O uso da Língua de Sinais pela Família dos Surdos e Deficientes Auditivos: uma problematização necessária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41774 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo identificar o conhecimento da língua de sinais pelos pais de estudantes surdos e deficientes auditivos da Escola Especial Professor Alfredo Dub e a influência deste no desenvolvimento de seus filhos. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi respondido por um grupo de familiares de crianças surdas em processo de alfabetização, visando identificar que concepções eles expressam acerca da língua de seus filhos e buscando averiguar a interferência do aprendizado desta língua por eles no desenvolvimento cognitivo destas crianças. O presente artigo está dividido em cinco tópicos com destaque para apresentação da escola onde foi realizado o estudo, a defesa da proposta teórica metodológica que está ancorada na pesquisa qualitativa, considerando a abordagem bibliográfica e a investigação exploratória, uma breve análise da Língua Brasileira de Sinais como língua materna dos surdos de nascença, a família dos surdos como suporte significativo para o aprendizado do estudante e por fim, a compreensão dos pais sobre os desafios na educação de uma criança surda. |
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O uso da Língua de Sinais pela Família dos Surdos e Deficientes Auditivos: uma problematização necessária The use of the Sign Language by the Family of Deaf and Hearing Disabilies: a problematization necessary El uso de la Lengua de Signos por parte de la Familia de Personas Sordas y Deficiencias Auditivas: una problematización necesariaEstudantesPaisLibras.EstudiantesPadresLibras.StudentsParentsPounds.Este estudo tem por objetivo identificar o conhecimento da língua de sinais pelos pais de estudantes surdos e deficientes auditivos da Escola Especial Professor Alfredo Dub e a influência deste no desenvolvimento de seus filhos. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi respondido por um grupo de familiares de crianças surdas em processo de alfabetização, visando identificar que concepções eles expressam acerca da língua de seus filhos e buscando averiguar a interferência do aprendizado desta língua por eles no desenvolvimento cognitivo destas crianças. O presente artigo está dividido em cinco tópicos com destaque para apresentação da escola onde foi realizado o estudo, a defesa da proposta teórica metodológica que está ancorada na pesquisa qualitativa, considerando a abordagem bibliográfica e a investigação exploratória, uma breve análise da Língua Brasileira de Sinais como língua materna dos surdos de nascença, a família dos surdos como suporte significativo para o aprendizado do estudante e por fim, a compreensão dos pais sobre os desafios na educação de uma criança surda. This study aims to identify the knowledge of sign language by the parents of deaf and hearing impaired students of the Special School Professor Alfredo Dub and the influence of this in the development of their children. Therefore, in addition to bibliographic research, a questionnaire was applied as a data collection instrument, which was answered by a group of relatives of deaf children in a literacy process, in order to identify which conceptions they express about the language of their children and seeking to ascertain the interference of language learning by them in the cognitive development of these children. This article is divided into five topics, highlighting the presentation of the school where the study was carried out, the defense of the methodological theoretical proposal that is anchored in qualitative research, considering the bibliographical approach and the exploratory investigation, a brief analysis of the Brazilian Sign Language as mother tongue of the deaf from birth, the family of the deaf as a significant support for the student's learning and, finally, the parents' understanding of the challenges in educating a deaf child.Este estudio tiene como objetivo identificar el conocimiento de la lengua de señas por parte de los padres de alumnos sordos y con discapacidad auditiva de la Escola Especial Profesor Alfredo Dub y su influencia en el desarrollo de sus hijos. Para ello, además de la investigación bibliográfica, se aplicó como instrumento de recolección de datos un cuestionario, que fue respondido por un grupo de familiares de niños sordos en proceso de alfabetización, con el objetivo de identificar qué concepciones expresan sobre el lenguaje de sus hijos y buscando investigar la interferencia del aprendizaje de esta lengua por parte de ellos en el desarrollo cognitivo de estos niños. Este artículo se divide en cinco temas, destacándose la presentación de la escuela donde se realizó el estudio, la defensa de la propuesta teórica metodológica que se ancla en la investigación cualitativa, considerando el abordaje bibliográfico y la investigación exploratoria, un breve análisis del brasileño La Lengua de Signos como lengua materna de los sordos de nacimiento, la familia del sordo como apoyo significativo para el aprendizaje del alumno y, por último, la comprensión de los padres de los desafíos en la educación de un niño sordo.Research, Society and Development2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4177410.33448/rsd-v12i5.41774Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e28012541774Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e28012541774Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e280125417742525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41774/33939Copyright (c) 2023 Elisabete Strelow de Castro; Adriana Duarte Leonhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Elisabete Strelow de Leon, Adriana Duarte 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41774Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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