A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamiarana, Kelly Henrique
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso, Eugênio Alves, Souza, Andrea Moura da Costa, Paim, Igor de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597
Resumo: A avaliação escolar é de fundamental importância para se diagnosticar situações visando encaminhamentos adequados a fim de promover um processo de ensino-aprendizagem que propicie ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico. Esse estudo tem por objetivo geral analisar as diversas formas de atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação da aprendizagem e por objetivos específicos: a) identificar os fatores que interferem de forma negativa no processo avaliativo no ambiente escolar; b) escrever como é a atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação educacional. Nesse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, observacional e bibliográfica. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), entre outros. Os resultados e discussões trazem uma reflexão sobre os problemas que envolvem o processo avaliativo, principalmente a forma como ainda é utilizado nas escolas e como o coordenador tem relevância nesse processo, e como a sua atuação pode modificar esse quadro na instituição de ensino. Nas considerações finais, enfatizou-se a importância de uma participação mais ativa desse gestor no intuito de assegurar o ato pedagógico.
id UNIFEI_981c156c083d02b30a0b9e80f2b461e4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38597
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico The approach of the learning evaluation process by the pedagogical coordinatorEl abordaje del proceso de evaluación del aprendizaje por el coordinador pedagógicoPedagogical CoordinatorEvaluation ProcessTeaching learning. Coordenador Pedagógico Processo AvaliativoEnsino aprendizagem.Coordinadora PedagógicaProceso de evaluaciónEnseñanza aprendizaje.A avaliação escolar é de fundamental importância para se diagnosticar situações visando encaminhamentos adequados a fim de promover um processo de ensino-aprendizagem que propicie ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico. Esse estudo tem por objetivo geral analisar as diversas formas de atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação da aprendizagem e por objetivos específicos: a) identificar os fatores que interferem de forma negativa no processo avaliativo no ambiente escolar; b) escrever como é a atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação educacional. Nesse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, observacional e bibliográfica. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), entre outros. Os resultados e discussões trazem uma reflexão sobre os problemas que envolvem o processo avaliativo, principalmente a forma como ainda é utilizado nas escolas e como o coordenador tem relevância nesse processo, e como a sua atuação pode modificar esse quadro na instituição de ensino. Nas considerações finais, enfatizou-se a importância de uma participação mais ativa desse gestor no intuito de assegurar o ato pedagógico.The school evaluation is of fundamental importance to diagnose situations aiming at appropriate referrals in order to promote a teaching-learning process that allows the student to develop the skills necessary for his realization as a critical subject. This study has the general objective of analyzing the various ways in which the pedagogical coordinator works in the learning assessment process and has specific objectives: a) identify the factors that negatively interfere in the assessment process in the school environment; b) write about the performance of the pedagogical coordinator in the process of educational evaluation. In this study, the methodology adopted was qualitative, observational and bibliographical research. To do so, the theoretical propositions of the following authors were fundamentally taken as references: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), among others. The results and discussions bring a reflection on the problems that involve the evaluation process, mainly the way it is still used in schools and how the coordinator has relevance in this process, and how his performance can modify this situation in the educational institution. In the final considerations, the importance of a more active participation of this manager was emphasized in order to ensure the pedagogical act.La evaluación escolar es de fundamental importancia para diagnosticar situaciones con el fin de derivaciones adecuadas para promover un proceso de enseñanza-aprendizaje que permita al estudiante desarrollar las habilidades necesarias para su realización como sujeto crítico. Este estudio tiene como objetivo general analizar las diversas formas en que el coordinador pedagógico actúa en el proceso de evaluación del aprendizaje y tiene objetivos específicos: a) identificar los factores que interfieren negativamente en el proceso de evaluación en el ámbito escolar; b) escribir sobre la actuación del coordinador pedagógico en el proceso de evaluación educativa. En este estudio, la metodología adoptada fue la investigación cualitativa, observacional y bibliográfica. Para ello, se tomaron fundamentalmente como referentes las proposiciones teóricas de los siguientes autores: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), entre otros. Los resultados y discusiones traen una reflexión sobre los problemas que envuelven el proceso de evaluación, principalmente la forma en que aún se utiliza en las escuelas y cómo el coordinador tiene relevancia en este proceso, y cómo su actuación puede modificar esta situación en la institución educativa. En las consideraciones finales, se destacó la importancia de una participación más activa de este gestor para garantizar el acto pedagógico.Research, Society and Development2022-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3859710.33448/rsd-v11i16.38597Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e576111638597Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e576111638597Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5761116385972525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597/31958Copyright (c) 2022 Kelly Henrique Tamiarana; Eugênio Alves Cardoso; Andrea Moura da Costa Souza; Igor de Moraes Paimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTamiarana, Kelly HenriqueCardoso, Eugênio AlvesSouza, Andrea Moura da CostaPaim, Igor de Moraes2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38597Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:16.118017Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico
The approach of the learning evaluation process by the pedagogical coordinator
El abordaje del proceso de evaluación del aprendizaje por el coordinador pedagógico
title A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico
spellingShingle A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico
Tamiarana, Kelly Henrique
Pedagogical Coordinator
Evaluation Process
Teaching learning.
Coordenador Pedagógico
Processo Avaliativo
Ensino aprendizagem.
Coordinadora Pedagógica
Proceso de evaluación
Enseñanza aprendizaje.
title_short A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico
title_full A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico
title_fullStr A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico
title_full_unstemmed A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico
title_sort A abordagem do processo de avaliação da aprendizagem pelo coordenador pedagógico
author Tamiarana, Kelly Henrique
author_facet Tamiarana, Kelly Henrique
Cardoso, Eugênio Alves
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
author_role author
author2 Cardoso, Eugênio Alves
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamiarana, Kelly Henrique
Cardoso, Eugênio Alves
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogical Coordinator
Evaluation Process
Teaching learning.
Coordenador Pedagógico
Processo Avaliativo
Ensino aprendizagem.
Coordinadora Pedagógica
Proceso de evaluación
Enseñanza aprendizaje.
topic Pedagogical Coordinator
Evaluation Process
Teaching learning.
Coordenador Pedagógico
Processo Avaliativo
Ensino aprendizagem.
Coordinadora Pedagógica
Proceso de evaluación
Enseñanza aprendizaje.
description A avaliação escolar é de fundamental importância para se diagnosticar situações visando encaminhamentos adequados a fim de promover um processo de ensino-aprendizagem que propicie ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico. Esse estudo tem por objetivo geral analisar as diversas formas de atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação da aprendizagem e por objetivos específicos: a) identificar os fatores que interferem de forma negativa no processo avaliativo no ambiente escolar; b) escrever como é a atuação do coordenador pedagógico no processo de avaliação educacional. Nesse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, observacional e bibliográfica. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Luckesi (2011), Tyler (1975), Vianna (2000), entre outros. Os resultados e discussões trazem uma reflexão sobre os problemas que envolvem o processo avaliativo, principalmente a forma como ainda é utilizado nas escolas e como o coordenador tem relevância nesse processo, e como a sua atuação pode modificar esse quadro na instituição de ensino. Nas considerações finais, enfatizou-se a importância de uma participação mais ativa desse gestor no intuito de assegurar o ato pedagógico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597
10.33448/rsd-v11i16.38597
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.38597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38597/31958
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e576111638597
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e576111638597
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e576111638597
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052775536787456