Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Neto, José Olímpio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, Ana Paula Souza do, Nascimento, Ana Patrícia Sousa do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37597
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de averiguar o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio) na formação de professores do Ensino Fundamental e estudantes universitários, em diálogo com uma perspectiva de ensino multicultural, ambos atuantes no cenário escolar. Para tanto, optou-se por uma metodologia qualitativa com uso da técnica da Observação Participativa, realizando a imersão em campo com registros em diários que são analisados sob o olhar freiriano. As atividades narradas e analisadas foram desenvolvidas, na disciplina de Ciências da Natureza, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, na qual teve atuação de estudantes do PRPBio. As pessoas envolvidas nas narrativas não são identificadas, seguindo os parâmetros éticos de pesquisa. Os resultados apontam para uma formação de cunho reflexivo, sob orientação multicultural, sobre a realidade de atuação, agindo diretamente para a transformação social a partir da elaboração de atividades provocadoras e com questões sociais relevantes. Conclui-se que o PRPBio é a oportunidade de aproximação e diálogo entre a universidade e a escola para a construção de práticas educativas inovadoras que proporcionam a formação docente e desenvolvimento discente.
id UNIFEI_6b457f5f72b9fe0feceebdb1e8039e99
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37597
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)Teachers Training and Multicultural Education: the role of the Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio) Formación del professorado y educación multicultural: el papel del Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)Teacher trainingNatural SciencesBiologyEducationMulticulturalism.Formación de profesoresCiéncias de la naturalezaBiologíaEnseñanzaMulticulturalismo.Formação de ProfessoresCiências da NaturezaBiologiaEnsinoMulticulturalidade.O presente artigo tem o objetivo de averiguar o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio) na formação de professores do Ensino Fundamental e estudantes universitários, em diálogo com uma perspectiva de ensino multicultural, ambos atuantes no cenário escolar. Para tanto, optou-se por uma metodologia qualitativa com uso da técnica da Observação Participativa, realizando a imersão em campo com registros em diários que são analisados sob o olhar freiriano. As atividades narradas e analisadas foram desenvolvidas, na disciplina de Ciências da Natureza, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, na qual teve atuação de estudantes do PRPBio. As pessoas envolvidas nas narrativas não são identificadas, seguindo os parâmetros éticos de pesquisa. Os resultados apontam para uma formação de cunho reflexivo, sob orientação multicultural, sobre a realidade de atuação, agindo diretamente para a transformação social a partir da elaboração de atividades provocadoras e com questões sociais relevantes. Conclui-se que o PRPBio é a oportunidade de aproximação e diálogo entre a universidade e a escola para a construção de práticas educativas inovadoras que proporcionam a formação docente e desenvolvimento discente.The purpose of this article is to evaluate the role of the Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio) in the preparation of teachers and university students, in dialogue with a multicultural education perspective, who are both active in the educational setting. As a result, the choice was made to use a qualitative methodology that made use of the technique of participatory observation while doing the fieldwork using daily logs that were analyzed with support from Freire's concepts. The activities described and analyzed were developed in a public school, in Fortaleza, with participation from PRPBio students in the field of natural sciences. According to the research parameters, the individuals involved in the narratives are not identified. The findings point to the development of a reflective mindset, with a multicultural orientation, about the reality of action, acting directly toward social transformation after developing provocative activities with pertinent social issues. Conclusion: The PRPBio provides an opportunity for university and school collaboration and dialogue to develop innovative educational practices that support teacher preparation and independent student development.Este artículo tiene como objetivo investigar el papel del Programa de Residencia Pedagógica de Biología (PRPBio) en la formación de profesores y estudiantes universitarios, en diálogo con una perspectiva de enseñanza multicultural, ambos activos en el ámbito escolar. Por lo tanto, se optó por una metodología cualitativa utilizando la técnica de Observación Participativa, realizando inmersión en el campo con registros en revistas que son analizadas bajo la perspectiva Freiriano. Las actividades narradas y analizadas fueron desarrolladas, en la disciplina de Ciencias de la Naturaleza, en