Quem é o coordenador pedagógico na educação profissional da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte: uma análise documental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42390 |
Resumo: | A coordenação pedagógica pode ser desempenhada por um professor licenciado, graduado em pedagogia, ou em nível de pós-graduação, conforme expressa a LDB nº 9394/1996. Portanto, o presente artigo, questionando quem é o coordenador pedagógico na educação profissional da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, visa identificar a quem compete exercer tal função nessa rede. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia adotada foi uma análise documental da referida LDB, bem como da Lei Complementar nº 585/2016, que dispõe sobre a Gestão Democrática e Participativa da rede de ensino do estado, assim como da Lei nº 10.049/2016, que aprova o Plano Estadual de Educação (2015-2025), dentre outras. Esse trabalho buscou mostrar como se deu a implantação e efetivação da EP no sistema de educação desse estado, assim como em quais alicerces nasce o profissional e a coordenação pedagógica no contexto da história do curso de pedagogia em suas regulamentações, situando a coordenação pedagógica na rede estadual de ensino, a quem compete exercer tal função e suas referidas atribuições. A análise da legislação local mostrou que a coordenação pedagógica é cargo de confiança indicado pelo diretor da escola. Além disso, não se observa, dentre o que se concebe sobre essa coordenação e as diversas atribuições propostas por Lei, a peculiaridade de uma formação e atribuição na e para a atuação na EP, sendo, por vezes, tratado de forma subsumida com o termo genérico de “profissionais da educação”. |
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Quem é o coordenador pedagógico na educação profissional da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte: uma análise documentalWho is the pedagogical coordinator in the professional education of the education network of the state of Rio Grande do Norte: a documentary analysisQuién es el coordinador pedagógico en la formación profesional de la red estatal de educación de Rio Grande do Norte: un análisis documentalTeacherPedagoguePedagogical coordinationProfessional education.DocentePedagogoCoordinación pedagógicaEducación profesional.ProfessorPedagogoCoordenação pedagógicaEducação profissional.A coordenação pedagógica pode ser desempenhada por um professor licenciado, graduado em pedagogia, ou em nível de pós-graduação, conforme expressa a LDB nº 9394/1996. Portanto, o presente artigo, questionando quem é o coordenador pedagógico na educação profissional da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, visa identificar a quem compete exercer tal função nessa rede. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia adotada foi uma análise documental da referida LDB, bem como da Lei Complementar nº 585/2016, que dispõe sobre a Gestão Democrática e Participativa da rede de ensino do estado, assim como da Lei nº 10.049/2016, que aprova o Plano Estadual de Educação (2015-2025), dentre outras. Esse trabalho buscou mostrar como se deu a implantação e efetivação da EP no sistema de educação desse estado, assim como em quais alicerces nasce o profissional e a coordenação pedagógica no contexto da história do curso de pedagogia em suas regulamentações, situando a coordenação pedagógica na rede estadual de ensino, a quem compete exercer tal função e suas referidas atribuições. A análise da legislação local mostrou que a coordenação pedagógica é cargo de confiança indicado pelo diretor da escola. Além disso, não se observa, dentre o que se concebe sobre essa coordenação e as diversas atribuições propostas por Lei, a peculiaridade de uma formação e atribuição na e para a atuação na EP, sendo, por vezes, tratado de forma subsumida com o termo genérico de “profissionais da educação”.Pedagogical coordination can be carried out by a qualified teacher, with a degree in pedagogy, or at postgraduate level, as indicated in LDB nº 9394/1996. Therefore, the present article, questioning who is the pedagogical coordinator in the professional education of the education network of the State of Rio Grande do Norte, aims to identify who is responsible for the exercise of this function in the network. With a qualitative approach, the methodology adopted was a documentary analysis of the aforementioned LDB, as well as of Complementary Law nº. 585/2016, which provides for the democratic and participatory management of the State Educational Network, as well as of Law nº. 10.049 /2016, approving the National Education Plan (2015-2025), among others. This work sought to show how the implementation and effectiveness of PE in the education system of this State have taken place, as well as on which the professional and pedagogical coordination is based within the framework of the history of the pedagogy course in its regulations, placing the pedagogical coordination in the national education network, which is responsible for exercise this function and its intended powers. The analysis of local legislation has shown that pedagogical coordination is a position of trust appointed by the school director. Moreover, we do not observe, among what is conceived of this coordination and the various attributions proposed by the Law, the particularity of a formation and an attribution to and for the performance in PE, being sometimes treated in a subsumed with the generic term "education professionals".La coordinación pedagógica puede ser realizada por un docente licenciado, graduado en pedagogía, o a nivel de posgrado, conforme expresa la LDB nº 9394/1996. Por lo tanto, el presente artículo, cuestionando quién es el coordinador pedagógico en la formación profesional de la red estatal de educación de Rio Grande do Norte, tiene como objetivo identificar quién es el responsable de ejercer esa función. Con un enfoque cualitativo, la metodología adoptada fue un análisis documental de la referida LDB, así como de la Ley Complementaria nº 585/2016, que prevé la Gestión Democrática y Participativa de la red educativa estatal, así como de la Ley nº 10.049/2016, aprobar el Plan Estatal de Educación (2015-2025), entre otros. Este trabajo buscó mostrar cómo se produjo la implementación y efectividad de la EF en el sistema educativo de ese estado, así como en el cual fundamenta la coordinación profesional y pedagógica en el contexto de la historia de la carrera de pedagogía en su reglamento, ubicando la coordinación pedagógica en la red estatal de educación, a la que le corresponde ejercer esta función y sus atribuciones referidas. El análisis de la legislación local mostró que la coordinación pedagógica es un cargo de confianza designado por el director de la escuela. Además, no se observa, entre lo que se concibe sobre esta coordinación y las diversas atribuciones que propone la Ley, la peculiaridad de una formación y atribución en y para el desempeño en la EF, siendo a veces tratada de manera subsumida con el término genérico de “profesionales de la educación”.Research, Society and Development2023-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4239010.33448/rsd-v12i7.42390Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e1512742390Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e1512742390Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e15127423902525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42390/34297Copyright (c) 2023 Luis Claudio Machado Ferreira; Ana Lúcia Sarmento Henriquehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luis Claudio Machado Henrique, Ana Lúcia Sarmento 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42390Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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