Justiça ocupacional na graduação em terapia ocupacional: Reflexões a partir de um evento estudantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37991 |
Resumo: | Introdução: os discentes do PET-TO observaram a escassa representatividade negra entre seus pares e no corpo discente. Diante disso, considerando também o interesse na temática do racismo, fomentaram o evento “Terapia Ocupacional, Racismo e Justiça Ocupacional: olhando para dentro”. Objetivo: refletir sobre o que, a partir das discussões do evento, foi despertado nos discentes do PET, destacando a importância da discussão do conceito de Justiça Ocupacional na graduação. Síntese dos elementos de estudo: este artigo apresenta os relatos de experiência de 4 estudantes, discutidos em 3 tópicos, para facilitar a compreensão do leitor, sobre a vivência: conhecimento/desconhecimento do termo Justiça Ocupacional; autoidentificação e representatividade e amenizadores da injustiça ocupacional. Conclusão: destaca-se que o terapeuta ocupacional é um agente amenizador das injustiças ocupacionais em potencial. Logo, enquanto estudantes, questionamo-nos e refletimos sobre a importância de abordar os determinantes sociais da ocupação na graduação. Em se tratando da população negra, que historicamente é alvo de inúmeras injustiças ocupacionais, reforçamos a necessidade de ações e mais discussões, principalmente dentro da academia universitária, que contribuam para que esses indivíduos exerçam plenamente suas vidas cívica e social, tendo seus direitos ocupacionais garantidos e acessíveis. |
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Justiça ocupacional na graduação em terapia ocupacional: Reflexões a partir de um evento estudantilOccupational justice on occupational therapy graduation: Reflections stemming from a student eventJusticia ocupacional en la graduación en terapia ocupacional: Reflexiones desde un evento de estudiantesTerapia ocupacionalRacismoJusticia ocupacionalGraduado universitarioPrograma de Educación Tutorial.Terapia ocupacionalRacismoJustiça ocupacionalGraduaçãoPrograma de Educação Tutorial.Occupational therapyRacismOccupational justiceHigh EducationProgram of Tutorial Education.Introdução: os discentes do PET-TO observaram a escassa representatividade negra entre seus pares e no corpo discente. Diante disso, considerando também o interesse na temática do racismo, fomentaram o evento “Terapia Ocupacional, Racismo e Justiça Ocupacional: olhando para dentro”. Objetivo: refletir sobre o que, a partir das discussões do evento, foi despertado nos discentes do PET, destacando a importância da discussão do conceito de Justiça Ocupacional na graduação. Síntese dos elementos de estudo: este artigo apresenta os relatos de experiência de 4 estudantes, discutidos em 3 tópicos, para facilitar a compreensão do leitor, sobre a vivência: conhecimento/desconhecimento do termo Justiça Ocupacional; autoidentificação e representatividade e amenizadores da injustiça ocupacional. Conclusão: destaca-se que o terapeuta ocupacional é um agente amenizador das injustiças ocupacionais em potencial. Logo, enquanto estudantes, questionamo-nos e refletimos sobre a importância de abordar os determinantes sociais da ocupação na graduação. Em se tratando da população negra, que historicamente é alvo de inúmeras injustiças ocupacionais, reforçamos a necessidade de ações e mais discussões, principalmente dentro da academia universitária, que contribuam para que esses indivíduos exerçam plenamente suas vidas cívica e social, tendo seus direitos ocupacionais garantidos e acessíveis.Introduction: PET-TO students observed the scarce black representation among their peers and in the student body. In view of this, and also considering the interest in the theme of racism, they promoted the event “Occupational Therapy, Racism and Occupational Justice: looking inside”. Objective: to reflect on what, from the discussions at the event, was awakened in PET students, highlighting the importance of discussing the concept of Occupational Justice in graduation. Summary of study elements: this article presents the experience reports of 4 students, discussed in 3 topics, to facilitate the reader's understanding of the experience: knowledge/lack of knowledge of the term Occupational Justice; self-identification and representativeness and mitigating occupational injustice. Conclusion: it is emphasized that the occupational therapist is a mitigating agent of potential occupational injustices. Therefore, as students, we question ourselves and we reflect on the importance of addressing the social determinants of occupation in graduation. In the case of the black population, which has historically been the target of numerous occupational injustices, we reinforce the need for actions and more discussions, especially within the university academy, which contribute to these individuals to fully exercise their civic and social lives, having their occupational rights guaranteed and accessible.Introducción: Los estudiantes del PET-TO observaron la escasa representación negra entre sus pares y en el estudiantado. En vista de ello, y considerando también el interés por el tema del racismo, promovieron el evento “Terapia Ocupacional, Racismo y Justicia Ocupacional: mirando hacia adentro”. Objetivo: reflexionar sobre lo que, a partir de las discusiones del evento, fue despertado en los estudiantes del PET, destacando la importancia de discutir el concepto de Justicia Ocupacional en la graduación. Resumen de elementos de estudio: este artículo presenta los relatos de experiencia de 4 estudiantes, discutidos en 3 temas, para facilitar la comprensión del lector sobre la experiencia: conocimiento/desconocimiento del término Justicia Ocupacional; autoidentificación y representatividad y mitigar la injusticia ocupacional. Conclusión: se destaca que el terapeuta ocupacional es un agente mitigador de potenciales injusticias ocupacionales. Por eso, como estudiantes, nos cuestionamos y reflexionamos sobre la importancia de abordar los determinantes sociales de la ocupación en la graduación. En el caso de la población negra, que históricamente ha sido objeto de numerosas injusticias ocupacionales, reforzamos la necesidad de acciones y más discusiones, especialmente al interior de la academia universitaria, que contribuyan a que estas personas puedan ejercer plenamente su vida cívica y social, teniendo sus derechos laborales garantizados y asequibles.Research, Society and Development2022-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3799110.33448/rsd-v11i16.37991Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e237111637991Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e237111637991Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2371116379912525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37991/31589Copyright (c) 2022 Iolanda Costa Rodrigues; Camille Moliere Freitas; Thaís de Souza Novais; Pablo Alberto Pereira dos Santos ; Adriana Gonçalves Queiroz ; Tânia Lucia Hirochi https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Iolanda Costa Freitas, Camille Moliere Novais, Thaís de Souza Santos , Pablo Alberto Pereira dos Queiroz , Adriana Gonçalves Hirochi , Tânia Lucia 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37991Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:55.982151Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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