A potência da educação interprofissional a partir do Programa PET-Saúde: fortalecendo a formação profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40666 |
Resumo: | Introdução: a formação em saúde no Brasil tem se modificado ao longo dos anos, devido alterações nas dinâmicas e complexidades da saúde no país. Sob esta perspectiva, a reorientação da formação na área da saúde ganhou ênfase e e vem buscando aproximar os processos pedagógicos das reais necessidades em saúde da população, na assistência prestada no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo isto em vista, o objetivo desta pesquisa foi reconhecer repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/Interprofissionalidade nos processos de formação profissional. Metodologia; Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com referencial teórico baseado em Paulo Freire e dados obtidos, em 2020, por fontes documentais e por Círculos de Cultura. Resultados: Foi possível compreender potencialidades e fragilidades vinculadas ao edital e aos projetos contemplados pelo mesmo, além de, identificar a potência do PET-Saúde em fortalecer a EIP na formação, tendo em vista, que esta, aprimora a assistência em saúde, por contribuir na ênfase ao diálogo, à aproximação e a resolutividade entre as diferentes categorias profissionais, buscando assim, construir um sistema de saúde mais equânime, justo e com acesso integral. Conclusão: percebe-se que investir em dispositivos como o Programa PET-Saúde/Interprofissionalidade contribui para a possibilidade de modificar o ensino, contextualizar a prática formativa e problematizar os avanços necessários no campo de formação em saúde |
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A potência da educação interprofissional a partir do Programa PET-Saúde: fortalecendo a formação profissionalThe power of interprofessional education from the PET-Saúde Program: strengthening professional training El poder de la educacíon interprofesional desde el programa PET-Saúde: fortalecimiento de la formación professional Educación interprofesionalEducación para la saludEnseñanza superior. Interprofessional educationHealth educationUniversity education. Educação inteprofissionalEducação em saúdeEnsino superior.Introdução: a formação em saúde no Brasil tem se modificado ao longo dos anos, devido alterações nas dinâmicas e complexidades da saúde no país. Sob esta perspectiva, a reorientação da formação na área da saúde ganhou ênfase e e vem buscando aproximar os processos pedagógicos das reais necessidades em saúde da população, na assistência prestada no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo isto em vista, o objetivo desta pesquisa foi reconhecer repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/Interprofissionalidade nos processos de formação profissional. Metodologia; Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com referencial teórico baseado em Paulo Freire e dados obtidos, em 2020, por fontes documentais e por Círculos de Cultura. Resultados: Foi possível compreender potencialidades e fragilidades vinculadas ao edital e aos projetos contemplados pelo mesmo, além de, identificar a potência do PET-Saúde em fortalecer a EIP na formação, tendo em vista, que esta, aprimora a assistência em saúde, por contribuir na ênfase ao diálogo, à aproximação e a resolutividade entre as diferentes categorias profissionais, buscando assim, construir um sistema de saúde mais equânime, justo e com acesso integral. Conclusão: percebe-se que investir em dispositivos como o Programa PET-Saúde/Interprofissionalidade contribui para a possibilidade de modificar o ensino, contextualizar a prática formativa e problematizar os avanços necessários no campo de formação em saúdeIntroduction: Health education in Brazil has changed over the years, due to changes in the dynamics and complexities of health in the country. From this perspective, the reorientation of training in the health area has gained emphasis and has been seeking to bring the pedagogical processes closer to the real health needs of the population, in the assistance provided in the Unified Health System (SUS), with this in mind, the objective of this research was to recognize the repercussions of the Education through Work for Health Program – PET-Saúde/Interprofessionality in the professional training processes. Methodology; This is a qualitative research, with a theoretical framework based on Paulo Freire and data obtained, in 2020, from documentary sources and Culture Circles. Results: It was possible to understand strengths and weaknesses linked to the public notice and the projects contemplated by it, in addition to identifying the power of PET-Saúde in strengthening IPE in training, considering that it improves health care by contributing in the emphasis on dialogue, approximation and resoluteness between the different professional categories, thus seeking to build a more equitable and fair health system with full access. Conclusion: it is perceived that investing in devices such as the PET-Saúde/Interprofessionality Program contributes to the possibility of modifying teaching, contextualizing the training practice and problematizing the necessary advances in the field of health training.Introducción: La educación en salud en Brasil se transformó a lo largo de los años, debido a cambios en la dinámica y complejidades de la salud en el país. En esa perspectiva, la reorientación de la formación en el área de la salud ha cobrado énfasis y viene buscando acercar los procesos pedagógicos a las reales necesidades de salud de la población, en la asistencia prestada en el Sistema Único de Salud (SUS), con esto en mente, el objetivo de esta investigación fue reconocer las repercusiones del Programa Educación por el Trabajo para la Salud – PET-Saúde/Interprofesionalidad en los procesos de formación profesional. Metodología; Se trata de una investigación cualitativa, con marco teórico basado en Paulo Freire y datos obtenidos, en 2020, de fuentes documentales y Círculos de Cultura. Resultados: Fue posible comprender fortalezas y debilidades vinculadas al aviso público y los proyectos contemplados por él, además de identificar el poder del PET-Saúde en el fortalecimiento de la EIP en la formación, considerando que mejora la atención a la salud al contribuir en el énfasis en diálogo, acercamiento y resolución entre las diferentes categorías profesionales, buscando así construir un sistema de salud más equitativo, justo y con pleno acceso. Conclusión: se percibe que invertir en dispositivos como el Programa PET-Saúde/Interprofesionalidad contribuye para la posibilidad de modificar la enseñanza, contextualizando la práctica formativa y problematizando los avances necesarios en el campo de la formación en salud.Research, Society and Development2023-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4066610.33448/rsd-v12i4.40666Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e11012440666Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e11012440666Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e110124406662525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40666/33432Copyright (c) 2023 Karine Pereira Ribeiro; Carla Rosane Paz Arruda Teo; Bianca Joana Mattia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Karine Pereira Teo, Carla Rosane Paz Arruda Mattia , Bianca Joana 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40666Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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