A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Gerviz Fernandes de Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Chaves, Edmilson Rodrigues, Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa, Souza, Andrea Moura da Costa, Paim, Igor de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058
Resumo: O presente artigo traz o Project Model Canvas (PMC) como uma ferramenta para ser aplicada ao campo educacional, com ação da mesma por sujeitos que buscam elaboração de planejamentos mais efetivos e práticos para seus projetos educacionais contribuindo na visualização e organização do processo de elaboração de ações e estratégias. Apresentamos como objetivo investigar a contribuição que o PMC pode trazer para o processo de elaboração do planejamento das formações continuadas ofertadas pelo Programa MAIS PAIC aos professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, bem como o seu acompanhamento. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, através de material bibliográfico sobre a aplicação do PMC no universo educacional. Como resultado, foi apresentado um exemplo do emprego do PMC na elaboração de um planejamento para encontro formativo de professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, pelo Programa MAIS PAIC. Ao final desta pesquisa, foi possível concluir que o PMC pode ser usado no campo educacional, especificamente no planejamento auxiliando na construção e execução do mesmo, colaborando na elaboração das formações continuadas e na melhoria do processo formativo de professores. Espera-se, que o modelo de aplicação dessa ferramenta, contribua para aproximá-la de sujeitos que buscam desenvolver planos mais eficazes e práticos para seus projetos educacionais.
id UNIFEI_b8e5f3751ac7edea783bfeb5adf33f08
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38058
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic The application of the Project Model Canvas in the planning of continuing education for teachers in the Mais Paic Program La aplicación del Modelo Canvas de Proyectos en la planificación de la formación continua de los profesores del Programa Mais PaicFormação ContinuadaplanejamentoProject model canvas.Educación continuaPlanificaciónProyecto modelo canvas.Continuing educationPlanningProject model canvas.O presente artigo traz o Project Model Canvas (PMC) como uma ferramenta para ser aplicada ao campo educacional, com ação da mesma por sujeitos que buscam elaboração de planejamentos mais efetivos e práticos para seus projetos educacionais contribuindo na visualização e organização do processo de elaboração de ações e estratégias. Apresentamos como objetivo investigar a contribuição que o PMC pode trazer para o processo de elaboração do planejamento das formações continuadas ofertadas pelo Programa MAIS PAIC aos professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, bem como o seu acompanhamento. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, através de material bibliográfico sobre a aplicação do PMC no universo educacional. Como resultado, foi apresentado um exemplo do emprego do PMC na elaboração de um planejamento para encontro formativo de professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, pelo Programa MAIS PAIC. Ao final desta pesquisa, foi possível concluir que o PMC pode ser usado no campo educacional, especificamente no planejamento auxiliando na construção e execução do mesmo, colaborando na elaboração das formações continuadas e na melhoria do processo formativo de professores. Espera-se, que o modelo de aplicação dessa ferramenta, contribua para aproximá-la de sujeitos que buscam desenvolver planos mais eficazes e práticos para seus projetos educacionais.This article brings the Project Model Canvas (PMC) as a tool to be applied to the educational field, with the same action by subjects who seek to develop more effective and practical plans for their educational projects, contributing to the visualization and organization of the process of elaboration of actions and strategies . We present as an objective to investigate the contribution that the PMC can bring to the process of elaboration of the planning of the continuous formations offered by the MAIS PAIC Program to the teachers of the Literacy Cycle of Basic Education, as well as its follow-up. A qualitative and exploratory research was carried out, through bibliographical material on the application of the PMC in the educational universe. As a result, an example of the use of the PMC was presented in the elaboration of a plan for a training meeting for teachers of the Literacy Cycle of Basic Education, by the MAIS PAIC Program. At the end of this research, it was possible to conclude that the PMC can be used in the educational field, specifically in the planning, helping in the construction and execution of the same, collaborating in the elaboration of the continuous formations and in the improvement of the formation process of teachers. It is expected that the application model of this tool will contribute to bringing it closer to subjects who seek to develop more effective and practical plans for their educational projects.Este artículo trae el Project Model Canvas (PMC) como una herramienta para ser aplicada en el campo educativo, con la misma acción por parte de los sujetos que buscan desarrollar planes más efectivos y prácticos para sus proyectos educativos, contribuyendo a la visualización y organización del proceso. de elaboración de acciones y estrategias. Nos