Avaliação da qualidade de sono em estudantes de medicina de centro universitário privado em Teresina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Andrielle Bandeira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Feitosa , Natânia Rany Gomes Solano, Costa , Carlos Daniel Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41393
Resumo: O sono é uma função biológica fundamental e determinante para a qualidade de vida. Os estudantes de medicina, por estarem sempre expostos a situações de estresse, são grupo de risco para o desenvolvimento de uma má qualidade de sono. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção subjetiva da qualidade do sono em estudantes de medicina de instituição de ensino privada em Teresina. Estudo descritivo e transversal do qual participaram 213 estudantes do terceiro, sétimo e décimo período do curso de medicina. Foram utilizados o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI-BR) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE)) posteriormente os dados foram analisados com estatística descritiva. Observou-se que mais da metade dos alunos do décimo período (59,38%) teve de 5 a 6 horas de sono; 33,3% (3º), 27,8% (7º) e 37,5% (10º) dos alunos relataram dificuldades para dormir; acordam no meio da noite ou muito cedo; a maioria dos alunos considerem ter qualidade do sono boa, entretanto 33,3% (3º), 20,0% (7º) e 40,6% (10º) avaliam a qualidade do sono como ruim. A maioria do acadêmicos apresentou qualidade de sono ruim, o que pode estar afetando significativamente sua saúde e o desempenho educacional, evidenciando a importância de medidas educativas relacionadas à higiene e rotina de sono para esta população.
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spelling Avaliação da qualidade de sono em estudantes de medicina de centro universitário privado em TeresinaEvaluation of sleep quality in medical students at a private university center in TeresinaEvaluación de la calidad del sueño en estudiantes de medicina de un centro universitario privado de TeresinaQualidade do sonoTranstornos do sonoEstudantes de medicina.Calidad del sueñoTrastornos del sueñoEstudiantes de medicina.Sleep qualitySleep disordersMedical students.O sono é uma função biológica fundamental e determinante para a qualidade de vida. Os estudantes de medicina, por estarem sempre expostos a situações de estresse, são grupo de risco para o desenvolvimento de uma má qualidade de sono. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção subjetiva da qualidade do sono em estudantes de medicina de instituição de ensino privada em Teresina. Estudo descritivo e transversal do qual participaram 213 estudantes do terceiro, sétimo e décimo período do curso de medicina. Foram utilizados o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI-BR) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE)) posteriormente os dados foram analisados com estatística descritiva. Observou-se que mais da metade dos alunos do décimo período (59,38%) teve de 5 a 6 horas de sono; 33,3% (3º), 27,8% (7º) e 37,5% (10º) dos alunos relataram dificuldades para dormir; acordam no meio da noite ou muito cedo; a maioria dos alunos considerem ter qualidade do sono boa, entretanto 33,3% (3º), 20,0% (7º) e 40,6% (10º) avaliam a qualidade do sono como ruim. A maioria do acadêmicos apresentou qualidade de sono ruim, o que pode estar afetando significativamente sua saúde e o desempenho educacional, evidenciando a importância de medidas educativas relacionadas à higiene e rotina de sono para esta população.Sleep is a fundamental biological function that determines the quality of life. You medical students, because they are always exposed to stressful situations, are a risk group for the development of poor sleep quality. The aim of this study is to evaluate the subjective perception of sleep quality in medical students at a private teaching institution in Teresina. Descriptive and cross- sectional study in which 213 students from the third, seventh and tenth period of the medical course participated. The Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI-BR) and the Epworth Sleepiness Scale (ESS) were used, subsequently the data were analyzed with descriptive statistics. It was observed that more than half of students in the tenth period (59.38%) had 5 to 6 hours of sleep; 33.3% (3rd), 27.8% (7th) and 37.5% (10th) of students reported sleeping difficulties; wake up in the middle of the night or very early; most students consider their sleep quality to be good, however 33.3% (3rd), 20.0% (7th) and 40.6% (10th) rate their sleep quality as poor. Most academics had poor sleep quality, which may be significantly affecting their health and educational performance, highlighting the importance of educational measures related to hygiene and sleep routine for this population.El sueño es una función biológica fundamental que determina la calidad de vida. Los estudiantes de medicina, por estar siempre expuestos a situaciones estresantes, son un grupo de riesgo para el desarrollo de una mala calidad del sueño. El objetivo de este estudio es evaluar la percepción subjetiva de la calidad del sueño en estudiantes de medicina de una institución de enseñanza privada en Teresina. Estudio descriptivo y transversal en el que participaron 213 estudiantes del tercer, séptimo y décimo periodo de la carrera de medicina. Fueron utilizados el Índice de Calidad del Sueño de Pittsburgh (PSQI-BR) y la Escala de Somnolencia de Epworth (ESS), posteriormente los datos fueron analizados con estadística descriptiva. Se observó que más de la mitad de los estudiantes del décimo período (59,38%) tenían de 5 a 6 horas de sueño; El 33,3% (3°), el 27,8% (7°) y el 37,5% (10°) de los estudiantes reportaron dificultades para dormir; despertarse en medio de la noche o muy temprano; la mayoría de los estudiantes considera que la calidad del sueño es buena, sin embargo, el 33,3 % (3º), el 20,0 % (7º) y el 40,6 % (10º) califican la calidad del sueño como mala. La mayoría de los académicos presentaba mala calidad del sueño, lo que puede estar afectando significativamente su salud y desempeño educativo, destacando la importancia de las medidas educativas relacionadas con la higiene y la rutina del sueño para esta población.Research, Society and Development2023-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4139310.33448/rsd-v12i5.41393Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e2312541393Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e2312541393Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e23125413932525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41393/33652Copyright (c) 2023 Andrielle Bandeira Campelo; Natânia Rany Gomes Solano Feitosa ; Carlos Daniel Miranda Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampelo, Andrielle Bandeira Feitosa , Natânia Rany Gomes Solano Costa , Carlos Daniel Miranda 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41393Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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