Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) na avaliação do estado emocional de estudantes de Fisioterapia na pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Heliny Alves dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pimentel, Clarice Fernandes, Santana, Jessé Castelo Souza, Castro, Nathalia Carneiro Christino Viana de, Oliveira, Franassis Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37978
Resumo: Objetivo: Avaliar os níveis de ansiedade, estresse e depressão dos estudantes de Fisioterapia durante a pandemia do Covid-19. Metodologia: Pesquisa é do tipo transversal descritiva e avaliou 115 estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, campus Goiânia. A coleta foi realizada por meio uma de uma única sessão, com o questionário encaminhado via link do google formulários, na qual foram coletados dados sociodemográficos e o questionário Depression, Anxiety and Stress Scale DASS-21 para avaliação da ansiedade, depressão e estresse. Resultados: A coleta demonstrou que as variáveis apresentavam valores médios acima do normal considerado pela escala DASS-21. A média de nível de estresse foi de 2,74 e o de ansiedade 2,79, ambos classificados como alterações leves. Entretanto os níveis de depressão aparecem com a média de 3.18, classificado então pela DASS-21 como uma alteração moderada. Discussão: Durante a pandemia da COVID-19 a amostra apresentou níveis elevados de ansiedade, estresse e depressão. Sendo a insegurança e o medo gerado pela situação, bem como o isolamento social fatores que colaboraram para este aspecto. Conclusão: Por meio da escala DASS-21 foi possível demonstrar que os estudantes de fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, apresentaram alterações no estado emocional devido a pandemia da COVID-19. 
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A coleta foi realizada por meio uma de uma única sessão, com o questionário encaminhado via link do google formulários, na qual foram coletados dados sociodemográficos e o questionário Depression, Anxiety and Stress Scale DASS-21 para avaliação da ansiedade, depressão e estresse. Resultados: A coleta demonstrou que as variáveis apresentavam valores médios acima do normal considerado pela escala DASS-21. A média de nível de estresse foi de 2,74 e o de ansiedade 2,79, ambos classificados como alterações leves. Entretanto os níveis de depressão aparecem com a média de 3.18, classificado então pela DASS-21 como uma alteração moderada. Discussão: Durante a pandemia da COVID-19 a amostra apresentou níveis elevados de ansiedade, estresse e depressão. Sendo a insegurança e o medo gerado pela situação, bem como o isolamento social fatores que colaboraram para este aspecto. Conclusão: Por meio da escala DASS-21 foi possível demonstrar que os estudantes de fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, apresentaram alterações no estado emocional devido a pandemia da COVID-19. Objective: To evaluate the levels of anxiety, stress and depression in Physical Therapy students during the Covid-19 pandemic. Methodology: This is a cross-sectional descriptive study that evaluated 115 students from the Physical Therapy course of the Universidade Estadual de Goiás, Goiânia campus. The collection was performed by means of a single session, with the questionnaire forwarded via google forms link, in which sociodemographic data and the Depression, Anxiety and Stress Scale DASS-21 questionnaire were collected to evaluate anxiety, depression and stress. Results: The collection showed that the variables had mean values above the normal considered by the DASS-21 scale. The mean stress level was 2.74 and the mean anxiety level was 2.79, both classified as mild alterations. However, the levels of depression appeared with a mean of 3.18, classified then by the DASS-21 as a moderate alteration. Discussion: During the COVID-19 pandemic the sample showed high levels of anxiety, stress and depression. Being the insecurity and fear generated by the situation, as well as the social isolation factors that contributed to this aspect. Conclusion: Through the DASS-21 scale it was possible to demonstrate that the physical therapy students from the Universidade Estadual de Goiás (State University of Goiás) showed changes in their emotional state due to the COVID-19 pandemic. Objetivo: Evaluar los niveles de ansiedad, estrés y depresión de los estudiantes de Fisioterapia durante la pandemia de Covid-19. Metodología: La investigación es de tipo transversal y descriptiva, y se ha realizado con 115 estudiantes del curso de Fisioterapia de la Universidad Estatal de Goiás, campus de Goiânia. La encuesta se realizó mediante una única sesión, con el cuestionario enviado a través del enlace de Google Forms, en el que se recogieron datos sociodemográficos y el cuestionario Depression, Anxiety and Stress Scale DASS-21 para evaluar la ansiedad, la depresión y el estrés. Resultados: La recogida mostró que las variables tenían valores medios por encima de la normalidad considerada por la escala DASS-21. La media del nivel de estrés fue de 2,74 y la de ansiedad de 2,79, ambas clasificadas como alteraciones leves. Sin embargo los niveles de depresión aparecieron con una media de 3,18, clasificada entonces por el DASS-21 como una alteración moderada. Discusión: Durante la pandemia de COVID-19 la muestra mostró altos niveles de ansiedad, estrés y depresión. Siendo la inseguridad y el miedo generados por la situación, así como el aislamiento social factores que contribuyeron a este aspecto. Conclusión: A través de la escala DASS-21 fue posible demostrar que los estudiantes de fisioterapia de la Universidade Estadual de Goiás presentaron cambios en el estado emocional debido a la pandemia de COVID-19.Research, Society and Development2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3797810.33448/rsd-v11i16.37978Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e402111637978Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e402111637978Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4021116379782525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37978/31775Copyright (c) 2022 Heliny Alves dos Santos; Clarice Fernandes Pimentel; Jessé Castelo Souza Santana; Nathalia Carneiro Christino Viana de Castro; Franassis Barbosa de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Heliny Alves dos Pimentel, Clarice Fernandes Santana, Jessé Castelo Souza Castro, Nathalia Carneiro Christino Viana de Oliveira, Franassis Barbosa de 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37978Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:55.426008Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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