As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936 |
Resumo: | Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, guiada pela questão, Quais são os desafios e as estratégias vivenciados pelos professores enfermeiros na prática da docência. Para a busca adotou-se os descritores em ciências da saúde: docência, ensino, educação superior, enfermagem, pedagogia, professores universitários. As bases de dados consultadas foram Google Acadêmico, MEDLINE e SCIELO. Foram escolhidos seis artigos publicados no primeiro trimestre do ano de 2022. Após a análise descritiva foi possível elencar uma síntese do conhecimento revelando as lógicas do tema. Evidenciou-se como desafios que a maioria dos professores enfermeiros possui formação técnico-assistenciais específica da enfermagem, ausência de formação pedagógica, pós-graduação em docência focada em conteúdos teóricos, formação da graduação em ensino tradicional. Evidenciou-se como estratégia a necessidade de implantar uma formação pedagógica no curso de enfermagem, encontros pedagógicos, educação continuada e permanente, capacitação com foco no aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político, criar espaços de reflexão e o uso da metodologia ativa, programas de monitoria colaborativa na graduação, programa de inovação pedagógica. Conclui-se que é necessário a elaboração e implantação de programas institucionais de acompanhamento de professores iniciantes devem considerar o acolhimento entre pares, as parcerias com professores experientes, o conhecimento institucional, o investimento em espaços formais e informais de diálogos entre os iniciantes e estímulo à formação para a qualidade pedagógica do ensino superior e a efetividade de uma prática de pedagógica efetiva. |
id |
UNIFEI_ba6e87657bc868425c9d5b7f8d2a26e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42936 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégiasThe experiences of teaching nurses in the practice of teaching in higher education: Challenges and strategiesLas experiencias de enfermeros docentes en la práctica de la docencia en la educación superior: Desafíos y estratégiasDocênciaEnsinoEducação superiorEnfermagemPedagogiaProfessores universitários. TeachingHigher educationNursingPedagogyUniversity professors.EnseñanzaEnseñandoEducación universitariaEnfermeríaPedagogíaProfesores universitarios.Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, guiada pela questão, Quais são os desafios e as estratégias vivenciados pelos professores enfermeiros na prática da docência. Para a busca adotou-se os descritores em ciências da saúde: docência, ensino, educação superior, enfermagem, pedagogia, professores universitários. As bases de dados consultadas foram Google Acadêmico, MEDLINE e SCIELO. Foram escolhidos seis artigos publicados no primeiro trimestre do ano de 2022. Após a análise descritiva foi possível elencar uma síntese do conhecimento revelando as lógicas do tema. Evidenciou-se como desafios que a maioria dos professores enfermeiros possui formação técnico-assistenciais específica da enfermagem, ausência de formação pedagógica, pós-graduação em docência focada em conteúdos teóricos, formação da graduação em ensino tradicional. Evidenciou-se como estratégia a necessidade de implantar uma formação pedagógica no curso de enfermagem, encontros pedagógicos, educação continuada e permanente, capacitação com foco no aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político, criar espaços de reflexão e o uso da metodologia ativa, programas de monitoria colaborativa na graduação, programa de inovação pedagógica. Conclui-se que é necessário a elaboração e implantação de programas institucionais de acompanhamento de professores iniciantes devem considerar o acolhimento entre pares, as parcerias com professores experientes, o conhecimento institucional, o investimento em espaços formais e informais de diálogos entre os iniciantes e estímulo à formação para a qualidade pedagógica do ensino superior e a efetividade de uma prática de pedagógica efetiva.This is an integrative literature review, guided by the question, What are the challenges and strategies experienced by nursing professors in teaching practice. For the search, the descriptors in health sciences were adopted: teaching, teaching, higher education, nursing, pedagogy, university professors. The databases consulted were Google Scholar, MEDLINE and SCIELO. Six articles published in the first quarter of 2022 were chosen. After the descriptive analysis, it was possible to list a synthesis of knowledge revealing the logic of the theme. It was evident as challenges that most nursing professors have specific technical-assistance training in nursing, lack of pedagogical training, postgraduate training in teaching focused on theoretical content, undergraduate training in traditional teaching. As a strategy, the need to implement pedagogical training in the nursing course, pedagogical meetings, continuing and permanent education, training focused on technical, pedagogical, ethical and political improvement, creating spaces for reflection and the use of active methodology, programs of collaborative monitoring in graduation, pedagogical innovation program. It is concluded that it is necessary to design and implement institutional programs to monitor beginning teachers, which should consider welcoming among peers, partnerships with experienced teachers, institutional knowledge, investment in formal and informal spaces for dialogue between beginners and encouragement to training for the pedagogical quality of higher education and the effectiveness of an effective pedagogical practice.Se trata de una revisión integrativa de la literatura, guiada por la pregunta ¿Cuáles son los desafíos y las estrategias vividas por los profesores de enfermería en la práctica docente? Para la búsqueda, se adoptaron los descriptores en ciencias de la salud: enseñanza, docencia, enseñanza superior, enfermería, pedagogía, profesores universitarios. Las bases de datos consultadas fueron Google Scholar, MEDLINE y SCIELO. Se eligieron seis artículos publicados en el primer trimestre de 2022. Después del análisis descriptivo, fue posible enumerar una síntesis de conocimiento que revela la