Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805 |
Resumo: | O avanço tecnológico disponibilizou na última década um conjunto de tecnologias exponenciais e disruptivas que vêm promovendo a transformação digital da sociedade. Trata-se de um conjunto de tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0. Este artigo propõe uma abordagem para o ensino e a aprendizagem sobre transformação digital. Como aspectos metodológicos do trabalho, caracteriza-se o estudo como qualitativo e de cunho exploratório. A abordagem proposta é constituida de um conjunto de atividades que podem ser seguidas em disciplinas do ensino superior que abordam temas relacionados à inovação, ao empreendedorismo e à própria transformação digital. O referido conjunto de atividades é apresentado em forma de processo, de modo a caracterizar um recurso didático que pode ser adotado em disciplinas do ensino superior. Como parte deste recurso didático, também foi concebido um mapa mental que ilustra as diferentes áreas da sociedade que vêm se modificando em decorrência da transformação digital. A abordagem apresentada caracteriza uma alternativa para o ensino e aprendizagem sobre a influência das tecnologias 4.0 nas diferentes áreas da sociedade. |
id |
UNIFEI_8f01668bcd7507d953f2e972ebfae8e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42805 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação DigitalAn approach to teaching and learning about Digital TransformationUna aproximación a la enseñanza y el aprendizaje de la Transformación DigitalIndustria 4.0Transformação digitalEnsino superior.Industria 4.0Transformación digitalEnseñanza superior.Industry 4.0Digital transformationUniversity education.O avanço tecnológico disponibilizou na última década um conjunto de tecnologias exponenciais e disruptivas que vêm promovendo a transformação digital da sociedade. Trata-se de um conjunto de tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0. Este artigo propõe uma abordagem para o ensino e a aprendizagem sobre transformação digital. Como aspectos metodológicos do trabalho, caracteriza-se o estudo como qualitativo e de cunho exploratório. A abordagem proposta é constituida de um conjunto de atividades que podem ser seguidas em disciplinas do ensino superior que abordam temas relacionados à inovação, ao empreendedorismo e à própria transformação digital. O referido conjunto de atividades é apresentado em forma de processo, de modo a caracterizar um recurso didático que pode ser adotado em disciplinas do ensino superior. Como parte deste recurso didático, também foi concebido um mapa mental que ilustra as diferentes áreas da sociedade que vêm se modificando em decorrência da transformação digital. A abordagem apresentada caracteriza uma alternativa para o ensino e aprendizagem sobre a influência das tecnologias 4.0 nas diferentes áreas da sociedade.Technological advances have made available in the last decade a set of exponential and disruptive technologies that have been promoting the digital transformation of society. It is a set of technologies associated with the concept of Industry 4.0. This article proposes an approach to teaching and learning about digital transformation. As methodological aspects of the work, the study is characterized as qualitative and exploratory. The proposed approach consists of a set of activities that can be followed in higher education disciplines that address topics related to innovation, entrepreneurship and the digital transformation itself. This set of activities is presented in the form of a process, in order to characterize a didactic resource that can be adopted in higher education disciplines. As part of this didactic resource, a mental map was also designed that illustrates the different areas of society that have been changing as a result of the digital transformation. The presented approach characterizes an alternative for teaching and learning about the influence of 4.0 technologies in different areas of society.Los avances tecnológicos han puesto a disposición en la última década un conjunto de tecnologías exponenciales y disruptivas que vienen impulsando la transformación digital de la sociedad. Es un conjunto de tecnologías asociadas al concepto de Industria 4.0. Este artículo propone una aproximación a la enseñanza y el aprendizaje sobre la transformación digital. Como aspectos metodológicos del trabajo, el estudio se caracteriza por ser cualitativo y exploratorio. El enfoque propuesto consiste en un conjunto de actividades que se pueden seguir en disciplinas de educación superior que abordan temas relacionados con la innovación, el emprendimiento y la propia transformación digital. Este conjunto de actividades se presenta en forma de proceso, con el fin de caracterizar un recurso didáctico que pueda ser adoptado en las disciplinas de educación superior. Como parte de este recurso didáctico, también se diseñó un mapa mental que ilustra los diferentes ámbitos de la sociedad que han ido cambiando a raíz de la transformación digital. El enfoque presentado caracteriza una alternativa de enseñanza y aprendizaje sobre la influencia de las tecnologías 4.0 en diferentes ámbitos de la sociedad.Research, Society and Development2023-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4280510.33448/rsd-v12i8.42805Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e0212842805Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e0212842805Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e02128428052525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805/34515Copyright (c) 2023 Cristiano Tolfohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTolfo, Cristiano2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42805Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital An approach to teaching and learning about Digital Transformation Una aproximación a la enseñanza y el aprendizaje de la Transformación Digital |
title |
Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital |
spellingShingle |
Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital Tolfo, Cristiano Industria 4.0 Transformação digital Ensino superior. Industria 4.0 Transformación digital Enseñanza superior. Industry 4.0 Digital transformation University education. |
title_short |
Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital |
title_full |
Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital |
title_fullStr |
Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital |
title_sort |
Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital |
author |
Tolfo, Cristiano |
author_facet |
Tolfo, Cristiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tolfo, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Industria 4.0 Transformação digital Ensino superior. Industria 4.0 Transformación digital Enseñanza superior. Industry 4.0 Digital transformation University education. |
topic |
Industria 4.0 Transformação digital Ensino superior. Industria 4.0 Transformación digital Enseñanza superior. Industry 4.0 Digital transformation University education. |
description |
O avanço tecnológico disponibilizou na última década um conjunto de tecnologias exponenciais e disruptivas que vêm promovendo a transformação digital da sociedade. Trata-se de um conjunto de tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0. Este artigo propõe uma abordagem para o ensino e a aprendizagem sobre transformação digital. Como aspectos metodológicos do trabalho, caracteriza-se o estudo como qualitativo e de cunho exploratório. A abordagem proposta é constituida de um conjunto de atividades que podem ser seguidas em disciplinas do ensino superior que abordam temas relacionados à inovação, ao empreendedorismo e à própria transformação digital. O referido conjunto de atividades é apresentado em forma de processo, de modo a caracterizar um recurso didático que pode ser adotado em disciplinas do ensino superior. Como parte deste recurso didático, também foi concebido um mapa mental que ilustra as diferentes áreas da sociedade que vêm se modificando em decorrência da transformação digital. A abordagem apresentada caracteriza uma alternativa para o ensino e aprendizagem sobre a influência das tecnologias 4.0 nas diferentes áreas da sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805 10.33448/rsd-v12i8.42805 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805/34515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cristiano Tolfo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cristiano Tolfo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e0212842805 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e0212842805 Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e0212842805 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052628785430528 |