Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Mariana Ventura
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25886
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Instituto Politécnico do Porto, foi elaborado o presente Relatório de Estágio, de forma a refletir sobre o trabalho desenvolvido no ano letivo 2023/2024. A prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos de eufónio/tuba e Classes de Conjunto do Ensino Básico e Secundário. Na 1ª e na 2ª parte do presente Relatório caracterizo o Conservatório de Música do Porto e descrevo todas as atividades envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. A 3ª parte inclui o projeto de Investigação, intitulado “Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky” que tem como foco principal compreender o construtivismo de acordo com a perspetiva de Vygotsky e como pode ser aplicado no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba. Assim, ao longo da realização desta investigação surgem as seguintes questões: (1) De acordo com o modelo de Vygotsky, quais são as estratégias construtivistas que poderão ser aplicadas no ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (2) Qual a importância/vantagem da implementação do modelo sociocultural de Vygotsky no processo de ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (3) A abordagem construtivista numa perspetiva sociocultural de Vygotsky é utilizada em Portugal no ensino da tuba/eufónio?. Consequentemente, foi elaborado um inquérito por questionário a professores de eufónio/tuba em Portugal. Os resultados obtidos no estudo permitem concluir que esta metodologia é utilizada em Portugal e não há diferenças significativas nas estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas a alunos de diferentes níveis de ensino. No fim, abordo as implicações educacionais e a relação com a prática docente.
id RCAP_d071e263ebfc256f9746477e37afcac9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de VygotskyConstrutivismo socioculturalEnsino-aprendizagemEnsino da músicaEufónioVygotskyTubaSociocultural constructivismTeaching and learningTeaching musicEuphoniumNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Instituto Politécnico do Porto, foi elaborado o presente Relatório de Estágio, de forma a refletir sobre o trabalho desenvolvido no ano letivo 2023/2024. A prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos de eufónio/tuba e Classes de Conjunto do Ensino Básico e Secundário. Na 1ª e na 2ª parte do presente Relatório caracterizo o Conservatório de Música do Porto e descrevo todas as atividades envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. A 3ª parte inclui o projeto de Investigação, intitulado “Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky” que tem como foco principal compreender o construtivismo de acordo com a perspetiva de Vygotsky e como pode ser aplicado no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba. Assim, ao longo da realização desta investigação surgem as seguintes questões: (1) De acordo com o modelo de Vygotsky, quais são as estratégias construtivistas que poderão ser aplicadas no ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (2) Qual a importância/vantagem da implementação do modelo sociocultural de Vygotsky no processo de ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (3) A abordagem construtivista numa perspetiva sociocultural de Vygotsky é utilizada em Portugal no ensino da tuba/eufónio?. Consequentemente, foi elaborado um inquérito por questionário a professores de eufónio/tuba em Portugal. Os resultados obtidos no estudo permitem concluir que esta metodologia é utilizada em Portugal e não há diferenças significativas nas estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas a alunos de diferentes níveis de ensino. No fim, abordo as implicações educacionais e a relação com a prática docente.As part of the Master's Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo and Escola Superior de Educação, both of the Instituto Politécnico do Porto, this Internship Report was drawn up in order to reflect on the work carried out in the academic year 2023/2024. The Supervised Teaching Practice was carried out at the Conservatório de Música do Porto, with students of euphonium/tuba and ensemble classes in primary and secondary education. In the first and second parts of this report, I describe the Conservatório de Música do Porto and all the activities involved in the Supervised Teaching Practice. The 3rd part includes the research project, entitled “Constructivist strategies in the teaching-learning process of the euphonium and tuba: a sociocultural perspective from Vygotsky”, the main focus of which is to understand constructivism from Vygotsky's perspective and how it can be applied to the teaching-learning process of the euphonium and tuba. Thus, the following questions arose during the course of this research: (1) According to Vygotsky's model, what constructivist strategies can be applied to the teaching and learning of the tuba/euphonium? (2) What is the importance/advantage of implementing Vygotsky's sociocultural model in the teaching/learning process of the tuba/euphonium?; (3) Is the constructivist approach from Vygotsky's sociocultural perspective used in Portugal in the teaching of the tuba/euphonium? Consequently, a questionnaire survey was carried out among euphonium/tuba teachers in Portugal. The results obtained in the study allow us to conclude that this methodology is used in Portugal and there are no significant differences in the teaching-learning strategies applied to students at different levels of education. Finally, I discuss the educational implications and the relationship with teaching practice.Antão, Ricardo RodriguesRamos, AvelinoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFirmino, Mariana Ventura2024-09-03T10:27:44Z2024-07-092024-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25886TID:203682661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-11T01:47:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-11T01:47:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky
title Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky
spellingShingle Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky
Firmino, Mariana Ventura
Construtivismo sociocultural
Ensino-aprendizagem
Ensino da música
Eufónio
Vygotsky
Tuba
Sociocultural constructivism
Teaching and learning
Teaching music
Euphonium
title_short Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky
title_full Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky
title_fullStr Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky
title_full_unstemmed Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky
title_sort Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky
author Firmino, Mariana Ventura
author_facet Firmino, Mariana Ventura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antão, Ricardo Rodrigues
Ramos, Avelino
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino, Mariana Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo sociocultural
Ensino-aprendizagem
Ensino da música
Eufónio
Vygotsky
Tuba
Sociocultural constructivism
Teaching and learning
Teaching music
Euphonium
topic Construtivismo sociocultural
Ensino-aprendizagem
Ensino da música
Eufónio
Vygotsky
Tuba
Sociocultural constructivism
Teaching and learning
Teaching music
Euphonium
description No âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Instituto Politécnico do Porto, foi elaborado o presente Relatório de Estágio, de forma a refletir sobre o trabalho desenvolvido no ano letivo 2023/2024. A prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos de eufónio/tuba e Classes de Conjunto do Ensino Básico e Secundário. Na 1ª e na 2ª parte do presente Relatório caracterizo o Conservatório de Música do Porto e descrevo todas as atividades envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. A 3ª parte inclui o projeto de Investigação, intitulado “Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky” que tem como foco principal compreender o construtivismo de acordo com a perspetiva de Vygotsky e como pode ser aplicado no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba. Assim, ao longo da realização desta investigação surgem as seguintes questões: (1) De acordo com o modelo de Vygotsky, quais são as estratégias construtivistas que poderão ser aplicadas no ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (2) Qual a importância/vantagem da implementação do modelo sociocultural de Vygotsky no processo de ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (3) A abordagem construtivista numa perspetiva sociocultural de Vygotsky é utilizada em Portugal no ensino da tuba/eufónio?. Consequentemente, foi elaborado um inquérito por questionário a professores de eufónio/tuba em Portugal. Os resultados obtidos no estudo permitem concluir que esta metodologia é utilizada em Portugal e não há diferenças significativas nas estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas a alunos de diferentes níveis de ensino. No fim, abordo as implicações educacionais e a relação com a prática docente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-03T10:27:44Z
2024-07-09
2024-07-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25886
TID:203682661
url http://hdl.handle.net/10400.22/25886
identifier_str_mv TID:203682661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547159801692160