A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627 |
Resumo: | A anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, incluindo os seus órgãos, tecidos, sistemas e outras estruturas. Muitas palavras usadas na anatomia têm origem grega ou latina, pois essas línguas foram amplamente utilizadas pelos médicos e cientistas durante a história. O estudo da etimologia das palavras pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino da Anatomia Humana, pois muitos termos têm significados específicos e compreender a raiz e a interpretação dessas palavras, pode trazer aos estudantes uma melhor compreensão do sistema anatômico e de suas funções. O presente relato de experiência, utilizou essa metodologia como forma de aprimorar o aprendizado acadêmico, em uma turma do 1º período do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí. Os discentes foram divididos em seis grupos onde cada um deles confeccionou um banner, orientados pela docente e pela equipe de monitores. Cada banner continha dois termos anatômicos com: imagens, origens etimológicas, funções e a relação da etimologia com alguma característica dessas estruturas anatômicas, sendo ela física ou histórica, além das referências bibliográficas. Após a confecção dos banners, os grupos apresentaram para toda a turma. Além disso, produziram também vídeos didáticos que foram disponibilizados para todo o corpo social através das principais plataformas digitais. Com este tipo de metodologia, almejamos despertar o interesse pela formação das palavras não apenas nos estudantes, mas em um público maior, para que assim ajude no aprendizado dinâmico e o interesse pela matéria, que muitas vezes vem a ser desafiadora. |
id |
UNIFEI_82206916f05ea501cac4d0a3edecd978 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42627 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológicaThe use of etymology in learning Human Anatomy: a technical and methodological experienceEl uso de la etimología en el aprendizaje de la Anatomía Humana: una experiencia técnica y metodológica EtymologyHuman anatomyMethodologyTeaching.EtimologíaAnatomía humanaMetodologíaEnseñanza.EtimologiaAnatomia humanaMetodologiaEnsino. A anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, incluindo os seus órgãos, tecidos, sistemas e outras estruturas. Muitas palavras usadas na anatomia têm origem grega ou latina, pois essas línguas foram amplamente utilizadas pelos médicos e cientistas durante a história. O estudo da etimologia das palavras pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino da Anatomia Humana, pois muitos termos têm significados específicos e compreender a raiz e a interpretação dessas palavras, pode trazer aos estudantes uma melhor compreensão do sistema anatômico e de suas funções. O presente relato de experiência, utilizou essa metodologia como forma de aprimorar o aprendizado acadêmico, em uma turma do 1º período do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí. Os discentes foram divididos em seis grupos onde cada um deles confeccionou um banner, orientados pela docente e pela equipe de monitores. Cada banner continha dois termos anatômicos com: imagens, origens etimológicas, funções e a relação da etimologia com alguma característica dessas estruturas anatômicas, sendo ela física ou histórica, além das referências bibliográficas. Após a confecção dos banners, os grupos apresentaram para toda a turma. Além disso, produziram também vídeos didáticos que foram disponibilizados para todo o corpo social através das principais plataformas digitais. Com este tipo de metodologia, almejamos despertar o interesse pela formação das palavras não apenas nos estudantes, mas em um público maior, para que assim ajude no aprendizado dinâmico e o interesse pela matéria, que muitas vezes vem a ser desafiadora.Anatomy is the science that studies the structure and organization of living things, including their organs, tissues, systems and other structures. Many words used in anatomy have Greek or Latin origins, as these languages have been widely used by doctors and scientists throughout history. The study of the etymology of words can be a valuable tool for teaching Human Anatomy, as many terms have specific meanings and understanding the root and interpretation of these words, can bring students a better understanding of the anatomical system and its functions. The present experience report used this methodology as a way to improve academic learning, in a class of the 1st period of the Pharmacy course at the Federal University of Piauí. The students were divided into six groups where each of them made a banner, guided by the teacher and the team of monitors. Each banner contained two anatomical terms with: images, etymological origins, functions and the relationship of etymology with some characteristic of these anatomical structures, whether physical or historical, in addition to bibliographical references. After making the banners, the groups presented them to the whole class. In addition, they also produced educational videos that were made available to the entire social body through the main digital platforms. With this type of methodology, we aim to arouse interest in the formation of words not only in students, but in a larger audience, so that it helps in dynamic learning and interest in the subject, which is often challenging.La anatomía es la ciencia que estudia la estructura y organización de los seres vivos, incluidos sus órganos, tejidos, sistemas y otras estructuras. Muchas palabras utilizadas en anatomía tienen origen griego o latino, ya que estas lenguas han sido muy utilizadas por médicos y científicos a lo largo de la historia. El estudio de la etimología de las palabras puede ser una herramienta valiosa para la enseñanza de la Anatomía Humana, ya que muchos términos tienen significados específicos y la comprensión de la raíz y la interpretación de estas palabras, puede aportar a los estudiantes una mejor comprensión del sistema anatómico y sus funciones. El presente relato de experiencia