A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares , Heron Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fortunato , Anderson Lage, Veras, Dayra Tinoco, Santos , Islana Kézia Silva dos, Bastos , Karinn de Araújo Soares, Nogueira, Ludmila Tolstenko, Veras , Christianne Maria Tinoco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627
Resumo: A anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, incluindo os seus órgãos, tecidos, sistemas e outras estruturas. Muitas palavras usadas na anatomia têm origem grega ou latina, pois essas línguas foram amplamente utilizadas pelos médicos e cientistas durante a história. O estudo da etimologia das palavras pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino da Anatomia Humana, pois muitos termos têm significados específicos e compreender a raiz e a interpretação dessas palavras, pode trazer aos estudantes uma melhor compreensão do sistema anatômico e de suas funções. O presente relato de experiência, utilizou essa metodologia como forma de aprimorar o aprendizado acadêmico, em uma turma do 1º período do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí. Os discentes foram divididos em seis grupos onde cada um deles confeccionou um banner, orientados pela docente e pela equipe de monitores. Cada banner continha dois termos anatômicos com: imagens, origens etimológicas, funções e a relação da etimologia com alguma característica dessas estruturas anatômicas, sendo ela física ou histórica, além das referências bibliográficas. Após a confecção dos banners, os grupos apresentaram para toda a turma. Além disso, produziram também vídeos didáticos que foram disponibilizados para todo o corpo social através das principais plataformas digitais. Com este tipo de metodologia, almejamos despertar o interesse pela formação das palavras não apenas nos estudantes, mas em um público maior, para que assim ajude no aprendizado dinâmico e o interesse pela matéria, que muitas vezes vem a ser desafiadora.
id UNIFEI_82206916f05ea501cac4d0a3edecd978
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42627
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológicaThe use of etymology in learning Human Anatomy: a technical and methodological experienceEl uso de la etimología en el aprendizaje de la Anatomía Humana: una experiencia técnica y metodológica EtymologyHuman anatomyMethodologyTeaching.EtimologíaAnatomía humanaMetodologíaEnseñanza.EtimologiaAnatomia humanaMetodologiaEnsino. A anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, incluindo os seus órgãos, tecidos, sistemas e outras estruturas. Muitas palavras usadas na anatomia têm origem grega ou latina, pois essas línguas foram amplamente utilizadas pelos médicos e cientistas durante a história. O estudo da etimologia das palavras pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino da Anatomia Humana, pois muitos termos têm significados específicos e compreender a raiz e a interpretação dessas palavras, pode trazer aos estudantes uma melhor compreensão do sistema anatômico e de suas funções. O presente relato de experiência, utilizou essa metodologia como forma de aprimorar o aprendizado acadêmico, em uma turma do 1º período do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí. Os discentes foram divididos em seis grupos onde cada um deles confeccionou um banner, orientados pela docente e pela equipe de monitores. Cada banner continha dois termos anatômicos com: imagens, origens etimológicas, funções e a relação da etimologia com alguma característica dessas estruturas anatômicas, sendo ela física ou histórica, além das referências bibliográficas. Após a confecção dos banners, os grupos apresentaram para toda a turma. Além disso, produziram também vídeos didáticos que foram disponibilizados para todo o corpo social através das principais plataformas digitais. Com este tipo de metodologia, almejamos despertar o interesse pela formação das palavras não apenas nos estudantes, mas em um público maior, para que assim ajude no aprendizado dinâmico e o interesse pela matéria, que muitas vezes vem a ser desafiadora.Anatomy is the science that studies the structure and organization of living things, including their organs, tissues, systems and other structures. Many words used in anatomy have Greek or Latin origins, as these languages have been widely used by doctors and scientists throughout history. The study of the etymology of words can be a valuable tool for teaching Human Anatomy, as many terms have specific meanings and understanding the root and interpretation of these words, can bring students a better understanding of the anatomical system and its functions. The present experience report used this methodology as a way to improve academic learning, in a class of the 1st period of the Pharmacy course at the Federal University of Piauí. The students were divided into six groups where each of them made a banner, guided by the teacher and the team of monitors. Each banner contained two anatomical terms with: images, etymological origins, functions and the relationship of etymology with some characteristic of these anatomical structures, whether physical or historical, in addition to bibliographical references. After making the banners, the groups presented them to the whole class. In addition, they also produced educational videos that were made available to the entire social body through the main digital platforms. With this type of methodology, we aim to arouse interest in the formation of words not only in students, but in a larger audience, so that it helps in dynamic learning and interest in the subject, which is often challenging.La anatomía es la ciencia que estudia la estructura y organización de los seres vivos, incluidos sus órganos, tejidos, sistemas y otras estructuras. Muchas palabras utilizadas en anatomía tienen origen griego o latino, ya que estas lenguas han sido muy utilizadas por médicos y científicos a lo largo de la historia. El estudio de la etimología de las palabras puede ser una herramienta valiosa para la enseñanza de la Anatomía Humana, ya que muchos términos tienen significados