Estratégias para solução de situações problema em atendimento em Odontopediatria
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42798 |
Resumo: | Introdução: O uso de estratégias de ensino comportamental para crianças é parte da técnica e do planejamento comportamental do dentista. Diferentes protocolos recomendam e descrevem estratégias psicológicas semelhantes, porém ainda são poucos os exemplos e discussões sobre como o dentista pode proceder durante o atendimento clínico. O presente estudo buscou, a partir do conhecimento de relatos de futuros profissionais, exemplos de possíveis estratégias que indicam modos de enfrentamento para auxiliar crianças durante rotinas clínicas. Objetivos: identificar relatos verbais de graduandos de odontologia sobre conhecimentos e exemplos relativos ao ensino de situações problema em odontopediatria. Métodos: Trata-se de uma análise qualitativa sobre o atendimento de crianças, para as quais o respondente descreveu qual seria sua conduta em relação ao mesmo. O questionário, com 10 questões, foi aplicado em 101 graduandos de Odontologia. As respostas dos alunos foram categorizadas com relação a cada situação-problema e possíveis estratégias de ensino. Foram destacadas e compiladas as respostas que se destacaram como apropriadas para a situação de atendimento infantil. Resultados e Discussão: Os dados permitiram identificar exemplos relativos as estratégias relacionados a três eixos de análise, a saber: 1.) Uso da descrição, 2.) Postura do profissional e 3) Envolvimento da criança. Conclusão: A partir de levantamento de exemplos hipotéticos, foi realizada uma reflexão crítica e dinâmica sobre modos de atendimento a crianças em Odontopediatria, em consonância com as diretrizes de atendimento humanizado em saúde. |
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Estratégias para solução de situações problema em atendimento em OdontopediatriaCope with non-collaboration situations in Pediatric DentistryEstrategias para la solución de situaciones problema en OdontopediatríaCiencias del comportamientoPsicología aplicadaEstudiantes.Ciências do comportamentoPsicologia aplicadaEstudantes.Behavior scienceApplied psychologyStudents.Introdução: O uso de estratégias de ensino comportamental para crianças é parte da técnica e do planejamento comportamental do dentista. Diferentes protocolos recomendam e descrevem estratégias psicológicas semelhantes, porém ainda são poucos os exemplos e discussões sobre como o dentista pode proceder durante o atendimento clínico. O presente estudo buscou, a partir do conhecimento de relatos de futuros profissionais, exemplos de possíveis estratégias que indicam modos de enfrentamento para auxiliar crianças durante rotinas clínicas. Objetivos: identificar relatos verbais de graduandos de odontologia sobre conhecimentos e exemplos relativos ao ensino de situações problema em odontopediatria. Métodos: Trata-se de uma análise qualitativa sobre o atendimento de crianças, para as quais o respondente descreveu qual seria sua conduta em relação ao mesmo. O questionário, com 10 questões, foi aplicado em 101 graduandos de Odontologia. As respostas dos alunos foram categorizadas com relação a cada situação-problema e possíveis estratégias de ensino. Foram destacadas e compiladas as respostas que se destacaram como apropriadas para a situação de atendimento infantil. Resultados e Discussão: Os dados permitiram identificar exemplos relativos as estratégias relacionados a três eixos de análise, a saber: 1.) Uso da descrição, 2.) Postura do profissional e 3) Envolvimento da criança. Conclusão: A partir de levantamento de exemplos hipotéticos, foi realizada uma reflexão crítica e dinâmica sobre modos de atendimento a crianças em Odontopediatria, em consonância com as diretrizes de atendimento humanizado em saúde.Introduction: The behavior management strategies with children is part of the dentist's technique and behavioral planning. Different protocols recommend describing the same psychological strategies, but there are still few examples or discussions on how the dentist can proceed during clinical care. The present study sought, based on knowledge of reports from future professionals, examples of possible strategies that indicate ways of coping to help children during clinical routines. Objectives: The aim of the study was to analyze verbal reports of dental students related to coping with problem situations in pediatric dentistry. Method: A qualitative study was conducted, in which the responded described his possible conduct in relation to children´s attendance. The questionnaire had 10 questions and was applied to 101 dentistry students. Student responses were categorized in relation to each problem situation and management strategies. The answers were arranged as appropriate for the child care situations. Results: The data identified examples related to management in a three axes of analysis: 1.) Use of description, 2.) Professional posture and 3) Involvement of the child. Conclusion: The analysis of the hypothetical examples allowed a critical and dynamic reflection on the ways of caring for children in Pediatric Dentistry, in consonance with the principles of humanized care.Introducción: El uso de estrategias de manejo de la conducta infantil es parte de la técnica y planificación conductual del odontólogo. Diferentes protocolos recomiendan y describen estrategias psicológicas similares, pero aún existen pocos ejemplos y discusiones sobre cómo puede proceder el odontólogo durante la atención clínica. El presente estudio buscó, a partir del conocimiento de los relatos de futuros profesionales, ejemplos de posibles estrategias que indiquen formas de enfrentamiento para ayudar a los niños durante las rutinas clínicas. Objetivos: identificar relatos orales de estudiantes de odontología sobre conocimientos y ejemplos relacionados con el manejo de situaciones problema en odontopediatría. Métodos: Se trata de un análisis cualitativo sobre el cuidado de los niños, para lo cual el informante describió cuál sería su conducta en relación al mismo. El cuestionario, con 10 preguntas, se aplicó a 101 estudiantes de odontología. Las respuestas de los estudiantes fueron categorizadas en relación a cada situación problema y posibles estrategias de manejo. Se destacaron y compilaron las respuestas que se destacaron como apropiadas para la situación del cuidado infantil. Resultados: Los datos permitieron identificar ejemplos relacionados con la gestión relacionados con tres ejes de análisis, a saber: 1.) Uso de la descripción, 2.) Actitud profesional y 3) Participación del niño. Conclusión: A partir del relevamiento de ejemplos hipotéticos, se realizó una reflexión crítica y dinámica sobre las formas de cuidar al niño en Odontopediatría, en línea con las directrices de la atención humanizada.Research, Society and Development2023-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4279810.33448/rsd-v12i8.42798Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e12712842798Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e12712842798Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e127128427982525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42798/34654Copyright (c) 2023 Júlia Siqueira ; Gustavo Sáttolo Rolim; Antonio Bento Alves de Moraes ; Cecilia Guarnieri Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira , Júlia Rolim, Gustavo Sáttolo Moraes , Antonio Bento Alves de Batista, Cecilia Guarnieri 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42798Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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