Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45227 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se uma proposta para utilização da plataforma Arduino no processo de ensino/aprendizado de fundamentos de eletricidade na Física. O ensino da Física tem enfrentado dificuldades, que por vezes pode ser estrutural ou mesmo cultura. A dificuldade estrutural vem da forma como o ensino desta disciplina foi pensado e também por falta de estrutura. E a dificuldade cultural, vem da forma engessada de se ensinar a Física, onde o professor é sempre o detentor de todo conhecimento e os alunos apenas mecanizam o processo através de repetição. Neste sentido, a metodologia ativa, se apresenta como uma possibilidade de mudança de paradigma, onde o aluno passa a ser o protagonista e participante ativo, trazendo vários benefícios. Assim a proposta deste trabalho é realizar a aplicação de aulas com metodologia ativa com o auxílio da placa Arduino para ensino da Física com alunos do ensino médio, e posteriormente fazer uma avaliação com uma pesquisa qualitativa/quantitativa. Os resultados obtidos são satisfatórios, e destaca-se que 99% dos alunos recomendam mais aulas como está nas disciplinas de Física, e 100% dos alunos avaliaram a metodologia ativa com um bom potencial em relação a metodologia tradicional. |
id |
UNIFEI_9cd6a29df3f72583d3d2d0a7cf2ef276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45227 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en físicaUtilização da plataforma Arduino no processo de ensino/aprendizado de fundamentos de eletricidade na físicaUse of the Arduino platform in the teaching/learning process of electricity fundamentals in physics ArduinoEnsinoFísicaFundamentos de Eletricidade. ArduinoEnseñandoFísicoFundamentos de Electricidad.ArduinoFundamentals of ElectricityPhysicalTeaching.Neste artigo, apresenta-se uma proposta para utilização da plataforma Arduino no processo de ensino/aprendizado de fundamentos de eletricidade na Física. O ensino da Física tem enfrentado dificuldades, que por vezes pode ser estrutural ou mesmo cultura. A dificuldade estrutural vem da forma como o ensino desta disciplina foi pensado e também por falta de estrutura. E a dificuldade cultural, vem da forma engessada de se ensinar a Física, onde o professor é sempre o detentor de todo conhecimento e os alunos apenas mecanizam o processo através de repetição. Neste sentido, a metodologia ativa, se apresenta como uma possibilidade de mudança de paradigma, onde o aluno passa a ser o protagonista e participante ativo, trazendo vários benefícios. Assim a proposta deste trabalho é realizar a aplicação de aulas com metodologia ativa com o auxílio da placa Arduino para ensino da Física com alunos do ensino médio, e posteriormente fazer uma avaliação com uma pesquisa qualitativa/quantitativa. Os resultados obtidos são satisfatórios, e destaca-se que 99% dos alunos recomendam mais aulas como está nas disciplinas de Física, e 100% dos alunos avaliaram a metodologia ativa com um bom potencial em relação a metodologia tradicional.In this paper, a proposal is presented for using the Arduino platform in the teaching/learning process of fundamentals of electricity in Physics. Physics teaching has faced difficulties, which can sometimes be structural or even cultural. The difficulty comes structurally from the way the teaching of this subject was designed and also due to the lack of structure. And the cultural difficulty comes from the rigid way of teaching Physics, where the teacher is always the holder of all knowledge and the students only mechanize the process through reproduction. In this sense, the active methodology presents itself as a possibility for a paradigm shift, where the student becomes the protagonist and active participant, bringing several benefits. Therefore, the proposal of this work is to carry out the application of classes with active methodology with the help of the Arduino board to teach Physics to high school students, and subsequently carry out an evaluation with qualitative/quantitative research. The results obtained are superior, and it is noteworthy that 99% of students recommend more classes as in Physics subjects, and 100% of students evaluated the active methodology as having good potential in relation to the traditional methodology.En este artículo se presenta una propuesta para el uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de la electricidad en Física. La enseñanza de la física ha enfrentado dificultades, que a veces pueden ser estructurales o incluso culturales. La dificultad estructural proviene de la forma en que se diseñó la enseñanza de esta materia y también de la falta de estructura. Y la dificultad cultural proviene de la forma rígida de enseñar Física, donde el profesor es siempre el poseedor de todo el conocimiento y los estudiantes