Prevalência da Síndrome de Burnout em professores universitários da área de saúde numa capital do nordeste brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43060 |
Resumo: | A Sindrome de Burnout é um fenômeno psicossocial caracterizada pelo esgotamento dos trabalhadores, em virtude do enfrentamento dos estressores presentes no ambiente de trabalho. Os profissionais afetados apresentam sintomas físicos e emocionais, como irritabilidade, alterações de concentração, distúrbios do sono e dores musculares, e uma vez que o campo da saúde e educação estão em diretamente em contato com a sociedade são esses os profissionais mais acometidos por Burnout. O propósito deste estudo foi identificar a prevalência do Burnout em professores do nível superior que atuam como profissionais da saúde, e simultaneamente, trabalham como docentes em universidade no nordeste brasileiro. Foi realizado um estudo epidemiológico transversal, com 164 docentes de uma universidade pública de saúde, por meio de um questionário sociodemográfico eletrônico enviado aos participantes e do Inventário de Burnout de Maslach (MBI) para avaliar a Síndrome de Burnout. Os resultados apontam ausência da síndrome de Burnout dentro da população estudada, no tocante que houve uma alta realização profissional entre os participantes. Embora haja ausência de Burnout na população, compreende-se os altos valores de exaustão emocional e despersonalização como preceptores do adoecimento nessa população. |
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Prevalência da Síndrome de Burnout em professores universitários da área de saúde numa capital do nordeste brasileiro Prevalence of Burnout Syndrome in the universitary professors in health area in a capital of northeast Brazil Prevalencia del Síndrome de Burnout en profesores universitarios del área de salud en una capital del noreste de Brasil Síndrome do esgotamentoEsgotamento profissionalSaúde ocupacionalProfessores universitários.Agotamiento psicológicoAgotamiento profesionalSalud laboralProfesor universitario.Burnout psychologicalBurnout professionalOccupational healthFaculty.A Sindrome de Burnout é um fenômeno psicossocial caracterizada pelo esgotamento dos trabalhadores, em virtude do enfrentamento dos estressores presentes no ambiente de trabalho. Os profissionais afetados apresentam sintomas físicos e emocionais, como irritabilidade, alterações de concentração, distúrbios do sono e dores musculares, e uma vez que o campo da saúde e educação estão em diretamente em contato com a sociedade são esses os profissionais mais acometidos por Burnout. O propósito deste estudo foi identificar a prevalência do Burnout em professores do nível superior que atuam como profissionais da saúde, e simultaneamente, trabalham como docentes em universidade no nordeste brasileiro. Foi realizado um estudo epidemiológico transversal, com 164 docentes de uma universidade pública de saúde, por meio de um questionário sociodemográfico eletrônico enviado aos participantes e do Inventário de Burnout de Maslach (MBI) para avaliar a Síndrome de Burnout. Os resultados apontam ausência da síndrome de Burnout dentro da população estudada, no tocante que houve uma alta realização profissional entre os participantes. Embora haja ausência de Burnout na população, compreende-se os altos valores de exaustão emocional e despersonalização como preceptores do adoecimento nessa população.The Burnout Syndrome is a phenomenon psychosocial characterized by the exhaustion of workers due to coping with the stressors present in a work space. The workers affected have physical and emotional symptoms like irritability, changes in concentration, sleep disorders and muscle aches, and since the areas of health and education are in direct contact with society, these are the professionals most affected by Burnout. The purpose of this study was to identify the prevalence of Burnout in higher education teachers who work as health professionals, and simultaneously, work as professors in a university in the capital of northeast Brazil. A cross-sectional epidemiological study was conducted with 64 professors from a public health university, through an electronic sociodemographic questionnaire sent to the participants and the Maslach Burnout Inventory (MBI) to assess Burnout Syndrome. The results Indicate the absence of Burnout Syndrome within the population studied, regarding that there are was a higher profissional achievement among the participants. Although there is an absence of Burnout in the population, understand the high values of emotional exhaustion and depersonalization as preceptors of illness in this population.El Síndrome de Burnout es un fenómeno psicosocial caracterizado por el agotamiento de los trabajadores, debido a los factores estresantes presentes en el ambiente de trabajo. Los profesionales afectados presentan síntomas físicos y emocionales, como irritabilidad, alteraciones de la concentración, trastornos del sueño y dolores musculares, y como el área de la salud y de la educación están en contacto directo con la sociedad, estos son los profesionales más afectados por el Burnout. El propósito de este estudio fue identificar la prevalencia de Burnout en profesores de enseñanza universitaria que trabajan como profesionales de la salud, y simultáneamente trabajan como profesores en una universidad en el noreste de Brasil. Se realizó un estudio epidemiológico transversal con 164 profesores de una universidad de salud pública, utilizando un cuestionario sociodemográfico electrónico enviado a los participantes y el Maslach Burnout Inventory (MBI) para evaluar el Síndrome de Burnout. Los resultados indican ausencia de Síndrome de Burnout en la población estudiada, en relación a que hubo una alta realización profesional entre los participantes. Sin embargo no haya Burnout en la población, los altos valores de agotamiento emocional y despersonalización son entendidos como preceptores de enfermedad en este público.Research, Society and Development2023-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4306010.33448/rsd-v12i8.43060Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e19712843060Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e19712843060Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e197128430602525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43060/34734Copyright (c) 2023 Geraldo Magella Teixeira ; Gilvana Maria Vieira Xavier; Ana Ranielly Santos do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira , Geraldo Magella Xavier, Gilvana Maria Vieira Nascimento, Ana Ranielly Santos do 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43060Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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