Experiência do processo de monitoria em disciplinas modulares com metodologia ativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42800 |
Resumo: | A monitoria remonta à Antiguidade Clássica, estando ligada à função de auxílio ao mestre, simplificação das aulas e controle disciplinar dos alunos. Somente na Idade Moderna é que a monitoria se associa ao ensino mútuo por meio do Método Lancaster – que privilegia o aluno mais adiantado para auxiliar outros, sob a orientação de um professor. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do processo de monitoria no curso de medicina por meio do relato de experiência. Esse trabalho trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado na Faculdade Pitágoras Medicina de Codó, no período de outubro a novembro de 2022. Quatro acadêmicos do segundo período de medicina tornaram-se monitores do módulo “Circulação e Respiração” por meio de um processo seletivo e, após aprovação no processo, foram selecionados para monitorar os alunos do primeiro período da terceira turma de medicina da faculdade em questão. Durante o período de monitoria foi possível observar os benefícios da participação discente nas aulas da forma que o conteúdo foi melhor assimilado. Nessa atividade, observou-se que a monitoria facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de medicina no módulo apresentado, proporcionou ao monitor uma experiência de docência e ofertou aos acadêmicos uma formação de melhor qualidade no módulo descrito. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem ativa do programa de monitoria é propícia a ambientes de aprendizagem colaborativa, moldando o conhecimento do aluno, potencializando o processo de aprendizagem nas faculdades, desenvolvendo as habilidades pedagógicas e aprofundando os conhecimentos dos monitores. |
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Experiência do processo de monitoria em disciplinas modulares com metodologia ativaExperience of the monitoring process in modular disciplines with active methodologyExperiencia del proceso de seguimiento en disciplinas modulares con metodología activaMétodo activoMemoriaSeguimiento.Método ativoMemóriaMonitoria.Active methodMemoryMonitoring.A monitoria remonta à Antiguidade Clássica, estando ligada à função de auxílio ao mestre, simplificação das aulas e controle disciplinar dos alunos. Somente na Idade Moderna é que a monitoria se associa ao ensino mútuo por meio do Método Lancaster – que privilegia o aluno mais adiantado para auxiliar outros, sob a orientação de um professor. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do processo de monitoria no curso de medicina por meio do relato de experiência. Esse trabalho trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado na Faculdade Pitágoras Medicina de Codó, no período de outubro a novembro de 2022. Quatro acadêmicos do segundo período de medicina tornaram-se monitores do módulo “Circulação e Respiração” por meio de um processo seletivo e, após aprovação no processo, foram selecionados para monitorar os alunos do primeiro período da terceira turma de medicina da faculdade em questão. Durante o período de monitoria foi possível observar os benefícios da participação discente nas aulas da forma que o conteúdo foi melhor assimilado. Nessa atividade, observou-se que a monitoria facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de medicina no módulo apresentado, proporcionou ao monitor uma experiência de docência e ofertou aos acadêmicos uma formação de melhor qualidade no módulo descrito. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem ativa do programa de monitoria é propícia a ambientes de aprendizagem colaborativa, moldando o conhecimento do aluno, potencializando o processo de aprendizagem nas faculdades, desenvolvendo as habilidades pedagógicas e aprofundando os conhecimentos dos monitores.Monitoring dates back to Classical Antiquity, being linked to the function of helping the master, simplifying classes and disciplinary control of students. Only in the Modern Age is tutoring associated with mutual teaching through the Lancaster Method – which favors the most advanced student to help others, under the guidance of a teacher. In this sense, the objective of this work is to demonstrate the importance of the monitoring process in the medical course through the experience report. This work is a descriptive study, type of experience report, carried out at Faculdade Pitágoras Medicina de Codó, from October to November 2022. During the monitoring period, it was possible to observe the benefits of student participation in classes in the way that the content was better assimilated. In this activity, it was observed that the monitoring facilitated the teaching-learning process of the medical students in the presented module, provided the monitor with a teaching experience and offered the students a better quality training in the module described. Thus, it is concluded that the active learning of the monitoring program is conducive to collaborative learning environments, shaping the student's knowledge, enhancing the learning process in colleges, developing pedagogical skills and deepening the knowledge of the monitors.El seguimiento se remonta a la Antigüedad Clásica, vinculándose a la función de ayudar al maestro, simplificar las clases y el control disciplinario de los alumnos. Solo en la Edad Moderna la tutoría se asocia a la enseñanza mutua a través del Método Lancaster – que favorece que el alumno más avanzado ayude a los demás, bajo la guía de un maestro. En ese sentido, el objetivo de este trabajo es demostrar la importancia del proceso de seguimiento en el curso de medicina a través del relato de experiencia. Este trabajo es un estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, realizado en la Faculdade Pitágoras Medicina de Codó, de octubre a noviembre de 2022. Durante el período de seguimiento se pudo observar los beneficios de la participación de los estudiantes en las clases en la forma en que asimilaban mejor los contenidos. En esta actividad se observó que el acompañamiento facilitó el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes de medicina en el módulo presentado, brindó al monitor una experiencia docente y ofreció a los estudiantes una formación de mejor calidad en el módulo descrito. Así, se concluye que el aprendizaje activo del programa de monitores propicia ambientes de aprendizaje colaborativo, moldeando el conocimiento de los estudiantes, potenciando el proceso de aprendizaje en los colegios, desarrollando habilidades pedagógicas y profundizando el conocimiento de los monitores.Research, Society and Development2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4280010.33448/rsd-v12i8.42800Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e8612842800Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e8612842800Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e86128428002525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42800/34607Copyright (c) 2023 João Vitor Lima Varão; Maria Clara Coutinho; Nívea Carolina Tavares Araújo; Ramon Cavalcante; Hengrid Graciely Nascimento Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVarão, João Vitor Lima Coutinho, Maria ClaraAraújo, Nívea Carolina Tavares Cavalcante, Ramon Silva, Hengrid Graciely Nascimento 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42800Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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