Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Janaína
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Schlemmer, Eliane, Di Felice, Massimo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42732
Resumo: A cidadania digital trata da cidadania do mundo algorítmico, datatificado, conectado e sensorizado de metaversos, multiversos, big data e inteligência artificial. É a expressão de um novo tipo de arquitetura que promove o surgimento de uma ecologia computacional feita de pessoas, dados, algoritmos, sensores, florestas, clima, vírus e cidades. Essa conexão nos desafia para uma nova política cognitiva no campo da Educação. O objetivo do artigo é discutir formas de conhecer e produzir conhecimento relacionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica para entender como essa linguagem é promovida e produzida em uma trajetória de imersão na cidade, entendida como território de hibridizações. As experiências na cidade são parte de pesquisa conduzida no Grupo de Pesquisa Internacional em Educação Digital, GPe-dU UNISINOS/CNPq, desenvolvidas a partir de práticas pedagógicas inventivas, simpoiéticas, intervencionistas e gamificadas. Como método de pesquisa, apropria-se do método cartográfico da pesquisa-intervenção para a produção e análise dos dados. Os resultados apresentados são baseados em elementos presentes nas epistemologias reticular e conectiva, na teoria da cognição inventiva, e nos conceitos de ato conectivo transorgânico e habitabilidade atópica. Os resultados indicam que o pensamento computacional está a ser potenciado na co-articulação entre entidades humanas e não humanas, numa perspectiva de educação OnLIFE cidadã, contribuindo para a sua compreensão interdisciplinar e transversal, bem como apontando para a emergência de uma política cognitiva ecológica em Educação.
id UNIFEI_d31d96a38ea3a0e8cad65506fed09100
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42732
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspectiveDesarrollando el Pensamiento Computacional en la Ciudad a través de una perspectiva de Educación OnLIFE y Ciudadanía DigitalDesenvolvendo o Pensamento Computacional na Cidade a partir de uma perspectiva de Educação OnLIFE e Cidadania Digital Pensamento computacionalNovas literaciasEducaçãoCidadaniaInovaçãoPensamento crítico.Computational thinkingNew literaciesEducationCitizenshipInnovationCritical thinking.Pensamiento computacionalNuevas alfabetizacionesEducaciónCiudadaníaInnovaciónPensamiento crítico.A cidadania digital trata da cidadania do mundo algorítmico, datatificado, conectado e sensorizado de metaversos, multiversos, big data e inteligência artificial. É a expressão de um novo tipo de arquitetura que promove o surgimento de uma ecologia computacional feita de pessoas, dados, algoritmos, sensores, florestas, clima, vírus e cidades. Essa conexão nos desafia para uma nova política cognitiva no campo da Educação. O objetivo do artigo é discutir formas de conhecer e produzir conhecimento relacionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica para entender como essa linguagem é promovida e produzida em uma trajetória de imersão na cidade, entendida como território de hibridizações. As experiências na cidade são parte de pesquisa conduzida no Grupo de Pesquisa Internacional em Educação Digital, GPe-dU UNISINOS/CNPq, desenvolvidas a partir de práticas pedagógicas inventivas, simpoiéticas, intervencionistas e gamificadas. Como método de pesquisa, apropria-se do método cartográfico da pesquisa-intervenção para a produção e análise dos dados. Os resultados apresentados são baseados em elementos presentes nas epistemologias reticular e conectiva, na teoria da cognição inventiva, e nos conceitos de ato conectivo transorgânico e habitabilidade atópica. Os resultados indicam que o pensamento computacional está a ser potenciado na co-articulação entre entidades humanas e não humanas, numa perspectiva de educação OnLIFE cidadã, contribuindo para a sua compreensão interdisciplinar e transversal, bem como apontando para a emergência de uma política cognitiva ecológica em Educação.La ciudadanía digital es la ciudadanía del mundo algorítmico, datatificado, conectado y sensorizado de metaversos, multiversos, big data e inteligencia artificial. Es la expresión de un nuevo tipo de arquitectura que potencia el surgimiento de una ecología computacional hecha de personas, datos, algoritmos, sensores, bosques, clima, virus, ciudades. Esta conexión nos desafía a una nueva política cognitiva en el campo de la Educación. El propósito del artículo es discutir formas de conocer y producir conocimientos relacionados con el desarrollo del pensamiento computacional en la Educación Básica para comprender cómo se potencia y produce ese lenguaje en un curso de inmersión en la ciudad, entendida como un territorio de hibridaciones. Las experiencias en la ciudad forman parte de investigaciones realizadas en el Grupo Internacional de Investigación en Educación Digital, GPe-dU UNISINOS/CNPq, desarrolladas a partir de prácticas pedagógicas inventivas, simpoiéticas, intervencionistas y gamificadas. Como método de investigación, se apropia del método cartográfico de intervención-investigación para la producción y análisis de datos. Los resultados presentados se basan en elementos presentes en las epistemologías reticular y conectiva, en la teoría de la cognición inventiva y en los conceptos de acto conectivo transorgánico y habitar atópico. Tales resultados indican que el pensamiento computacional está siendo apalancado en la co-articulación entre entidades humanas y no humanas, desde una perspectiva de Educación OnLIFE ciudadana, contribuyendo a su comprensión interdisciplinar y transversal, así como apuntando al surgimiento de una política cognitiva ecológica en educación.Digital citizenship is about the citizenship of the algorithmic, datatified, connected, and sensorized world of metaverses, multiverses, big data, and artificial intelligence. It is the expression of a new type of architecture that promotes the emergence of a computational ecology made of people, data, algorithms, sensors, forests, weather, viruses, and cities. This connection challenges us to a new cognitive