Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Cristiane Marques de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nantes, Eliza Adriana S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342
Resumo: A Lei nº 13.663 de 14/05/2018 determina que a escola instigue medidas de conscientização contra o bullying, a fim de promover a cultura de paz para a formação de pessoas e, assim, desenvolver a competência socioemocional. Outro ponto é que a escola precisa discutir o tema para que o aluno perceba a si mesmo, o outro e aprender a respeitar o pluralismo étnico, cultural, social e religioso da sociedade. O objetivo da pesquisa é abordar as questões que norteiam a violência na escola, caracterizada principalmente pela prática do bullying e suas consequências negativas para os alunos. Para a realização da pesquisa adotou-se o levantamento bibliográfico junto a autores da literatura nacional que tratam do tema em questão, juntamente com material gráfico que explora a prática da temática. Os aportes teóricos foram oriundos dos conceitos de Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, entre outros. Os resultados a partir desta pesquisa apontaram que houve um trabalho integrado de leituras, produção textual, e letramento digital, bem como, contribuições da perspectiva sociocultural, no que tange à temática bullying.
id UNIFEI_e4bc5bb0b350f287f63e1dc020f51446
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39342
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagaçãoBullying at school: how the use of music video discursive genre can prevent its spreadBullying en la escuela: como el uso del género discursivo videoclip puede evitar su difusiónEnsinoLíngua portuguesaBullying.EnseñanzaLengua portuguesaAcoso.TeachingPortuguese languageBullying.A Lei nº 13.663 de 14/05/2018 determina que a escola instigue medidas de conscientização contra o bullying, a fim de promover a cultura de paz para a formação de pessoas e, assim, desenvolver a competência socioemocional. Outro ponto é que a escola precisa discutir o tema para que o aluno perceba a si mesmo, o outro e aprender a respeitar o pluralismo étnico, cultural, social e religioso da sociedade. O objetivo da pesquisa é abordar as questões que norteiam a violência na escola, caracterizada principalmente pela prática do bullying e suas consequências negativas para os alunos. Para a realização da pesquisa adotou-se o levantamento bibliográfico junto a autores da literatura nacional que tratam do tema em questão, juntamente com material gráfico que explora a prática da temática. Os aportes teóricos foram oriundos dos conceitos de Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, entre outros. Os resultados a partir desta pesquisa apontaram que houve um trabalho integrado de leituras, produção textual, e letramento digital, bem como, contribuições da perspectiva sociocultural, no que tange à temática bullying.Law nº 13.663 of 05/14/2018 determines that the school instigates awareness measures against bullying, in order to promote a culture of peace for the formation of people and, thus, develop socio-emotional competence. Another point is that the school needs to discuss the topic so that the student can understand himself, the other and learn to respect the ethnic, cultural, social and religious pluralism of society. The objective of the research is to address the issues that guide violence at school, characterized mainly by the practice of bullying and its negative consequences for students. To carry out the research, a bibliographical survey was carried out with authors of national literature that deal with the subject in question, together with graphic material that explores the practice of the theme. The theoretical contributions came from the concepts of Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, among others. The results from this research indicated that there was an integrated work of readings, textual production, and digital literacy, as well as contributions from the sociocultural perspective, with regard to the theme of bullying.Ley nº 13.663, del 14/05/2018, obliga a la escuela a impulsar medidas de sensibilización contra el bullying, con el fin de promover una cultura de paz para la formación de personas y, así, desarrollar la competencia socioemocional. Otro punto es que la escuela necesita discutir el tema para que el alumno se realice, el otro es aprender a respetar el pluralismo étnico, cultural, social y religioso de la sociedad. El objetivo de la investigación es abordar las problemáticas que orientan la violencia en la escuela, caracterizada principalmente por la práctica del bullying y sus consecuencias negativas para los estudiantes. Para llevar a cabo la investigación, se adoptó una encuesta bibliográfica con autores de la literatura nacional que tratan el tema en cuestión, junto con material gráfico que explora la práctica del tema. Las contribuciones teóricas provinieron de los conceptos de Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, entre otros. Los resultados de esta investigación mostraron que hubo un trabajo integrado de lecturas, producción textual y literacidad digital, así como aportes desde la perspectiva sociocultural, en relación con el tema del bullying.Research, Society and Development2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3934210.33448/rsd-v12i6.39342Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e25012639342Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e25012639342Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e250126393422525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342/34224Copyright (c) 2023 Cristiane Marques de Araujo; Eliza Adriana S. Nanteshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Cristiane Marques de Nantes, Eliza Adriana S. 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39342Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação
Bullying at school: how the use of music video discursive genre can prevent its spread
Bullying en la escuela: como el uso del género discursivo videoclip puede evitar su difusión
title Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação
spellingShingle Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação
Araujo, Cristiane Marques de
Ensino
Língua portuguesa
Bullying.
Enseñanza
Lengua portuguesa
Acoso.
Teaching
Portuguese language
Bullying.
title_short Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação
title_full Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação
title_fullStr Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação
title_full_unstemmed Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação
title_sort Bullying na escola: como a utilização do gênero discursivo videoclipe pode prevenir a sua propagação
author Araujo, Cristiane Marques de
author_facet Araujo, Cristiane Marques de
Nantes, Eliza Adriana S.
author_role author
author2 Nantes, Eliza Adriana S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Cristiane Marques de
Nantes, Eliza Adriana S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Língua portuguesa
Bullying.
Enseñanza
Lengua portuguesa
Acoso.
Teaching
Portuguese language
Bullying.
topic Ensino
Língua portuguesa
Bullying.
Enseñanza
Lengua portuguesa
Acoso.
Teaching
Portuguese language
Bullying.
description A Lei nº 13.663 de 14/05/2018 determina que a escola instigue medidas de conscientização contra o bullying, a fim de promover a cultura de paz para a formação de pessoas e, assim, desenvolver a competência socioemocional. Outro ponto é que a escola precisa discutir o tema para que o aluno perceba a si mesmo, o outro e aprender a respeitar o pluralismo étnico, cultural, social e religioso da sociedade. O objetivo da pesquisa é abordar as questões que norteiam a violência na escola, caracterizada principalmente pela prática do bullying e suas consequências negativas para os alunos. Para a realização da pesquisa adotou-se o levantamento bibliográfico junto a autores da literatura nacional que tratam do tema em questão, juntamente com material gráfico que explora a prática da temática. Os aportes teóricos foram oriundos dos conceitos de Gasparin, Kenski, Rojo, Bauman, Cerqueira Francisco, Mercado, Harari, Silva & Salles, Silva, entre outros. Os resultados a partir desta pesquisa apontaram que houve um trabalho integrado de leituras, produção textual, e letramento digital, bem como, contribuições da perspectiva sociocultural, no que tange à temática bullying.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342
10.33448/rsd-v12i6.39342
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i6.39342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39342/34224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cristiane Marques de Araujo; Eliza Adriana S. Nantes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cristiane Marques de Araujo; Eliza Adriana S. Nantes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e25012639342
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e25012639342
Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e25012639342
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052614736609280