing incidence. It also emphasizes the need for public policies for prevention and treatment. The study proposes a narrative review on the effects of exercise on children with ASD, addressing the methodology used in the research, which included the search and analysis of 84 articles, resulting in 6 relevant to the topic. The results show that well-guided physical exercise proved to be a valuable tool for improving the quality of life of children with ASD, promoting improvements in body composition, behavior and social interaction.Research, Society and Development2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4416110.33448/rsd-v12i13.44161Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e37121344161Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e37121344161Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e371213441612525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161/35432Copyright (c) 2023 Gabriela Artriclino da Silva; Vanessa Santos Tavares ; Aluísio Avelino Pintohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gabriela Artriclino da Tavares , Vanessa Santos Pinto, Aluísio Avelino 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44161Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista Efectos del ejercicio físico para mejorar la composición corporal y conductual de niños con trastorno del espectro autista Effects of physical exercise to improve the body and behavioral composition of children with autism spectrum disorder |
title |
Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista Silva, Gabriela Artriclino da Autism spectrum disorder Public policy Body composition Exercise. Transtorno do espectro autista Políticas públicas Composição corporal Exercício físico. Trastorno del espectro autista Política pública Composición corporal Ejercicio físico. |
title_short |
Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista |
title_full |
Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista |
title_sort |
Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista |
author |
Silva, Gabriela Artriclino da |
author_facet |
Silva, Gabriela Artriclino da Tavares , Vanessa Santos Pinto, Aluísio Avelino |
author_role |
author |
author2 |
Tavares , Vanessa Santos Pinto, Aluísio Avelino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriela Artriclino da Tavares , Vanessa Santos Pinto, Aluísio Avelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autism spectrum disorder Public policy Body composition Exercise. Transtorno do espectro autista Políticas públicas Composição corporal Exercício físico. Trastorno del espectro autista Política pública Composición corporal Ejercicio físico. |
topic |
Autism spectrum disorder Public policy Body composition Exercise. Transtorno do espectro autista Políticas públicas Composição corporal Exercício físico. Trastorno del espectro autista Política pública Composición corporal Ejercicio físico. |
description |
No mundo é crescente os casos de crianças com TEA, podemos afirmar que hoje já possuímos milhões de indivíduos com esse transtorno. A educação física oferece as crianças com TEA formas de se expressar e consequentemente benefícios para saúde psicomotora, social e cardiovascular. Esta pesquisa teve como objetivo abordar o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando seus sintomas, a importância do diagnóstico precoce e a crescente incidência. Também enfatiza a necessidade de políticas públicas para a prevenção e tratamento. O estudo propõe uma revisão narrativa sobre os efeitos do exercício em crianças com TEA, abordando a metodologia utilizada na pesquisa, que incluiu a busca e análise de 84 artigos, resultando em 6 relevantes para o tema. Os resultados mostram que o exercício físico bem orientado demonstrou ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA, promovendo melhorias na composição corporal, no comportamento e interação social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161 10.33448/rsd-v12i13.44161 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i13.44161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161/35432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gabriela Artriclino da Silva; Vanessa Santos Tavares ; Aluísio Avelino Pinto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gabriela Artriclino da Silva; Vanessa Santos Tavares ; Aluísio Avelino Pinto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e37121344161 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e37121344161 Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e37121344161 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052634622853120 |