Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
DOI: | 10.33448/rsd-v12i1.39704 |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704 |
Resumo: | A partir das críticas feitas a qualidade da educação brasileira foi elaborado este trabalho, o qual tem como objetivo principal buscar possíveis causas que estão contribuindo com a baixa qualidade da educação brasileira. A investigação foi baseada em três perguntas: a. Como a aprendizagem e o ensino são tratados no ambiente escolar por professores e alunos? b. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos pesquisadores? c. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos gestores da educação? Para responder a primeira foram consultados duzentos e quarenta e dois alunos e trinta e seis professores, sobre qual palavra foi mais ouvida “ensino” ou “aprendizagem”, as respostas indicaram ensino em duzentos e setenta e seis e aprendizagem apenas duas. Para responder a segunda foram utilizadas palavras chaves com ensino e aprendizagem e com estas buscou-se no Google trabalhos publicados. Foram identificados cento e oitenta e cinco dos quais, 80 % pesquisaram ensino, 12,5 % pesquisando ensino e aprendizagem e apenas 7,7 % da amostra trata de aprendizagem. Nas leis que regem a educação brasileira, na LDB a palavra ensino aparece cento e noventa vezes e a palavra aprendizagem sete vezes ensino e aprendizagem apenas uma. Na BNCC a palavra ensino aparece quinhentas e quarenta e duas vezes, a palavra aprendizagem cento e trinta e quatro e a palavras ensino-aprendizagem apenas onze vezes. Isto demonstra que além da legislação estar focada principalmente no ensino o problema é agravado pelo fato de ensino e aprendizagem estarem aparentemente desvinculados. |
id |
UNIFEI_c4b34c33d17638985b8e3679698d7479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39704 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
spelling |
Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileiraSeeking to identify causes on the debatable quality of Brazilian educationBuscando identificar causas sobre la discutible calidad de la educación brasileñaLearningTeachingTeachers and studentsEducation managers.AprendizajeEnseñandoProfesores y estudiantesGerentes de educación.AprendizagemEnsinoProfessores e alunosGestores da educação.A partir das críticas feitas a qualidade da educação brasileira foi elaborado este trabalho, o qual tem como objetivo principal buscar possíveis causas que estão contribuindo com a baixa qualidade da educação brasileira. A investigação foi baseada em três perguntas: a. Como a aprendizagem e o ensino são tratados no ambiente escolar por professores e alunos? b. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos pesquisadores? c. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos gestores da educação? Para responder a primeira foram consultados duzentos e quarenta e dois alunos e trinta e seis professores, sobre qual palavra foi mais ouvida “ensino” ou “aprendizagem”, as respostas indicaram ensino em duzentos e setenta e seis e aprendizagem apenas duas. Para responder a segunda foram utilizadas palavras chaves com ensino e aprendizagem e com estas buscou-se no Google trabalhos publicados. Foram identificados cento e oitenta e cinco dos quais, 80 % pesquisaram ensino, 12,5 % pesquisando ensino e aprendizagem e apenas 7,7 % da amostra trata de aprendizagem. Nas leis que regem a educação brasileira, na LDB a palavra ensino aparece cento e noventa vezes e a palavra aprendizagem sete vezes ensino e aprendizagem apenas uma. Na BNCC a palavra ensino aparece quinhentas e quarenta e duas vezes, a palavra aprendizagem cento e trinta e quatro e a palavras ensino-aprendizagem apenas onze vezes. Isto demonstra que além da legislação estar focada principalmente no ensino o problema é agravado pelo fato de ensino e aprendizagem estarem aparentemente desvinculados.From the criticisms made to the quality of Brazilian education, this work was elaborated, which has as main objective to seek possible causes that are contributing to the low quality of Brazilian education. Therefore, there should also be no teaching without learning. The investigation was based on three questions: a. How are learning and teaching handled in the school environment by teachers and students? B. How are learning and teaching treated by researchers? ç. How are learning and teaching treated by education managers? To answer the first, two hundred and forty-two students and thirty-six teachers were consulted, about which word was most heard “teaching” or “learning”, the answers indicated teaching in two hundred and seventy-six and learning only two. To answer the second, keywords with teaching and learning were used and with these, published works were searched on Google. One hundred and eighty-five were identified, of which 80% researched teaching, 12.5% researched teaching and learning and only 7.7% of the sample deals with learning. In the laws that govern Brazilian education, in the LDB the word teaching appears one hundred and ninety times and the word learning seven times teaching and learning only once. In the BNCC, the word teaching appears five hundred and forty-two times, the word learning one hundred and thirty-four and the word teaching-learning only eleven times. This demonstrates that in addition to the legislation being mainly focused on teaching, the problem is aggravated by the fact that teaching and learning are apparently unlinked.A partir de las críticas hechas a la calidad de la educación brasileña, se elaboró este trabajo, que tiene como principal objetivo buscar las posibles causas que están contribuyendo a la baja calidad de la educación brasileña. La investigación se basó en tres preguntas: a. ¿Cómo se manejan el aprendizaje y la enseñanza en el entorno escolar por parte de docentes y alumnos? B. ¿Cómo tratan el aprendizaje y la enseñanza los investigadores? C. ¿Cómo