planteamos como objetivo investigar el aporte que el PMC puede aportar al proceso de elaboración de la planificación de las formaciones continuas que ofrece el Programa MAIS PAIC a los docentes del Ciclo de Alfabetización de Educación Básica, así como su seguimiento. Se realizó una investigación cualitativa y exploratoria, a través de material bibliográfico sobre la aplicación del PMC en el universo educativo. Como resultado, se presentó un ejemplo del uso del PMC en la elaboración de un plan para un encuentro de formación de docentes del Ciclo de Alfabetización de Educación Básica, por parte del Programa MAIS PAIC. Al final de esta investigación se pudo concluir que el PMC puede ser utilizado en el campo educativo, específicamente en la planificación, auxiliando en la construcción y ejecución de las mismas, colaborando en la elaboración de las formaciones continuas y en la mejora del proceso de formación de los docentes. Se espera que el modelo de aplicación de esta herramienta contribuya a acercarla a sujetos que buscan desarrollar planes más efectivos y prácticos para sus proyectos educativos.Research, Society and Development2022-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3805810.33448/rsd-v11i16.38058Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e202111638058Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e202111638058Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2021116380582525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058/31570Copyright (c) 2022 Gerviz Fernandes de Lima Damasceno; Edmilson Rodrigues Chaves; Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Dias; Andrea Moura da Costa Souza; Igor de Moraes Paimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, Gerviz Fernandes de Lima Chaves, Edmilson Rodrigues Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38058Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:57.933787Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic
The application of the Project Model Canvas in the planning of continuing education for teachers in the Mais Paic Program
La aplicación del Modelo Canvas de Proyectos en la planificación de la formación continua de los profesores del Programa Mais Paic
title A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic
spellingShingle A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic
Damasceno, Gerviz Fernandes de Lima
Formação Continuada
planejamento
Project model canvas.
Educación continua
Planificación
Proyecto modelo canvas.
Continuing education
Planning
Project model canvas.
title_short A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic
title_full A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic
title_fullStr A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic
title_full_unstemmed A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic
title_sort A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic
author Damasceno, Gerviz Fernandes de Lima
author_facet Damasceno, Gerviz Fernandes de Lima
Chaves, Edmilson Rodrigues
Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
author_role author
author2 Chaves, Edmilson Rodrigues
Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Gerviz Fernandes de Lima
Chaves, Edmilson Rodrigues
Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
planejamento
Project model canvas.
Educación continua
Planificación
Proyecto modelo canvas.
Continuing education
Planning
Project model canvas.
topic Formação Continuada
planejamento
Project model canvas.
Educación continua
Planificación
Proyecto modelo canvas.
Continuing education
Planning
Project model canvas.
description O presente artigo traz o Project Model Canvas (PMC) como uma ferramenta para ser aplicada ao campo educacional, com ação da mesma por sujeitos que buscam elaboração de planejamentos mais efetivos e práticos para seus projetos educacionais contribuindo na visualização e organização do processo de elaboração de ações e estratégias. Apresentamos como objetivo investigar a contribuição que o PMC pode trazer para o processo de elaboração do planejamento das formações continuadas ofertadas pelo Programa MAIS PAIC aos professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, bem como o seu acompanhamento. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, através de material bibliográfico sobre a aplicação do PMC no universo educacional. Como resultado, foi apresentado um exemplo do emprego do PMC na elaboração de um planejamento para encontro formativo de professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, pelo Programa MAIS PAIC. Ao final desta pesquisa, foi possível concluir que o PMC pode ser usado no campo educacional, especificamente no planejamento auxiliando na construção e execução do mesmo, colaborando na elaboração das formações continuadas e na melhoria do processo formativo de professores. Espera-se, que o modelo de aplicação dessa ferramenta, contribua para aproximá-la de sujeitos que buscam desenvolver planos mais eficazes e práticos para seus projetos educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058
10.33448/rsd-v11i16.38058
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.38058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058/31570
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e202111638058
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e202111638058
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e202111638058
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052801025572864