O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barboza, Pedro Lúcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
DOI: 10.33448/rsd-v12i8.42793
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793
Resumo: Este artigo tem como objetivo verificar as concepções dos professores de matemática da Educação Básica sobre a formalização e relação do conhecimento matemático com as outras disciplinas e o contexto social. A pesquisa de cunho qualitativa, foi realizada em campo, utilizando a entrevista como instrumento para coletar as concepções de dez (10) professores de matemática dos Anos Finais e Ensino Médio de escolas públicas e privadas da Paraíba. Após os dados obtidos, foram feitas as transcrições para as devidas análises e discussão teórica com base na análise de conteúdo de Bardin. Com os resultados, percebemos que os questionamentos realizados aos professores da pesquisa sobre o conhecimento matemático, oportunizaram momentos de reflexão, pois alguns tiveram dificuldades de relacionar a matemática com outros contextos. Os docentes devem seguir em um processo contínuo de reflexão e ação, a fim de consolidar ou alterar percepções que influenciam nas ações diárias e na prática pedagógica realizada em sala. A formação continuada é fundamental para sanar as lacunas da formação inicial do professor e aprimorar os conhecimentos específicos e pedagógicos, oferecendo aos estudantes a construção do conhecimento matemático que transpasse a dimensão cognitiva e prepare o aluno para atuar, de forma crítica, consciente, autônoma e democrática na sociedade.
id UNIFEI_ed8629e06c61f47f5a5b4101beadf5f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42793
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
spelling O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito Mathematical knowledge from the perspective of the mathematics teacher for the critical formation of the subject El saber matemático desde la perspectiva del profesor de matemáticas para la formación crítica del sujetoEnseñanzaConocimiento matemáticoConcepción del profesor de matemáticasFormación crítica del sujeto.TeachingMathematical knowledgeMathematics teacher's conceptionCritical formation of the subject.EnsinoConhecimento matemáticoConcepção do professor de matemáticaFormação crítica do sujeito.Este artigo tem como objetivo verificar as concepções dos professores de matemática da Educação Básica sobre a formalização e relação do conhecimento matemático com as outras disciplinas e o contexto social. A pesquisa de cunho qualitativa, foi realizada em campo, utilizando a entrevista como instrumento para coletar as concepções de dez (10) professores de matemática dos Anos Finais e Ensino Médio de escolas públicas e privadas da Paraíba. Após os dados obtidos, foram feitas as transcrições para as devidas análises e discussão teórica com base na análise de conteúdo de Bardin. Com os resultados, percebemos que os questionamentos realizados aos professores da pesquisa sobre o conhecimento matemático, oportunizaram momentos de reflexão, pois alguns tiveram dificuldades de relacionar a matemática com outros contextos. Os docentes devem seguir em um processo contínuo de reflexão e ação, a fim de consolidar ou alterar percepções que influenciam nas ações diárias e na prática pedagógica realizada em sala. A formação continuada é fundamental para sanar as lacunas da formação inicial do professor e aprimorar os conhecimentos específicos e pedagógicos, oferecendo aos estudantes a construção do conhecimento matemático que transpasse a dimensão cognitiva e prepare o aluno para atuar, de forma crítica, consciente, autônoma e democrática na sociedade.This article aims to verify the conceptions of mathematics teachers in Basic Education about the formalization and relationship of mathematical knowledge with other disciplines and the social context. The qualitative research was carried out in the field, using the interview as an instrument to collect the conceptions of ten (10) mathematics teachers from the Final Years and High School of public and private schools in Paraíba. After the data obtained, transcripts were made for the necessary analyzes and theoretical discussion based on Bardin's content analysis. With the results, we realized that the questions asked to the research teachers about mathematical knowledge, provided opportunities for reflection, as some had difficulties in relating mathematics to other contexts. Teachers must follow a continuous process of reflection and action, in order to consolidate or change perceptions that influence daily actions and pedagogical practice carried out in the classroom. Continuing education is fundamental to remedy the gaps in teachers' initial training and improve specific and pedagogical knowledge, offering students the construction of mathematical knowledge that goes beyond the cognitive dimension and prepares students to act critically, consciously, autonomously and democracy in society.Este artículo tiene como objetivo verificar las concepciones de los profesores de matemáticas en la Educación Básica sobre la formalización y la relación del conocimiento matemático con otras disciplinas y el contexto social. La investigación cualitativa se llevó a cabo en el campo, utilizando la entrevista como instrumento para recoger las concepciones de diez (10) profesores de matemáticas de los Últimos Años y Enseñanza Media de escuelas públicas y privadas de Paraíba. Después de los datos obtenidos, se realizaron las transcripciones para los análisis necesarios y la discusión teórica a partir del análisis de contenido de Bardin. Con los resultados, nos dimos cuenta de que las preguntas realizadas a los profesores investigadores sobre el conocimiento matemático