O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
DOI: | 10.33448/rsd-v12i8.42793 |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo verificar as concepções dos professores de matemática da Educação Básica sobre a formalização e relação do conhecimento matemático com as outras disciplinas e o contexto social. A pesquisa de cunho qualitativa, foi realizada em campo, utilizando a entrevista como instrumento para coletar as concepções de dez (10) professores de matemática dos Anos Finais e Ensino Médio de escolas públicas e privadas da Paraíba. Após os dados obtidos, foram feitas as transcrições para as devidas análises e discussão teórica com base na análise de conteúdo de Bardin. Com os resultados, percebemos que os questionamentos realizados aos professores da pesquisa sobre o conhecimento matemático, oportunizaram momentos de reflexão, pois alguns tiveram dificuldades de relacionar a matemática com outros contextos. Os docentes devem seguir em um processo contínuo de reflexão e ação, a fim de consolidar ou alterar percepções que influenciam nas ações diárias e na prática pedagógica realizada em sala. A formação continuada é fundamental para sanar as lacunas da formação inicial do professor e aprimorar os conhecimentos específicos e pedagógicos, oferecendo aos estudantes a construção do conhecimento matemático que transpasse a dimensão cognitiva e prepare o aluno para atuar, de forma crítica, consciente, autônoma e democrática na sociedade. |
id |
UNIFEI_ed8629e06c61f47f5a5b4101beadf5f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42793 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
spelling |
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito Mathematical knowledge from the perspective of the mathematics teacher for the critical formation of the subject El saber matemático desde la perspectiva del profesor de matemáticas para la formación crítica del sujetoEnseñanzaConocimiento matemáticoConcepción del profesor de matemáticasFormación crítica del sujeto.TeachingMathematical knowledgeMathematics teacher's conceptionCritical formation of the subject.EnsinoConhecimento matemáticoConcepção do professor de matemáticaFormação crítica do sujeito.Este artigo tem como objetivo verificar as concepções dos professores de matemática da Educação Básica sobre a formalização e relação do conhecimento matemático com as outras disciplinas e o contexto social. A pesquisa de cunho qualitativa, foi realizada em campo, utilizando a entrevista como instrumento para coletar as concepções de dez (10) professores de matemática dos Anos Finais e Ensino Médio de escolas públicas e privadas da Paraíba. Após os dados obtidos, foram feitas as transcrições para as devidas análises e discussão teórica com base na análise de conteúdo de Bardin. Com os resultados, percebemos que os questionamentos realizados aos professores da pesquisa sobre o conhecimento matemático, oportunizaram momentos de reflexão, pois alguns tiveram dificuldades de relacionar a matemática com outros contextos. Os docentes devem seguir em um processo contínuo de reflexão e ação, a fim de consolidar ou alterar percepções que influenciam nas ações diárias e na prática pedagógica realizada em sala. A formação continuada é fundamental para sanar as lacunas da formação inicial do professor e aprimorar os conhecimentos específicos e pedagógicos, oferecendo aos estudantes a construção do conhecimento matemático que transpasse a dimensão cognitiva e prepare o aluno para atuar, de forma crítica, consciente, autônoma e democrática na sociedade.This article aims to verify the conceptions of mathematics teachers in Basic Education about the formalization and relationship of mathematical knowledge with other disciplines and the social context. The qualitative research was carried out in the field, using the interview as an instrument to collect the conceptions of ten (10) mathematics teachers from the Final Years and High School of public and private schools in Paraíba. After the data obtained, transcripts were made for the necessary analyzes and theoretical discussion based on Bardin's content analysis. With the results, we realized that the questions asked to the research teachers about mathematical knowledge, provided opportunities for reflection, as some had difficulties in relating mathematics to other contexts. Teachers must follow a continuous process of reflection and action, in order to consolidate or change perceptions that influence daily actions and pedagogical practice carried out in the classroom. Continuing education is fundamental to remedy the gaps in teachers' initial training and improve specific and pedagogical knowledge, offering students the construction of mathematical knowledge that goes beyond the cognitive dimension and prepares students to act critically, consciously, autonomously and democracy in society.Este artículo tiene como objetivo verificar las concepciones de los profesores de matemáticas en la Educación Básica sobre la formalización y la relación del conocimiento matemático con otras disciplinas y el contexto social. La investigación cualitativa se llevó a cabo en el campo, utilizando la entrevista como instrumento para recoger las concepciones de diez (10) profesores de matemáticas de los Últimos Años y Enseñanza Media de escuelas públicas y privadas de Paraíba. Después de los datos obtenidos, se realizaron las transcripciones para los análisis necesarios y la discusión teórica a partir del análisis de contenido de Bardin. Con los resultados, nos dimos cuenta de que las preguntas realizadas a los profesores investigadores sobre el conocimiento matemático proporcionaron oportunidades para la reflexión, ya que algunos tenían dificultades para