As contribuições da sala de recurso no desenvolvimento cognitivo das crianças na perspectiva da Educação Inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35932 |
Resumo: | Este artigo abrange considerações, e aponta os marcos determinantes, que estão interligados ao histórico da Educação Inclusiva e das Salas de Recursos Multifuncionais. Em 2007 foi instituído pelo Governo Federal para todo o Brasil o “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”, fruto de anos de esforços em prol da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, da luta por uma escolarização igualitária para todos e do empenho para haver uma educação de qualidade para esse público. Dessa forma este artigo teve como objetivo, compreender os desafios da implantação da Sala de Recursos Multifuncionais e as suas contribuições no desenvolvimento cognitivo das crianças. Para esta pesquisa, foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica narrativa de caráter qualitativa embasada em publicações feitas nos últimos dez anos (2012 – 2022) de artigos científicos, revistas, livros, teses, dissertações e legislações, de distintos autores que versam acerca do tema em investigação a fim de estruturar um referencial teórico. Diante destas constatações, conclui-se que este trabalho atingiu os objetivos apresentados, já que, inferiu-se que o Atendimento Educacional Especializado e em especial a Sala de Recursos são elementos fundamentais para a Educação Inclusiva. É possível afirmar que a Sala de Recursos Multifuncionais é relevante para que as atividades do Atendimento Educacional Especializado sejam satisfatórias, pois fornece estímulos específicos e individualizado, para a evolução de um desenvolvimento intelectual e motor dos alunos com necessidades educacionais especiais. |
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As contribuições da sala de recurso no desenvolvimento cognitivo das crianças na perspectiva da Educação InclusivaThe contributions of the resource room in the cognitive development of children from the perspective of Inclusive EducationLos aportes del aula de recursos en el desarrollo cognitivo de los niños desde la perspectiva de la Educación InclusivaInclusive EducationSpecial Educational ServiceResource room.Educación InclusivaServicio Educativo EspecialAula de recursos.Educação InclusivaAtendimento Educacional EspecialSala de recursos. Este artigo abrange considerações, e aponta os marcos determinantes, que estão interligados ao histórico da Educação Inclusiva e das Salas de Recursos Multifuncionais. Em 2007 foi instituído pelo Governo Federal para todo o Brasil o “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”, fruto de anos de esforços em prol da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, da luta por uma escolarização igualitária para todos e do empenho para haver uma educação de qualidade para esse público. Dessa forma este artigo teve como objetivo, compreender os desafios da implantação da Sala de Recursos Multifuncionais e as suas contribuições no desenvolvimento cognitivo das crianças. Para esta pesquisa, foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica narrativa de caráter qualitativa embasada em publicações feitas nos últimos dez anos (2012 – 2022) de artigos científicos, revistas, livros, teses, dissertações e legislações, de distintos autores que versam acerca do tema em investigação a fim de estruturar um referencial teórico. Diante destas constatações, conclui-se que este trabalho atingiu os objetivos apresentados, já que, inferiu-se que o Atendimento Educacional Especializado e em especial a Sala de Recursos são elementos fundamentais para a Educação Inclusiva. É possível afirmar que a Sala de Recursos Multifuncionais é relevante para que as atividades do Atendimento Educacional Especializado sejam satisfatórias, pois fornece estímulos específicos e individualizado, para a evolução de um desenvolvimento intelectual e motor dos alunos com necessidades educacionais especiais.This article covers considerations, and points out the determining milestones, which are linked to the history of Inclusive Education and Multifunctional Resource Rooms. In 2007, the Federal Government instituted the “Program for the ImplemeBntation of Multifunctional Resource Rooms” throughout Brazil, the result of years of efforts in favor of the inclusion of students with special educational needs in regular education, the struggle for equality for all and the effort to have a quality education for this public. Thus, this article aimed to understand the challenges of implementing the Multifunctional Resource Room and its contributions to children's cognitive development. For this research, a qualitative bibliographic narrative review was used as a methodological procedure, based on publications made in the last ten years (2012 - 2022) of scientific articles, magazines, books, theses, dissertations and legislation, by different authors that deal with the topic. under investigation in order to structure a theoretical framework. In view of these findings, it is concluded that this work achieved the objectives presented, since it was inferred that the Specialized Educational Service and especially the Resource Room are fundamental elements for Inclusive Education. It is possible to say that the Multifunctional Resource Room is relevant for the activities of the Specialized Educational Service to be satisfactory, as it provides specific and individualized stimuli for the evolution of an intellectual and motor development of students with special educational needs.Este artículo abarca consideraciones y señala los hitos determinantes, que están vinculados a la historia de la Educación Inclusiva y las Salas de Recursos Multifuncionales. En 2007, el Gobierno Federal instituyó el “Programa de Implementación de Salas de Recursos Multifuncionales” en todo Brasil, resultado de años de esfuerzos a favor de la inclusión de alumnos con necesidades educativas especiales en la educación regular, la lucha por la igualdad de todos y el esfuerzo por tener una educación de calidad para este público. Así, este artículo tuvo como objetivo comprender los desafíos de implementar la Sala de Recursos Multifuncionales y sus contribuciones al desarrollo cognitivo de los niños. Para esta investigación se utilizó como procedimiento metodológico una revisión narrativa bibliográfica cualitativa, basada en publicaciones realizadas en los últimos diez años (2012 - 2022) de artículos científicos, revistas, libros, tesis, disertaciones y legislación, de diferentes autores que tratan sobre el tema. tema en investigación con el fin de estructurar un marco teórico. Ante estos hallazgos se concluye que este trabajo cumplió con los objetivos planteados, ya que se infirió que el Servicio Educativo Especializado y en especial la Sala de Recursos son elementos fundamentales para la Educación Inclusiva. Se puede decir que el Aula de Recursos Multifuncionales es relevante para que las actividades del Servicio Educativo Especializado sean satisfactorias, ya que proporciona estímulos específicos e individualizados para la evolución de un desarrollo intelectual y motriz de los alumnos con necesidades educativas especiales.Research, Society and Development2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3593210.33448/rsd-v11i14.35932Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e06111435932Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e06111435932Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e061114359322525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35932/30060Copyright (c) 2022 Elayne Oliveira Sousa; Helen Cristina Moura da Silva Ribeiro; Zilma Cardoso Barros Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Elayne OliveiraRibeiro, Helen Cristina Moura da SilvaSoares, Zilma Cardoso Barros 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35932Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:39.863017Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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