Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Moisés Nascimento
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chapani, Daisi Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682
Resumo: Neste artigo discutimos as possibilidades, em termos de experiência formativa, oferecidas pela realização de minicursos por licenciandos de Ciências Biológicas, no contexto de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Os dados foram constituídos pelos folhetos de divulgação, planos de ensino e trabalhos de conclusão de curso realizados pelos licenciandos. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de experiência formativa, conforme Theodor Adorno, e a categoria dos professores como intelectuais transformadores, proposta por Henry Giroux. As análises evidenciam o desafio do constructo experiência formativa como estruturante e unificador de propostas formativas, permitindo-nos tensionar as relações entre experiências, sentidos mais críticos e a formação de futuros professores como intelectuais.
id CAPES-1_95cfda0587a3da9ce5abade25c91dc4c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/682
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos TalentosAproximações e desafios à experiência formativa por parte de licenciandos de Ciências Biológicas: considerações a partir de um subprojeto ligado ao Programa Novos TalentosApproaches and challenges to formative experience by undergraduates of Biological Sciences: considerations from a subproject linked to the Novos Talentos ProgramEducaçãoEnsino de Biologia. Educação Básica. Formação Docente.Biology Education. Basic Education. Teachers Education.Enseñanza de Biología. Educación Básica. Formación del Profesorado.Neste artigo discutimos as possibilidades, em termos de experiência formativa, oferecidas pela realização de minicursos por licenciandos de Ciências Biológicas, no contexto de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Os dados foram constituídos pelos folhetos de divulgação, planos de ensino e trabalhos de conclusão de curso realizados pelos licenciandos. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de experiência formativa, conforme Theodor Adorno, e a categoria dos professores como intelectuais transformadores, proposta por Henry Giroux. As análises evidenciam o desafio do constructo experiência formativa como estruturante e unificador de propostas formativas, permitindo-nos tensionar as relações entre experiências, sentidos mais críticos e a formação de futuros professores como intelectuais.This study discusses the possibilities offered in the courses attended by undergraduate students of Biological Sciences within the context of a project linked to the Novos Talentos Program. The data are composed of advertising leaflets, syllabi, and end-of-course papers elaborated by those undergraduate students. The concepts of formative experience proposed by Theodor Adorno and transformative intellectuals by Henry Giroux are used as theoretical background. The assessments show the challenge of the formative experience construct as a founding and unifying element of formative proposals, so that the existing relationships between experiences, critical meanings, and education of future teachers as intellectuals can be stressed. Este artículo discute las posibilidades en términos de experiencia de formación, ofrecidas por la realización de cursos de corta duración por parte de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas en el contexto de un sub proyecto del Programa de Novos Talentos. Los datos consistieron en folletos, planes de lecciones y trabajos de conclusión de curso realizados por esos estudiantes de pregrado. El marco teórico utilizado fue el concepto de experiencia formativa propuesto por Theodor Adorno y la categoría de los profesores como intelectuales transformadores propuesta por Henry Giroux. El análisis revela el desafío del constructo experiencia formativa para la estructuración y unificación de propuestas de formación, permitiendo la tensión entre experiencias, sentidos más críticos y la formación de los futuros docentes como intelectuales.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCapes / Proex-UESBSoares, Moisés NascimentoChapani, Daisi Teresinha2015-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/68210.21713/2358-2332.2015.v12.682RBPG; v. 12, n. 28 (2015)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 28 (2015)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos
Aproximações e desafios à experiência formativa por parte de licenciandos de Ciências Biológicas: considerações a partir de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos
Approaches and challenges to formative experience by undergraduates of Biological Sciences: considerations from a subproject linked to the Novos Talentos Program
title Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos
spellingShingle Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos
Soares, Moisés Nascimento
Educação
Ensino de Biologia. Educação Básica. Formação Docente.
Biology Education. Basic Education. Teachers Education.
Enseñanza de Biología. Educación Básica. Formación del Profesorado.
title_short Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos
title_full Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos
title_fullStr Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos
title_full_unstemmed Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos
title_sort Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos
author Soares, Moisés Nascimento
author_facet Soares, Moisés Nascimento
Chapani, Daisi Teresinha
author_role author
author2 Chapani, Daisi Teresinha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

Capes / Proex-UESB
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Moisés Nascimento
Chapani, Daisi Teresinha
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de Biologia. Educação Básica. Formação Docente.
Biology Education. Basic Education. Teachers Education.
Enseñanza de Biología. Educación Básica. Formación del Profesorado.
topic Educação
Ensino de Biologia. Educação Básica. Formação Docente.
Biology Education. Basic Education. Teachers Education.
Enseñanza de Biología. Educación Básica. Formación del Profesorado.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste artigo discutimos as possibilidades, em termos de experiência formativa, oferecidas pela realização de minicursos por licenciandos de Ciências Biológicas, no contexto de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Os dados foram constituídos pelos folhetos de divulgação, planos de ensino e trabalhos de conclusão de curso realizados pelos licenciandos. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de experiência formativa, conforme Theodor Adorno, e a categoria dos professores como intelectuais transformadores, proposta por Henry Giroux. As análises evidenciam o desafio do constructo experiência formativa como estruturante e unificador de propostas formativas, permitindo-nos tensionar as relações entre experiências, sentidos mais críticos e a formação de futuros professores como intelectuais.
This study discusses the possibilities offered in the courses attended by undergraduate students of Biological Sciences within the context of a project linked to the Novos Talentos Program. The data are composed of advertising leaflets, syllabi, and end-of-course papers elaborated by those undergraduate students. The concepts of formative experience proposed by Theodor Adorno and transformative intellectuals by Henry Giroux are used as theoretical background. The assessments show the challenge of the formative experience construct as a founding and unifying element of formative proposals, so that the existing relationships between experiences, critical meanings, and education of future teachers as intellectuals can be stressed.
 Este artículo discute las posibilidades en términos de experiencia de formación, ofrecidas por la realización de cursos de corta duración por parte de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas en el contexto de un sub proyecto del Programa de Novos Talentos. Los datos consistieron en folletos, planes de lecciones y trabajos de conclusión de curso realizados por esos estudiantes de pregrado. El marco teórico utilizado fue el concepto de experiencia formativa propuesto por Theodor Adorno y la categoría de los profesores como intelectuales transformadores propuesta por Henry Giroux. El análisis revela el desafío del constructo experiencia formativa para la estructuración y unificación de propuestas de formación, permitiendo la tensión entre experiencias, sentidos más críticos y la formación de los futuros docentes como intelectuales.
description Neste artigo discutimos as possibilidades, em termos de experiência formativa, oferecidas pela realização de minicursos por licenciandos de Ciências Biológicas, no contexto de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Os dados foram constituídos pelos folhetos de divulgação, planos de ensino e trabalhos de conclusão de curso realizados pelos licenciandos. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de experiência formativa, conforme Theodor Adorno, e a categoria dos professores como intelectuais transformadores, proposta por Henry Giroux. As análises evidenciam o desafio do constructo experiência formativa como estruturante e unificador de propostas formativas, permitindo-nos tensionar as relações entre experiências, sentidos mais críticos e a formação de futuros professores como intelectuais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682
10.21713/2358-2332.2015.v12.682
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2015.v12.682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 12, n. 28 (2015)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 28 (2015)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073757741056