O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DESDE DIFERENTES PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montalvão Morais, Raphaela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Furini Lazaretti, Giovanna, Sayuri Nakamura de Vasconcelos, Sandra, Pujals, Constanza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/803
Resumo: As características multifatoriais que envolvem o TEA fazem desse um transtorno muito complexo e, em função disso, é necessário que as equipes interdisciplinares, compostas por diversos profissionais de várias áreas junto aos responsáveis das crianças com TEA, estejam coordenados para que a detecção, o diagnóstico e a intervenção sejam realizados prontamente. Deste modo, o estudo teve como objetivo analisar o processo que os profissionais (médicos, psicólogos, terapeutas, dentre outros) e a família percorrem para realizar o rastreio, detecção e diagnóstico do TEA. O estudo foi feito por meio de análise qualitativa de dados, a partir de entrevistas previamente estruturadas, efetuadas junto aos profissionais. A partir dos resultados, observou-se que muitos participantes ainda carecem de informações acerca do quadro clínico e terapêutico do TEA. Dentro dos próprios núcleos familiares, foi comum a divergência de opinião sobre o TEA. Além disso, percebeu-se que o luto que muitos pais apresentam frente ao diagnóstico está fortemente ligado ao medo do desconhecido e do julgamento de seus familiares e amigos, além da ideia de frustração acerca das expectativas projetadas no filho. Outrossim, a falta de um protocolo bem estabelecido no processo de investigação diagnóstica ainda é uma importante causa de diagnóstico tardio, gerando atraso nos estímulos multidisciplinares e no desenvolvimento dos pacientes. Por esta razão, é imprescindível que haja uma padronização neste processo, haja vista ainda haver muitas divergências em relação aos fatores analisados, como os sinais de alarme, idade ideal para fechar o diagnóstico, exames e testes a serem solicitados.
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spelling O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DESDE DIFERENTES PERSPECTIVASTHE PROCESS OF DIAGNOSING AUTISM SPECTRUM DISORDER FROM DIFFERENT PERSPECTIVESEL PROCESO DE DIAGNÓSTICO DEL TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA SEGÚN VERTIENTES DIFERENTESTranstorno do espectro autistaDiagnósticoDetecçãoAutism spectrum disorderDiagnosticDetectionTrastorno del espectro autistaDiagnósticoDetecciónAs características multifatoriais que envolvem o TEA fazem desse um transtorno muito complexo e, em função disso, é necessário que as equipes interdisciplinares, compostas por diversos profissionais de várias áreas junto aos responsáveis das crianças com TEA, estejam coordenados para que a detecção, o diagnóstico e a intervenção sejam realizados prontamente. Deste modo, o estudo teve como objetivo analisar o processo que os profissionais (médicos, psicólogos, terapeutas, dentre outros) e a família percorrem para realizar o rastreio, detecção e diagnóstico do TEA. O estudo foi feito por meio de análise qualitativa de dados, a partir de entrevistas previamente estruturadas, efetuadas junto aos profissionais. A partir dos resultados, observou-se que muitos participantes ainda carecem de informações acerca do quadro clínico e terapêutico do TEA. Dentro dos próprios núcleos familiares, foi comum a divergência de opinião sobre o TEA. Além disso, percebeu-se que o luto que muitos pais apresentam frente ao diagnóstico está fortemente ligado ao medo do desconhecido e do julgamento de seus familiares e amigos, além da ideia de frustração acerca das expectativas projetadas no filho. Outrossim, a falta de um protocolo bem estabelecido no processo de investigação diagnóstica ainda é uma importante causa de diagnóstico tardio, gerando atraso nos estímulos multidisciplinares e no desenvolvimento dos pacientes. Por esta razão, é imprescindível que haja uma padronização neste processo, haja vista ainda haver muitas divergências em relação aos fatores analisados, como os sinais de alarme, idade ideal para fechar o diagnóstico, exames e testes a serem solicitados.The multifactorial characteristics that involve ASD make this disorder very complex, therefore it is necessary that interdisciplinary teams composed of different professionals from different areas, together with those responsible for children with ASD, are coordinated so that detection, diagnosis and intervention are carried out promptly. Thus, the study aims to analyze the diagnostic process that professionals (doctors, psychologists, therapists, among others) and the family go through to perform the screening, detection and diagnosis of ASD. It was performed by qualitative data analysis from previously structured interviews carried out with professionals. Based on the results, we observed that many participants still lack information about the clinical and therapeutic status of ASD. Within the family, the divergence of opinion about the ASD is common. In addition, it is clear that the grief that many parents experience in the face of the diagnosis is strongly linked to the fear of the unknown and the judgment of their family and friends, in addition to the idea of ??frustrating the expectations projected on the child. Furthermore, the lack of a well-established protocol in the diagnostic investigation process is still an important cause of late diagnosis with delay in multidisciplinary stimuli, causing delay in the development of patients. For this reason, it is essential that there is a standardization in this process, given that there is still a lot of divergence in relation to the factors analyzed, such as alarm signs, ideal age to complete the diagnosis, exams and tests to be requested.Las características multifactoriales que implican los TEA hacen que este trastorno sea muy complejo, por lo que es necesario que equipos interdisciplinarios compuestos por diferentes profesionales de diferentes áreas, junto con los responsables de niños con TEA, se coordinen para que la detección, el diagnóstico y la intervención se lleven a cabo con prontitud. Así, el estudio tiene como objetivo analizar el proceso diagnóstico que atraviesan los profesionales (médicos, psicólogos, terapeutas, entre otros) y la familia para realizar el cribado, detección y diagnóstico de TEA. Se realizó mediante análisis de datos cualitativos a partir de entrevistas previamente estructuradas realizadas con profesionales. Con base en los resultados, observamos que muchos participantes aún carecen de información sobre el estado clínico y terapéutico de los TEA. Dentro de los núcleos familiares, la divergencia de opiniones sobre los TEA es común. Además, es claro que el dolor que experimentan muchos padres ante el diagnóstico está fuertemente ligado al miedo a lo desconocido y al juicio de sus familiares y amigos, además de la idea de frustrar las expectativas proyectadas sobre el niño. Además, la falta de un protocolo bien establecido en el proceso de investigación diagnóstica sigue siendo una causa importante de diagnóstico tardío con retraso en los estímulos multidisciplinarios, lo que provoca retraso en el desarrollo de los pacientes. Por tal motivo, es fundamental que exista una estandarización en este proceso, dado que aún existe mucha divergencia en relación a los factores analizados, tales como signos de alarma, edad ideal para completar el diagnóstico, exámenes y pruebas a solicitar.Faculdade Patos de Minas2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/80310.22289/2446-922X.V8N1A17Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 No. 1 (2022); 291-307Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 291-307Psicologia e Saúde em debate; v. 8 n. 1 (2022); 291-3072446-922X10.22289/2446-922X.V8N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/803/529Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMontalvão Morais, RaphaelaFurini Lazaretti, GiovannaSayuri Nakamura de Vasconcelos, SandraPujals, Constanza2023-08-01T03:31:41Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/803Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:41Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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