Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Artriclino da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tavares , Vanessa Santos, Pinto, Aluísio Avelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161
Resumo: No mundo é crescente os casos de crianças com TEA, podemos afirmar que hoje já possuímos milhões de indivíduos com esse transtorno. A educação física oferece as crianças com TEA formas de se expressar e consequentemente benefícios para saúde psicomotora, social e cardiovascular. Esta pesquisa teve como objetivo abordar o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando seus sintomas, a importância do diagnóstico precoce e a crescente incidência. Também enfatiza a necessidade de políticas públicas para a prevenção e tratamento. O estudo propõe uma revisão narrativa sobre os efeitos do exercício em crianças com TEA, abordando a metodologia utilizada na pesquisa, que incluiu a busca e análise de 84 artigos, resultando em 6 relevantes para o tema. Os resultados mostram que o exercício físico bem orientado demonstrou ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA, promovendo melhorias na composição corporal, no comportamento e interação social.
id UNIFEI_67acb70df74fda96b009d586e25ebc23
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44161
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autistaEfectos del ejercicio físico para mejorar la composición corporal y conductual de niños con trastorno del espectro autistaEffects of physical exercise to improve the body and behavioral composition of children with autism spectrum disorderAutism spectrum disorderPublic policyBody compositionExercise.Transtorno do espectro autistaPolíticas públicasComposição corporalExercício físico.Trastorno del espectro autistaPolítica públicaComposición corporalEjercicio físico.No mundo é crescente os casos de crianças com TEA, podemos afirmar que hoje já possuímos milhões de indivíduos com esse transtorno. A educação física oferece as crianças com TEA formas de se expressar e consequentemente benefícios para saúde psicomotora, social e cardiovascular. Esta pesquisa teve como objetivo abordar o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando seus sintomas, a importância do diagnóstico precoce e a crescente incidência. Também enfatiza a necessidade de políticas públicas para a prevenção e tratamento. O estudo propõe uma revisão narrativa sobre os efeitos do exercício em crianças com TEA, abordando a metodologia utilizada na pesquisa, que incluiu a busca e análise de 84 artigos, resultando em 6 relevantes para o tema. Os resultados mostram que o exercício físico bem orientado demonstrou ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA, promovendo melhorias na composição corporal, no comportamento e interação social.Cada vez son más los casos de niños con TEA en el mundo, podemos decir que hoy ya contamos con millones de individuos con este trastorno. La educación física ofrece a los niños con TEA formas de expresarse y en consecuencia beneficios para la salud psicomotriz, social y cardiovascular. Esta investigación tuvo como objetivo abordar el tema del Trastorno del Espectro Autista (TEA), resaltando sus síntomas, la importancia del diagnóstico temprano y la creciente incidencia. También enfatiza la necesidad de políticas públicas de prevención y tratamiento. El estudio propone una revisión narrativa sobre los efectos del ejercicio en niños con TEA, abordando la metodología utilizada en la investigación, que incluyó la búsqueda y análisis de 84 artículos, resultando 6 relevantes al tema. Los resultados muestran que el ejercicio físico bien guiado resultó ser una herramienta valiosa para mejorar la calidad de vida de los niños con TEA, promoviendo mejoras en la composición corporal, el comportamiento y la interacción social.There are increasing cases of children with ASD in the world, we can say that today we already have millions of individuals with this disorder. Physical education offers children with ASD ways to express themselves and consequently benefits for psychomotor, social and cardiovascular health. This research aimed to address the topic of Autism Spectrum Disorder (ASD), highlighting its symptoms, the importance of early diagnosis and the growing incidence. It also emphasizes the need for public policies for prevention and treatment. The study proposes a narrative review on the effects of exercise on children with ASD, addressing the methodology used in the research, which included the search and analysis of 84 articles, resulting in 6 relevant to the topic. The results show that well-guided physical exercise proved to be a valuable tool for improving the quality of life of children with ASD, promoting improvements in body composition, behavior and social interaction.Research, Society and Development2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4416110.33448/rsd-v12i13.44161Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e37121344161Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e37121344161Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e371213441612525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161/35432Copyright (c) 2023 Gabriela Artriclino da Silva; Vanessa Santos Tavares ; Aluísio Avelino Pintohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gabriela Artriclino da Tavares , Vanessa Santos Pinto, Aluísio Avelino 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44161Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista
Efectos del ejercicio físico para mejorar la composición corporal y conductual de niños con trastorno del espectro autista
Effects of physical exercise to improve the body and behavioral composition of children with autism spectrum disorder
title Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista
spellingShingle Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista
Silva, Gabriela Artriclino da
Autism spectrum disorder
Public policy
Body composition
Exercise.
Transtorno do espectro autista
Políticas públicas
Composição corporal
Exercício físico.
Trastorno del espectro autista
Política pública
Composición corporal
Ejercicio físico.
title_short Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista
title_full Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista
title_fullStr Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista
title_sort Efeitos do exercício físico para a melhora na composição corporal e comportamental de crianças com transtorno do espectro autista
author Silva, Gabriela Artriclino da
author_facet Silva, Gabriela Artriclino da
Tavares , Vanessa Santos
Pinto, Aluísio Avelino
author_role author
author2 Tavares , Vanessa Santos
Pinto, Aluísio Avelino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Artriclino da
Tavares , Vanessa Santos
Pinto, Aluísio Avelino
dc.subject.por.fl_str_mv Autism spectrum disorder
Public policy
Body composition
Exercise.
Transtorno do espectro autista
Políticas públicas
Composição corporal
Exercício físico.
Trastorno del espectro autista
Política pública
Composición corporal
Ejercicio físico.
topic Autism spectrum disorder
Public policy
Body composition
Exercise.
Transtorno do espectro autista
Políticas públicas
Composição corporal
Exercício físico.
Trastorno del espectro autista
Política pública
Composición corporal
Ejercicio físico.
description No mundo é crescente os casos de crianças com TEA, podemos afirmar que hoje já possuímos milhões de indivíduos com esse transtorno. A educação física oferece as crianças com TEA formas de se expressar e consequentemente benefícios para saúde psicomotora, social e cardiovascular. Esta pesquisa teve como objetivo abordar o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando seus sintomas, a importância do diagnóstico precoce e a crescente incidência. Também enfatiza a necessidade de políticas públicas para a prevenção e tratamento. O estudo propõe uma revisão narrativa sobre os efeitos do exercício em crianças com TEA, abordando a metodologia utilizada na pesquisa, que incluiu a busca e análise de 84 artigos, resultando em 6 relevantes para o tema. Os resultados mostram que o exercício físico bem orientado demonstrou ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA, promovendo melhorias na composição corporal, no comportamento e interação social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161
10.33448/rsd-v12i13.44161
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i13.44161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44161/35432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Gabriela Artriclino da Silva; Vanessa Santos Tavares ; Aluísio Avelino Pinto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Gabriela Artriclino da Silva; Vanessa Santos Tavares ; Aluísio Avelino Pinto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e37121344161
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e37121344161
Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e37121344161
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052634622853120