Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geziel de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araújo, Ana Helena Cardoso de, Gonçalves, Maria Heloiza da Silva, Aciole, Douglas de Souza Braga, Santos, Roberto Lima, Araújo-de-Almeida , Elineí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946
Resumo: A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), é um plano global para proporcionar aos cidadãos consciência sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável para cuidar da vida no Planeta Terra. Considerando a urgência em mobilizar ações ambientais que sensibilizem crianças, para construir desde cedo uma visão ambiental direcionada às atuais e próximas gerações, o presente artigo objetiva evidenciar uma sequência didática lúdica voltada ao conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando as temáticas Poluição e Vida Marinha, vinculadas ao ODS 14. Ao levar o conhecimento ambiental para a educação básica, este nível de ensino ganha uma atenção muito apropriado. Os mediadores da ação proporcionaram interações para as crianças com o tema foco, promovendo atitudes positivas de pertencimento para com a diversidade animal dos oceanos. Os registros das observações feitas e analisadas mostraram que a escola necessita de um trabalho mais intenso para fornecer às crianças saberes básicos sobre as questões ambientais, numa época em que o aquecimento global e a perda da biodiversidade estão cada vez mais afetando os seres vivos.
id UNIFEI_cc768da8f7e61d83666aeeb84271bab3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42946
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanosEnvironmental Education for children following the 2030 Agenda: Mobilizing on ocean biodiversityEducación Ambiental para niños siguiendo la Agenda 2030: Movilizándose sobre la biodiversidad oceánicaAnimales marinosEducacion basicaODS 14Advertencia ambientalSentimiento de pertenencia.Animais marinhosEnsino básicoODS 14Sensibilização ambientalSentimento de pertencimento.Marine animalsBasic educationSDG 14Environmental awarenessFeeling of belonging.A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), é um plano global para proporcionar aos cidadãos consciência sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável para cuidar da vida no Planeta Terra. Considerando a urgência em mobilizar ações ambientais que sensibilizem crianças, para construir desde cedo uma visão ambiental direcionada às atuais e próximas gerações, o presente artigo objetiva evidenciar uma sequência didática lúdica voltada ao conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando as temáticas Poluição e Vida Marinha, vinculadas ao ODS 14. Ao levar o conhecimento ambiental para a educação básica, este nível de ensino ganha uma atenção muito apropriado. Os mediadores da ação proporcionaram interações para as crianças com o tema foco, promovendo atitudes positivas de pertencimento para com a diversidade animal dos oceanos. Os registros das observações feitas e analisadas mostraram que a escola necessita de um trabalho mais intenso para fornecer às crianças saberes básicos sobre as questões ambientais, numa época em que o aquecimento global e a perda da biodiversidade estão cada vez mais afetando os seres vivos.The United Nations 2030 Agenda is a global plan to raise awareness among citizens about the importance of Sustainable Development to care for life on Planet Earth. Considering the urgent need to promote environmental initiatives that raise awareness among children and instill a sense of environmental sustainability from an early age, this article aims to highlight a ludic didactic sequence aimed at informing basic education students about the UN Sustainable Development Goals (SDGs), emphasizing the issues of Pollution and Marine Life, linked to SDG 14. By connecting Higher Education with Basic Education, this approach directs a crucial attention to the latter. The action's facilitators provided interactions for the children with the focal theme, fostering positive attitudes of belonging towards the ocean's animal diversity. The records of the conducted and analyzed observations revealed that the school needs more intensive efforts to impart fundamental knowledge about environmental issues to the children, at a time when global warming and biodiversity loss are increasingly impacting living beings.La Agenda 2030, de la Organización de las Naciones Unidas (ONU), es un plan global para concienciar a los ciudadanos sobre la importancia del Desarrollo Sostenible para cuidar la vida en el Planeta Tierra. Considerando la urgencia de movilizar acciones ambientales que sensibilicen a los niños, con el fin de construir una visión ambiental dirigida a las generaciones actuales y futuras desde edades tempranas. Este artículo tiene como objetivo destacar una secuencia didáctica lúdica dirigida al conocimiento de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), enfatizando los temas Contaminación y Vida Marina, vinculados al ODS 14. Al conectar la Educación Superior con la Educación Básica, este enfoque dirige una atención