Experiências individuais, raciais e sociais com ações afirmativas: um protocolo de revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Kênia Eliber
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Albino, Laura Aparecida Martins, Dell’Agli, Betânia Alves Veiga, Caetano, Luciana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25394
Resumo: Ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras têm possibilitado a convivência de diferentes grupos sociais e étnico-raciais no ensino superior. Uma das principais preocupações desta política é a promoção da igualdade social. Embora existam alguns estudos empíricos sobre o tema, não há uma revisão de escopo sobre as experiências dos alunos nesta nova realidade. Nosso objetivo é identificar, analisar e sintetizar a literatura existente sobre as experiências individuais, sociais e raciais dos sujeitos envolvidos com as ações afirmativas no ensino superior brasileiro. Este protocolo de revisão de escopo segue o método Joanna Briggs Institute e as diretrizes dos itens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e extensão de meta-análises para revisões de escopo (PRISMA-ScR). A estratégia PICo (população, intervenção e contexto) sistematizou a busca que realizaremos nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, nas bases de dados Scielo, BVS - saúde, LILACS, BVS-PSI, EBSCO, APA / PsycNet, MEDLINE / PubMed, ProQuest -ERIC, Web of Science, Scopus, Embase (Elsevier). Analisaremos os resultados quantitativamente em termos de frequência absoluta e relativa e qualitativamente por meio de síntese e categorias temáticas. Esta análise de escopo sintetizará a literatura atual e identificará lacunas na pesquisa e maneiras de avançar no desenvolvimento e implementação de estratégias que contribuam para o sucesso da política e promoção da saúde mental dos estudantes.
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spelling Experiências individuais, raciais e sociais com ações afirmativas: um protocolo de revisão de escopoExperiencias individuales, raciales y sociales con acciones afirmativas: un protocolo de revisión del alcanceIndividual, racial, and social experiences with affirmative actions: a scoping review protocolAção afirmativaRelações étnico-raciaisEnsino superiorRevisão de literatura.Affirmative actionEthnic-racial relationsSocial integrationHigher educationLiterature review.Acción afirmativaRelaciones étnico-racialesIntegración socialEducación superiorRevisión de la literatura.Ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras têm possibilitado a convivência de diferentes grupos sociais e étnico-raciais no ensino superior. Uma das principais preocupações desta política é a promoção da igualdade social. Embora existam alguns estudos empíricos sobre o tema, não há uma revisão de escopo sobre as experiências dos alunos nesta nova realidade. Nosso objetivo é identificar, analisar e sintetizar a literatura existente sobre as experiências individuais, sociais e raciais dos sujeitos envolvidos com as ações afirmativas no ensino superior brasileiro. Este protocolo de revisão de escopo segue o método Joanna Briggs Institute e as diretrizes dos itens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e extensão de meta-análises para revisões de escopo (PRISMA-ScR). A estratégia PICo (população, intervenção e contexto) sistematizou a busca que realizaremos nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, nas bases de dados Scielo, BVS - saúde, LILACS, BVS-PSI, EBSCO, APA / PsycNet, MEDLINE / PubMed, ProQuest -ERIC, Web of Science, Scopus, Embase (Elsevier). Analisaremos os resultados quantitativamente em termos de frequência absoluta e relativa e qualitativamente por meio de síntese e categorias temáticas. Esta análise de escopo sintetizará a literatura atual e identificará lacunas na pesquisa e maneiras de avançar no desenvolvimento e implementação de estratégias que contribuam para o sucesso da política e promoção da saúde mental dos estudantes.Las acciones afirmativas en las universidades públicas brasileñas han permitido que los diferentes grupos sociales y étnicos / raciales coexistan en la educación superior. Una de las principales preocupaciones de esta política es la promoción de la igualdad social. Si bien existen algunos estudios empíricos sobre este tema, no existe una revisión de alcance sobre las experiencias de los estudiantes en esta nueva realidad. Nuestro objetivo es identificar, analizar y sintetizar la literatura existente sobre las experiencias personales, sociales y raciales del público involucrado con la acción afirmativa en la educación superior brasileña. Este protocolo de revisión de alcance sigue el método del Instituto