Gestão Pública de Resíduos Sólidos na área da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lydyene Nayara Nunes da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferrari, Maria Helena, Oliveira, Lorena Soares de, Silva, Lucineia Pacheco de Sousa, Lourenzoni, Joacir Aparecido, Quadros , Thainara Camila Fernandes de, Cardoso, Daniele de As Neiva, Mesquita, Alan Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38491
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar o atual modelo de gerenciamento dos resíduos sólidos, nas escolas públicas do município de Caicó- RN, através da identificação das atividades e fontes geradoras desses tipos de resíduos, sua caracterização e classificação, para que se proponha um plano de gerenciamento desses resíduos poluentes nas instituições educacionais estudadas. Os estudos foram desenvolvidos com uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município de Caicó, RN. Foram realizadas visitas em 23 escolas públicas municiais, realizando um levantamento da realidade do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos em tais instituições de ensino. Esse diagnóstico foi realizado através de atividades relacionadas a gestão dos resíduos nas escolas públicas como: aplicação de questionários, investigação in loco, fotografias do armazenamento temporário dos resíduos gerados, e entrevistas com os profissionais dos setores responsáveis pelo manuseio dos resíduos. Os resultados apontaram que nas escolas públicas estudadas do município de Caicó-RN, não existe nenhum programa de gestão ambiental para gerenciamento dos resíduos sólidos, e que apenas quatro instituições têm alguma atividade relacionada a este tema, sendo que o munícipio deveria garantir a separação e encaminhamento destes materiais para serem reaproveitados e/ou reciclados, garantindo assim um ambiente educacional sustentável e uma efetiva educação ambiental.
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Foram realizadas visitas em 23 escolas públicas municiais, realizando um levantamento da realidade do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos em tais instituições de ensino. Esse diagnóstico foi realizado através de atividades relacionadas a gestão dos resíduos nas escolas públicas como: aplicação de questionários, investigação in loco, fotografias do armazenamento temporário dos resíduos gerados, e entrevistas com os profissionais dos setores responsáveis pelo manuseio dos resíduos. Os resultados apontaram que nas escolas públicas estudadas do município de Caicó-RN, não existe nenhum programa de gestão ambiental para gerenciamento dos resíduos sólidos, e que apenas quatro instituições têm alguma atividade relacionada a este tema, sendo que o munícipio deveria garantir a separação e encaminhamento destes materiais para serem reaproveitados e/ou reciclados, garantindo assim um ambiente educacional sustentável e uma efetiva educação ambiental.The objective of this research was to diagnose the current solid waste management model in public schools in the city of Caicó-RN, through the identification of activities and sources that generate these types of waste, their characterization and classification, so that a plan can be proposed. management of these polluting residues in the studied educational institutions. The studies were developed in partnership with the Department of the Environment of the municipality of Caicó, RN. Visits were conducted in twenty-three municipal public schools, conducting a survey of the reality of the solid waste management system in such teaching institutions. This diagnosis was conducted through activities related to waste management in public schools, such as: application of questionnaires, on-site investigation, photographs of the temporary storage of waste generated, and interviews with professionals from the sectors responsible for handling waste. The results showed that in the public schools studied in the municipality of Caicó-RN, there is no environmental management program for solid waste management, and that only four institutions have any activity related to this topic, and the municipality should guarantee the separation and forwarding these materials to be reused and/or recycled, thus ensuring a sustainable educational environment and effective environmental education.El objetivo de esta investigación fue diagnosticar el modelo actual de gestión de residuos sólidos en las escuelas públicas de la ciudad de Caicó-RN, a través de la identificación de actividades y fuentes generadoras de este tipo de residuos, su caracterización y clasificación, de manera que se pueda elaborar un plan. propuesta de manejo de estos residuos contaminantes en las instituciones educativas estudiadas. Los estudios fueron desarrollados en colaboración con la Secretaría de Medio Ambiente del municipio de Caicó, RN. Se realizaron visitas a 23 escuelas públicas municipales, realizándose un relevamiento de la realidad del sistema de manejo de residuos sólidos en dichas instituciones de enseñanza. Este diagnóstico se realizó a través de actividades relacionadas con el manejo de residuos en las escuelas públicas, tales como: aplicación de cuestionarios, investigación in situ, fotografías del almacenamiento temporal de los residuos generados y entrevistas a profesionales de los sectores responsables del manejo de residuos. Los resultados mostraron que en las escuelas públicas estudiadas en el municipio de Caicó-RN, no existe un programa de gestión ambiental para el manejo de residuos sólidos, y que solo cuatro instituciones tienen alguna actividad relacionada con este tema, y el municipio debe garantizar la separación y el envío. estos materiales sean reutilizados y/o reciclados, asegurando así un entorno educativo sostenible y una educación ambiental eficaz.Research, Society and Development2022-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3849110.33448/rsd-v11i16.38491Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e411111638491Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e411111638491Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4111116384912525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38491/31785Copyright (c) 2022 Lydyene Nayara Nunes da Silva; Maria Helena Ferrari; Lorena Soares de Oliveira; Lucineia Pacheco de Sousa Silva; Joacir Aparecido Lourenzoni; Thainara Camila Fernandes de Quadros ; Daniele de As Neiva Cardoso; Alan Andrade Mesquitahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lydyene Nayara Nunes daFerrari, Maria HelenaOliveira, Lorena Soares deSilva, Lucineia Pacheco de SousaLourenzoni, Joacir AparecidoQuadros , Thainara Camila Fernandes deCardoso, Daniele de As NeivaMesquita, Alan Andrade2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38491Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:12.475677Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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