A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597 |
Resumo: | A avaliação escolar é de fundamental importância para se diagnosticar situações visando encaminhamentos adequados a fim de promover um processo de ensino-aprendizagem que propicie ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico. Esse estudo tem por objetivo geral analisar as diversas formas de atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação da aprendizagem e por objetivos específicos: a) identificar os fatores que interferem de forma negativa no processo avaliativo no ambiente escolar; b) escrever como é a atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação educacional. Nesse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, observacional e bibliográfica. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), entre outros. Os resultados e discussões trazem uma reflexão sobre os problemas que envolvem o processo avaliativo, principalmente a forma como ainda é utilizado nas escolas e como o coordenador tem relevância nesse processo, e como a sua atuação pode modificar esse quadro na instituição de ensino. Nas considerações finais, enfatizou-se a importância de uma participação mais ativa desse gestor no intuito de assegurar o ato pedagógico. |
id |
UNIFEI_981c156c083d02b30a0b9e80f2b461e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38597 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico The approach of the learning evaluation process by the pedagogical coordinatorEl abordaje del proceso de evaluación del aprendizaje por el coordinador pedagógicoPedagogical CoordinatorEvaluation ProcessTeaching learning. Coordenador Pedagógico Processo AvaliativoEnsino aprendizagem.Coordinadora PedagógicaProceso de evaluaciónEnseñanza aprendizaje.A avaliação escolar é de fundamental importância para se diagnosticar situações visando encaminhamentos adequados a fim de promover um processo de ensino-aprendizagem que propicie ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico. Esse estudo tem por objetivo geral analisar as diversas formas de atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação da aprendizagem e por objetivos específicos: a) identificar os fatores que interferem de forma negativa no processo avaliativo no ambiente escolar; b) escrever como é a atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação educacional. Nesse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, observacional e bibliográfica. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), entre outros. Os resultados e discussões trazem uma reflexão sobre os problemas que envolvem o processo avaliativo, principalmente a forma como ainda é utilizado nas escolas e como o coordenador tem relevância nesse processo, e como a sua atuação pode modificar esse quadro na instituição de ensino. Nas considerações finais, enfatizou-se a importância de uma participação mais ativa desse gestor no intuito de assegurar o ato pedagógico.The school evaluation is of fundamental importance to diagnose situations aiming at appropriate referrals in order to promote a teaching-learning process that allows the student to develop the skills necessary for his realization as a critical subject. This study has the general objective of analyzing the various ways in which the pedagogical coordinator works in the learning assessment process and has specific objectives: a) identify the factors that negatively interfere in the assessment process in the school environment; b) write about the performance of the pedagogical coordinator in the process of educational evaluation. In this study, the methodology adopted was qualitative, observational and bibliographical research. To do so, the theoretical propositions of the following authors were fundamentally taken as references: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), among others. The results and discussions bring a reflection on the problems that involve the evaluation process, mainly the way it is still used in schools and how the coordinator has relevance in this process, and how his performance can modify this situation in the educational institution. In the final considerations, the importance of a more active participation of this manager was emphasized in order to ensure the pedagogical act.La evaluación escolar es de fundamental importancia para diagnosticar situaciones con el fin de derivaciones adecuadas para promover un proceso de enseñanza-aprendizaje que permita al estudiante desarrollar las habilidades necesarias para su realización como sujeto crítico. Este estudio tiene como objetivo general analizar las diversas formas en que el coordinador pedagógico actúa en el proceso de evaluación del aprendizaje y tiene objetivos específicos: a) identificar los factores que interfieren negativamente en el proceso de evaluación en el ámbito escolar; b) escribir sobre la actuación del coordinador pedagógico en el proceso de evaluación educativa. En este estudio, la metodología adoptada fue la investigación cualitativa, observacional y bibliográfica. Para ello, se tomaron fundamentalmente como referentes las proposiciones teóricas de los siguientes autores: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), entre otros. Los resultados y discusiones traen una reflexión sobre los problemas que envuelven el proceso de evaluación, principalmente la forma en que aún se utiliza en las escuelas y cómo el coordinador tiene relevancia en este proceso, y cómo su actuación puede modificar esta situación en la institución educativa. En las consideraciones finales, se destacó la importancia de una participación más activa de este gestor para garantizar el acto pedagógico.Research, Society and Development2022-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3859710.33448/rsd-v11i16.38597Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e576111638597Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e576111638597Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5761116385972525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597/31958Copyright (c) 2022 Kelly Henrique Tamiarana; Eugênio Alves Cardoso; Andrea Moura da Costa Souza; Igor de Moraes Paimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTamiarana, Kelly HenriqueCardoso, Eugênio AlvesSouza, Andrea Moura da CostaPaim, Igor de Moraes2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38597Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:16.118017Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico The approach of the learning evaluation process by the pedagogical coordinator El abordaje del proceso de evaluación del aprendizaje por el coordinador pedagógico |
title |
A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico |
spellingShingle |
A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico Tamiarana, Kelly Henrique Pedagogical Coordinator Evaluation Process Teaching learning. Coordenador Pedagógico Processo Avaliativo Ensino aprendizagem. Coordinadora Pedagógica Proceso de evaluación Enseñanza aprendizaje. |
title_short |
A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico |
title_full |
A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico |
title_fullStr |
A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico |
title_full_unstemmed |
A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico |
title_sort |
A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico |
author |
Tamiarana, Kelly Henrique |
author_facet |
Tamiarana, Kelly Henrique Cardoso, Eugênio Alves Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Eugênio Alves Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamiarana, Kelly Henrique Cardoso, Eugênio Alves Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogical Coordinator Evaluation Process Teaching learning. Coordenador Pedagógico Processo Avaliativo Ensino aprendizagem. Coordinadora Pedagógica Proceso de evaluación Enseñanza aprendizaje. |
topic |
Pedagogical Coordinator Evaluation Process Teaching learning. Coordenador Pedagógico Processo Avaliativo Ensino aprendizagem. Coordinadora Pedagógica Proceso de evaluación Enseñanza aprendizaje. |
description |
A avaliação escolar é de fundamental importância para se diagnosticar situações visando encaminhamentos adequados a fim de promover um processo de ensino-aprendizagem que propicie ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico. Esse estudo tem por objetivo geral analisar as diversas formas de atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação da aprendizagem e por objetivos específicos: a) identificar os fatores que interferem de forma negativa no processo avaliativo no ambiente escolar; b) escrever como é a atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação educacional. Nesse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, observacional e bibliográfica. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), entre outros. Os resultados e discussões trazem uma reflexão sobre os problemas que envolvem o processo avaliativo, principalmente a forma como ainda é utilizado nas escolas e como o coordenador tem relevância nesse processo, e como a sua atuação pode modificar esse quadro na instituição de ensino. Nas considerações finais, enfatizou-se a importância de uma participação mais ativa desse gestor no intuito de assegurar o ato pedagógico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597 10.33448/rsd-v11i16.38597 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597/31958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e576111638597 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e576111638597 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e576111638597 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052775536787456 |