crucial hacia esta última. Los mediadores de la acción propiciaron interacciones de los niños con el tema de enfoque, promoviendo actitudes positivas de pertenencia hacia la diversidad animal. Los registros de las observaciones realizadas mostraron que la escuela necesita un trabajo más intenso para brindar a los niños con conocimientos básicos sobre temas ambientales, en un momento en que el calentamiento global y la pérdida de biodiversidad afectan cada vez más a los seres vivos.Research, Society and Development2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4294610.33448/rsd-v12i8.42946Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e11612842946Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e11612842946Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e116128429462525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946/34638Copyright (c) 2023 Geziel de Souza Silva; Ana Helena Cardoso de Araújo; Maria Heloiza da Silva Gonçalves; Douglas de Souza Braga Aciole; Roberto Lima Santos; Elineí Araújo-de-Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Geziel de Souza Araújo, Ana Helena Cardoso de Gonçalves, Maria Heloiza da Silva Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida , Elineí2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42946Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos
Environmental Education for children following the 2030 Agenda: Mobilizing on ocean biodiversity
Educación Ambiental para niños siguiendo la Agenda 2030: Movilizándose sobre la biodiversidad oceánica
title Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos
spellingShingle Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos
Silva, Geziel de Souza
Animales marinos
Educacion basica
ODS 14
Advertencia ambiental
Sentimiento de pertenencia.
Animais marinhos
Ensino básico
ODS 14
Sensibilização ambiental
Sentimento de pertencimento.
Marine animals
Basic education
SDG 14
Environmental awareness
Feeling of belonging.
title_short Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos
title_full Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos
title_fullStr Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos
title_full_unstemmed Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos
title_sort Educação Ambiental para crianças seguindo a Agenda 2030: Mobilizando sobre a biodiversidade dos oceanos
author Silva, Geziel de Souza
author_facet Silva, Geziel de Souza
Araújo, Ana Helena Cardoso de
Gonçalves, Maria Heloiza da Silva
Aciole, Douglas de Souza Braga
Santos, Roberto Lima
Araújo-de-Almeida , Elineí
author_role author
author2 Araújo, Ana Helena Cardoso de
Gonçalves, Maria Heloiza da Silva
Aciole, Douglas de Souza Braga
Santos, Roberto Lima
Araújo-de-Almeida , Elineí
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geziel de Souza
Araújo, Ana Helena Cardoso de
Gonçalves, Maria Heloiza da Silva
Aciole, Douglas de Souza Braga
Santos, Roberto Lima
Araújo-de-Almeida , Elineí
dc.subject.por.fl_str_mv Animales marinos
Educacion basica
ODS 14
Advertencia ambiental
Sentimiento de pertenencia.
Animais marinhos
Ensino básico
ODS 14
Sensibilização ambiental
Sentimento de pertencimento.
Marine animals
Basic education
SDG 14
Environmental awareness
Feeling of belonging.
topic Animales marinos
Educacion basica
ODS 14
Advertencia ambiental
Sentimiento de pertenencia.
Animais marinhos
Ensino básico
ODS 14
Sensibilização ambiental
Sentimento de pertencimento.
Marine animals
Basic education
SDG 14
Environmental awareness
Feeling of belonging.
description A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), é um plano global para proporcionar aos cidadãos consciência sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável para cuidar da vida no Planeta Terra. Considerando a urgência em mobilizar ações ambientais que sensibilizem crianças, para construir desde cedo uma visão ambiental direcionada às atuais e próximas gerações, o presente artigo objetiva evidenciar uma sequência didática lúdica voltada ao conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando as temáticas Poluição e Vida Marinha, vinculadas ao ODS 14. Ao levar o conhecimento ambiental para a educação básica, este nível de ensino ganha uma atenção muito apropriado. Os mediadores da ação proporcionaram interações para as crianças com o tema foco, promovendo atitudes positivas de pertencimento para com a diversidade animal dos oceanos. Os registros das observações feitas e analisadas mostraram que a escola necessita de um trabalho mais intenso para fornecer às crianças saberes básicos sobre as questões ambientais, numa época em que o aquecimento global e a perda da biodiversidade estão cada vez mais afetando os seres vivos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946
10.33448/rsd-v12i8.42946
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42946/34638
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e11612842946
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e11612842946
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e11612842946
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052629407236096