lógica del tema. Se evidenció como desafíos que la mayoría de los profesores de enfermería tienen formación técnico-asistencial específica en enfermería, falta de formación pedagógica, formación de posgrado en docencia enfocada en contenidos teóricos, formación de pregrado en docencia tradicional. Como estrategia, la necesidad de implementar la formación pedagógica en la carrera de enfermería, encuentros pedagógicos, educación continua y permanente, formación enfocada al perfeccionamiento técnico, pedagógico, ético y político, generando espacios de reflexión y el uso de metodología activa, programas de seguimiento colaborativo en posgrado, programa de innovación pedagógica. Se concluye que es necesario diseñar e implementar programas institucionales de seguimiento a los docentes principiantes, que deben considerar la acogida entre pares, alianzas con docentes experimentados, conocimiento institucional, inversión en espacios formales e informales de diálogo entre principiantes y estímulo a la formación de los docentes la calidad de la educación superior y la eficacia de una práctica pedagógica eficaz.Research, Society and Development2023-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4293610.33448/rsd-v12i8.42936Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e7412842936Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e7412842936Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e74128429362525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936/34595Copyright (c) 2023 Marilene Rivany Nunes; Elcimar dos Reis Caixeta; Thays Cristiny Simão Melo; Franciele Delfina da Silva; Léa Poliane Silva; Kalil Ribeiro Nunes; Maria Marta do Couto Pereira Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Marilene Rivany Caixeta, Elcimar dos Reis Melo, Thays Cristiny Simão Silva, Franciele Delfina da Silva, Léa Poliane Nunes, Kalil Ribeiro Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42936Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias The experiences of teaching nurses in the practice of teaching in higher education: Challenges and strategies Las experiencias de enfermeros docentes en la práctica de la docencia en la educación superior: Desafíos y estratégias |
title |
As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias |
spellingShingle |
As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias Nunes, Marilene Rivany Docência Ensino Educação superior Enfermagem Pedagogia Professores universitários. Teaching Higher education Nursing Pedagogy University professors. Enseñanza Enseñando Educación universitaria Enfermería Pedagogía Profesores universitarios. |
title_short |
As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias |
title_full |
As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias |
title_fullStr |
As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias |
title_full_unstemmed |
As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias |
title_sort |
As vivências dos professores enfermeiros na prática da docência no ensino superior: Desafios e estratégias |
author |
Nunes, Marilene Rivany |
author_facet |
Nunes, Marilene Rivany Caixeta, Elcimar dos Reis Melo, Thays Cristiny Simão Silva, Franciele Delfina da Silva, Léa Poliane Nunes, Kalil Ribeiro Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Caixeta, Elcimar dos Reis Melo, Thays Cristiny Simão Silva, Franciele Delfina da Silva, Léa Poliane Nunes, Kalil Ribeiro Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Marilene Rivany Caixeta, Elcimar dos Reis Melo, Thays Cristiny Simão Silva, Franciele Delfina da Silva, Léa Poliane Nunes, Kalil Ribeiro Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Ensino Educação superior Enfermagem Pedagogia Professores universitários. Teaching Higher education Nursing Pedagogy University professors. Enseñanza Enseñando Educación universitaria Enfermería Pedagogía Profesores universitarios. |
topic |
Docência Ensino Educação superior Enfermagem Pedagogia Professores universitários. Teaching Higher education Nursing Pedagogy University professors. Enseñanza Enseñando Educación universitaria Enfermería Pedagogía Profesores universitarios. |
description |
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, guiada pela questão, Quais são os desafios e as estratégias vivenciados pelos professores enfermeiros na prática da docência. Para a busca adotou-se os descritores em ciências da saúde: docência, ensino, educação superior, enfermagem, pedagogia, professores universitários. As bases de dados consultadas foram Google Acadêmico, MEDLINE e SCIELO. Foram escolhidos seis artigos publicados no primeiro trimestre do ano de 2022. Após a análise descritiva foi possível elencar uma síntese do conhecimento revelando as lógicas do tema. Evidenciou-se como desafios que a maioria dos professores enfermeiros possui formação técnico-assistenciais específica da enfermagem, ausência de formação pedagógica, pós-graduação em docência focada em conteúdos teóricos, formação da graduação em ensino tradicional. Evidenciou-se como estratégia a necessidade de implantar uma formação pedagógica no curso de enfermagem, encontros pedagógicos, educação continuada e permanente, capacitação com foco no aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político, criar espaços de reflexão e o uso da metodologia ativa, programas de monitoria colaborativa na graduação, programa de inovação pedagógica. Conclui-se que é necessário a elaboração e implantação de programas institucionais de acompanhamento de professores iniciantes devem considerar o acolhimento entre pares, as parcerias com professores experientes, o conhecimento institucional, o investimento em espaços formais e informais de diálogos entre os iniciantes e estímulo à formação para a qualidade pedagógica do ensino superior e a efetividade de uma prática de pedagógica efetiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936 10.33448/rsd-v12i8.42936 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42936/34595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e7412842936 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e7412842936 Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e7412842936 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052629388361728 |