A utilização de Práticas Inovadoras no Ensino de Biologia: percepções de educadores de uma Escola da Rede Federal de Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Malena de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos , Marcio Antonio Raiol dos, Assis, Camilla Souza Ferreira Rubim de, Ferreira Júnior, Luiz Carlos Reis, Melo , Amanda Jéssica Coelho, Araújo , Cláudio Narcélio Rodrigues de, Cavalcante, Alyson de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37939
Resumo: Este artigo tem como objetivo Apresentar Práticas Inovadoras no Ensino de Biologia de uma Escola de Aplicação de Rede Federal e suas contribuições para o desenvolvimento de uma educação inovadora. Para o desenvolvimento do processo metodológico que norteia esta investigação elencamos a abordagem qualitativa dos dados, como tipo de pesquisa o estudo de caso, enquanto técnica de coleta de dados foi realizada inicialmente uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, buscando investigar se a inovação estava inserida em seu documento identitário e posteriormente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco educadores de biologia da instituição de rede federal de ensino e os dados foram analisados por meio da técnica de analise de conteúdo da Bardin (1977). Como resultados desta investigação obtivemos que a escola investigada tem a inovação como princípio educativo institucional, estabelecido em seu PPP, percebemos ainda que a concepção de inovação dos educadores converge entre eles e também com a literatura e, por fim,  muitas práticas inovadoras desenvolvidas na escola, sejam elas de forma individual ou institucional e que confirmam tanto o caráter inovador balizador dos processos formativos da escola como que os educadores desenvolvem práticas inovadoras em sua prática educativa.
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spelling A utilização de Práticas Inovadoras no Ensino de Biologia: percepções de educadores de uma Escola da Rede Federal de EnsinoThe use of Innovative Practices in Biology Teaching: perceptions of educators from a School of the Federal Education NetworkEl uso de Prácticas Innovadoras en la Enseñanza de la Biología: percepciones de educadores de una Escuela de la Red Federal de EducaciónEnsino de BiologiaInovaçãoEducação básica.Enseñanza de la BiologíaInnovaciónEducación básica.Biology TeachingInnovationBasic education.Este artigo tem como objetivo Apresentar Práticas Inovadoras no Ensino de Biologia de uma Escola de Aplicação de Rede Federal e suas contribuições para o desenvolvimento de uma educação inovadora. Para o desenvolvimento do processo metodológico que norteia esta investigação elencamos a abordagem qualitativa dos dados, como tipo de pesquisa o estudo de caso, enquanto técnica de coleta de dados foi realizada inicialmente uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, buscando investigar se a inovação estava inserida em seu documento identitário e posteriormente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco educadores de biologia da instituição de rede federal de ensino e os dados foram analisados por meio da técnica de analise de conteúdo da Bardin (1977). Como resultados desta investigação obtivemos que a escola investigada tem a inovação como princípio educativo institucional, estabelecido em seu PPP, percebemos ainda que a concepção de inovação dos educadores converge entre eles e também com a literatura e, por fim,  muitas práticas inovadoras desenvolvidas na escola, sejam elas de forma individual ou institucional e que confirmam tanto o caráter inovador balizador dos processos formativos da escola como que os educadores desenvolvem práticas inovadoras em sua prática educativa.This article aims to present Innovative Practices in Biology Teaching at a Federal Network Application School and its contributions to the development of an innovative education. For the development of the methodological process that guides this investigation, we listed the qualitative approach of the data, as a type of research the case study, as a data collection technique, an analysis of the institution's Political Pedagogical Project (PPP) was initially carried out, seeking to investigate whether the innovation was included in their identity document and later semi-structured interviews were carried out with five biology educators from the federal education network institution and the data were analyzed using the Bardin content analysis technique (1977). As a result of this investigation, we obtained that the investigated school has innovation as an institutional educational principle, established in its PPP, we also realize that the educators' conception of innovation converges between them and also with the literature and, finally, many innovative practices developed at school, whether individually or institutionally, and which confirm both the innovative character of the school's formative processes and that educators develop innovative practices in their educational practice.Este artículo tiene como objetivo presentar las Prácticas Innovadoras en la Enseñanza de la Biología en una Escuela de Aplicación de la Red Federal y sus aportes para el desarrollo de una educación innovadora. Para el desarrollo del proceso metodológico que orienta esta investigación, se enumeró el enfoque cualitativo de los datos, como tipo de investigación el estudio de caso, como técnica de recolección de datos se realizó inicialmente un análisis del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la institución. out, buscando indagar si la innovación estaba incluida en su documento de identidad y posteriormente se realizaron entrevistas semiestructuradas a cinco docentes de biología de la institución de la red de educación federal y los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido de Bardin (1977). Como resultado de esta investigación obtuvimos que la escuela investigada tiene como principio educativo institucional la innovación, establecido en su PPP, también nos percatamos que la concepción de innovación de los educadores converge entre ellos y también con la literatura y, por último, muchas prácticas innovadoras desarrolladas en la escuela, ya sea de forma individual o institucional, y que confirman tanto el carácter innovador de los procesos formativos de la escuela como que los educadores desarrollan prácticas innovadoras en su práctica educativa.Research, Society and Development2022-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3793910.33448/rsd-v11i16.37939Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e48111637939Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e48111637939Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e481116379392525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37939/31393Copyright (c) 2022 Malena de Souza Miranda; Marcio Antonio Raiol dos Santos ; Camilla Souza Ferreira Rubim de Assis; Luiz Carlos Reis Ferreira Júnior; Amanda Jéssica Coelho Melo ; Cláudio Narcélio Rodrigues de Araújo ; Alyson de Almeida Cavalcantehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Malena de SouzaSantos , Marcio Antonio Raiol dosAssis, Camilla Souza Ferreira Rubim deFerreira Júnior, Luiz Carlos ReisMelo , Amanda Jéssica CoelhoAraújo , Cláudio Narcélio Rodrigues deCavalcante, Alyson de Almeida 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37939Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:54.478669Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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