O conhecimento de gestores públicos sobre os recursos hídricos e educação ambiental no município de Palmeira das Missões/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jeferson Rosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Renan de Almeida, Pastorio, Eduardo, Costa, Francisco da Silva, Robaina, José Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37915
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento de gestores públicos do município de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, sobre a importância dos recursos hídricos na sua área de atuação. Para tanto, aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas para um total de 20 gestores representantes de diferentes instituições do município. Conduziu-se uma pesquisa quali-quantitativa, de corte transversal e exploratória. Para tanto, coletou-se dados por meio de um questionário aplicado a 20 gestores atuantes na administração pública do referido município. A análise dos dados numéricos deu-se pelo método de análise estatística quantitativa utilizando-se o software STATA versão 12.1 e considerando-se como referência para significância estatística o valor de 5% (p-valor<0,05). Os dados qualitativos foram compreendidos, em estreita relação com os primeiros, por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos gestores públicos não tem um conhecimento profundo sobre os recursos hídricos existentes, mas reconhecem que estão sendo impactados e encontram-se degradados. Sendo assim, o município deve propor ações visando uma melhor atuação dos servidores responsáveis pela área ambiental na elaboração e execução de projetos que visem à preservação e recuperação dos recursos hídricos existentes. Tal direcionamento auxiliaria para que a problemática dos recursos hídricos possa ser enfrentada pela participação ativa de gestores públicos e da população por meio da Educação Ambiental.
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Conduziu-se uma pesquisa quali-quantitativa, de corte transversal e exploratória. Para tanto, coletou-se dados por meio de um questionário aplicado a 20 gestores atuantes na administração pública do referido município. A análise dos dados numéricos deu-se pelo método de análise estatística quantitativa utilizando-se o software STATA versão 12.1 e considerando-se como referência para significância estatística o valor de 5% (p-valor<0,05). Os dados qualitativos foram compreendidos, em estreita relação com os primeiros, por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos gestores públicos não tem um conhecimento profundo sobre os recursos hídricos existentes, mas reconhecem que estão sendo impactados e encontram-se degradados. Sendo assim, o município deve propor ações visando uma melhor atuação dos servidores responsáveis pela área ambiental na elaboração e execução de projetos que visem à preservação e recuperação dos recursos hídricos existentes. Tal direcionamento auxiliaria para que a problemática dos recursos hídricos possa ser enfrentada pela participação ativa de gestores públicos e da população por meio da Educação Ambiental.The present work aimed to verify the knowledge of public managers in the municipality of Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, about the importance of water resources in their area of ​​operation. To this end, a questionnaire with open and closed questions was applied to a total of 20 managers representing different institutions in the municipality. A qualitative-quantitative, cross-sectional and exploratory research was conducted. For that, data was collected through a questionnaire applied to 20 managers working in the public administration of that municipality. Numerical data analysis was performed using the quantitative statistical analysis method using the STATA software version 12.1 and considering the value of 5% as a reference for statistical significance (p-value<0.05). Qualitative data were understood, in close relationship with the first, through content analysis. The results showed that the vast majority of public managers do not have a deep knowledge of existing water resources, but recognize that they are being impacted and are degraded. Therefore, the municipality must propose actions aiming at a better performance of the servers responsible for the environmental area in the elaboration and execution of projects that aim at the preservation and recovery of the existing water resources. Such direction would help so that the problem of water resources can be faced by the active participation of public managers and the population through Environmental Education.El presente trabajo tuvo como objetivo verificar el conocimiento de los gestores públicos del municipio de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, sobre la importancia de los recursos hídricos en su área de actuación. Para ello se aplicó un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas a un total de 20 directivos representantes de diferentes instituciones del municipio. Se realizó una investigación cualitativa-cuantitativa, transversal y exploratoria. Para ello, se recolectó información a través de un cuestionario aplicado a 20 directivos que laboran en la administración pública de dicho municipio. El análisis de los datos numéricos se realizó mediante el método de análisis estadístico cuantitativo utilizando el software STATA versión 12.1 y considerando el valor del 5% como referencia para la significación estadística (p-value<0,05). Los datos cualitativos fueron entendidos, en estrecha relación con los primeros, a través del análisis de contenido. Los resultados mostraron que la gran mayoría de los gestores públicos no tienen un conocimiento profundo de los recursos hídricos existentes, pero reconocen que están siendo impactados y degradados. Por lo tanto, el municipio debe proponer acciones encaminadas a una mejor actuación de los servidores responsables del área ambiental en la elaboración y ejecución de proyectos que tengan como objetivo la preservación y recuperación de los recursos hídricos existentes. Tal orientación ayudaría a que el problema de los recursos hídricos pueda ser enfrentado con la participación activa de los gestores públicos y la población a través de la Educación Ambiental.Research, Society and Development2022-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3791510.33448/rsd-v11i16.37915Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e186111637915Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e186111637915Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e1861116379152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37915/31546Copyright (c) 2022 Jeferson Rosa Soares; Renan de Almeida Barbosa; Eduardo Pastorio; Francisco da Silva Costa; José Vicente Lima Robainahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Jeferson RosaBarbosa, Renan de Almeida Pastorio, EduardoCosta, Francisco da Silva Robaina, José Vicente Lima 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37915Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:53.376815Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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