A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38991 |
Resumo: | As brincadeiras estão diretamente ligadas à infância e contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Durante a Educação Infantil, a criança tem oportunidade de explorar e construir artefatos, além de usá-los em contextos de brincadeiras de faz de conta. No ambiente escolar, muitas dessas oportunidades são pedagogicamente estruturadas para estimular mudanças no conhecimento da criança. Portanto, temos a brincadeira como recurso pedagógico extremamente eficaz para a Educação Infantil. Nesse estudo, buscamos conhecer a perspectiva docente quanto ao papel das brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil. Participaram sete professoras da rede municipal de Educação Infantil de Lavras - MG. Essas professoras foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado via Google Meet ou por chamada de vídeo do WhatsApp. As narrativas docentes foram tratadas por meio da técnica de análise textual discursiva e entrecruzadas, a fim de compreendermos melhor o papel do brincar de faz de conta na Educação Infantil. Os dados obtidos permitiram compreender melhor algumas necessidades existentes dentro das escolas em relação ao brincar. Também, foi possível constatar a necessidade de uma formação docente voltada para a prática, que poderia culminar em professores mais seguros quanto a sua atuação e um ensino mais qualificado para as crianças. |
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A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questãoThe play of pretending in early childhood education: the teaching perspective El juego del fingir en la educación infantil: la perspectiva docente en cuestiónSymbolic gamesTeacher educationHuman developmentPedagogical resource.Juegos de fantasíaFormación de profesoresDesarrollo humanoRecurso pedagógico.Jogos simbólicosFormação docenteDesenvolvimento humanoRecurso pedagógico.As brincadeiras estão diretamente ligadas à infância e contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Durante a Educação Infantil, a criança tem oportunidade de explorar e construir artefatos, além de usá-los em contextos de brincadeiras de faz de conta. No ambiente escolar, muitas dessas oportunidades são pedagogicamente estruturadas para estimular mudanças no conhecimento da criança. Portanto, temos a brincadeira como recurso pedagógico extremamente eficaz para a Educação Infantil. Nesse estudo, buscamos conhecer a perspectiva docente quanto ao papel das brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil. Participaram sete professoras da rede municipal de Educação Infantil de Lavras - MG. Essas professoras foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado via Google Meet ou por chamada de vídeo do WhatsApp. As narrativas docentes foram tratadas por meio da técnica de análise textual discursiva e entrecruzadas, a fim de compreendermos melhor o papel do brincar de faz de conta na Educação Infantil. Os dados obtidos permitiram compreender melhor algumas necessidades existentes dentro das escolas em relação ao brincar. Também, foi possível constatar a necessidade de uma formação docente voltada para a prática, que poderia culminar em professores mais seguros quanto a sua atuação e um ensino mais qualificado para as crianças.Games are directly linked to childhood and contribute to the integral development of the child. During Early Childhood Education, the child has the opportunity to explore and build artifacts, in addition to using them in pretend play contexts. In the school environment, many of these opportunities are pedagogically structured to stimulate changes in the child's knowledge. Therefore, we have to use play as an extremely effective pedagogical resource for Early Childhood Education. In this study, we sought to understand the teaching perspective regarding the role of make-believe games in the context of Early Childhood Education. Seven teachers from the municipal Early Childhood Education network of Lavras - MG participated. These teachers were interviewed using a semi-structured script via Google Meet or WhatsApp video call. The teaching narratives were treated using the technique of discursive and intersecting textual analysis, in order to better understand the role of pretend play in Early Childhood Education. The data obtained allowed a better understanding of some existing needs within schools in relation to playing. It was also possible to verify the need for teacher training focused on practice. This could result in teachers who are more confident about their performance and more qualified to teach children.Los juegos están directamente ligados a la infancia y contribuyen al desarrollo integral del niño. Durante el jardín de infantes, los niños tienen la oportunidad de explorar y construir artefactos, así como usarlos en contextos de juegos imaginarios. En el ambiente escolar, muchas de estas oportunidades están estructuradas pedagógicamente para estimular cambios en el conocimiento del niño. Por tanto, el juego se considera un recurso pedagógico sumamente eficaz para la Educación Infantil. Por tanto, nuestro objetivo fue conocer la perspectiva docente sobre el papel de los juegos de fantasía en el contexto de la Educación Infantil. Nuestra investigación fue realizada con 7 docentes de la red municipal de Educación Infantil de Lavras - MG. Estos docentes fueron entrevistados utilizando un guión semiestructurado a través de Google Meet o videollamada de WhatsApp. Las narrativas de los docentes fueron tratadas a través de la técnica del análisis textual discursivo y entrelazado, con el fin de comprender mejor el papel del juego de fantasía en la Educación Infantil. Los datos obtenidos nos permitieron comprender mejor algunas necesidades existentes dentro de las escuelas en relación con el juego. Asimismo, se pudo constatar la necesidad de una formación docente enfocada en la práctica, lo que podría redundar en docentes más seguros en cuanto a su desempeño y una enseñanza más calificada para los niños.Research, Society and Development2022-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3899110.33448/rsd-v11i17.38991Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e161111738991Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e161111738991Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e1611117389912525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38991/32166Copyright (c) 2022 Valeria Aparecida Costa Sousa; Vitor Pereira de Oliveira; Lucio Fernandes Ferreira; Alessandro Teodoro Bruzihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Valeria Aparecida Costa Oliveira, Vitor Pereira de Ferreira, Lucio Fernandes Bruzi, Alessandro Teodoro 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38991Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:27.265255Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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