A universidade e o lockdown: análise das percepções de acadêmicos da saúde acerca da qualidade do ensino remoto em meio a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bichara, Clea Nazaré Carneiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira , Ilma Pastana, Vale, John Henry de Oliveira, Vale, Marcela Godinho Miranda do, Pires, Jackson Celso Pereira, Mota, Mayara Renata Lima, Gomes, Cinthia de Sousa, Vale, Gabriel de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37912
Resumo: O ensino a distância ganhou mais espaço durante a pandemia do Covid-19, pois com um cenário delicado, de algo novo e desconhecido que a pandemia trouxe, o ensino remoto foi a saída encontrada para dar continuidade às aulas. As escolas, instituições de ensino, permaneceram de portas fechadas para manter o distanciamento social, em domicílio docentes e discentes tiveram que se adaptar, e se reinventar para garantir conhecimento, foram utilizados diversos mecanismo de gravação em vídeo aulas, atividades enviadas pelo por meio das redes sociais, assim como a utilização de plataformas remotas de ensino digital, que tiveram papel preponderante nesse processo. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará no município de Santarém acerca da qualidade do ensino remoto e presencial em meio a Pandemia de Covid-19. A coleta de dados acorreu através de entrevistas coletivas, utilizando-se os grupos focais, onde as entrevistas seguiram um roteiro semiestruturado. Desta forma, foram realizados dois grupos, com seis acadêmicos cada, tendo um total de 12 participantes. Conclui-se que a modalidade de ensino não presencial ganhou espaço através de muitos desafios e paradigmas para a sociedade como um todo, mas principalmente para docentes e discentes. Ainda que alguns desafios tenham sido vencidos, existem muitos outros que devem ser experimentados, repensados e superados através de práticas de investimento na educação.
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spelling A universidade e o lockdown: análise das percepções de acadêmicos da saúde acerca da qualidade do ensino remoto em meio a pandemia da Covid-19The university and the lockdown: analysis of the perceptions of health academics about the quality of remote teaching in the midst of the Covid-19 pandemicLa universidad y el encierro: análisis de las percepciones de académicos de la salud sobre la calidad de la docencia a distancia en medio de la pandemia del Covid-19Ensino a distânciaPandemiaFisioterapiaCovid-19.Educación a DistanciaPandemiaFisioterapiaCovid-19.Distance LearningPandemicPhysiotherapyCovid-19.O ensino a distância ganhou mais espaço durante a pandemia do Covid-19, pois com um cenário delicado, de algo novo e desconhecido que a pandemia trouxe, o ensino remoto foi a saída encontrada para dar continuidade às aulas. As escolas, instituições de ensino, permaneceram de portas fechadas para manter o distanciamento social, em domicílio docentes e discentes tiveram que se adaptar, e se reinventar para garantir conhecimento, foram utilizados diversos mecanismo de gravação em vídeo aulas, atividades enviadas pelo por meio das redes sociais, assim como a utilização de plataformas remotas de ensino digital, que tiveram papel preponderante nesse processo. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará no município de Santarém acerca da qualidade do ensino remoto e presencial em meio a Pandemia de Covid-19. A coleta de dados acorreu através de entrevistas coletivas, utilizando-se os grupos focais, onde as entrevistas seguiram um roteiro semiestruturado. Desta forma, foram realizados dois grupos, com seis acadêmicos cada, tendo um total de 12 participantes. Conclui-se que a modalidade de ensino não presencial ganhou espaço através de muitos desafios e paradigmas para a sociedade como um todo, mas principalmente para docentes e discentes. Ainda que alguns desafios tenham sido vencidos, existem muitos outros que devem ser experimentados, repensados e superados através de práticas de investimento na educação.Distance learning gained more space during the Covid-19 pandemic, because with a delicate scenario, with something new and unknown that the pandemic brought, remote learning was the way out to continue classes. Schools, educational institutions, remained behind closed doors to maintain social distance, at home teachers and students had to adapt, and reinvent themselves to ensure knowledge, several video recording mechanisms were used, classes, activities sent by through the social networks, as well as the use of remote platforms for digital teaching, which played a leading role in this process. In this way, this study aims to analyze the perceptions of the academics of the Physiotherapy course at the University of the State of Pará in the municipality of Santarém about the quality of remote and face-to-face teaching amid the Covid-19 Pandemic. Data collection took place through collective interviews, using focus groups, where the interviews followed a semi-structured script. In this way, two groups were carried out, with six academics each, with a total of 12 participants. It is concluded that the non-presential teaching modality gained space through many challenges and paradigms for society as a whole, but mainly for teachers and students. Although some challenges have been overcome, there are many others that must be experienced, rethought and overcome through investment practices in education.La educación a distancia ganó más espacio durante la pandemia del Covid-19, pues con un escenario delicado, con algo nuevo y desconocido que trajo la pandemia, la educación a distancia fue la salida para continuar con las clases. Las escuelas, instituciones educativas, permanecieron a puertas cerradas para mantener la distancia social, en casa docentes y estudiantes debieron adaptarse, y reinventarse para asegurar el conocimiento, se utilizaron varios mecanismos de grabación de videos, clases, actividades enviadas a través de las redes sociales, así como el uso de plataformas remotas para la enseñanza digital, que jugaron un papel protagónico en este proceso. De esta forma, este estudio tiene como objetivo analizar las percepciones de los académicos del curso de Fisioterapia de la Universidad del Estado de Pará en el municipio de Santarém sobre la calidad de la enseñanza a distancia y presencial en medio de la Pandemia de la Covid-19. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas colectivas, utilizando grupos focales, donde las entrevistas siguieron un guión semiestructurado. De esta forma, se realizaron dos grupos, con seis académicos cada uno, con un total de 12 participantes. Se concluye que la modalidad de enseñanza no presencial ganó espacio a través de muchos desafíos y paradigmas para la sociedad en su conjunto, pero principalmente para docentes y estudiantes. Si bien se han superado algunos desafíos, existen muchos otros que deben ser vividos, repensados ​​y superados a través de prácticas de inversión en educación.Research, Society and Development2022-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3791210.33448/rsd-v11i16.37912Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e45111637912Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e45111637912Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e451116379122525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37912/31390Copyright (c) 2022 Clea Nazaré Carneiro Bichara; Ilma Pastana Ferreira ; John Henry de Oliveira Vale; Marcela Godinho Miranda do Vale; Jackson Celso Pereira Pires; Mayara Renata Lima Mota; Cinthia de Sousa Gomes; Gabriel de Oliveira Valehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBichara, Clea Nazaré CarneiroFerreira , Ilma PastanaVale, John Henry de OliveiraVale, Marcela Godinho Miranda do Pires, Jackson Celso Pereira Mota, Mayara Renata Lima Gomes, Cinthia de Sousa Vale, Gabriel de Oliveira2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37912Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:53.253182Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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