simplemente mecanizan el proceso mediante la repetición. En este sentido, la metodología activa se presenta como una posibilidad de cambio de paradigma, donde el estudiante se convierte en protagonista y participante activo, trayendo varios beneficios. Por lo tanto, el propósito de este trabajo es implementar clases con metodología activa con ayuda de la placa Arduino para enseñar Física a estudiantes de secundaria, y posteriormente realizar una evaluación con investigación cualitativa/cuantitativa. Los resultados obtenidos son satisfactorios, destacando que el 99% de los estudiantes recomiendan más clases como en las materias de Física, y el 100% de los estudiantes evaluaron la metodología activa como con buen potencial en relación a la metodología tradicional.Research, Society and Development2024-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4522710.33448/rsd-v13i3.45227Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e5213345227Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e5213345227Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e52133452272525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45227/36102Copyright (c) 2024 Simone Silva Frutuoso de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Simone Silva Frutuoso de 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45227Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en física Utilização da plataforma Arduino no processo de ensino/aprendizado de fundamentos de eletricidade na física Use of the Arduino platform in the teaching/learning process of electricity fundamentals in physics |
title |
Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en física |
spellingShingle |
Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en física Souza, Simone Silva Frutuoso de Arduino Ensino Física Fundamentos de Eletricidade. Arduino Enseñando Físico Fundamentos de Electricidad. Arduino Fundamentals of Electricity Physical Teaching. |
title_short |
Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en física |
title_full |
Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en física |
title_fullStr |
Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en física |
title_full_unstemmed |
Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en física |
title_sort |
Uso de la plataforma Arduino en el proceso de enseñanza/aprendizaje de fundamentos de electricidad en física |
author |
Souza, Simone Silva Frutuoso de |
author_facet |
Souza, Simone Silva Frutuoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Simone Silva Frutuoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arduino Ensino Física Fundamentos de Eletricidade. Arduino Enseñando Físico Fundamentos de Electricidad. Arduino Fundamentals of Electricity Physical Teaching. |
topic |
Arduino Ensino Física Fundamentos de Eletricidade. Arduino Enseñando Físico Fundamentos de Electricidad. Arduino Fundamentals of Electricity Physical Teaching. |
description |
Neste artigo, apresenta-se uma proposta para utilização da plataforma Arduino no processo de ensino/aprendizado de fundamentos de eletricidade na Física. O ensino da Física tem enfrentado dificuldades, que por vezes pode ser estrutural ou mesmo cultura. A dificuldade estrutural vem da forma como o ensino desta disciplina foi pensado e também por falta de estrutura. E a dificuldade cultural, vem da forma engessada de se ensinar a Física, onde o professor é sempre o detentor de todo conhecimento e os alunos apenas mecanizam o processo através de repetição. Neste sentido, a metodologia ativa, se apresenta como uma possibilidade de mudança de paradigma, onde o aluno passa a ser o protagonista e participante ativo, trazendo vários benefícios. Assim a proposta deste trabalho é realizar a aplicação de aulas com metodologia ativa com o auxílio da placa Arduino para ensino da Física com alunos do ensino médio, e posteriormente fazer uma avaliação com uma pesquisa qualitativa/quantitativa. Os resultados obtidos são satisfatórios, e destaca-se que 99% dos alunos recomendam mais aulas como está nas disciplinas de Física, e 100% dos alunos avaliaram a metodologia ativa com um bom potencial em relação a metodologia tradicional. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45227 10.33448/rsd-v13i3.45227 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45227 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v13i3.45227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45227/36102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Simone Silva Frutuoso de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Simone Silva Frutuoso de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e5213345227 Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e5213345227 Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e5213345227 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052638928306176 |