una Escuela de la Red de Escuelas de la Ciudad de Fortaleza, en la que fue realizada por estudiantes del PRPBio. Las personas involucradas en las narrativas no son identificadas, siguiendo los parámetros éticos de la investigación. Los resultados apuntan a una formación reflexiva, bajo orientación multicultural, sobre la realidad de la acción, actuando directamente para la transformación social a partir de la elaboración de actividades provocativas y con temas sociales relevantes. Se concluye que PRPBio es la oportunidad de aproximación y diálogo entre la universidad y la escuela para la construcción de prácticas educativas innovadoras que proporcionen formación docente y desarrollo estudiantil.Research, Society and Development2022-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3759710.33448/rsd-v11i16.37597Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e341111637597Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e341111637597Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3411116375972525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37597/31708Copyright (c) 2022 José Olímpio Ferreira Neto; Ana Paula Souza do Nascimento; Ana Patrícia Sousa do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Neto, José Olímpio Nascimento, Ana Paula Souza do Nascimento, Ana Patrícia Sousa do 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37597Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:42.528161Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
Teachers Training and Multicultural Education: the role of the Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
Formación del professorado y educación multicultural: el papel del Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
title Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
spellingShingle Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
Ferreira Neto, José Olímpio
Teacher training
Natural Sciences
Biology
Education
Multiculturalism.
Formación de profesores
Ciéncias de la naturaleza
Biología
Enseñanza
Multiculturalismo.
Formação de Professores
Ciências da Natureza
Biologia
Ensino
Multiculturalidade.
title_short Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
title_full Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
title_fullStr Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
title_full_unstemmed Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
title_sort Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio)
author Ferreira Neto, José Olímpio
author_facet Ferreira Neto, José Olímpio
Nascimento, Ana Paula Souza do
Nascimento, Ana Patrícia Sousa do
author_role author
author2 Nascimento, Ana Paula Souza do
Nascimento, Ana Patrícia Sousa do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Neto, José Olímpio
Nascimento, Ana Paula Souza do
Nascimento, Ana Patrícia Sousa do
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher training
Natural Sciences
Biology
Education
Multiculturalism.
Formación de profesores
Ciéncias de la naturaleza
Biología
Enseñanza
Multiculturalismo.
Formação de Professores
Ciências da Natureza
Biologia
Ensino
Multiculturalidade.
topic Teacher training
Natural Sciences
Biology
Education
Multiculturalism.
Formación de profesores
Ciéncias de la naturaleza
Biología
Enseñanza
Multiculturalismo.
Formação de Professores
Ciências da Natureza
Biologia
Ensino
Multiculturalidade.
description O presente artigo tem o objetivo de averiguar o papel do Programa Residência Pedagógica Biologia (PRPBio) na formação de professores do Ensino Fundamental e estudantes universitários, em diálogo com uma perspectiva de ensino multicultural, ambos atuantes no cenário escolar. Para tanto, optou-se por uma metodologia qualitativa com uso da técnica da Observação Participativa, realizando a imersão em campo com registros em diários que são analisados sob o olhar freiriano. As atividades narradas e analisadas foram desenvolvidas, na disciplina de Ciências da Natureza, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, na qual teve atuação de estudantes do PRPBio. As pessoas envolvidas nas narrativas não são identificadas, seguindo os parâmetros éticos de pesquisa. Os resultados apontam para uma formação de cunho reflexivo, sob orientação multicultural, sobre a realidade de atuação, agindo diretamente para a transformação social a partir da elaboração de atividades provocadoras e com questões sociais relevantes. Conclui-se que o PRPBio é a oportunidade de aproximação e diálogo entre a universidade e a escola para a construção de práticas educativas inovadoras que proporcionam a formação docente e desenvolvimento discente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37597
10.33448/rsd-v11i16.37597
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37597
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.37597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37597/31708
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e341111637597
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e341111637597
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e341111637597
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052814601486336