O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040 |
Resumo: | Desafios contemporâneos são enfrentados na construção de uma sociedade preocupada e envolvida com a preservação do meio ambiente, de tal forma que esta temática quando abordada em aulas de Química Ambiental contribui para o desenvolvimento de valores, comportamentos e atitudes nos alunos. O presente artigo apresenta uma proposta de experimentação aplicada objetivando o favorecimento da aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental na temática de poluição atmosférica, utilizando Amostragem Passiva (AP) para o gás Dióxido de Nitrogênio (NO2(g)). A pesquisa foi realizada no IFCE/Caucaia- CE, no período de mar.- jun. de 2023, com turmas de 2° e 3° ano do ensino médio, na disciplina de Química Analítica. Os procedimentos metodológicos das atividades seguiram as seguintes etapas: desenvolvimento do amostrador passivo; levantamento do conhecimento prévio; apresentação da temática; descrição e execução da atividade experimental de NO2(g); avaliação da percepção de aprendizagem e do recurso didático. Os resultados obtidos mostraram a construção de um kit de AP de PVC de baixo custo e reutilizável. Além disso, a análise de conhecimento prévio mostrou que os estudantes possuem algum conhecimento sobre o tema. A avaliação da percepção de aprendizagem e experimentação mostrou que a formação técnica e teórica dada aos estudantes motiva e facilita a aprendizagem significativa no tema. Neste contexto, a experimentação aplicada no intuito de favorecer a aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental é uma ótima alternativa e uma grande aliada para tornar o Ensino e a aprendizagem de estudantes do Ensino médio de escolas públicas/técnicas mais atraente, eficaz e significativa. |
id |
UNIFEI_72d7d229d4648a38c4c5fbef136d791a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45040 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosféricaThe teaching of environmental chemistry: Experimentation as a potentiator of meaningful learning on the subject of air pollutionEnseñanza de la química ambiental: La experimentación como facilitadora del aprendizaje significativo sobre el tema de la contaminación atmosféricaEnseñanzaQuímica ambientalContaminación atmosféricaExperimentaciónAprendizaje significativo.TeachingEnvironmental chemistryAtmospheric pollutionExperimentationMeaningful learning.EnsinoQuímica ambientalPoluição atmosféricaExperimentaçãoAprendizagem significativa.Desafios contemporâneos são enfrentados na construção de uma sociedade preocupada e envolvida com a preservação do meio ambiente, de tal forma que esta temática quando abordada em aulas de Química Ambiental contribui para o desenvolvimento de valores, comportamentos e atitudes nos alunos. O presente artigo apresenta uma proposta de experimentação aplicada objetivando o favorecimento da aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental na temática de poluição atmosférica, utilizando Amostragem Passiva (AP) para o gás Dióxido de Nitrogênio (NO2(g)). A pesquisa foi realizada no IFCE/Caucaia- CE, no período de mar.- jun. de 2023, com turmas de 2° e 3° ano do ensino médio, na disciplina de Química Analítica. Os procedimentos metodológicos das atividades seguiram as seguintes etapas: desenvolvimento do amostrador passivo; levantamento do conhecimento prévio; apresentação da temática; descrição e execução da atividade experimental de NO2(g); avaliação da percepção de aprendizagem e do recurso didático. Os resultados obtidos mostraram a construção de um kit de AP de PVC de baixo custo e reutilizável. Além disso, a análise de conhecimento prévio mostrou que os estudantes possuem algum conhecimento sobre o tema. A avaliação da percepção de aprendizagem e experimentação mostrou que a formação técnica e teórica dada aos estudantes motiva e facilita a aprendizagem significativa no tema. Neste contexto, a experimentação aplicada no intuito de favorecer a aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental é uma ótima alternativa e uma grande aliada para tornar o Ensino e a aprendizagem de estudantes do Ensino médio de escolas públicas/técnicas mais atraente, eficaz e significativa.Contemporary challenges are faced in the construction of a society concerned and committed to the preservation of the environment, in such a way that this theme, when approached in Environmental Chemistry classes, contributes to the development of values, behaviors and attitudes in students. This article presents a proposal for applied experimentation aiming to promote meaningful learning in the teaching of Environmental Chemistry on the topic of atmospheric pollution, using Passive Sampling (AP) for Nitrogen Dioxide gas (NO2(g)).The survey was carried out at the IFCE/Caucaia-CE, in the period from March to June of 2023, with 2nd and 3rd year high school classes, in Analytical Chemistry. The methodological procedures of the activities followed the following steps: development of the passive sampler; survey of prior knowledge; presentation of the theme; description and execution of the experimental activity of NO2(g); evaluation of the perception of learning and the didactic resource. The results obtained showed the construction of a low-cost and reusable PVC AP kit. In addition, the analysis of prior knowledge showed that students have some knowledge on the subject. The assessment of the perception of learning and experimentation showed that the technical and theoretical training given to students motivates and facilitates meaningful learning on the subject. In this context, applied experimentation in order to favor meaningful learning in the teaching of Environmental Chemistry is a great alternative and a great ally to make teaching and learning of high school students from public/technical schools more attractive, effective and meaningful.Los desafíos contemporáneos se enfrentan en la construcción de una sociedad preocupada e involucrada con la preservación del medio ambiente, de modo que este tema cuando se aborda en las clases de Química Ambiental contribuye al desarrollo de valores, comportamientos y actitudes en los estudiantes. Este artículo presenta una propuesta de experimentación aplicada con el objetivo de promover el aprendizaje significativo en la enseñanza de la Química Ambiental en el tema de la contaminación atmosférica, utilizando Muestreo Pasivo (AP) para el gas Dióxido de Nitrógeno (NO2(g)). La investigación se realizó en el IFCE/Caucaia-CE, entre marzo y junio. 