A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Lélio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira, Beatriz, Paiva, Débora, Gebara, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/354
Resumo: A violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, nota-se um grande aumento da investigação sobre o tema, em especial sobre um tipo específico de violência escolar – o bullying. O bullying pode ser definido como uma ação em que um ou mais indivíduos agridem física, verbal ou emocionalmente outro indivíduo. O fenômeno se apresenta como um padrão repetido de intimidação física e psicológica, cuja intenção é provocar mal-estar, dominar socialmente (e fisicamente) o outro e demonstrar poder perante o grupo social. Os conflitos provenientes do bullying afetam as relações formais e informais entre os alunos podendo atingir situações de agressividade e violência. Tendo em vista estes aspectos, a pesquisa delineou-se com o objectivo de identificar, compreender a dimensão do problema e analisar os níveis de bullying num conjunto de agrupamento de escolas da Sub-Região de Saúde de Bragança, no nordeste de Portugal. Almeja-se ainda perceber a quem é que as crianças pedem ajuda em situação de vitimação uma vez que a rede de apoios é importante para desenhar linhas fundamentais do programa de intervenção. Os resultados apontam que 36,4% dos alunos respondentes afirmaram terem sofrido agressão, uma, duas ou mais vezes. Salienta-se que a maior parte das agressões ocorre no recreio. Por fim, ressalta-se que mais de 70% dos alunos inquiridos apontaram apreciar a presença de professores e principalmente de funcionários, no ambiente do recreio. - School violence has been the subject of growing concern in the last two decades, there is a large increase in research on the topic, especially on one particular type of school violence - bullying. Bullying can be defined as an action in which one or more individuals assaulted physically, verbally or emotionally another person. The phenomenon presents itself as a repeating pattern of physical and psychological intimidation, intended to cause discomfort, dominate socially (and physically) each other and can demonstrate to the social group. Conflicts from the bullying affect the formal and informal relationships between students can reach positions of aggression and violence. Considering these aspects, the research was outlined in order to identify, understand the scale of the problem and analyze the level of bullying in a number of school cluster the Sub-Region of Health of Portugal, in north-eastern Portugal. It also aims to realize who are the children ask for help in a situation of victimization as a support network is important to draw lines of the intervention program. The results show that 36.4% of students’ respondents said they suffered aggression, one, two or more times. Note that the majority of violence occurs in the playground. Finally, we emphasize that more than 70% of students surveyed indicated assess the presence of teachers and staff especially in the environment of the playground.
id RCAP_a6f191d8da731a9391c768e397a2ff59
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/354
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesasBullyingGestão educacionalEscolas portuguesasA violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, nota-se um grande aumento da investigação sobre o tema, em especial sobre um tipo específico de violência escolar – o bullying. O bullying pode ser definido como uma ação em que um ou mais indivíduos agridem física, verbal ou emocionalmente outro indivíduo. O fenômeno se apresenta como um padrão repetido de intimidação física e psicológica, cuja intenção é provocar mal-estar, dominar socialmente (e fisicamente) o outro e demonstrar poder perante o grupo social. Os conflitos provenientes do bullying afetam as relações formais e informais entre os alunos podendo atingir situações de agressividade e violência. Tendo em vista estes aspectos, a pesquisa delineou-se com o objectivo de identificar, compreender a dimensão do problema e analisar os níveis de bullying num conjunto de agrupamento de escolas da Sub-Região de Saúde de Bragança, no nordeste de Portugal. Almeja-se ainda perceber a quem é que as crianças pedem ajuda em situação de vitimação uma vez que a rede de apoios é importante para desenhar linhas fundamentais do programa de intervenção. Os resultados apontam que 36,4% dos alunos respondentes afirmaram terem sofrido agressão, uma, duas ou mais vezes. Salienta-se que a maior parte das agressões ocorre no recreio. Por fim, ressalta-se que mais de 70% dos alunos inquiridos apontaram apreciar a presença de professores e principalmente de funcionários, no ambiente do recreio. - School violence has been the subject of growing concern in the last two decades, there is a large increase in research on the topic, especially on one particular type of school violence - bullying. Bullying can be defined as an action in which one or more individuals assaulted physically, verbally or emotionally another person. The phenomenon presents itself as a repeating pattern of physical and psychological intimidation, intended to cause discomfort, dominate socially (and physically) each other and can demonstrate to the social group. Conflicts from the bullying affect the formal and informal relationships between students can reach positions of aggression and violence. Considering these aspects, the research was outlined in order to identify, understand the scale of the problem and analyze the level of bullying in a number of school cluster the Sub-Region of Health of Portugal, in north-eastern Portugal. It also aims to realize who are the children ask for help in a situation of victimization as a support network is important to draw lines of the intervention program. The results show that 36.4% of students’ respondents said they suffered aggression, one, two or more times. Note that the majority of violence occurs in the playground. Finally, we emphasize that more than 70% of students surveyed indicated assess the presence of teachers and staff especially in the environment of the playground.