O sentido da escola na pandemia: percepções da família sobre o ensino remoto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41081 |
Resumo: | Este trabalho é baseado nos resultados do projeto de pesquisa intitulado “Processos formativos em tempos de pandemia: as percepções da família sobre o ensino remoto”, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Borja/RS. O objetivo do artigo é analisar as percepções da família acerca do acompanhamento da vida escolar de seu(s) filho(s) em vista da adoção do ensino remoto, no período de interrupção do ensino presencial, provocado pela pandemia. Apresenta como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais estratégias a família está utilizando na tarefa de acompanhar a vida escolar de seu(s) filho(s) nesse tempo de ensino remoto? Amparada nas contribuições da pesquisa qualitativa em sua vertente hermenêutica, a investigação toma como instrumento de coleta de dados as narrativas escritas que os pais e/ou responsáveis trazem sobre o acompanhamento da vida escolar de seu(s) filho(s). Na análise às percepções coletadas, chega-se a três unidades de sentido: Organização da rotina; Desafios no acompanhamento da vida escolar e Sentimento vivido no acompanhamento da vida escolar, as quais articulam-se na compreensão de que a escola assume um sentido de importância para a vida escolar dos filhos. Esse sentido aparece no aspecto cognitivo e no aspecto da socialização. Evidencia-se, por um lado, a identificação do papel da escola enquanto desencadeadora do aprendizado e desenvolvimento do aluno e, por outro, que as estratégias utilizadas pelas famílias para potencializar o desempenho escolar dos filhos amenizaram o impacto gerado pelo ensino remoto, tanto no aspecto cognitivo quanto na socialização. |
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O sentido da escola na pandemia: percepções da família sobre o ensino remotoThe meaning of school in the pandemic: family perceptions about remote teachingEl sentido de la escuela en la pandemia: percepciones familiares sobre la enseñanza a distanciaSchoolFamilyCognitionSocialization.EscuelaFamiliaCogniciónSocialización.EscolaFamíliaCogniçãoSocialização.Este trabalho é baseado nos resultados do projeto de pesquisa intitulado “Processos formativos em tempos de pandemia: as percepções da família sobre o ensino remoto”, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Borja/RS. O objetivo do artigo é analisar as percepções da família acerca do acompanhamento da vida escolar de seu(s) filho(s) em vista da adoção do ensino remoto, no período de interrupção do ensino presencial, provocado pela pandemia. Apresenta como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais estratégias a família está utilizando na tarefa de acompanhar a vida escolar de seu(s) filho(s) nesse tempo de ensino remoto? Amparada nas contribuições da pesquisa qualitativa em sua vertente hermenêutica, a investigação toma como instrumento de coleta de dados as narrativas escritas que os pais e/ou responsáveis trazem sobre o acompanhamento da vida escolar de seu(s) filho(s). Na análise às percepções coletadas, chega-se a três unidades de sentido: Organização da rotina; Desafios no acompanhamento da vida escolar e Sentimento vivido no acompanhamento da vida escolar, as quais articulam-se na compreensão de que a escola assume um sentido de importância para a vida escolar dos filhos. Esse sentido aparece no aspecto cognitivo e no aspecto da socialização. Evidencia-se, por um lado, a identificação do papel da escola enquanto desencadeadora do aprendizado e desenvolvimento do aluno e, por outro, que as estratégias utilizadas pelas famílias para potencializar o desempenho escolar dos filhos amenizaram o impacto gerado pelo ensino remoto, tanto no aspecto cognitivo quanto na socialização.This paper is written from the results of the research project entitled “Qualification processes in pandemic times: family perceptions about remote teaching”, developed at the Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja. The objective is to analyze the perceptions of the family about monitoring the school life of their child(ren) in the situation of the adoption of remote and/or hybrid teaching, in the period of interruption of face-to-face teaching. It presents the following question as a research problem: what strategies is the family using in the task of monitoring the school life of their child(ren) in this moment of remote teaching? Supported by the contributions of qualitative research in its hermeneutic aspect, the investigation takes as a data collection instrument the written narratives that parents and/or guardians bring about monitoring the school life of their child(ren). In the analysis of the collected perceptions, three units of meaning are reached: routine organization; challenges in monitoring school life; and feeling the experience of monitoring school life, which are articulated in the understanding that the school assumes a sense of value, being important for the school life of the children. This sense of value appears in the cognitive and socialization aspects. It is evident, on the one hand, the identification of the school's role as triggering the student's learning and development and, on the other hand, that the strategies used by families to enhance the school performance of their children softened the impact generated by remote teaching, both in cognitive and socialization terms.Este artículo está escrito a partir de los resultados del proyecto de investigación titulado “Procesos de calificación en tiempos de pandemia: percepciones familiares sobre la enseñanza a distancia”, desarrollado en el Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja. El objetivo es analizar las percepciones de la familia sobre el seguimiento de la vida escolar de su(s) hijo(s) en la situación de adopción de la enseñanza a distancia y/o híbrida en el período de interrupción de la enseñanza presencial. Se presenta como problema de investigación: ¿Qué estrategias está utilizando la familia en la tarea de acompañar la vida escolar de su(s) hijo(s) en este momento de enseñanza a distancia? Utilizando la investigación cualitativa en su vertiente hermenéutica, la investigación toma como instrumento de recolección de datos las narrativas escritas que los padres y/o tutores. En el análisis de las percepciones se alcanzan tres unidades de significado: organización rutinaria; desafíos en el seguimiento de la vida escolar; y sentir la experiencia del seguimiento de la vida escolar, que se articulan en la comprensión de que la escuela asume un sentido de valor, siendo importante para la vida escolar de los niños. Este sentido de valor aparece en los aspectos cognitivos y de socialización. Se evidencia, por un lado, la identificación del papel de la escuela como detonante del aprendizaje y desarrollo del alumno y, por otro lado, que las estrategias utilizadas por las familias suavizaron el impacto generado por la enseñanza a distancia, tanto en términos cognitivos como de socialización.Research, Society and Development2023-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4108110.33448/rsd-v12i4.41081Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e16212441081Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e16212441081Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e162124410812525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41081/33484Copyright (c) 2023 Fabiana Weischung Beck; Margarete Catarina Mende Matte; Cristiane Ludwig Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeck, Fabiana WeischungMatte, Margarete Catarina MendeAraújo, Cristiane Ludwig2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41081Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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