O estudo de caso de uma criança cardiopata
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36016 |
Resumo: | Objetivo: compreende e analisar os efeitos da cardiopatia congênita no desenvolvimento de uma criança, como também, intervir clinicamente de forma a modificar os resultados da avaliação. Método: estudo de caso clínico descritivo, com análise quantitativa e qualitativa de diferentes dados de uma criança cardiopata com entraves no processo de desenvolvimento em geral e, em particular, na aquisição de linguagem. Procedimentos e materiais utilizados: entrevista com a mãe da criança; gravação dos encontros; diário de campo; aplicação do instrumento Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R). Resultados: a) na parte quantitativa: Anaís atingiu 87 pontos na escala de desenvolvimento do PEP-R, o que indica um atraso neuropsicomotor de 01;06 anos; b) na parte qualitativa: a análise de fragmentos transcritos dos vídeos mostrou diferenças significativas nas respostas de Anaís ao teste, antes e depois de a pesquisadora modificar sua postura durante a aplicação. Conclusões: a mudança de postura do avaliador sensível à escuta do sujeito, possibilitou a emergência da subjetividade de Anaís manifesta em habilidades em desenvolvimento ou prestes a emergir. Anaís está à frente do teste, no sentido da recusa dos resultados obtidos na primeira aplicação, realizada de acordo com o manual do PEP-R. Por mais que algumas áreas permaneçam em descompasso, a participante mostrou uma transformação em suas respostas, com a mudança de abordagem. Portanto, o teste é eficaz para crianças com impasses na aquisição de linguagem desde que o avaliador não se restrinja a parametrizar o desenvolvimento e intervenha clinicamente em paralelo à avaliação. |
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O estudo de caso de uma criança cardiopataThe case study of a child with heart diseaseEl caso de un niño con enfermedad cardiacaChild developmentHeart diseasesEvaluation of neuropsychological developmentMotor Activity.Desarrollo infantilEnfermedades del corazónEvaluación del desarrollo neuropsicológicoActividad motora.Desenvolvimento infantilCardiopatiasAvaliação do desenvolvimento neuropsicológicoAtividade motora. Objetivo: compreende e analisar os efeitos da cardiopatia congênita no desenvolvimento de uma criança, como também, intervir clinicamente de forma a modificar os resultados da avaliação. Método: estudo de caso clínico descritivo, com análise quantitativa e qualitativa de diferentes dados de uma criança cardiopata com entraves no processo de desenvolvimento em geral e, em particular, na aquisição de linguagem. Procedimentos e materiais utilizados: entrevista com a mãe da criança; gravação dos encontros; diário de campo; aplicação do instrumento Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R). Resultados: a) na parte quantitativa: Anaís atingiu 87 pontos na escala de desenvolvimento do PEP-R, o que indica um atraso neuropsicomotor de 01;06 anos; b) na parte qualitativa: a análise de fragmentos transcritos dos vídeos mostrou diferenças significativas nas respostas de Anaís ao teste, antes e depois de a pesquisadora modificar sua postura durante a aplicação. Conclusões: a mudança de postura do avaliador sensível à escuta do sujeito, possibilitou a emergência da subjetividade de Anaís manifesta em habilidades em desenvolvimento ou prestes a emergir. Anaís está à frente do teste, no sentido da recusa dos resultados obtidos na primeira aplicação, realizada de acordo com o manual do PEP-R. Por mais que algumas áreas permaneçam em descompasso, a participante mostrou uma transformação em suas respostas, com a mudança de abordagem. Portanto, o teste é eficaz para crianças com impasses na aquisição de linguagem desde que o avaliador não se restrinja a parametrizar o desenvolvimento e intervenha clinicamente em paralelo à avaliação.Objective: to understand and analyze the effects of congenital heart disease on the development of a child, as well as to intervene clinically to modify the results of the evaluation. Method: descriptive clinical case study, with quantitative and qualitative analysis of different data of a cardiac child with obstacles in the development process in general and in language acquisition. Procedures and materials used: interview with the child's mother; recording of the meetings; field diary; application of the Revised Psychoeducational Profile (PEP-R) instrument. Results: a) in the quantitative part: Anaís reached 87 points on the PEP-R development scale, which indicates a neuropsychomotor delay of 01;06 years; b) in the qualitative part: the analysis of fragments transcribed from the videos showed significant differences in Anaís' responses to the test, before and after the researcher modified her posture during the application. Conclusions: the change of posture of the evaluator sensitive to listening to the subject allowed the emergence of Anaís subjectivity manifested in developing or soon-to-emerge skills. Anaís is at the forefront of the test, to refuse the results obtained in the first application, performed according to the PEP-R manual. As much as some areas remain out of step, the participant showed a transformation in her responses, with the change of approach. Therefore, the test is effective for children with stalemates in language acquisition if the evaluator is not restricted to parameterizing development and clinically intervening in parallel to the evaluation.Objetivo: comprender y analizar los efectos de la cardiopatía congénita en el desarrollo de un niño, así como intervenir clínicamente para modificar los resultados de la evaluación. Método: estudio de caso clínico descriptivo, con análisis cuantitativo y cualitativo de diferentes datos de un niño cardíaco con obstáculos en el proceso de desarrollo en general y, en particular, en la adquisición del lenguaje. Procedimientos y materiales utilizados: entrevista con la madre del niño; grabación de las reuniones; diario de campo; aplicación del instrumento Perfil Psicoeducativo Revisado (PEP-R). Resultados: a) en la parte cuantitativa: Anaís alcanzó 87 puntos en la escala de desarrollo PEP-R, lo que indica un retraso neuro psicomotor de 01;06 años; b) en la parte cualitativa: el análisis de fragmentos transcritos de los vídeos mostró diferencias significativas en las respuestas de Anaís a la prueba, antes y después de que la investigadora modificara su postura durante la aplicación. Conclusiones: el cambio de postura del evaluador sensible a la escucha del sujeto permitió la aparición de la subjetividad de Anaís manifestada en habilidades en desarrollo o próximamente emergentes. Anaís está a la vanguardia de la prueba, con el fin de rechazar los resultados obtenidos en la primera aplicación, realizada según el manual PEP-R. Por mucho que algunas áreas queden fuera de sintonía, la participante mostró una transformación en sus respuestas, con el cambio de enfoque. Por lo tanto, la prueba es efectiva para niños con estancamientos en la adquisición del lenguaje, siempre y cuando el evaluador no se limite a parametrizar el desarrollo e intervenir clínicamente en paralelo a la evaluación.Research, Society and Development2022-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3601610.33448/rsd-v11i14.36016Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e59111436016Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e59111436016Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e591114360162525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36016/30126Copyright (c) 2022 Rafaela Joaquim Frizzo; Regina Maria Ayres de Camargo Freirehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrizzo, Rafaela JoaquimFreire, Regina Maria Ayres de Camargo2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36016Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:43.187377Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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