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLourenço, LélioPereira, BeatrizPaiva, DéboraGebara, Carla2010-12-15T23:39:06Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/354porLOURENÇO, Lélio; PEREIRA, Beatriz; PAIVA, Débora; GEBARA, Carla - A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.208-2281646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:58.308905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
spellingShingle A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
Lourenço, Lélio
Bullying
Gestão educacional
Escolas portuguesas
title_short A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title_full A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title_fullStr A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title_full_unstemmed A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title_sort A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
author Lourenço, Lélio
author_facet Lourenço, Lélio
Pereira, Beatriz
Paiva, Débora
Gebara, Carla
author_role author
author2 Pereira, Beatriz
Paiva, Débora
Gebara, Carla
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Lélio
Pereira, Beatriz
Paiva, Débora
Gebara, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Gestão educacional
Escolas portuguesas
topic Bullying
Gestão educacional
Escolas portuguesas
description A violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, nota-se um grande aumento da investigação sobre o tema, em especial sobre um tipo específico de violência escolar – o bullying. O bullying pode ser definido como uma ação em que um ou mais indivíduos agridem física, verbal ou emocionalmente outro indivíduo. O fenômeno se apresenta como um padrão repetido de intimidação física e psicológica, cuja intenção é provocar mal-estar, dominar socialmente (e fisicamente) o outro e demonstrar poder perante o grupo social. Os conflitos provenientes do bullying afetam as relações formais e informais entre os alunos podendo atingir situações de agressividade e violência. Tendo em vista estes aspectos, a pesquisa delineou-se com o objectivo de identificar, compreender a dimensão do problema e analisar os níveis de bullying num conjunto de agrupamento de escolas da Sub-Região de Saúde de Bragança, no nordeste de Portugal. Almeja-se ainda perceber a quem é que as crianças pedem ajuda em situação de vitimação uma vez que a rede de apoios é importante para desenhar linhas fundamentais do programa de intervenção. Os resultados apontam que 36,4% dos alunos respondentes afirmaram terem sofrido agressão, uma, duas ou mais vezes. Salienta-se que a maior parte das agressões ocorre no recreio. Por fim, ressalta-se que mais de 70% dos alunos inquiridos apontaram apreciar a presença de professores e principalmente de funcionários, no ambiente do recreio. - School violence has been the subject of growing concern in the last two decades, there is a large increase in research on the topic, especially on one particular type of school violence - bullying. Bullying can be defined as an action in which one or more individuals assaulted physically, verbally or emotionally another person. The phenomenon presents itself as a repeating pattern of physical and psychological intimidation, intended to cause discomfort, dominate socially (and physically) each other and can demonstrate to the social group. Conflicts from the bullying affect the formal and informal relationships between students can reach positions of aggression and violence. Considering these aspects, the research was outlined in order to identify, understand the scale of the problem and analyze the level of bullying in a number of school cluster the Sub-Region of Health of Portugal, in north-eastern Portugal. It also aims to realize who are the children ask for help in a situation of victimization as a support network is important to draw lines of the intervention program. The results show that 36.4% of students’ respondents said they suffered aggression, one, two or more times. Note that the majority of violence occurs in the playground. Finally, we emphasize that more than 70% of students surveyed indicated assess the presence of teachers and staff especially in the environment of the playground.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-15T23:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/354
url http://hdl.handle.net/10400.15/354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LOURENÇO, Lélio; PEREIRA, Beatriz; PAIVA, Débora; GEBARA, Carla - A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.208-228
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020973416448