Utilização de uma sequência didática com metodologias ativas como proposta para o ensino de genética
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37385 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo desenvolver e analisar uma sequência didática com estratégias ativas de ensino de Genética realizada com alunos de três turmas de 3° ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Itabela/BA. Antes e após o desenvolvimento das atividades da sequência didática, os alunos participantes da pesquisa elaboraram mapas conceituais referentes ao tema a fim de verificar o nível de conhecimento acerca dos conceitos básicos de Genética desenvolvidos com a utilização de recursos ativos. Além disso, após cada aula com metodologia ativa, os alunos responderam um questionário de usabilidade referente à atividade realizada. As informações obtidas nos questionários foram analisadas qualitativamente e os dados obtidos nos mapas mentais analisados de forma quantitativa. A partir da análise dos mapas, verificamos que os mapas finais obtiveram notas estatisticamente maiores que as notas dos mapas iniciais (p>0,000001). Assim, concluímos que a utilização de métodos alternativos de ensino pode potencializar a construção do conhecimento em relação aos conceitos básicos relacionados à genética. |
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Utilização de uma sequência didática com metodologias ativas como proposta para o ensino de genéticaUse of a didactic sequence with active methodologies as a proposal for the teaching of geneticsUso de una secuencia didáctica con metodologías activas como propuesta para la enseñanza de la genéticaMetodologías activas de enseñanzaGenéticaMapas conceptuales.Active Teaching MethodologiesGeneticsConcept maps.Metodologias Ativas de EnsinoGenéticaMapas conceituais.O presente estudo teve por objetivo desenvolver e analisar uma sequência didática com estratégias ativas de ensino de Genética realizada com alunos de três turmas de 3° ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Itabela/BA. Antes e após o desenvolvimento das atividades da sequência didática, os alunos participantes da pesquisa elaboraram mapas conceituais referentes ao tema a fim de verificar o nível de conhecimento acerca dos conceitos básicos de Genética desenvolvidos com a utilização de recursos ativos. Além disso, após cada aula com metodologia ativa, os alunos responderam um questionário de usabilidade referente à atividade realizada. As informações obtidas nos questionários foram analisadas qualitativamente e os dados obtidos nos mapas mentais analisados de forma quantitativa. A partir da análise dos mapas, verificamos que os mapas finais obtiveram notas estatisticamente maiores que as notas dos mapas iniciais (p>0,000001). Assim, concluímos que a utilização de métodos alternativos de ensino pode potencializar a construção do conhecimento em relação aos conceitos básicos relacionados à genética.The present study aimed to develop and analyze a didactic sequence with active genetics teaching strategies carried out with students from three classes of 3rd year of high school in a public school in the city of Itabela/BA. Before and after the development of the activities of the didactic sequence, the students participating in the research elaborated conceptual maps referring to the theme in order to verify the level of knowledge about the basic concepts of Genetics developed with the use of active resources. In addition, after each class with active methodology, students answered a usability questionnaire regarding the activity performed. The information obtained from the questionnaires were analyzed qualitatively and the data obtained from the mental maps were analyzed quantitatively. From the analysis of the maps, we verified that the final maps obtained scores statistically higher than the scores of the initial maps (p>0.000001). Thus, we conclude that the use of alternative teaching methods can enhance the construction of knowledge in relation to basic concepts related to genetics.El presente estudio tuvo como objetivo desarrollar y analizar una secuencia didáctica con estrategias de enseñanza de genética activa realizada con alumnos de tres clases del 3º año de la enseñanza media de una escuela pública del municipio de Itabela/BA. Antes y después del desarrollo de las actividades de la secuencia didáctica, los estudiantes participantes de la investigación elaboraron mapas conceptuales referentes al tema con el fin de verificar el nivel de conocimiento sobre los conceptos básicos de la Genética desarrollados con el uso de recursos activos. Además, después de cada clase con metodología activa, los alumnos respondieron un cuestionario de usabilidad respecto a la actividad realizada. La información obtenida de los cuestionarios se analizó cualitativamente y los datos obtenidos de los mapas mentales se analizaron cuantitativamente. Del análisis de los mapas comprobamos que los mapas finales obtuvieron puntuaciones estadísticamente superiores a las puntuaciones de los mapas iniciales (p>0,000001). Así, concluimos que el uso de métodos de enseñanza alternativos puede potenciar la construcción de conocimientos en relación a conceptos básicos relacionados con la genética.Research, Society and Development2022-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3738510.33448/rsd-v11i15.37385Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e563111537385Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e563111537385Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e5631115373852525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37385/31291Copyright (c) 2022 Nathália Alcântara Oliveira Cezana ; Maísa Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCezana , Nathália Alcântara Oliveira Silva, Maísa2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37385Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:34.872922Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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O presente estudo teve por objetivo desenvolver e analisar uma sequência didática com estratégias ativas de ensino de Genética realizada com alunos de três turmas de 3° ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Itabela/BA. Antes e após o desenvolvimento das atividades da sequência didática, os alunos participantes da pesquisa elaboraram mapas conceituais referentes ao tema a fim de verificar o nível de conhecimento acerca dos conceitos básicos de Genética desenvolvidos com a utilização de recursos ativos. Além disso, após cada aula com metodologia ativa, os alunos responderam um questionário de usabilidade referente à atividade realizada. As informações obtidas nos questionários foram analisadas qualitativamente e os dados obtidos nos mapas mentais analisados de forma quantitativa. A partir da análise dos mapas, verificamos que os mapas finais obtiveram notas estatisticamente maiores que as notas dos mapas iniciais (p>0,000001). Assim, concluímos que a utilização de métodos alternativos de ensino pode potencializar a construção do conhecimento em relação aos conceitos básicos relacionados à genética. |
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