Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel Filho, Maxwell Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Patrícia Matias Sena de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43016
Resumo: No panorama educacional atual, vê-se que a necessidade de um plano de aula que se paute nas carências do aluno, ainda passa por problemáticas em sua produção. O corrente estudo apresenta reflexões a respeito do planejamento pedagógico de professores de uma escola de Ensino Médio em Maracanaú – Ceará – Brasil, possibilitando um entendimento mais amplo sobre essa atividade, seus objetivos, suas formas de execução, suas abordagens e suas possibilidades de avaliação. Objetivou-se reafirmar a importância do planejamento, como ferramenta utilizada pelo professor, para execução de aulas que contribuam para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Foi analisado dez planos de aula, de áreas diversas do saber, tendo como base o proposto por diversos autores. Após a autorização dos autores dos planos, foram coletadas dez amostras, de planos anuais, e uma de um semanal, com a coordenação da referida escola e estudados à luz dos pressupostos teóricos mencionados. Constatou-se que ao executar um planejamento, o professor organiza seu trabalho, sistematiza suas ações, amplia a produtividade docente e evita improvisos que não contribuem para o desenvolvimento dos estudantes. Ressalta-se que os planos analisados primam por especificar o conteúdo e as atividades que devem ser feitas em sala. No entanto, alguns deles carecem de reflexão acerca dos conteúdos aplicados e desenvolvidos em sala, ao longo do curso. O planejamento semanal avaliado mostrou maior preocupação em especificar os procedimentos e as etapas de avaliação dos alunos, apontando o seu cerne construtivista de sua produção.
id UNIFEI_f0bd877fd470ded153a21f8c19e0eebc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43016
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classesPlanejamento pedagógico: Construção de aulas tradicionais e construtivistasPlanificación pedagógica: Construcción de clases tradicionales y constructivasPlanificación pedagógicaProductividad docenteEnfoque tradicional y constructivistaEnseñanza.Planejamento pedagógicoProdutividade docenteAbordagem tradicional e construtivistaEnsino.Pedagogical planningTeacher productivityTraditional and constructivist approachTeaching.No panorama educacional atual, vê-se que a necessidade de um plano de aula que se paute nas carências do aluno, ainda passa por problemáticas em sua produção. O corrente estudo apresenta reflexões a respeito do planejamento pedagógico de professores de uma escola de Ensino Médio em Maracanaú – Ceará – Brasil, possibilitando um entendimento mais amplo sobre essa atividade, seus objetivos, suas formas de execução, suas abordagens e suas possibilidades de avaliação. Objetivou-se reafirmar a importância do planejamento, como ferramenta utilizada pelo professor, para execução de aulas que contribuam para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Foi analisado dez planos de aula, de áreas diversas do saber, tendo como base o proposto por diversos autores. Após a autorização dos autores dos planos, foram coletadas dez amostras, de planos anuais, e uma de um semanal, com a coordenação da referida escola e estudados à luz dos pressupostos teóricos mencionados. Constatou-se que ao executar um planejamento, o professor organiza seu trabalho, sistematiza suas ações, amplia a produtividade docente e evita improvisos que não contribuem para o desenvolvimento dos estudantes. Ressalta-se que os planos analisados primam por especificar o conteúdo e as atividades que devem ser feitas em sala. No entanto, alguns deles carecem de reflexão acerca dos conteúdos aplicados e desenvolvidos em sala, ao longo do curso. O planejamento semanal avaliado mostrou maior preocupação em especificar os procedimentos e as etapas de avaliação dos alunos, apontando o seu cerne construtivista de sua produção.In the current educational panorama, it is seen that the need for a lesson plan based on the student's needs still faces problems in its production. The current study presents reflections on the pedagogical planning of teachers at a high school in Maracanaú – Ceará - Brazil, enabling a broader understanding of this activity, its objectives, its forms of execution, its approaches and its evaluation possibilities. Thus, aiming to reaffirm the importance of planning, as a tool used by the teacher, to carry out classes that contribute to the cognitive development of students in the teaching-learning process. We analyzed ten lesson plans, from different areas of knowledge, based on what was proposed by several authors. After obtaining authorization from the authors of the plans, we collected ten samples, from annual plans, and one from a weekly plan, with the coordination of the aforementioned school. We then proceeded to study them in the light of the aforementioned theoretical assumptions. It was found that when executing a plan, the teacher organizes his work, systematizes his actions, increases teacher productivity and avoids improvisations that do not contribute to the development of students. We point out that the plans analyzed excel in specifying the content and activities that must be done in the classroom. However, some of them lacked reflection on the contents applied and developed in the classroom, throughout the course. The evaluated weekly planning showed greater concern in specifying the procedures and stages of student assessment, pointing to its constructivist core of its production.En el panorama educativo actual, se ve que la necesidad de un plan de lecciones basado en las necesidades del alumno aún enfrenta problemas en su producción. El presente estudio presenta reflexiones sobre la planificación pedagógica de los profesores de una escuela secundaria en Maracanaú – Ceará- Brasil, lo que permite una comprensión más amplia de esta actividad, sus objetivos, sus formas de ejecución, sus enfoques y sus posibilidades de evaluación. Así, con el objetivo de reafirmar la importancia