Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Waldirene Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ramos, Luiz Paulo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39150
Resumo: A disciplina de Ciências mostra-se usualmente como uma matéria que possui excesso de metodologias expositivas na rede pública de ensino, uma vez que persistem obstáculos estruturais para a efetivação da integração de metodologias ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), seja na escola ou em ambientes externos. Quais são as metodologias ativas empregadas no ensino fundamental que são capazes de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem de Ciências? A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Ciências de escolas públicas de um município brasileiro da Mesorregião do Leste Maranhense. O caminho metodológico deste trabalho passou inicialmente pelo crivo exploratório de artigos e documentos afins sobre metodologias ativas. E, seguiu posteriormente em uma pesquisa de campo com sete professores de Ciências atuantes nos espaços urbanos ou rurais, em uma abordagem descritiva e qualitativa, por meio de formulário eletrônico alocado no Google Docs. O trabalho apontou a utilização e preferência de metodologias ativas no ensino de Ciências, assim como possíveis obstáculos à efetivação de uma maior variabilidade de metodologias ativas e à valorização dos profissionais da educação.
id UNIFEI_da9d70ae27cc56a8faa0025d1c9c4205
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39150
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docenteActive methodologies in Science teaching: challenges and possibilities in teaching practiceMetodologías activas en la enseñanza de las Ciencias: desafíos y posibilidades en la práctica docenteÚltimos añosEnseñanza de las CienciasEscuela primariaMétodos activosProceso de enseñanza y aprendizaje.Anos finaisEnsino de CiênciasEnsino FundamentalMetodologias ativasProcesso de ensino e aprendizagem.Final yearsScience teachingElementary SchoolActive methodologiesTeaching and learning process.A disciplina de Ciências mostra-se usualmente como uma matéria que possui excesso de metodologias expositivas na rede pública de ensino, uma vez que persistem obstáculos estruturais para a efetivação da integração de metodologias ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), seja na escola ou em ambientes externos. Quais são as metodologias ativas empregadas no ensino fundamental que são capazes de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem de Ciências? A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Ciências de escolas públicas de um município brasileiro da Mesorregião do Leste Maranhense. O caminho metodológico deste trabalho passou inicialmente pelo crivo exploratório de artigos e documentos afins sobre metodologias ativas. E, seguiu posteriormente em uma pesquisa de campo com sete professores de Ciências atuantes nos espaços urbanos ou rurais, em uma abordagem descritiva e qualitativa, por meio de formulário eletrônico alocado no Google Docs. O trabalho apontou a utilização e preferência de metodologias ativas no ensino de Ciências, assim como possíveis obstáculos à efetivação de uma maior variabilidade de metodologias ativas e à valorização dos profissionais da educação.The discipline of Science is usually shown as a subject that has an excess of expository methodologies in the public school system, since specified obstacles persist for the effective integration of active methodologies and Digital Technologies, whether in school or outdoors. What are the active methodologies employed in elementary education that are capable of promoting improvements in the Science teaching and learning process? This research has the general objective of analyzing the use of active methodologies in the process of teaching and learning Science in public schools in a city located in the Mesoregion of Eastern Maranhão, Brazil. The methodological path of this work initially passed through the exploratory sieve of journals and related documents on active methodologies. And, later, in a field research with seven Science teachers working in urban or rural spaces, in a descriptive and qualitative approach, through an electronic form allocated in Google Docs. The work pointed out the use and preference of active methodologies in Science teaching, as well as possible obstacles to the realization of a greater variability of active methodologies and the appreciation of education professionals.La disciplina de Ciencias suele mostrarse como una asignatura que tiene exceso de métodos expositivos en el sistema escolar público, ya que persisten obstáculos específicos para la integración efectiva de métodos activos y Tecnologías Digitales, ya sea en la escuela o al aire libre. ¿Cuáles son los métodos activos empleados en la educación primaria que son capaces de promover mejoras en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Ciencias? Esta investigación tiene el objetivo general de analizar el uso de métodos activos en el proceso de enseñanza y aprendizaje de Ciencias en escuelas públicas de