Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682 |
Resumo: | Neste artigo discutimos as possibilidades, em termos de experiência formativa, oferecidas pela realização de minicursos por licenciandos de Ciências Biológicas, no contexto de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Os dados foram constituídos pelos folhetos de divulgação, planos de ensino e trabalhos de conclusão de curso realizados pelos licenciandos. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de experiência formativa, conforme Theodor Adorno, e a categoria dos professores como intelectuais transformadores, proposta por Henry Giroux. As análises evidenciam o desafio do constructo experiência formativa como estruturante e unificador de propostas formativas, permitindo-nos tensionar as relações entre experiências, sentidos mais críticos e a formação de futuros professores como intelectuais. |
id |
CAPES-1_95cfda0587a3da9ce5abade25c91dc4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/682 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos TalentosAproximações e desafios à experiência formativa por parte de licenciandos de Ciências Biológicas: considerações a partir de um subprojeto ligado ao Programa Novos TalentosApproaches and challenges to formative experience by undergraduates of Biological Sciences: considerations from a subproject linked to the Novos Talentos ProgramEducaçãoEnsino de Biologia. Educação Básica. Formação Docente.Biology Education. Basic Education. Teachers Education.Enseñanza de Biología. Educación Básica. Formación del Profesorado.Neste artigo discutimos as possibilidades, em termos de experiência formativa, oferecidas pela realização de minicursos por licenciandos de Ciências Biológicas, no contexto de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Os dados foram constituídos pelos folhetos de divulgação, planos de ensino e trabalhos de conclusão de curso realizados pelos licenciandos. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de experiência formativa, conforme Theodor Adorno, e a categoria dos professores como intelectuais transformadores, proposta por Henry Giroux. As análises evidenciam o desafio do constructo experiência formativa como estruturante e unificador de propostas formativas, permitindo-nos tensionar as relações entre experiências, sentidos mais críticos e a formação de futuros professores como intelectuais.This study discusses the possibilities offered in the courses attended by undergraduate students of Biological Sciences within the context of a project linked to the Novos Talentos Program. The data are composed of advertising leaflets, syllabi, and end-of-course papers elaborated by those undergraduate students. The concepts of formative experience proposed by Theodor Adorno and transformative intellectuals by Henry Giroux are used as theoretical background. The assessments show the challenge of the formative experience construct as a founding and unifying element of formative proposals, so that the existing relationships between experiences, critical meanings, and education of future teachers as intellectuals can be stressed. Este artículo discute las posibilidades en términos de experiencia de formación, ofrecidas por la realización de cursos de corta duración por parte de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas en el contexto de un sub proyecto del Programa de Novos Talentos. Los datos consistieron en folletos, planes de lecciones y trabajos de conclusión de curso realizados por esos estudiantes de pregrado. El marco teórico utilizado fue el concepto de experiencia formativa propuesto por Theodor Adorno y la categoría de los profesores como intelectuales transformadores propuesta por Henry Giroux. El análisis revela el desafío del constructo experiencia formativa para la estructuración y unificación de propuestas de formación, permitiendo la tensión entre experiencias, sentidos más críticos y la formación de los futuros docentes como intelectuales.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCapes / Proex-UESBSoares, Moisés NascimentoChapani, Daisi Teresinha2015-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/68210.21713/2358-2332.2015.v12.682RBPG; v. 12, n. 28 (2015)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 28 (2015)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos Aproximações e desafios à experiência formativa por parte de licenciandos de Ciências Biológicas: considerações a partir de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos Approaches and challenges to formative experience by undergraduates of Biological Sciences: considerations from a subproject linked to the Novos Talentos Program |
title |
Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos |
spellingShingle |
Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos Soares, Moisés Nascimento Educação Ensino de Biologia. Educação Básica. Formação Docente. Biology Education. Basic Education. Teachers Education. Enseñanza de Biología. Educación Básica. Formación del Profesorado. |
title_short |
Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos |
title_full |
Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos |
title_fullStr |
Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos |
title_full_unstemmed |
Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos |
title_sort |
Aproximaciones y desafíos a la experiencia de formación de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas: consideraciones de un subproyecto en el Programa Novos Talentos |
author |
Soares, Moisés Nascimento |
author_facet |
Soares, Moisés Nascimento Chapani, Daisi Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Chapani, Daisi Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes / Proex-UESB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Moisés Nascimento Chapani, Daisi Teresinha |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de Biologia. Educação Básica. Formação Docente. Biology Education. Basic Education. Teachers Education. Enseñanza de Biología. Educación Básica. Formación del Profesorado. |
topic |
Educação Ensino de Biologia. Educação Básica. Formação Docente. Biology Education. Basic Education. Teachers Education. Enseñanza de Biología. Educación Básica. Formación del Profesorado. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste artigo discutimos as possibilidades, em termos de experiência formativa, oferecidas pela realização de minicursos por licenciandos de Ciências Biológicas, no contexto de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Os dados foram constituídos pelos folhetos de divulgação, planos de ensino e trabalhos de conclusão de curso realizados pelos licenciandos. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de experiência formativa, conforme Theodor Adorno, e a categoria dos professores como intelectuais transformadores, proposta por Henry Giroux. As análises evidenciam o desafio do constructo experiência formativa como estruturante e unificador de propostas formativas, permitindo-nos tensionar as relações entre experiências, sentidos mais críticos e a formação de futuros professores como intelectuais. This study discusses the possibilities offered in the courses attended by undergraduate students of Biological Sciences within the context of a project linked to the Novos Talentos Program. The data are composed of advertising leaflets, syllabi, and end-of-course papers elaborated by those undergraduate students. The concepts of formative experience proposed by Theodor Adorno and transformative intellectuals by Henry Giroux are used as theoretical background. The assessments show the challenge of the formative experience construct as a founding and unifying element of formative proposals, so that the existing relationships between experiences, critical meanings, and education of future teachers as intellectuals can be stressed. Este artículo discute las posibilidades en términos de experiencia de formación, ofrecidas por la realización de cursos de corta duración por parte de los estudiantes de pregrado de Ciencias Biológicas en el contexto de un sub proyecto del Programa de Novos Talentos. Los datos consistieron en folletos, planes de lecciones y trabajos de conclusión de curso realizados por esos estudiantes de pregrado. El marco teórico utilizado fue el concepto de experiencia formativa propuesto por Theodor Adorno y la categoría de los profesores como intelectuales transformadores propuesta por Henry Giroux. El análisis revela el desafío del constructo experiencia formativa para la estructuración y unificación de propuestas de formación, permitiendo la tensión entre experiencias, sentidos más críticos y la formación de los futuros docentes como intelectuales. |
description |
Neste artigo discutimos as possibilidades, em termos de experiência formativa, oferecidas pela realização de minicursos por licenciandos de Ciências Biológicas, no contexto de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Os dados foram constituídos pelos folhetos de divulgação, planos de ensino e trabalhos de conclusão de curso realizados pelos licenciandos. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de experiência formativa, conforme Theodor Adorno, e a categoria dos professores como intelectuais transformadores, proposta por Henry Giroux. As análises evidenciam o desafio do constructo experiência formativa como estruturante e unificador de propostas formativas, permitindo-nos tensionar as relações entre experiências, sentidos mais críticos e a formação de futuros professores como intelectuais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682 10.21713/2358-2332.2015.v12.682 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2015.v12.682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/682/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 12, n. 28 (2015) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 28 (2015) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987073757741056 |