de la planificación, como una herramienta utilizada por el docente, para la realización de clases que contribuyan al desarrollo cognitivo de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se analizaron diez planes de lecciones, de diferentes áreas del conocimiento, a partir de lo propuesto por varios autores. Luego de obtener la autorización de los autores de los planes, recolectamos diez muestras, de planes anuales, y una de un plan semanal, con la coordinación de la mencionada escuela. Luego se procedió a estudiarlos a la luz de los supuestos teóricos antes mencionados. Se encontró que al ejecutar un plan, el docente organiza su trabajo, sistematiza sus acciones, aumenta la productividad docente y evita improvisaciones que no contribuyen al desarrollo de los estudiantes. Señalamos que los planes analizados destacan por especificar los contenidos y actividades que se deben realizar en el aula. Sin embargo, algunos de ellos carecieron de reflexión sobre los contenidos aplicados y desarrollados en el aula, a lo largo del curso. La planificación semanal evaluada mostró mayor preocupación en precisar los procedimientos y etapas de la evaluación de los estudiantes, apuntando al núcleo constructivista de su producción.Research, Society and Development2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4301610.33448/rsd-v12i8.43016Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e17012843016Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e17012843016Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e170128430162525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43016/34701Copyright (c) 2023 Maxwell Lima Maciel Filho; Patrícia Matias Sena de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel Filho, Maxwell Lima Carvalho, Patrícia Matias Sena de 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43016Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classes
Planejamento pedagógico: Construção de aulas tradicionais e construtivistas
Planificación pedagógica: Construcción de clases tradicionales y constructivas
title Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classes
spellingShingle Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classes
Maciel Filho, Maxwell Lima
Planificación pedagógica
Productividad docente
Enfoque tradicional y constructivista
Enseñanza.
Planejamento pedagógico
Produtividade docente
Abordagem tradicional e construtivista
Ensino.
Pedagogical planning
Teacher productivity
Traditional and constructivist approach
Teaching.
title_short Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classes
title_full Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classes
title_fullStr Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classes
title_full_unstemmed Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classes
title_sort Pedagogical planning: Construction of traditional and constructive classes
author Maciel Filho, Maxwell Lima
author_facet Maciel Filho, Maxwell Lima
Carvalho, Patrícia Matias Sena de
author_role author
author2 Carvalho, Patrícia Matias Sena de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel Filho, Maxwell Lima
Carvalho, Patrícia Matias Sena de
dc.subject.por.fl_str_mv Planificación pedagógica
Productividad docente
Enfoque tradicional y constructivista
Enseñanza.
Planejamento pedagógico
Produtividade docente
Abordagem tradicional e construtivista
Ensino.
Pedagogical planning
Teacher productivity
Traditional and constructivist approach
Teaching.
topic Planificación pedagógica
Productividad docente
Enfoque tradicional y constructivista
Enseñanza.
Planejamento pedagógico
Produtividade docente
Abordagem tradicional e construtivista
Ensino.
Pedagogical planning
Teacher productivity
Traditional and constructivist approach
Teaching.
description No panorama educacional atual, vê-se que a necessidade de um plano de aula que se paute nas carências do aluno, ainda passa por problemáticas em sua produção. O corrente estudo apresenta reflexões a respeito do planejamento pedagógico de professores de uma escola de Ensino Médio em Maracanaú – Ceará – Brasil, possibilitando um entendimento mais amplo sobre essa atividade, seus objetivos, suas formas de execução, suas abordagens e suas possibilidades de avaliação. Objetivou-se reafirmar a importância do planejamento, como ferramenta utilizada pelo professor, para execução de aulas que contribuam para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Foi analisado dez planos de aula, de áreas diversas do saber, tendo como base o proposto por diversos autores. Após a autorização dos autores dos planos, foram coletadas dez amostras, de planos anuais, e uma de um semanal, com a coordenação da referida escola e estudados à luz dos pressupostos teóricos mencionados. Constatou-se que ao executar um planejamento, o professor organiza seu trabalho, sistematiza suas ações, amplia a produtividade docente e evita improvisos que não contribuem para o desenvolvimento dos estudantes. Ressalta-se que os planos analisados primam por especificar o conteúdo e as atividades que devem ser feitas em sala. No entanto, alguns deles carecem de reflexão acerca dos conteúdos aplicados e desenvolvidos em sala, ao longo do curso. O planejamento semanal avaliado mostrou maior preocupação em especificar os procedimentos e as etapas de avaliação dos alunos, apontando o seu cerne construtivista de sua produção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43016
10.33448/rsd-v12i8.43016
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43016
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.43016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43016/34701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maxwell Lima Maciel Filho; Patrícia Matias Sena de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maxwell Lima Maciel Filho; Patrícia Matias Sena de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e17012843016
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e17012843016
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e17012843016
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052629998632960