Joanna Briggs y las pautas de los elementos de informes preferidos para revisiones sistemáticas y la extensión de metaanálisis para revisiones de alcance (PRISMA-ScR). La estrategia PICo (población, intervención y contexto) sistematizó la búsqueda que realizamos en enero y febrero de 2022, en las bases de datos Scielo, BVS - salud, LILACS, BVS-PSI, EBSCO, APA / PsycNet, MEDLINE / PubMed, ProQuest. -ERIC, Web of Science, Scopus, Embase (Elsevier). Analizamos los resultados cuantitativamente en términos de frecuencia absoluta y relativa y cualitativamente mediante síntesis y categorías temáticas. Esta revisión de alcance sintetizará la literatura actual e identificará brechas en la investigación y formas de avanzar en el desarrollo o implementación de estrategias que contribuyan al éxito de la política y promoción de la salud mental de los estudiantes.Affirmative action in Brazilian public universities have enabled the different social and ethnic/racial groups to coexist in higher education. One of the main concerns of this policy is the promotion of social equality. Even though there are some empirical studies on this topic, there is no scoping review on the experiences of students in this new reality. Our aim is to identify, analyze and synthesize the existing literature on the personal, social, and racial experiences of the public involved with affirmative action in Brazilian higher education. This scoping review protocol follows the Joanna Briggs Institute method and the guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). The PICo strategy (population, intervention, and context) systematized the search that we will carry out in January and February of 2022, in the Scielo, VHL – health, LILACS, VHL-PSI, EBSCO, APA/PsycNet, MEDLINE/PubMed databases, ProQuest-ERIC, Web of Science, Scopus, Embase (Elsevier). We will analyze the results quantitatively in terms of absolute and relative frequency and qualitatively through synthesis and thematic categories. This scoping review will synthesize the current literature and identify gaps in research and ways to advance the development or implementation of strategies that contribute to the success of the policy and promotion of students' mental health.Research, Society and Development2022-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2539410.33448/rsd-v11i1.25394Research, Society and Development; Vol. 11 No. 1; e54211125394Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 1; e54211125394Research, Society and Development; v. 11 n. 1; e542111253942525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25394/22167Copyright (c) 2022 Kênia Eliber Vieira; Laura Aparecida Martins Albino; Betânia Alves Veiga Dell’Agli; Luciana Maria Caetanohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Kênia EliberAlbino, Laura Aparecida MartinsDell’Agli, Betânia Alves VeigaCaetano, Luciana Maria2022-01-16T18:08:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25394Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:43:41.199677Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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description Ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras têm possibilitado a convivência de diferentes grupos sociais e étnico-raciais no ensino superior. Uma das principais preocupações desta política é a promoção da igualdade social. Embora existam alguns estudos empíricos sobre o tema, não há uma revisão de escopo sobre as experiências dos alunos nesta nova realidade. Nosso objetivo é identificar, analisar e sintetizar a literatura existente sobre as experiências individuais, sociais e raciais dos sujeitos envolvidos com as ações afirmativas no ensino superior brasileiro. Este protocolo de revisão de escopo segue o método Joanna Briggs Institute e as diretrizes dos itens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e extensão de meta-análises para revisões de escopo (PRISMA-ScR). A estratégia PICo (população, intervenção e contexto) sistematizou a busca que realizaremos nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, nas bases de dados Scielo, BVS - saúde, LILACS, BVS-PSI, EBSCO, APA / PsycNet, MEDLINE / PubMed, ProQuest -ERIC, Web of Science, Scopus, Embase (Elsevier). Analisaremos os resultados quantitativamente em termos de frequência absoluta e relativa e qualitativamente por meio de síntese e categorias temáticas. Esta análise de escopo sintetizará a literatura atual e identificará lacunas na pesquisa e maneiras de avançar no desenvolvimento e implementação de estratégias que contribuam para o sucesso da política e promoção da saúde mental dos estudantes.
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