Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do Acre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37434 |
Resumo: | O artigo discute a influência do Banco Mundial na concepção e implementação do Programa Asas da Florestania como política pública com função compensatória no Estado no Acre (2005-2018). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratória, desenvolvido com base nos procedimentos metodológicos da revisão bibliográfica narrativa e pesquisa documental, por meio da leitura de artigos científicos, livros, legislação nacional e documentos de organismos internacionais constantes em sites oficiais. Para análise e discussão dos resultados foram considerados os pressupostos da análise do conteúdo. O estudo apresenta a fundamentação teoria acerca das políticas compensatórias. Em seguida, traz um breve histórico acerca das agendas do Banco Mundial e sua influência nas políticas públicas educacionais. Posteriormente, apresenta e discute o contexto histórico, social e político sob os quais o Programa Asas da Florestania foi implementado. Nas considerações finais apontam algumas reflexões que endossam as discussões acerca do Programa Asas da Florestania, a partir dos modelos políticos de Estado expressos nas políticas do governo acreano, advindas das orientações do Banco Mundial. Os resultados indicam que o Programa Asas da Florestania, congrega elementos do modelo de Estado gerencialista e de Estado mínimo, sob influência técnica/operacional do Banco Mundial. |
id |
UNIFEI_dbf8cc934d08ffec82e32bf4ec5385b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37434 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do AcreWorld Bank and compensatory education policy in the State of AcreEl Banco Mundial y la política de educación compensatoria en el estado de AcreOrganismos multilateraisPolíticas públicasEducação do campoInclusão. Multilateral OrganizationsPublic PoliciesField EducationInclusion.Organizaciones multilateralesPolíticas públicasEducación ruralInclusión.O artigo discute a influência do Banco Mundial na concepção e implementação do Programa Asas da Florestania como política pública com função compensatória no Estado no Acre (2005-2018). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratória, desenvolvido com base nos procedimentos metodológicos da revisão bibliográfica narrativa e pesquisa documental, por meio da leitura de artigos científicos, livros, legislação nacional e documentos de organismos internacionais constantes em sites oficiais. Para análise e discussão dos resultados foram considerados os pressupostos da análise do conteúdo. O estudo apresenta a fundamentação teoria acerca das políticas compensatórias. Em seguida, traz um breve histórico acerca das agendas do Banco Mundial e sua influência nas políticas públicas educacionais. Posteriormente, apresenta e discute o contexto histórico, social e político sob os quais o Programa Asas da Florestania foi implementado. Nas considerações finais apontam algumas reflexões que endossam as discussões acerca do Programa Asas da Florestania, a partir dos modelos políticos de Estado expressos nas políticas do governo acreano, advindas das orientações do Banco Mundial. Os resultados indicam que o Programa Asas da Florestania, congrega elementos do modelo de Estado gerencialista e de Estado mínimo, sob influência técnica/operacional do Banco Mundial.The article discusses the influence of the World Bank in the design and implementation of the Wings of Forestry Program as a public policy with compensatory function in the State of Acre (2005-2018). This is a qualitative, exploratory study, developed based on the methodological procedures of narrative bibliographic review and documentary research, through the reading of scientific articles, books, national legislation and documents of international organizations contained in official websites. For the analysis and discussion of the results the assumptions of content analysis were considered. The study presents the theoretical basis about compensatory policies. It then presents a brief history of World Bank agendas and their influence on public education policies. Afterwards, it presents and discusses the historical, social and political context under which the Wings of Florestania Program was implemented. The final considerations point to some reflections that endorse the discussions about the Wings of Florestania Program, based on the political models of the State expressed in the policies of the government of Acre, arising from World Bank guidelines. The results indicate that the Wings of Florestania Program brings together elements of the managerialist state model and the minimal state, under the technical/operational influence of the World Bank.El artículo discute la influencia del Banco Mundial en el diseño e implementación del Programa Alas de Florestania como política pública con función compensatoria en el Estado de Acre (2005-2018). Se trata de un estudio de enfoque cualitativo y exploratorio, desarrollado con base en los procedimientos metodológicos de revisión bibliográfica narrativa e investigación documental, a través de la lectura de artículos científicos, libros, legislación nacional y documentos de organismos internacionales contenidos en sitios web oficiales. Para el análisis y la discusión de los resultados se consideraron los supuestos del análisis de contenido. El estudio presenta la base teórica sobre