Protagonismo de discentes de medicina na realização das atividades do programa HIPERDIA: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Evelyn Teixeira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Anderson Veiga, Castro, Alex Carlos Ferreira, Reis, Marissol Miranda Alves, Nascimento, Emerson André Negrão do, Pereira, Waltair Maria Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37501
Resumo: As complicações envolvendo a Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus contribuem para o aumentando da mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis, bem como elevam os custos do Sistema Único de Saúde do Brasil. O objetivo deste trabalho foi dinamizar o ensino-aprendizagem do Planejamento Estratégico Situacional a discentes de medicina, com o mote da execução das atividades do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes.  A metodologia utilizada foi o relato de experiência do ensino-aprendizagem com o uso da pedagogia por problemas, levando os discentes a protagonizarem seus aprendizados sob a coordenação do docente. A execução das ações programadas para os indivíduos da Comunidade foi desenvolvida em três momentos, contando com visita domiciliar para busca ativa de faltosos, convite para a participação das atividades programadas e a realização das ações inerentes ao Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes no ambiente físico da Unidade da Estratégia da Saúde da Família. Os resultados encontrados foram positivos para o aprendizado dos discentes sobre o Planejamento Estratégico Situacional, a formatação do Plano de Intervenção e a execução de ações de promoção da saúde. Os fatores concretos aqui observados e apontados sinalizaram para resultado positivo no autocuidado, na sensibilização do público-alvo e no despertar dos indivíduos para os conhecimentos sobre a promoção da saúde e a prevenção das doenças em foco. Para os discentes de medicina, o protagonismo na execução das atividades os aproximou do cuidado humanizado e proporcionou o estreitamento da relação da Universidade Federal do Pará com a Comunidade do Riacho Doce.
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spelling Protagonismo de discentes de medicina na realização das atividades do programa HIPERDIA: relato de experiênciaProtagonism of medical students in carrying out the activities of the HIPERDIA program: an experience report Protagonismo de los estudiantes de medicina en la realización de las actividades del programa HIPERDIA: informe de la experiencia Hipertensão Arterial SistêmicaDiabetes MellitusEducação médica.Hipertensión Arterial SistémicaDiabetes MellitusEducación médica.Systemic Arterial HypertensionDiabetes MellitusMedical education.As complicações envolvendo a Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus contribuem para o aumentando da mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis, bem como elevam os custos do Sistema Único de Saúde do Brasil. O objetivo deste trabalho foi dinamizar o ensino-aprendizagem do Planejamento Estratégico Situacional a discentes de medicina, com o mote da execução das atividades do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes.  A metodologia utilizada foi o relato de experiência do ensino-aprendizagem com o uso da pedagogia por problemas, levando os discentes a protagonizarem seus aprendizados sob a coordenação do docente. A execução das ações programadas para os indivíduos da Comunidade foi desenvolvida em três momentos, contando com visita domiciliar para busca ativa de faltosos, convite para a participação das atividades programadas e a realização das ações inerentes ao Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes no ambiente físico da Unidade da Estratégia da Saúde da Família. Os resultados encontrados foram positivos para o aprendizado dos discentes sobre o Planejamento Estratégico Situacional, a formatação do Plano de Intervenção e a execução de ações de promoção da saúde. Os fatores concretos aqui observados e apontados sinalizaram para resultado positivo no autocuidado, na sensibilização do público-alvo e no despertar dos indivíduos para os conhecimentos sobre a promoção da saúde e a prevenção das doenças em foco. Para os discentes de medicina, o protagonismo na execução das atividades os aproximou do cuidado humanizado e proporcionou o estreitamento da relação da Universidade Federal do Pará com a Comunidade do Riacho Doce.Complications involving Systemic Arterial Hypertension and Diabetes Mellitus contribute to the increase in premature mortality from non-transmissible chronic diseases, as well as increase the costs of the Brazilian Unified Health System. The objective of this work was to dynamize the teaching-learning of Situational Strategic Planning to medical students, with the motto of the execution of the activities of the National Program of Hypertension and Diabetes.  The methodology used was the experience report of teaching-learning with the use of pedagogy by problems, leading the students to be the protagonists of their learning process under the coordination of the teacher. The execution of the programmed actions for the individuals in the community was developed in three moments, with home visits to actively search for the absent, invitation to participate in the programmed activities, and the performance of the actions inherent to the National Hypertension and Diabetes Program in the physical environment of the Family Health Strategy Unit. The results found were positive for the students' learning about Situational Strategic Planning, the formatting of the Intervention Plan, and the execution of health promotion actions. The concrete factors observed and pointed out here signaled a positive result in self-care, in the sensitization of the target audience and in the awakening of individuals to the knowledge about health promotion and prevention of the diseases in focus. For the medical students, the protagonism in the execution of the activities brought them closer to humanized care and provided a closer relationship between the Federal University of Pará and the community of Riacho Doce.Las complicaciones de la Hipertensión Arterial Sistémica y la Diabetes Mellitus contribuyen al aumento de la mortalidad prematura por enfermedades crónicas no transmisibles, además de elevar los costos del Sistema Único de Salud brasileño. El objetivo de este trabajo fue agilizar la enseñanza-aprendizaje de la Planificación Estratégica Situacional a los estudiantes de medicina, con el lema de la ejecución de las actividades del Programa Nacional de Hipertensión y Diabetes.  La metodología utilizada fue el informe de experiencias de enseñanza-aprendizaje con el uso de la pedagogía por problemas, llevando a los alumnos a dirigir su aprendizaje bajo la coordinación del profesor. La implementación de las acciones programadas para los individuos de la comunidad se desarrolló en tres momentos, contando con visitas domiciliarias para la búsqueda activa de personas desaparecidas, la invitación a participar en las actividades programadas y la implementación de acciones inherentes al Programa Nacional de Hipertensión y Diabetes en el entorno físico de la Unidad de Estrategia de Salud Familiar. Los resultados encontrados fueron positivos para el aprendizaje de los alumnos sobre la Planificación Estratégica Situacional, el formato del Plan de Intervención y la implementación de acciones de promoción de la salud. Los factores concretos observados y apuntados aquí señalaron un resultado positivo en el autocuidado, en la concienciación del público objetivo y en el despertar de los individuos al conocimiento sobre la promoción de la salud y la prevención de las enfermedades en cuestión. Para los estudiantes de medicina, el protagonismo en la realización de las actividades los acercó a la atención humanizada y proporcionó una relación más estrecha entre la Universidad Federal de Pará y la Comunidad de Riacho Doce.Research, Society and Development2022-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3750110.33448/rsd-v11i15.37501Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e527111537501Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e527111537501Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e5271115375012525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37501/31258Copyright (c) 2022 Evelyn Teixeira Borges; Anderson Veiga Barbosa; Alex Carlos Ferreira Castro; Marissol Miranda Alves Reis; Emerson André Negrão do Nascimento; Waltair Maria Martins Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Evelyn TeixeiraBarbosa, Anderson VeigaCastro, Alex Carlos FerreiraReis, Marissol Miranda AlvesNascimento, Emerson André Negrão doPereira, Waltair Maria Martins2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37501Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:39.133264Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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