específicos y la comprensión de la raíz y la interpretación de estas palabras, puede aportar a los estudiantes una mejor comprensión del sistema anatómico y sus funciones. El presente relato de experiencia utilizó esta metodología como forma de mejorar el aprendizaje académico, en una clase del 1º período del curso de Farmacia de la Universidad Federal de Piauí. Los alumnos fueron divididos en seis grupos donde cada uno confeccionó una pancarta, orientados por el profesor y el equipo de monitores. Cada pancarta contenía dos términos anatómicos con: imágenes, orígenes etimológicos, funciones y la relación de la etimología con alguna característica de estas estructuras anatómicas, ya sean físicas o históricas, además de referencias bibliográficas. Después de realizar las pancartas, los grupos las presentaron a toda la clase. Además, también elaboraron vídeos didácticos que se pusieron a disposición de todo el cuerpo social a través de las principales plataformas digitales. Con este tipo de metodología, pretendemos despertar el interés por la formación de la palabra no sólo en los alumnos, sino en un público más amplio, de forma que ayude a dinamizar el aprendizaje y el interés por la materia, que a menudo supone un reto.Research, Society and Development2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4262710.33448/rsd-v12i7.42627Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e13812742627Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e13812742627Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e138127426272525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627/34444Copyright (c) 2023 Heron Silva Soares ; Anderson Lage Fortunato ; Dayra Tinoco Veras; Islana Kézia Silva dos Santos ; Karinn de Araújo Soares Bastos ; Ludmila Tolstenko Nogueira; Christianne Maria Tinoco Veras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares , Heron Silva Fortunato , Anderson Lage Veras, Dayra Tinoco Santos , Islana Kézia Silva dos Bastos , Karinn de Araújo Soares Nogueira, Ludmila Tolstenko Veras , Christianne Maria Tinoco 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42627Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica
The use of etymology in learning Human Anatomy: a technical and methodological experience
El uso de la etimología en el aprendizaje de la Anatomía Humana: una experiencia técnica y metodológica
title A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica
spellingShingle A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica
Soares , Heron Silva
Etymology
Human anatomy
Methodology
Teaching.
Etimología
Anatomía humana
Metodología
Enseñanza.
Etimologia
Anatomia humana
Metodologia
Ensino.
title_short A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica
title_full A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica
title_fullStr A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica
title_full_unstemmed A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica
title_sort A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica
author Soares , Heron Silva
author_facet Soares , Heron Silva
Fortunato , Anderson Lage
Veras, Dayra Tinoco
Santos , Islana Kézia Silva dos
Bastos , Karinn de Araújo Soares
Nogueira, Ludmila Tolstenko
Veras , Christianne Maria Tinoco
author_role author
author2 Fortunato , Anderson Lage
Veras, Dayra Tinoco
Santos , Islana Kézia Silva dos
Bastos , Karinn de Araújo Soares
Nogueira, Ludmila Tolstenko
Veras , Christianne Maria Tinoco
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares , Heron Silva
Fortunato , Anderson Lage
Veras, Dayra Tinoco
Santos , Islana Kézia Silva dos
Bastos , Karinn de Araújo Soares
Nogueira, Ludmila Tolstenko
Veras , Christianne Maria Tinoco
dc.subject.por.fl_str_mv Etymology
Human anatomy
Methodology
Teaching.
Etimología
Anatomía humana
Metodología
Enseñanza.
Etimologia
Anatomia humana
Metodologia
Ensino.
topic Etymology
Human anatomy
Methodology
Teaching.
Etimología
Anatomía humana
Metodología
Enseñanza.
Etimologia
Anatomia humana
Metodologia
Ensino.
description A anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, incluindo os seus órgãos, tecidos, sistemas e outras estruturas. Muitas palavras usadas na anatomia têm origem grega ou latina, pois essas línguas foram amplamente utilizadas pelos médicos e cientistas durante a história. O estudo da etimologia das palavras pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino da Anatomia Humana, pois muitos termos têm significados específicos e compreender a raiz e a interpretação dessas palavras, pode trazer aos estudantes uma melhor compreensão do sistema anatômico e de suas funções. O presente relato de experiência, utilizou essa metodologia como forma de aprimorar o aprendizado acadêmico, em uma turma do 1º período do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí. Os discentes foram divididos em seis grupos onde cada um deles confeccionou um banner, orientados pela docente e pela equipe de monitores. Cada banner continha dois termos anatômicos com: imagens, origens etimológicas, funções e a relação da etimologia com alguma característica dessas estruturas anatômicas, sendo ela física ou histórica, além das referências bibliográficas. Após a confecção dos banners, os grupos apresentaram para toda a turma. Além disso, produziram também vídeos didáticos que foram disponibilizados para todo o corpo social através das principais plataformas digitais. Com este tipo de metodologia, almejamos despertar o interesse pela formação das palavras não apenas nos estudantes, mas em um público maior, para que assim ajude no aprendizado dinâmico e o interesse pela matéria, que muitas vezes vem a ser desafiadora.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627
10.33448/rsd-v12i7.42627
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i7.42627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627/34444
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e13812742627
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e13812742627
Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e13812742627
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052628478197760