las políticas compensatorias. A continuación, aporta una breve historia sobre las agendas del Banco Mundial y su influencia en las políticas públicas de educación. A continuación, presenta y discute el contexto histórico, social y político en el que se desarrolló el Programa Alas de Florestania. Las consideraciones finales apuntan a algunas reflexiones que avalan las discusiones sobre el Programa Alas de Florestania, a partir de los modelos políticos de Estado expresados en las políticas del gobierno de Acre, derivados de las directrices del Banco Mundial. Los resultados indican que el Programa Alas de Florestania, reúne elementos del modelo de estado gerencialista y del estado mínimo, bajo la influencia técnico-operativa del Banco Mundial.Research, Society and Development2022-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3743410.33448/rsd-v11i15.37434Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e513111537434Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e513111537434Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e5131115374342525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37434/31243Copyright (c) 2022 Rair de Lima Nicácio; Pérsida da Silva Ribeiro Miki; Rovílio de Lima Nicáciohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNicácio, Rair de LimaMiki, Pérsida da Silva RibeiroNicácio, Rovílio de Lima 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37434Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:36.633784Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do Acre World Bank and compensatory education policy in the State of Acre El Banco Mundial y la política de educación compensatoria en el estado de Acre |
title |
Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do Acre |
spellingShingle |
Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do Acre Nicácio, Rair de Lima Organismos multilaterais Políticas públicas Educação do campo Inclusão. Multilateral Organizations Public Policies Field Education Inclusion. Organizaciones multilaterales Políticas públicas Educación rural Inclusión. |
title_short |
Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do Acre |
title_full |
Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do Acre |
title_fullStr |
Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do Acre |
title_full_unstemmed |
Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do Acre |
title_sort |
Banco Mundial e política educacional compensatória no Estado do Acre |
author |
Nicácio, Rair de Lima |
author_facet |
Nicácio, Rair de Lima Miki, Pérsida da Silva Ribeiro Nicácio, Rovílio de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Miki, Pérsida da Silva Ribeiro Nicácio, Rovílio de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicácio, Rair de Lima Miki, Pérsida da Silva Ribeiro Nicácio, Rovílio de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organismos multilaterais Políticas públicas Educação do campo Inclusão. Multilateral Organizations Public Policies Field Education Inclusion. Organizaciones multilaterales Políticas públicas Educación rural Inclusión. |
topic |
Organismos multilaterais Políticas públicas Educação do campo Inclusão. Multilateral Organizations Public Policies Field Education Inclusion. Organizaciones multilaterales Políticas públicas Educación rural Inclusión. |
description |
O artigo discute a influência do Banco Mundial na concepção e implementação do Programa Asas da Florestania como política pública com função compensatória no Estado no Acre (2005-2018). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratória, desenvolvido com base nos procedimentos metodológicos da revisão bibliográfica narrativa e pesquisa documental, por meio da leitura de artigos científicos, livros, legislação nacional e documentos de organismos internacionais constantes em sites oficiais. Para análise e discussão dos resultados foram considerados os pressupostos da análise do conteúdo. O estudo apresenta a fundamentação teoria acerca das políticas compensatórias. Em seguida, traz um breve histórico acerca das agendas do Banco Mundial e sua influência nas políticas públicas educacionais. Posteriormente, apresenta e discute o contexto histórico, social e político sob os quais o Programa Asas da Florestania foi implementado. Nas considerações finais apontam algumas reflexões que endossam as discussões acerca do Programa Asas da Florestania, a partir dos modelos políticos de Estado expressos nas políticas do governo acreano, advindas das orientações do Banco Mundial. Os resultados indicam que o Programa Asas da Florestania, congrega elementos do modelo de Estado gerencialista e de Estado mínimo, sob influência técnica/operacional do Banco Mundial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37434 10.33448/rsd-v11i15.37434 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37434 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37434/31243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rair de Lima Nicácio; Pérsida da Silva Ribeiro Miki; Rovílio de Lima Nicácio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rair de Lima Nicácio; Pérsida da Silva Ribeiro Miki; Rovílio de Lima Nicácio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e513111537434 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e513111537434 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e513111537434 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052729310314496 |