El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorencini, Raíssa Rangel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nunes, Marcus Antonius da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40568
Resumo: O presente artigo analisa os dados do Paebes 2021 e 2022 como uma ferramenta que pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma análise estatística com os resultados de uma escola da Rede Pública Estadual do Norte do Estado do Espírito Santo com o objetivo compreender como o programa produz e interpreta seus dados para os resultados da avaliação. Assim, dividimos a nossa a análise nos quesitos: participação, desenho da avaliação e indicadores de desempenho - proficiência média e padrão de desempenho médio, distribuição dos estudantes por padrão de desempenho e percentual de acerto por descritor. Os principais resultados encontrados nas análises do 9° de Ensino Fundamental e 3° do Ensino Médio no ano de 2021 e 2022 corroboram com o campo da eficácia escolar e reiteram o efeito significativo e positivo das avaliações externas, mostrando que o PAEBES vem como uma ferramenta importante para identificar possíveis fragilidades encontradas nas escolas capixabas, bem como apontar caminhos para elaboração e aplicação de intervenções pedagógicas mais assertivas.
id UNIFEI_db03049d6e072a208a5364b4808b4646
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40568
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básicaO programa de avaliação da educação básica do Espírito Santo (PAEBES) e a compreensão de um sistema de avaliação externa: Contribuições para o ensino de língua portuguesa na educação básicaThe evaluation program of basic education in Espírito Santo (PAEBES) and the understanding of an external evaluation system: Contributions to the teaching of Portuguese in basic educationPAEBESAvaliação ExternaLíngua PortuguesaEducação básica.PAEBESAvaliação ExternaLíngua PortuguesaBasic education.PAEBESEvaluación externaLengua portuguesaEducación básica.O presente artigo analisa os dados do Paebes 2021 e 2022 como uma ferramenta que pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma análise estatística com os resultados de uma escola da Rede Pública Estadual do Norte do Estado do Espírito Santo com o objetivo compreender como o programa produz e interpreta seus dados para os resultados da avaliação. Assim, dividimos a nossa a análise nos quesitos: participação, desenho da avaliação e indicadores de desempenho - proficiência média e padrão de desempenho médio, distribuição dos estudantes por padrão de desempenho e percentual de acerto por descritor. Os principais resultados encontrados nas análises do 9° de Ensino Fundamental e 3° do Ensino Médio no ano de 2021 e 2022 corroboram com o campo da eficácia escolar e reiteram o efeito significativo e positivo das avaliações externas, mostrando que o PAEBES vem como uma ferramenta importante para identificar possíveis fragilidades encontradas nas escolas capixabas, bem como apontar caminhos para elaboração e aplicação de intervenções pedagógicas mais assertivas.This article analyzes data from Paebes 2021 and 2022 as a tool that can contribute to the teaching of Portuguese in Basic Education. For that, a statistical analysis was performed with the results of a State Public School in the North of the State of Espírito Santo in order to understand how the program produces and interprets its data for the evaluation results. Thus, we divided our analysis into the following items: participation, evaluation design and performance indicators - average proficiency and average performance standard, distribution of students by performance standard and percentage of correct answers per descriptor. The main results found in the analyzes of the 9th of Elementary School and 3rd of High School in 2021 and 2022, corroborate the field of school effectiveness and reiterate the significant and positive effect of external evaluations, showing that PAEBES comes as an important tool to identify possible weaknesses found in schools in Espírito Santo, as well as to point out ways for the elaboration and application of more assertive pedagogical interventions.Este artículo analiza datos de Paebes 2021 y 2022 como una herramienta que puede contribuir a la enseñanza del portugués en la Educación Básica. Para ello, se realizó un análisis estadístico con los resultados de una Escuela Pública Estadual del Norte del Estado de Espírito Santo con el fin de comprender cómo el programa produce e interpreta sus datos para los resultados de la evaluación. Así, dividimos nuestro análisis en los siguientes ítems: participación, diseño de evaluación e indicadores de desempeño - dominio promedio y estándar de desempeño promedio, distribución de estudiantes por estándar de desempeño y porcentaje de respuestas correctas por descriptor. Los