proporcionaron oportunidades para la reflexión, ya que algunos tenían dificultades para relacionar las matemáticas con otros contextos. Los docentes deben seguir un proceso continuo de reflexión y acción, con el fin de consolidar o cambiar las percepciones que influyen en las acciones diarias y la práctica pedagógica que se realiza en el aula. La educación continua es fundamental para subsanar los vacíos en la formación inicial de los docentes y mejorar los conocimientos específicos y pedagógicos, ofreciendo a los estudiantes la construcción de un saber matemático que va más allá de la dimensión cognitiva y prepara al estudiante para actuar, de manera crítica, consciente, autónoma y democrática en la sociedade.Research, Society and Development2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4279310.33448/rsd-v12i8.42793Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e2212842793Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e2212842793Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e22128427932525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793/34537Copyright (c) 2023 Maria Rafaela Andrade da Nóbrega; Pedro Lúcio Barbozahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Maria Rafaela Andrade da Barboza, Pedro Lúcio2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42793Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
Mathematical knowledge from the perspective of the mathematics teacher for the critical formation of the subject
El saber matemático desde la perspectiva del profesor de matemáticas para la formación crítica del sujeto
title O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
spellingShingle O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da
Enseñanza
Conocimiento matemático
Concepción del profesor de matemáticas
Formación crítica del sujeto.
Teaching
Mathematical knowledge
Mathematics teacher's conception
Critical formation of the subject.
Ensino
Conhecimento matemático
Concepção do professor de matemática
Formação crítica do sujeito.
Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da
Enseñanza
Conocimiento matemático
Concepción del profesor de matemáticas
Formación crítica del sujeto.
Teaching
Mathematical knowledge
Mathematics teacher's conception
Critical formation of the subject.
Ensino
Conhecimento matemático
Concepção do professor de matemática
Formação crítica do sujeito.
title_short O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
title_full O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
title_fullStr O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
title_full_unstemmed O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
title_sort O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
author Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da
author_facet Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da
Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da
Barboza, Pedro Lúcio
Barboza, Pedro Lúcio
author_role author
author2 Barboza, Pedro Lúcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da
Barboza, Pedro Lúcio
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza
Conocimiento matemático
Concepción del profesor de matemáticas
Formación crítica del sujeto.
Teaching
Mathematical knowledge
Mathematics teacher's conception
Critical formation of the subject.
Ensino
Conhecimento matemático
Concepção do professor de matemática
Formação crítica do sujeito.
topic Enseñanza
Conocimiento matemático
Concepción del profesor de matemáticas
Formación crítica del sujeto.
Teaching
Mathematical knowledge
Mathematics teacher's conception
Critical formation of the subject.
Ensino
Conhecimento matemático
Concepção do professor de matemática
Formação crítica do sujeito.
description Este artigo tem como objetivo verificar as concepções dos professores de matemática da Educação Básica sobre a formalização e relação do conhecimento matemático com as outras disciplinas e o contexto social. A pesquisa de cunho qualitativa, foi realizada em campo, utilizando a entrevista como instrumento para coletar as concepções de dez (10) professores de matemática dos Anos Finais e Ensino Médio de escolas públicas e privadas da Paraíba. Após os dados obtidos, foram feitas as transcrições para as devidas análises e discussão teórica com base na análise de conteúdo de Bardin. Com os resultados, percebemos que os questionamentos realizados aos professores da pesquisa sobre o conhecimento matemático, oportunizaram momentos de reflexão, pois alguns tiveram dificuldades de relacionar a matemática com outros contextos. Os docentes devem seguir em um processo contínuo de reflexão e ação, a fim de consolidar ou alterar percepções que influenciam nas ações diárias e na prática pedagógica realizada em sala. A formação continuada é fundamental para sanar as lacunas da formação inicial do professor e aprimorar os conhecimentos específicos e pedagógicos, oferecendo aos estudantes a construção do conhecimento matemático que transpasse a dimensão cognitiva e prepare o aluno para atuar, de forma crítica, consciente, autônoma e democrática na sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793
10.33448/rsd-v12i8.42793
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793/34537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Rafaela Andrade da Nóbrega; Pedro Lúcio Barboza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Rafaela Andrade da Nóbrega; Pedro Lúcio Barboza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e2212842793
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e2212842793
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e2212842793
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1822182215302250496
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42793