Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946 |
Resumo: | A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), é um plano global para proporcionar aos cidadãos consciência sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável para cuidar da vida no Planeta Terra. Considerando a urgência em mobilizar ações ambientais que sensibilizem crianças, para construir desde cedo uma visão ambiental direcionada às atuais e próximas gerações, o presente artigo objetiva evidenciar uma sequência didática lúdica voltada ao conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando as temáticas Poluição e Vida Marinha, vinculadas ao ODS 14. Ao levar o conhecimento ambiental para a educação básica, este nível de ensino ganha uma atenção muito apropriado. Os mediadores da ação proporcionaram interações para as crianças com o tema foco, promovendo atitudes positivas de pertencimento para com a diversidade animal dos oceanos. Os registros das observações feitas e analisadas mostraram que a escola necessita de um trabalho mais intenso para fornecer às crianças saberes básicos sobre as questões ambientais, numa época em que o aquecimento global e a perda da biodiversidade estão cada vez mais afetando os seres vivos. |
id |
UNIFEI_cc768da8f7e61d83666aeeb84271bab3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42946 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanosEnvironmental Education for children following the 2030 Agenda: Mobilizing on ocean biodiversityEducación Ambiental para niños siguiendo la Agenda 2030: Movilizándose sobre la biodiversidad oceánicaAnimales marinosEducacion basicaODS 14Advertencia ambientalSentimiento de pertenencia.Animais marinhosEnsino básicoODS 14Sensibilização ambientalSentimento de pertencimento.Marine animalsBasic educationSDG 14Environmental awarenessFeeling of belonging.A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), é um plano global para proporcionar aos cidadãos consciência sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável para cuidar da vida no Planeta Terra. Considerando a urgência em mobilizar ações ambientais que sensibilizem crianças, para construir desde cedo uma visão ambiental direcionada às atuais e próximas gerações, o presente artigo objetiva evidenciar uma sequência didática lúdica voltada ao conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando as temáticas Poluição e Vida Marinha, vinculadas ao ODS 14. Ao levar o conhecimento ambiental para a educação básica, este nível de ensino ganha uma atenção muito apropriado. Os mediadores da ação proporcionaram interações para as crianças com o tema foco, promovendo atitudes positivas de pertencimento para com a diversidade animal dos oceanos. Os registros das observações feitas e analisadas mostraram que a escola necessita de um trabalho mais intenso para fornecer às crianças saberes básicos sobre as questões ambientais, numa época em que o aquecimento global e a perda da biodiversidade estão cada vez mais afetando os seres vivos.The United Nations 2030 Agenda is a global plan to raise awareness among citizens about the importance of Sustainable Development to care for life on Planet Earth. Considering the urgent need to promote environmental initiatives that raise awareness among children and instill a sense of environmental sustainability from an early age, this article aims to highlight a ludic didactic sequence aimed at informing basic education students about the UN Sustainable Development Goals (SDGs), emphasizing the issues of Pollution and Marine Life, linked to SDG 14. By connecting Higher Education with Basic Education, this approach directs a crucial attention to the latter. The action's facilitators provided interactions for the children with the focal theme, fostering positive attitudes of belonging towards the ocean's animal diversity. The records of the conducted and analyzed observations revealed that the school needs more intensive efforts to impart fundamental knowledge about environmental issues to the children, at a time when global warming and biodiversity loss are increasingly impacting living beings.La Agenda 2030, de la Organización de las Naciones Unidas (ONU), es un plan global para concienciar a los ciudadanos sobre la importancia del Desarrollo Sostenible para cuidar la vida en el Planeta Tierra. Considerando la urgencia de movilizar acciones ambientales que sensibilicen a los niños, con el fin de construir una visión ambiental dirigida a las generaciones actuales y futuras desde edades tempranas. Este artículo tiene como objetivo destacar una secuencia didáctica lúdica dirigida al conocimiento de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), enfatizando los temas Contaminación y Vida Marina, vinculados al ODS 14. Al conectar la Educación Superior con la Educación Básica, este enfoque dirige una atención crucial hacia esta última. Los mediadores de la acción propiciaron interacciones de los