tratan el aprendizaje y la enseñanza los gestores educativos? Para responder a la primera se consultó a doscientos cuarenta y dos estudiantes y treinta y seis docentes, sobre qué palabra se escuchó más “enseñar” o “aprender”, las respuestas indicaron enseñar en doscientos setenta y seis y aprender solo dos. Para responder a la segunda se utilizaron palabras claves con enseñanza y aprendizaje y con estas se buscaron trabajos publicados en Google. Se identificaron ciento ochenta y cinco, de los cuales el 80% investigó docencia, el 12,5% investigó enseñanza y aprendizaje y solo el 7,7% de la muestra se ocupa del aprendizaje. En las leyes que rigen la educación brasileña, en la LDB la palabra enseñar aparece ciento noventa veces y la palabra aprender siete veces enseñar y aprender una sola vez. En la BNCC, la palabra enseñanza aparece quinientas cuarenta y dos veces, aprendizaje ciento treinta y cuatro y enseñanza-aprendizaje sólo once veces. Esto demuestra que además de que la legislación está enfocada a la enseñanza y la enseñanza y el aprendizaje están desvinculados.Research, Society and Development2023-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3970410.33448/rsd-v12i1.39704Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e28812139704Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e28812139704Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e288121397042525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704/32693Copyright (c) 2023 Antonio Batista Pereira; Betina Kappel Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Antonio BatistaPereira, Betina Kappel 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39704Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira Seeking to identify causes on the debatable quality of Brazilian education Buscando identificar causas sobre la discutible calidad de la educación brasileña |
title |
Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira |
spellingShingle |
Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira Pereira, Antonio Batista Learning Teaching Teachers and students Education managers. Aprendizaje Enseñando Profesores y estudiantes Gerentes de educación. Aprendizagem Ensino Professores e alunos Gestores da educação. Pereira, Antonio Batista Learning Teaching Teachers and students Education managers. Aprendizaje Enseñando Profesores y estudiantes Gerentes de educación. Aprendizagem Ensino Professores e alunos Gestores da educação. |
title_short |
Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira |
title_full |
Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira |
title_fullStr |
Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira |
title_full_unstemmed |
Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira |
title_sort |
Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira |
author |
Pereira, Antonio Batista |
author_facet |
Pereira, Antonio Batista Pereira, Antonio Batista Pereira, Betina Kappel Pereira, Betina Kappel |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Betina Kappel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Antonio Batista Pereira, Betina Kappel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Teaching Teachers and students Education managers. Aprendizaje Enseñando Profesores y estudiantes Gerentes de educación. Aprendizagem Ensino Professores e alunos Gestores da educação. |
topic |
Learning Teaching Teachers and students Education managers. Aprendizaje Enseñando Profesores y estudiantes Gerentes de educación. Aprendizagem Ensino Professores e alunos Gestores da educação. |
description |
A partir das críticas feitas a qualidade da educação brasileira foi elaborado este trabalho, o qual tem como objetivo principal buscar possíveis causas que estão contribuindo com a baixa qualidade da educação brasileira. A investigação foi baseada em três perguntas: a. Como a aprendizagem e o ensino são tratados no ambiente escolar por professores e alunos? b. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos pesquisadores? c. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos gestores da educação? Para responder a primeira foram consultados duzentos e quarenta e dois alunos e trinta e seis professores, sobre qual palavra foi mais ouvida “ensino” ou “aprendizagem”, as respostas indicaram ensino em duzentos e setenta e seis e aprendizagem apenas duas. Para responder a segunda foram utilizadas palavras chaves com ensino e aprendizagem e com estas buscou-se no Google trabalhos publicados. Foram identificados cento e oitenta e cinco dos quais, 80 % pesquisaram ensino, 12,5 % pesquisando ensino e aprendizagem e apenas 7,7 % da amostra trata de aprendizagem. Nas leis que regem a educação brasileira, na LDB a palavra ensino aparece cento e noventa vezes e a palavra aprendizagem sete vezes ensino e aprendizagem apenas uma. Na BNCC a palavra ensino aparece quinhentas e quarenta e duas vezes, a palavra aprendizagem cento e trinta e quatro e a palavras ensino-aprendizagem apenas onze vezes. Isto demonstra que além da legislação estar focada principalmente no ensino o problema é agravado pelo fato de ensino e aprendizagem estarem aparentemente desvinculados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704 10.33448/rsd-v12i1.39704 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.39704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704/32693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Antonio Batista Pereira; Betina Kappel Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Antonio Batista Pereira; Betina Kappel Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e28812139704 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e28812139704 Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e28812139704 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1822182206320148480 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.39704 |