2023, con clases de 2do y 3er año de secundaria, en la disciplina de Química Analítica. Los procedimientos metodológicos de las actividades siguieron los siguientes pasos: desarrollo del muestreador pasivo; encuesta de conocimientos previos; presentación del tema; descripción y ejecución de la actividad experimental de NO2(g); Evaluación de la percepción del aprendizaje y del recurso didáctico. Los resultados obtenidos mostraron la construcción de un kit AP de PVC reutilizable y de bajo costo. Además, el análisis de conocimientos previos mostró que los estudiantes tienen algún conocimiento sobre el tema. La evaluación de la percepción sobre el aprendizaje y la experimentación mostró que la formación técnica y teórica impartida a los estudiantes motiva y facilita el aprendizaje significativo sobre el tema. En este contexto, la experimentación aplicada con el objetivo de promover el aprendizaje significativo en la enseñanza de la Química Ambiental es una gran alternativa y un gran aliado para hacer más atractiva, efectiva y significativa la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes de secundaria de escuelas públicas/técnicas.Research, Society and Development2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4504010.33448/rsd-v13i2.45040Research, Society and Development; Vol. 13 No. 2; e9113245040Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 2; e9113245040Research, Society and Development; v. 13 n. 2; e91132450402525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040/35975Copyright (c) 2024 Cleidiane da Silva Oliveira; Maxwell Lima Maia; Sara Maria Peres de Morais; Sebastian Diez; Ítalo Lima dos Santos; Antônia Luana Fernandes Praxedes; Francsico Wagner de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cleidiane da Silva Maia, Maxwell Lima Morais, Sara Maria Peres de Diez, Sebastian Santos, Ítalo Lima dosPraxedes, Antônia Luana Fernandes Sousa, Francsico Wagner de2024-03-04T09:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45040Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-03-04T09:47:20Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica The teaching of environmental chemistry: Experimentation as a potentiator of meaningful learning on the subject of air pollution Enseñanza de la química ambiental: La experimentación como facilitadora del aprendizaje significativo sobre el tema de la contaminación atmosférica |
title |
O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica |
spellingShingle |
O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica Oliveira, Cleidiane da Silva Enseñanza Química ambiental Contaminación atmosférica Experimentación Aprendizaje significativo. Teaching Environmental chemistry Atmospheric pollution Experimentation Meaningful learning. Ensino Química ambiental Poluição atmosférica Experimentação Aprendizagem significativa. |
title_short |
O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica |
title_full |
O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica |
title_fullStr |
O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica |
title_full_unstemmed |
O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica |
title_sort |
O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica |
author |
Oliveira, Cleidiane da Silva |
author_facet |
Oliveira, Cleidiane da Silva Maia, Maxwell Lima Morais, Sara Maria Peres de Diez, Sebastian Santos, Ítalo Lima dos Praxedes, Antônia Luana Fernandes Sousa, Francsico Wagner de |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Maxwell Lima Morais, Sara Maria Peres de Diez, Sebastian Santos, Ítalo Lima dos Praxedes, Antônia Luana Fernandes Sousa, Francsico Wagner de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cleidiane da Silva Maia, Maxwell Lima Morais, Sara Maria Peres de Diez, Sebastian Santos, Ítalo Lima dos Praxedes, Antônia Luana Fernandes Sousa, Francsico Wagner de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza Química ambiental Contaminación atmosférica Experimentación Aprendizaje significativo. Teaching Environmental chemistry Atmospheric pollution Experimentation Meaningful learning. Ensino Química ambiental Poluição atmosférica Experimentação Aprendizagem significativa. |
topic |
Enseñanza Química ambiental Contaminación atmosférica Experimentación Aprendizaje significativo. Teaching Environmental chemistry Atmospheric pollution Experimentation Meaningful learning. Ensino Química ambiental Poluição atmosférica Experimentação Aprendizagem significativa. |
description |
Desafios contemporâneos são enfrentados na construção de uma sociedade preocupada e envolvida com a preservação do meio ambiente, de tal forma que esta temática quando abordada em aulas de Química Ambiental contribui para o desenvolvimento de valores, comportamentos e atitudes nos alunos. O presente artigo apresenta uma proposta de experimentação aplicada objetivando o favorecimento da aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental na temática de poluição atmosférica, utilizando Amostragem Passiva (AP) para o gás Dióxido de Nitrogênio (NO2(g)). A pesquisa foi realizada no IFCE/Caucaia- CE, no período de mar.- jun. de 2023, com turmas de 2° e 3° ano do ensino médio, na disciplina de Química Analítica. Os procedimentos metodológicos das atividades seguiram as seguintes etapas: desenvolvimento do amostrador passivo; levantamento do conhecimento prévio; apresentação da temática; descrição e execução da atividade experimental de NO2(g); avaliação da percepção de aprendizagem e do recurso didático. Os resultados obtidos mostraram a construção de um kit de AP de PVC de baixo custo e reutilizável. Além disso, a análise de conhecimento prévio mostrou que os estudantes possuem algum conhecimento sobre o tema. A avaliação da percepção de aprendizagem e experimentação mostrou que a formação técnica e teórica dada aos estudantes motiva e facilita a aprendizagem significativa no tema. Neste contexto, a experimentação aplicada no intuito de favorecer a aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental é uma ótima alternativa e uma grande aliada para tornar o Ensino e a aprendizagem de estudantes do Ensino médio de escolas públicas/técnicas mais atraente, eficaz e significativa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040 10.33448/rsd-v13i2.45040 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v13i2.45040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040/35975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 13 No. 2; e9113245040 Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 2; e9113245040 Research, Society and Development; v. 13 n. 2; e9113245040 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052638180671488 |