niños con el tema de enfoque, promoviendo actitudes positivas de pertenencia hacia la diversidad animal. Los registros de las observaciones realizadas mostraron que la escuela necesita un trabajo más intenso para brindar a los niños con conocimientos básicos sobre temas ambientales, en un momento en que el calentamiento global y la pérdida de biodiversidad afectan cada vez más a los seres vivos.Research, Society and Development2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4294610.33448/rsd-v12i8.42946Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e11612842946Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e11612842946Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e116128429462525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946/34638Copyright (c) 2023 Geziel de Souza Silva; Ana Helena Cardoso de Araújo; Maria Heloiza da Silva Gonçalves; Douglas de Souza Braga Aciole; Roberto Lima Santos; Elineí Araújo-de-Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Geziel de Souza Araújo, Ana Helena Cardoso de Gonçalves, Maria Heloiza da Silva Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida , Elineí2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42946Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos Environmental Education for children following the 2030 Agenda: Mobilizing on ocean biodiversity Educación Ambiental para niños siguiendo la Agenda 2030: Movilizándose sobre la biodiversidad oceánica |
title |
Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos |
spellingShingle |
Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos Silva, Geziel de Souza Animales marinos Educacion basica ODS 14 Advertencia ambiental Sentimiento de pertenencia. Animais marinhos Ensino básico ODS 14 Sensibilização ambiental Sentimento de pertencimento. Marine animals Basic education SDG 14 Environmental awareness Feeling of belonging. |
title_short |
Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos |
title_full |
Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos |
title_fullStr |
Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos |
title_sort |
Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos |
author |
Silva, Geziel de Souza |
author_facet |
Silva, Geziel de Souza Araújo, Ana Helena Cardoso de Gonçalves, Maria Heloiza da Silva Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida , Elineí |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Ana Helena Cardoso de Gonçalves, Maria Heloiza da Silva Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida , Elineí |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Geziel de Souza Araújo, Ana Helena Cardoso de Gonçalves, Maria Heloiza da Silva Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida , Elineí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animales marinos Educacion basica ODS 14 Advertencia ambiental Sentimiento de pertenencia. Animais marinhos Ensino básico ODS 14 Sensibilização ambiental Sentimento de pertencimento. Marine animals Basic education SDG 14 Environmental awareness Feeling of belonging. |
topic |
Animales marinos Educacion basica ODS 14 Advertencia ambiental Sentimiento de pertenencia. Animais marinhos Ensino básico ODS 14 Sensibilização ambiental Sentimento de pertencimento. Marine animals Basic education SDG 14 Environmental awareness Feeling of belonging. |
description |
A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), é um plano global para proporcionar aos cidadãos consciência sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável para cuidar da vida no Planeta Terra. Considerando a urgência em mobilizar ações ambientais que sensibilizem crianças, para construir desde cedo uma visão ambiental direcionada às atuais e próximas gerações, o presente artigo objetiva evidenciar uma sequência didática lúdica voltada ao conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando as temáticas Poluição e Vida Marinha, vinculadas ao ODS 14. Ao levar o conhecimento ambiental para a educação básica, este nível de ensino ganha uma atenção muito apropriado. Os mediadores da ação proporcionaram interações para as crianças com o tema foco, promovendo atitudes positivas de pertencimento para com a diversidade animal dos oceanos. Os registros das observações feitas e analisadas mostraram que a escola necessita de um trabalho mais intenso para fornecer às crianças saberes básicos sobre as questões ambientais, numa época em que o aquecimento global e a perda da biodiversidade estão cada vez mais afetando os seres vivos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946 10.33448/rsd-v12i8.42946 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946/34638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e11612842946 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e11612842946 Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e11612842946 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052629407236096 |