policy in the field of Education. The objective of the article is to discuss ways of knowing and producing knowledge related to the development of computational thinking in K-12 Education to understand how this language is promoted and produced in an immersion path in the city, understood as a territory of hybridizations. The experiences in the city are part of research conducted at the International Research Group on Digital Education, GPe-dU UNISINOS/CNPq, developed from inventive, sympoietic, interventionist, and gamified pedagogical practices. As a research method, it appropriates the intervention-research cartographic method for the production and analysis of data. The results presented are based on elements present in the reticular and connective epistemologies, in the theory of inventive cognition, and in the concepts of transorganic connective act, and atopic inhabitancy. The results indicate that computational thinking is being leveraged in the co-articulation between human and non-human entities, from a citizen OnLIFE Education perspective, contributing to its interdisciplinary and transversal understanding, as well as pointing to the emergence of an ecological cognitive policy in education.Research, Society and Development2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4273210.33448/rsd-v12i7.42732Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e18612742732Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e18612742732Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e186127427322525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42732/34501Copyright (c) 2023 Janaína Menezes; Eliane Schlemmer; Massimo Di Felicehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, JanaínaSchlemmer, ElianeDi Felice, Massimo2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42732Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspective
Desarrollando el Pensamiento Computacional en la Ciudad a través de una perspectiva de Educación OnLIFE y Ciudadanía Digital
Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Cidade a partir de uma perspectiva de Educação OnLIFE e Cidadania Digital
title Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspective
spellingShingle Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspective
Menezes, Janaína
Pensamento computacional
Novas literacias
Educação
Cidadania
Inovação
Pensamento crítico.
Computational thinking
New literacies
Education
Citizenship
Innovation
Critical thinking.
Pensamiento computacional
Nuevas alfabetizaciones
Educación
Ciudadanía
Innovación
Pensamiento crítico.
title_short Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspective
title_full Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspective
title_fullStr Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspective
title_full_unstemmed Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspective
title_sort Developing Computational Thinking in the City through an OnLIFE Education and Digital Citizenship perspective
author Menezes, Janaína
author_facet Menezes, Janaína
Schlemmer, Eliane
Di Felice, Massimo
author_role author
author2 Schlemmer, Eliane
Di Felice, Massimo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Janaína
Schlemmer, Eliane
Di Felice, Massimo
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Novas literacias
Educação
Cidadania
Inovação
Pensamento crítico.
Computational thinking
New literacies
Education
Citizenship
Innovation
Critical thinking.
Pensamiento computacional
Nuevas alfabetizaciones
Educación
Ciudadanía
Innovación
Pensamiento crítico.
topic Pensamento computacional
Novas literacias
Educação
Cidadania
Inovação
Pensamento crítico.
Computational thinking
New literacies
Education
Citizenship
Innovation
Critical thinking.
Pensamiento computacional
Nuevas alfabetizaciones
Educación
Ciudadanía
Innovación
Pensamiento crítico.
description A cidadania digital trata da cidadania do mundo algorítmico, datatificado, conectado e sensorizado de metaversos, multiversos, big data e inteligência artificial. É a expressão de um novo tipo de arquitetura que promove o surgimento de uma ecologia computacional feita de pessoas, dados, algoritmos, sensores, florestas, clima, vírus e cidades. Essa conexão nos desafia para uma nova política cognitiva no campo da Educação. O objetivo do artigo é discutir formas de conhecer e produzir conhecimento relacionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica para entender como essa linguagem é promovida e produzida em uma trajetória de imersão na cidade, entendida como território de hibridizações. As experiências na cidade são parte de pesquisa conduzida no Grupo de Pesquisa Internacional em Educação Digital, GPe-dU UNISINOS/CNPq, desenvolvidas a partir de práticas pedagógicas inventivas, simpoiéticas, intervencionistas e gamificadas. Como método de pesquisa, apropria-se do método cartográfico da pesquisa-intervenção para a produção e análise dos dados. Os resultados apresentados são baseados em elementos presentes nas epistemologias reticular e conectiva, na teoria da cognição inventiva, e nos conceitos de ato conectivo transorgânico e habitabilidade atópica. Os resultados indicam que o pensamento computacional está a ser potenciado na co-articulação entre entidades humanas e não humanas, numa perspectiva de educação OnLIFE cidadã, contribuindo para a sua compreensão interdisciplinar e transversal, bem como apontando para a emergência de uma política cognitiva ecológica em Educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42732
10.33448/rsd-v12i7.42732
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42732
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i7.42732
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42732/34501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Janaína Menezes; Eliane Schlemmer; Massimo Di Felice
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Janaína Menezes; Eliane Schlemmer; Massimo Di Felice
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e18612742732
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e18612742732
Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e18612742732
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052628665892864