una ciudad ubicada en la Mesorregión del Este de Maranhão, Brasil. El camino metodológico de este trabajo pasó inicialmente por el tamiz exploratorio de revistas y documentos afines sobre métodos activos. Y, posteriormente, en una investigación de campo con siete profesores de Ciencias que trabajan en espacios urbanos o rurales, en un enfoque descriptivo y cualitativo, a través de un formulario electrónico asignado en Google Docs. El trabajo señaló el uso y la preferencia de las formas activas en la enseñanza de las Ciencias, así como los posibles obstáculos para la realización de una mayor variabilidad de las formas activas y la apreciación de los profesionales de la educación.Research, Society and Development2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3915010.33448/rsd-v12i1.39150Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e1412139150Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e1412139150Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e14121391502525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39150/32331Copyright (c) 2023 Waldirene Pereira Araújo; Luiz Paulo Silva Ramoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Waldirene PereiraRamos, Luiz Paulo Silva2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39150Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente
Active methodologies in Science teaching: challenges and possibilities in teaching practice
Metodologías activas en la enseñanza de las Ciencias: desafíos y posibilidades en la práctica docente
title Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente
spellingShingle Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente
Araújo, Waldirene Pereira
Últimos años
Enseñanza de las Ciencias
Escuela primaria
Métodos activos
Proceso de enseñanza y aprendizaje.
Anos finais
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Metodologias ativas
Processo de ensino e aprendizagem.
Final years
Science teaching
Elementary School
Active methodologies
Teaching and learning process.
title_short Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente
title_full Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente
title_fullStr Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente
title_sort Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente
author Araújo, Waldirene Pereira
author_facet Araújo, Waldirene Pereira
Ramos, Luiz Paulo Silva
author_role author
author2 Ramos, Luiz Paulo Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Waldirene Pereira
Ramos, Luiz Paulo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Últimos años
Enseñanza de las Ciencias
Escuela primaria
Métodos activos
Proceso de enseñanza y aprendizaje.
Anos finais
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Metodologias ativas
Processo de ensino e aprendizagem.
Final years
Science teaching
Elementary School
Active methodologies
Teaching and learning process.
topic Últimos años
Enseñanza de las Ciencias
Escuela primaria
Métodos activos
Proceso de enseñanza y aprendizaje.
Anos finais
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Metodologias ativas
Processo de ensino e aprendizagem.
Final years
Science teaching
Elementary School
Active methodologies
Teaching and learning process.
description A disciplina de Ciências mostra-se usualmente como uma matéria que possui excesso de metodologias expositivas na rede pública de ensino, uma vez que persistem obstáculos estruturais para a efetivação da integração de metodologias ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), seja na escola ou em ambientes externos. Quais são as metodologias ativas empregadas no ensino fundamental que são capazes de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem de Ciências? A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Ciências de escolas públicas de um município brasileiro da Mesorregião do Leste Maranhense. O caminho metodológico deste trabalho passou inicialmente pelo crivo exploratório de artigos e documentos afins sobre metodologias ativas. E, seguiu posteriormente em uma pesquisa de campo com sete professores de Ciências atuantes nos espaços urbanos ou rurais, em uma abordagem descritiva e qualitativa, por meio de formulário eletrônico alocado no Google Docs. O trabalho apontou a utilização e preferência de metodologias ativas no ensino de Ciências, assim como possíveis obstáculos à efetivação de uma maior variabilidade de metodologias ativas e à valorização dos profissionais da educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39150
10.33448/rsd-v12i1.39150
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39150
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39150/32331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Waldirene Pereira Araújo; Luiz Paulo Silva Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Waldirene Pereira Araújo; Luiz Paulo Silva Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e1412139150
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e1412139150
Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e1412139150
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052614545768448