As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marilene Rivany
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Caixeta, Elcimar dos Reis, Melo, Thays Cristiny Simão, Silva, Franciele Delfina da, Silva, Léa Poliane, Nunes, Kalil Ribeiro, Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, guiada pela questão, Quais são os desafios e as estratégias vivenciados pelos professores enfermeiros na prática da docência. Para a busca adotou-se os descritores em ciências da saúde: docência, ensino, educação superior, enfermagem, pedagogia, professores universitários. As bases de dados consultadas foram Google Acadêmico, MEDLINE e SCIELO. Foram escolhidos seis artigos publicados no primeiro trimestre do ano de 2022. Após a análise descritiva foi possível elencar uma síntese do conhecimento revelando as lógicas do tema. Evidenciou-se como desafios que a maioria dos professores enfermeiros possui formação técnico-assistenciais específica da enfermagem, ausência de formação pedagógica, pós-graduação em docência focada em conteúdos teóricos, formação da graduação em ensino tradicional. Evidenciou-se como estratégia a necessidade de implantar uma formação pedagógica no curso de enfermagem, encontros pedagógicos, educação continuada e permanente, capacitação com foco no aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político, criar espaços de reflexão e o uso da metodologia ativa, programas de monitoria colaborativa na graduação, programa de inovação pedagógica. Conclui-se que é necessário a elaboração e implantação de programas institucionais de acompanhamento de professores iniciantes devem considerar o acolhimento entre pares, as parcerias com professores experientes, o conhecimento institucional, o investimento em espaços formais e informais de diálogos entre os iniciantes e estímulo à formação para a qualidade pedagógica do ensino superior e a efetividade de uma prática de pedagógica efetiva.
id UNIFEI_ba6e87657bc868425c9d5b7f8d2a26e9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42936
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégiasThe experiences of teaching nurses in the practice of teaching in higher education: Challenges and strategiesLas experiencias de enfermeros docentes en la práctica de la docencia en la educación superior: Desafíos y estratégiasDocênciaEnsinoEducação superiorEnfermagemPedagogiaProfessores universitários. TeachingHigher educationNursingPedagogyUniversity professors.EnseñanzaEnseñandoEducación universitariaEnfermeríaPedagogíaProfesores universitarios.Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, guiada pela questão, Quais são os desafios e as estratégias vivenciados pelos professores enfermeiros na prática da docência. Para a busca adotou-se os descritores em ciências da saúde: docência, ensino, educação superior, enfermagem, pedagogia, professores universitários. As bases de dados consultadas foram Google Acadêmico, MEDLINE e SCIELO. Foram escolhidos seis artigos publicados no primeiro trimestre do ano de 2022. Após a análise descritiva foi possível elencar uma síntese do conhecimento revelando as lógicas do tema. Evidenciou-se como desafios que a maioria dos professores enfermeiros possui formação técnico-assistenciais específica da enfermagem, ausência de formação pedagógica, pós-graduação em docência focada em conteúdos teóricos, formação da graduação em ensino tradicional. Evidenciou-se como estratégia a necessidade de implantar uma formação pedagógica no curso de enfermagem, encontros pedagógicos, educação continuada e permanente, capacitação com foco no aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político, criar espaços de reflexão e o uso da metodologia ativa, programas de monitoria colaborativa na graduação, programa de inovação pedagógica. Conclui-se que é necessário a elaboração e implantação de programas institucionais de acompanhamento de professores iniciantes devem considerar o acolhimento entre pares, as parcerias com professores experientes, o conhecimento institucional, o investimento em espaços formais e informais de diálogos entre os iniciantes e estímulo à formação para a qualidade pedagógica do ensino superior e a efetividade de uma prática de pedagógica efetiva.This is an integrative literature review, guided by the question, What are the challenges and strategies experienced by nursing professors in teaching practice. For the search, the descriptors in health sciences were adopted: teaching, teaching, higher education, nursing, pedagogy, university professors. The databases consulted were Google Scholar, MEDLINE and SCIELO. Six articles published in the first quarter of 2022 were chosen. After the descriptive analysis, it was possible to list a synthesis of knowledge revealing the logic of the theme. It was evident as challenges that most nursing professors have specific technical-assistance training in nursing, lack of pedagogical training, postgraduate training in teaching focused on theoretical content, undergraduate training in traditional teaching. As a strategy, the need to implement pedagogical training in the nursing course, pedagogical meetings, continuing and permanent education, training focused on technical, pedagogical, ethical and political improvement, creating spaces for reflection and the use of active methodology, programs of collaborative monitoring in graduation, pedagogical innovation program. It is concluded that it is necessary to design and implement institutional programs to monitor beginning teachers, which should consider welcoming among peers, partnerships with experienced teachers, institutional knowledge, investment in formal and informal spaces for dialogue between beginners and encouragement to training for the pedagogical quality of higher education and the effectiveness of an effective pedagogical practice.Se trata de una revisión integrativa de la literatura, guiada por la pregunta ¿Cuáles son los desafíos y las estrategias vividas por los profesores de enfermería en la práctica docente? Para la búsqueda, se adoptaron los descriptores en ciencias de la salud: enseñanza, docencia, enseñanza superior, enfermería, pedagogía, profesores universitarios. Las bases de datos consultadas fueron Google Scholar, MEDLINE y SCIELO. Se eligieron seis artículos publicados en el primer