principales resultados encontrados en los análisis de 9º de Primaria y 3º de Bachillerato en 2021 y 2022, corroboran el campo de la eficacia escolar y reiteran el efecto significativo y positivo de las evaluaciones externas, mostrando que PAEBES surge como una herramienta importante para identificar posibles debilidades encontradas en las escuelas de Espírito Santo, así como señalar caminos para la elaboración y aplicación de intervenciones pedagógicas más asertivas.Research, Society and Development2023-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4056810.33448/rsd-v12i3.40568Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e15412340568Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e15412340568Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e154123405682525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40568/33151Copyright (c) 2023 Raíssa Rangel Lorencini; Marcus Antonius da Costa Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLorencini, Raíssa Rangel Nunes, Marcus Antonius da Costa 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40568Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básica
O programa de avaliação da educação básica do Espírito Santo (PAEBES) e a compreensão de um sistema de avaliação externa: Contribuições para o ensino de língua portuguesa na educação básica
The evaluation program of basic education in Espírito Santo (PAEBES) and the understanding of an external evaluation system: Contributions to the teaching of Portuguese in basic education
title El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básica
spellingShingle El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básica
Lorencini, Raíssa Rangel
PAEBES
Avaliação Externa
Língua Portuguesa
Educação básica.
PAEBES
Avaliação Externa
Língua Portuguesa
Basic education.
PAEBES
Evaluación externa
Lengua portuguesa
Educación básica.
title_short El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básica
title_full El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básica
title_fullStr El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básica
title_full_unstemmed El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básica
title_sort El programa de evaluación de la educación básica en Espírito Santo (PAEBES) y la comprensión de un sistema de evaluación externa: Contribuciones para la enseñanza del portugués en la educación básica
author Lorencini, Raíssa Rangel
author_facet Lorencini, Raíssa Rangel
Nunes, Marcus Antonius da Costa
author_role author
author2 Nunes, Marcus Antonius da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorencini, Raíssa Rangel
Nunes, Marcus Antonius da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv PAEBES
Avaliação Externa
Língua Portuguesa
Educação básica.
PAEBES
Avaliação Externa
Língua Portuguesa
Basic education.
PAEBES
Evaluación externa
Lengua portuguesa
Educación básica.
topic PAEBES
Avaliação Externa
Língua Portuguesa
Educação básica.
PAEBES
Avaliação Externa
Língua Portuguesa
Basic education.
PAEBES
Evaluación externa
Lengua portuguesa
Educación básica.
description O presente artigo analisa os dados do Paebes 2021 e 2022 como uma ferramenta que pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma análise estatística com os resultados de uma escola da Rede Pública Estadual do Norte do Estado do Espírito Santo com o objetivo compreender como o programa produz e interpreta seus dados para os resultados da avaliação. Assim, dividimos a nossa a análise nos quesitos: participação, desenho da avaliação e indicadores de desempenho - proficiência média e padrão de desempenho médio, distribuição dos estudantes por padrão de desempenho e percentual de acerto por descritor. Os principais resultados encontrados nas análises do 9° de Ensino Fundamental e 3° do Ensino Médio no ano de 2021 e 2022 corroboram com o campo da eficácia escolar e reiteram o efeito significativo e positivo das avaliações externas, mostrando que o PAEBES vem como uma ferramenta importante para identificar possíveis fragilidades encontradas nas escolas capixabas, bem como apontar caminhos para elaboração e aplicação de intervenções pedagógicas mais assertivas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40568
10.33448/rsd-v12i3.40568
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40568
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40568/33151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Raíssa Rangel Lorencini; Marcus Antonius da Costa Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Raíssa Rangel Lorencini; Marcus Antonius da Costa Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e15412340568
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e15412340568
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e15412340568
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052619739365376