relacionar las matemáticas con otros contextos. Los docentes deben seguir un proceso continuo de reflexión y acción, con el fin de consolidar o cambiar las percepciones que influyen en las acciones diarias y la práctica pedagógica que se realiza en el aula. La educación continua es fundamental para subsanar los vacíos en la formación inicial de los docentes y mejorar los conocimientos específicos y pedagógicos, ofreciendo a los estudiantes la construcción de un saber matemático que va más allá de la dimensión cognitiva y prepara al estudiante para actuar, de manera crítica, consciente, autónoma y democrática en la sociedade.Research, Society and Development2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4279310.33448/rsd-v12i8.42793Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e2212842793Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e2212842793Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e22128427932525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793/34537Copyright (c) 2023 Maria Rafaela Andrade da Nóbrega; Pedro Lúcio Barbozahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Maria Rafaela Andrade da Barboza, Pedro Lúcio2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42793Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito Mathematical knowledge from the perspective of the mathematics teacher for the critical formation of the subject El saber matemático desde la perspectiva del profesor de matemáticas para la formación crítica del sujeto |
title |
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito |
spellingShingle |
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da Enseñanza Conocimiento matemático Concepción del profesor de matemáticas Formación crítica del sujeto. Teaching Mathematical knowledge Mathematics teacher's conception Critical formation of the subject. Ensino Conhecimento matemático Concepção do professor de matemática Formação crítica do sujeito. Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da Enseñanza Conocimiento matemático Concepción del profesor de matemáticas Formación crítica del sujeto. Teaching Mathematical knowledge Mathematics teacher's conception Critical formation of the subject. Ensino Conhecimento matemático Concepção do professor de matemática Formação crítica do sujeito. |
title_short |
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito |
title_full |
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito |
title_fullStr |
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito |
title_full_unstemmed |
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito |
title_sort |
O conhecimento matemático na perspectiva do professor de matemática para a formação crítica do sujeito |
author |
Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da |
author_facet |
Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da Barboza, Pedro Lúcio Barboza, Pedro Lúcio |
author_role |
author |
author2 |
Barboza, Pedro Lúcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da Barboza, Pedro Lúcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza Conocimiento matemático Concepción del profesor de matemáticas Formación crítica del sujeto. Teaching Mathematical knowledge Mathematics teacher's conception Critical formation of the subject. Ensino Conhecimento matemático Concepção do professor de matemática Formação crítica do sujeito. |
topic |
Enseñanza Conocimiento matemático Concepción del profesor de matemáticas Formación crítica del sujeto. Teaching Mathematical knowledge Mathematics teacher's conception Critical formation of the subject. Ensino Conhecimento matemático Concepção do professor de matemática Formação crítica do sujeito. |
description |
Este artigo tem como objetivo verificar as concepções dos professores de matemática da Educação Básica sobre a formalização e relação do conhecimento matemático com as outras disciplinas e o contexto social. A pesquisa de cunho qualitativa, foi realizada em campo, utilizando a entrevista como instrumento para coletar as concepções de dez (10) professores de matemática dos Anos Finais e Ensino Médio de escolas públicas e privadas da Paraíba. Após os dados obtidos, foram feitas as transcrições para as devidas análises e discussão teórica com base na análise de conteúdo de Bardin. Com os resultados, percebemos que os questionamentos realizados aos professores da pesquisa sobre o conhecimento matemático, oportunizaram momentos de reflexão, pois alguns tiveram dificuldades de relacionar a matemática com outros contextos. Os docentes devem seguir em um processo contínuo de reflexão e ação, a fim de consolidar ou alterar percepções que influenciam nas ações diárias e na prática pedagógica realizada em sala. A formação continuada é fundamental para sanar as lacunas da formação inicial do professor e aprimorar os conhecimentos específicos e pedagógicos, oferecendo aos estudantes a construção do conhecimento matemático que transpasse a dimensão cognitiva e prepare o aluno para atuar, de forma crítica, consciente, autônoma e democrática na sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793 10.33448/rsd-v12i8.42793 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42793/34537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria Rafaela Andrade da Nóbrega; Pedro Lúcio Barboza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria Rafaela Andrade da Nóbrega; Pedro Lúcio Barboza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e2212842793 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e2212842793 Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e2212842793 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1822182215302250496 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42793 |