Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolfo, Cristiano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805
Resumo: O avanço tecnológico disponibilizou na última década um conjunto de tecnologias exponenciais e disruptivas que vêm promovendo a transformação digital da sociedade. Trata-se de um conjunto de tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0. Este artigo propõe uma abordagem para o ensino e a aprendizagem sobre transformação digital. Como aspectos metodológicos do trabalho, caracteriza-se o estudo como qualitativo e de cunho exploratório. A abordagem proposta é constituida de um conjunto de atividades que podem ser seguidas em disciplinas do ensino superior que abordam temas relacionados à inovação, ao empreendedorismo e à própria transformação digital. O referido conjunto de atividades é apresentado em forma de processo, de modo a caracterizar um recurso didático que pode ser adotado em disciplinas do ensino superior. Como parte deste recurso didático, também foi concebido um mapa mental que ilustra as diferentes áreas da sociedade que vêm se modificando em decorrência da transformação digital. A abordagem apresentada caracteriza uma alternativa para o ensino e aprendizagem sobre a influência das tecnologias 4.0 nas diferentes áreas da sociedade.
id UNIFEI_8f01668bcd7507d953f2e972ebfae8e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42805
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação DigitalAn approach to teaching and learning about Digital TransformationUna aproximación a la enseñanza y el aprendizaje de la Transformación DigitalIndustria 4.0Transformação digitalEnsino superior.Industria 4.0Transformación digitalEnseñanza superior.Industry 4.0Digital transformationUniversity education.O avanço tecnológico disponibilizou na última década um conjunto de tecnologias exponenciais e disruptivas que vêm promovendo a transformação digital da sociedade. Trata-se de um conjunto de tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0. Este artigo propõe uma abordagem para o ensino e a aprendizagem sobre transformação digital. Como aspectos metodológicos do trabalho, caracteriza-se o estudo como qualitativo e de cunho exploratório. A abordagem proposta é constituida de um conjunto de atividades que podem ser seguidas em disciplinas do ensino superior que abordam temas relacionados à inovação, ao empreendedorismo e à própria transformação digital. O referido conjunto de atividades é apresentado em forma de processo, de modo a caracterizar um recurso didático que pode ser adotado em disciplinas do ensino superior. Como parte deste recurso didático, também foi concebido um mapa mental que ilustra as diferentes áreas da sociedade que vêm se modificando em decorrência da transformação digital. A abordagem apresentada caracteriza uma alternativa para o ensino e aprendizagem sobre a influência das tecnologias 4.0 nas diferentes áreas da sociedade.Technological advances have made available in the last decade a set of exponential and disruptive technologies that have been promoting the digital transformation of society. It is a set of technologies associated with the concept of Industry 4.0. This article proposes an approach to teaching and learning about digital transformation. As methodological aspects of the work, the study is characterized as qualitative and exploratory. The proposed approach consists of a set of activities that can be followed in higher education disciplines that address topics related to innovation, entrepreneurship and the digital transformation itself. This set of activities is presented in the form of a process, in order to characterize a didactic resource that can be adopted in higher education disciplines. As part of this didactic resource, a mental map was also designed that illustrates the different areas of society that have been changing as a result of the digital transformation. The presented approach characterizes an alternative for teaching and learning about the influence of 4.0 technologies in different areas of society.Los avances tecnológicos han puesto a disposición en la última década un conjunto de tecnologías exponenciales y disruptivas que vienen impulsando la transformación digital de la sociedad. Es un conjunto de tecnologías asociadas al concepto de Industria 4.0. Este artículo propone una aproximación a la enseñanza y el aprendizaje sobre la transformación digital. Como aspectos metodológicos del trabajo, el estudio se caracteriza por ser cualitativo y exploratorio. El enfoque propuesto consiste en un conjunto de actividades que se pueden seguir en disciplinas de educación superior que abordan temas relacionados con la innovación, el emprendimiento y la propia transformación digital. Este conjunto de actividades se presenta en forma de proceso, con el fin de caracterizar un recurso didáctico que pueda ser adoptado en las disciplinas de educación superior. Como parte de este recurso didáctico, también se diseñó un mapa mental que ilustra los diferentes ámbitos de la sociedad que han ido cambiando a raíz de la transformación digital. El enfoque presentado caracteriza una alternativa de enseñanza y aprendizaje sobre la influencia de las tecnologías 4.0 en diferentes ámbitos de la sociedad.Research, Society and Development2023-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4280510.33448/rsd-v12i8.42805Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e0212842805Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e0212842805Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e02128428052525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805/34515Copyright (c) 2023 Cristiano Tolfohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTolfo, Cristiano2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42805Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital
An approach to teaching and learning about Digital Transformation
Una aproximación a la enseñanza y el aprendizaje de la Transformación Digital
title Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital
spellingShingle Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital
Tolfo, Cristiano
Industria 4.0
Transformação digital
Ensino superior.
Industria 4.0
Transformación digital
Enseñanza superior.
Industry 4.0
Digital transformation
University education.
title_short Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital
title_full Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital
title_fullStr Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital
title_full_unstemmed Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital
title_sort Uma abordagem para o ensino e aprendizagem sobre Transformação Digital
author Tolfo, Cristiano
author_facet Tolfo, Cristiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolfo, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Industria 4.0
Transformação digital
Ensino superior.
Industria 4.0
Transformación digital
Enseñanza superior.
Industry 4.0
Digital transformation
University education.
topic Industria 4.0
Transformação digital
Ensino superior.
Industria 4.0
Transformación digital
Enseñanza superior.
Industry 4.0
Digital transformation
University education.
description O avanço tecnológico disponibilizou na última década um conjunto de tecnologias exponenciais e disruptivas que vêm promovendo a transformação digital da sociedade. Trata-se de um conjunto de tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0. Este artigo propõe uma abordagem para o ensino e a aprendizagem sobre transformação digital. Como aspectos metodológicos do trabalho, caracteriza-se o estudo como qualitativo e de cunho exploratório. A abordagem proposta é constituida de um conjunto de atividades que podem ser seguidas em disciplinas do ensino superior que abordam temas relacionados à inovação, ao empreendedorismo e à própria transformação digital. O referido conjunto de atividades é apresentado em forma de processo, de modo a caracterizar um recurso didático que pode ser adotado em disciplinas do ensino superior. Como parte deste recurso didático, também foi concebido um mapa mental que ilustra as diferentes áreas da sociedade que vêm se modificando em decorrência da transformação digital. A abordagem apresentada caracteriza uma alternativa para o ensino e aprendizagem sobre a influência das tecnologias 4.0 nas diferentes áreas da sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805
10.33448/rsd-v12i8.42805
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42805/34515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cristiano Tolfo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cristiano Tolfo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e0212842805
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e0212842805
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e0212842805
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052628785430528