trimestre de 2022. Después del análisis descriptivo, fue posible enumerar una síntesis de conocimiento que revela la lógica del tema. Se evidenció como desafíos que la mayoría de los profesores de enfermería tienen formación técnico-asistencial específica en enfermería, falta de formación pedagógica, formación de posgrado en docencia enfocada en contenidos teóricos, formación de pregrado en docencia tradicional. Como estrategia, la necesidad de implementar la formación pedagógica en la carrera de enfermería, encuentros pedagógicos, educación continua y permanente, formación enfocada al perfeccionamiento técnico, pedagógico, ético y político, generando espacios de reflexión y el uso de metodología activa, programas de seguimiento colaborativo en posgrado, programa de innovación pedagógica. Se concluye que es necesario diseñar e implementar programas institucionales de seguimiento a los docentes principiantes, que deben considerar la acogida entre pares, alianzas con docentes experimentados, conocimiento institucional, inversión en espacios formales e informales de diálogo entre principiantes y estímulo a la formación de los docentes la calidad de la educación superior y la eficacia de una práctica pedagógica eficaz.Research, Society and Development2023-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4293610.33448/rsd-v12i8.42936Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e7412842936Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e7412842936Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e74128429362525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936/34595Copyright (c) 2023 Marilene Rivany Nunes; Elcimar dos Reis Caixeta; Thays Cristiny Simão Melo; Franciele Delfina da Silva; Léa Poliane Silva; Kalil Ribeiro Nunes; Maria Marta do Couto Pereira Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Marilene Rivany Caixeta, Elcimar dos Reis Melo, Thays Cristiny Simão Silva, Franciele Delfina da Silva, Léa Poliane Nunes, Kalil Ribeiro Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42936Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias
The experiences of teaching nurses in the practice of teaching in higher education: Challenges and strategies
Las experiencias de enfermeros docentes en la práctica de la docencia en la educación superior: Desafíos y estratégias
title As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias
spellingShingle As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias
Nunes, Marilene Rivany
Docência
Ensino
Educação superior
Enfermagem
Pedagogia
Professores universitários.
Teaching
Higher education
Nursing
Pedagogy
University professors.
Enseñanza
Enseñando
Educación universitaria
Enfermería
Pedagogía
Profesores universitarios.
title_short As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias
title_full As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias
title_fullStr As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias
title_full_unstemmed As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias
title_sort As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias
author Nunes, Marilene Rivany
author_facet Nunes, Marilene Rivany
Caixeta, Elcimar dos Reis
Melo, Thays Cristiny Simão
Silva, Franciele Delfina da
Silva, Léa Poliane
Nunes, Kalil Ribeiro
Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira
author_role author
author2 Caixeta, Elcimar dos Reis
Melo, Thays Cristiny Simão
Silva, Franciele Delfina da
Silva, Léa Poliane
Nunes, Kalil Ribeiro
Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marilene Rivany
Caixeta, Elcimar dos Reis
Melo, Thays Cristiny Simão
Silva, Franciele Delfina da
Silva, Léa Poliane
Nunes, Kalil Ribeiro
Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Ensino
Educação superior
Enfermagem
Pedagogia
Professores universitários.
Teaching
Higher education
Nursing
Pedagogy
University professors.
Enseñanza
Enseñando
Educación universitaria
Enfermería
Pedagogía
Profesores universitarios.
topic Docência
Ensino
Educação superior
Enfermagem
Pedagogia
Professores universitários.
Teaching
Higher education
Nursing
Pedagogy
University professors.
Enseñanza
Enseñando
Educación universitaria
Enfermería
Pedagogía
Profesores universitarios.
description Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, guiada pela questão, Quais são os desafios e as estratégias vivenciados pelos professores enfermeiros na prática da docência. Para a busca adotou-se os descritores em ciências da saúde: docência, ensino, educação superior, enfermagem, pedagogia, professores universitários. As bases de dados consultadas foram Google Acadêmico, MEDLINE e SCIELO. Foram escolhidos seis artigos publicados no primeiro trimestre do ano de 2022. Após a análise descritiva foi possível elencar uma síntese do conhecimento revelando as lógicas do tema. Evidenciou-se como desafios que a maioria dos professores enfermeiros possui formação técnico-assistenciais específica da enfermagem, ausência de formação pedagógica, pós-graduação em docência focada em conteúdos teóricos, formação da graduação em ensino tradicional. Evidenciou-se como estratégia a necessidade de implantar uma formação pedagógica no curso de enfermagem, encontros pedagógicos, educação continuada e permanente, capacitação com foco no aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político, criar espaços de reflexão e o uso da metodologia ativa, programas de monitoria colaborativa na graduação, programa de inovação pedagógica. Conclui-se que é necessário a elaboração e implantação de programas institucionais de acompanhamento de professores iniciantes devem considerar o acolhimento entre pares, as parcerias com professores experientes, o conhecimento institucional, o investimento em espaços formais e informais de diálogos entre os iniciantes e estímulo à formação para a qualidade pedagógica do ensino superior e a efetividade de uma prática de pedagógica efetiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936
10.33448/rsd-v12i8.42936
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936/34595
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e7412842936
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e7412842936
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e7412842936
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052629388361728