Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342 |
Resumo: | A Lei nº 13.663 de 14/05/2018 determina que a escola instigue medidas de conscientização contra o bullying, a fim de promover a cultura de paz para a formação de pessoas e, assim, desenvolver a competência socioemocional. Outro ponto é que a escola precisa discutir o tema para que o aluno perceba a si mesmo, o outro e aprender a respeitar o pluralismo étnico, cultural, social e religioso da sociedade. O objetivo da pesquisa é abordar as questões que norteiam a violência na escola, caracterizada principalmente pela prática do bullying e suas consequências negativas para os alunos. Para a realização da pesquisa adotou-se o levantamento bibliográfico junto a autores da literatura nacional que tratam do tema em questão, juntamente com material gráfico que explora a prática da temática. Os aportes teóricos foram oriundos dos conceitos de Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, entre outros. Os resultados a partir desta pesquisa apontaram que houve um trabalho integrado de leituras, produção textual, e letramento digital, bem como, contribuições da perspectiva sociocultural, no que tange à temática bullying. |
id |
UNIFEI_e4bc5bb0b350f287f63e1dc020f51446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39342 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagaçãoBullying at school: how the use of music video discursive genre can prevent its spreadBullying en la escuela: como el uso del género discursivo videoclip puede evitar su difusiónEnsinoLíngua portuguesaBullying.EnseñanzaLengua portuguesaAcoso.TeachingPortuguese languageBullying.A Lei nº 13.663 de 14/05/2018 determina que a escola instigue medidas de conscientização contra o bullying, a fim de promover a cultura de paz para a formação de pessoas e, assim, desenvolver a competência socioemocional. Outro ponto é que a escola precisa discutir o tema para que o aluno perceba a si mesmo, o outro e aprender a respeitar o pluralismo étnico, cultural, social e religioso da sociedade. O objetivo da pesquisa é abordar as questões que norteiam a violência na escola, caracterizada principalmente pela prática do bullying e suas consequências negativas para os alunos. Para a realização da pesquisa adotou-se o levantamento bibliográfico junto a autores da literatura nacional que tratam do tema em questão, juntamente com material gráfico que explora a prática da temática. Os aportes teóricos foram oriundos dos conceitos de Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, entre outros. Os resultados a partir desta pesquisa apontaram que houve um trabalho integrado de leituras, produção textual, e letramento digital, bem como, contribuições da perspectiva sociocultural, no que tange à temática bullying.Law nº 13.663 of 05/14/2018 determines that the school instigates awareness measures against bullying, in order to promote a culture of peace for the formation of people and, thus, develop socio-emotional competence. Another point is that the school needs to discuss the topic so that the student can understand himself, the other and learn to respect the ethnic, cultural, social and religious pluralism of society. The objective of the research is to address the issues that guide violence at school, characterized mainly by the practice of bullying and its negative consequences for students. To carry out the research, a bibliographical survey was carried out with authors of national literature that deal with the subject in question, together with graphic material that explores the practice of the theme. The theoretical contributions came from the concepts of Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, among others. The results from this research indicated that there was an integrated work of readings, textual production, and digital literacy, as well as contributions from the sociocultural perspective, with regard to the theme of bullying.Ley nº 13.663, del 14/05/2018, obliga a la escuela a impulsar medidas de sensibilización contra el bullying, con el fin de promover una cultura de paz para la formación de personas y, así, desarrollar la competencia socioemocional. Otro punto es que la escuela necesita discutir el tema para que el alumno se realice, el otro es aprender a respetar el pluralismo étnico, cultural, social y religioso de la sociedad. El objetivo de la investigación es abordar las problemáticas que orientan la violencia en la escuela, caracterizada principalmente por la práctica del bullying y sus consecuencias negativas para los estudiantes. Para llevar a cabo la investigación, se adoptó una encuesta bibliográfica con autores de la literatura nacional que tratan el tema en cuestión, junto con material gráfico que explora la práctica del tema. Las contribuciones teóricas provinieron de los conceptos de Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, entre otros. Los resultados de esta investigación mostraron que hubo un trabajo integrado de lecturas, producción textual y literacidad digital, así como aportes desde la perspectiva sociocultural, en relación con el tema del bullying.Research, Society and Development2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3934210.33448/rsd-v12i6.39342Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e25012639342Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e25012639342Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e250126393422525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342/34224Copyright (c) 2023 Cristiane Marques de Araujo; Eliza Adriana S. Nanteshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Cristiane Marques de Nantes, Eliza Adriana S. 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39342Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação Bullying at school: how the use of music video discursive genre can prevent its spread Bullying en la escuela: como el uso del género discursivo videoclip puede evitar su difusión |
title |
Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação |
spellingShingle |
Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação Araujo, Cristiane Marques de Ensino Língua portuguesa Bullying. Enseñanza Lengua portuguesa Acoso. Teaching Portuguese language Bullying. |
title_short |
Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação |
title_full |
Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação |
title_fullStr |
Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação |
title_full_unstemmed |
Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação |
title_sort |
Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação |
author |
Araujo, Cristiane Marques de |
author_facet |
Araujo, Cristiane Marques de Nantes, Eliza Adriana S. |
author_role |
author |
author2 |
Nantes, Eliza Adriana S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Cristiane Marques de Nantes, Eliza Adriana S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Língua portuguesa Bullying. Enseñanza Lengua portuguesa Acoso. Teaching Portuguese language Bullying. |
topic |
Ensino Língua portuguesa Bullying. Enseñanza Lengua portuguesa Acoso. Teaching Portuguese language Bullying. |
description |
A Lei nº 13.663 de 14/05/2018 determina que a escola instigue medidas de conscientização contra o bullying, a fim de promover a cultura de paz para a formação de pessoas e, assim, desenvolver a competência socioemocional. Outro ponto é que a escola precisa discutir o tema para que o aluno perceba a si mesmo, o outro e aprender a respeitar o pluralismo étnico, cultural, social e religioso da sociedade. O objetivo da pesquisa é abordar as questões que norteiam a violência na escola, caracterizada principalmente pela prática do bullying e suas consequências negativas para os alunos. Para a realização da pesquisa adotou-se o levantamento bibliográfico junto a autores da literatura nacional que tratam do tema em questão, juntamente com material gráfico que explora a prática da temática. Os aportes teóricos foram oriundos dos conceitos de Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, entre outros. Os resultados a partir desta pesquisa apontaram que houve um trabalho integrado de leituras, produção textual, e letramento digital, bem como, contribuições da perspectiva sociocultural, no que tange à temática bullying. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342 10.33448/rsd-v12i6.39342 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i6.39342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342/34224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cristiane Marques de Araujo; Eliza Adriana S. Nantes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cristiane Marques de Araujo; Eliza Adriana S. Nantes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e25012639342 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e25012639342 Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e25012639342 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052614736609280 |