utilizó esta metodología como forma de mejorar el aprendizaje académico, en una clase del 1º período del curso de Farmacia de la Universidad Federal de Piauí. Los alumnos fueron divididos en seis grupos donde cada uno confeccionó una pancarta, orientados por el profesor y el equipo de monitores. Cada pancarta contenía dos términos anatómicos con: imágenes, orígenes etimológicos, funciones y la relación de la etimología con alguna característica de estas estructuras anatómicas, ya sean físicas o históricas, además de referencias bibliográficas. Después de realizar las pancartas, los grupos las presentaron a toda la clase. Además, también elaboraron vídeos didácticos que se pusieron a disposición de todo el cuerpo social a través de las principales plataformas digitales. Con este tipo de metodología, pretendemos despertar el interés por la formación de la palabra no sólo en los alumnos, sino en un público más amplio, de forma que ayude a dinamizar el aprendizaje y el interés por la materia, que a menudo supone un reto.Research, Society and Development2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4262710.33448/rsd-v12i7.42627Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e13812742627Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e13812742627Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e138127426272525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627/34444Copyright (c) 2023 Heron Silva Soares ; Anderson Lage Fortunato ; Dayra Tinoco Veras; Islana Kézia Silva dos Santos ; Karinn de Araújo Soares Bastos ; Ludmila Tolstenko Nogueira; Christianne Maria Tinoco Veras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares , Heron Silva Fortunato , Anderson Lage Veras, Dayra Tinoco Santos , Islana Kézia Silva dos Bastos , Karinn de Araújo Soares Nogueira, Ludmila Tolstenko Veras , Christianne Maria Tinoco 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42627Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica The use of etymology in learning Human Anatomy: a technical and methodological experience El uso de la etimología en el aprendizaje de la Anatomía Humana: una experiencia técnica y metodológica |
title |
A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica |
spellingShingle |
A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica Soares , Heron Silva Etymology Human anatomy Methodology Teaching. Etimología Anatomía humana Metodología Enseñanza. Etimologia Anatomia humana Metodologia Ensino. |
title_short |
A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica |
title_full |
A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica |
title_fullStr |
A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica |
title_full_unstemmed |
A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica |
title_sort |
A utilização da etimologia no aprendizado da Anatomia Humana: uma experiência técnica e metodológica |
author |
Soares , Heron Silva |
author_facet |
Soares , Heron Silva Fortunato , Anderson Lage Veras, Dayra Tinoco Santos , Islana Kézia Silva dos Bastos , Karinn de Araújo Soares Nogueira, Ludmila Tolstenko Veras , Christianne Maria Tinoco |
author_role |
author |
author2 |
Fortunato , Anderson Lage Veras, Dayra Tinoco Santos , Islana Kézia Silva dos Bastos , Karinn de Araújo Soares Nogueira, Ludmila Tolstenko Veras , Christianne Maria Tinoco |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares , Heron Silva Fortunato , Anderson Lage Veras, Dayra Tinoco Santos , Islana Kézia Silva dos Bastos , Karinn de Araújo Soares Nogueira, Ludmila Tolstenko Veras , Christianne Maria Tinoco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etymology Human anatomy Methodology Teaching. Etimología Anatomía humana Metodología Enseñanza. Etimologia Anatomia humana Metodologia Ensino. |
topic |
Etymology Human anatomy Methodology Teaching. Etimología Anatomía humana Metodología Enseñanza. Etimologia Anatomia humana Metodologia Ensino. |
description |
A anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, incluindo os seus órgãos, tecidos, sistemas e outras estruturas. Muitas palavras usadas na anatomia têm origem grega ou latina, pois essas línguas foram amplamente utilizadas pelos médicos e cientistas durante a história. O estudo da etimologia das palavras pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino da Anatomia Humana, pois muitos termos têm significados específicos e compreender a raiz e a interpretação dessas palavras, pode trazer aos estudantes uma melhor compreensão do sistema anatômico e de suas funções. O presente relato de experiência, utilizou essa metodologia como forma de aprimorar o aprendizado acadêmico, em uma turma do 1º período do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí. Os discentes foram divididos em seis grupos onde cada um deles confeccionou um banner, orientados pela docente e pela equipe de monitores. Cada banner continha dois termos anatômicos com: imagens, origens etimológicas, funções e a relação da etimologia com alguma característica dessas estruturas anatômicas, sendo ela física ou histórica, além das referências bibliográficas. Após a confecção dos banners, os grupos apresentaram para toda a turma. Além disso, produziram também vídeos didáticos que foram disponibilizados para todo o corpo social através das principais plataformas digitais. Com este tipo de metodologia, almejamos despertar o interesse pela formação das palavras não apenas nos estudantes, mas em um público maior, para que assim ajude no aprendizado dinâmico e o interesse pela matéria, que muitas vezes vem a ser desafiadora. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627 10.33448/rsd-v12i7.42627 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i7.42627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42627/34444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e13812742627 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e13812742627 Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e13812742627 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052628478197760 |