Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984 |
Resumo: | As tecnologias estão cada dia mais avançadas, e também mais presentes no cotidiano de todos. E nas escolas não é diferente, nos últimos anos muitas pesquisas estão sendo feitas, na busca de métodos que contribuem para uma boa aprendizagem por meio dela. Esse trabalho visa um relato de experiência com o objetivo de conceituar a riqueza que o uso de software traz para o ensino da Matemática, a investigação foi realizada por meio de um estudo de caso com vistas ao compartilhamento de experiências de um projeto de Iniciação Cientifica (IC) no uso de tecnologias em sala de aula. Consiste na aplicação da oficina utilizando software GeoGebra no ensino de Matemática em uma turma de formação de Técnicos de Informática. Pode se perceber o quão importante os softwares são para o ensino, principalmente em aulas de Matemática, pois os alunos justificam que a utilização do software GeoGebra contribui para melhor compreensão e visualização, além de oferecer algumas facilidades de interpretação de Matemática referente ao conteúdo de Funções do 10 Grau. |
id |
UNIFEI_f5955460c40e260889a45d48b8cc4570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42984 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebraComputational tools as an aid to Mathematics learning: GeoGebraHerramientas computacionales como ayuda al aprendizaje de las Matemáticas: GeoGebraEducaçãoSoftwaresEnsino de matemáticaTecnologia.EducaciónSoftwareEnseñanza de las matemáticasTecnología.EducationSoftwareTeaching mathematicsTechnology.As tecnologias estão cada dia mais avançadas, e também mais presentes no cotidiano de todos. E nas escolas não é diferente, nos últimos anos muitas pesquisas estão sendo feitas, na busca de métodos que contribuem para uma boa aprendizagem por meio dela. Esse trabalho visa um relato de experiência com o objetivo de conceituar a riqueza que o uso de software traz para o ensino da Matemática, a investigação foi realizada por meio de um estudo de caso com vistas ao compartilhamento de experiências de um projeto de Iniciação Cientifica (IC) no uso de tecnologias em sala de aula. Consiste na aplicação da oficina utilizando software GeoGebra no ensino de Matemática em uma turma de formação de Técnicos de Informática. Pode se perceber o quão importante os softwares são para o ensino, principalmente em aulas de Matemática, pois os alunos justificam que a utilização do software GeoGebra contribui para melhor compreensão e visualização, além de oferecer algumas facilidades de interpretação de Matemática referente ao conteúdo de Funções do 10 Grau.Technologies are more advanced every day, and also more present in everyone's daily life. And in schools it is no different, in recent years much research has been done in search of methods that contribute to good learning through it. This work aims at an experience report with the objective of conceptualizing the richness that the use of software brings to the teaching of Mathematics, the investigation was carried out through a case study with a view to sharing experiences of a CI project in the use of technologies in the classroom. It consists of the application of the workshop using GeoGebra software in the teaching of Mathematics in a training group of Computer Technicians. It can be seen how important software is for teaching, especially in Mathematics classes, as students justify that the use of GeoGebra software contributes to better understanding and visualization, in addition to offering some facilities for interpreting Mathematics regarding the content of Functions of the 10th Degree.Las tecnologías cada día son más avanzadas, y también más presentes en el día a día de todos. Y en las escuelas no es diferente, en los últimos años se ha investigado mucho en busca de métodos que contribuyan a un buen aprendizaje a través de ella. Este trabajo tiene como objetivo un relato de experiencia con el objetivo de conceptualizar la riqueza que trae el uso de software para la enseñanza de las Matemáticas, la investigación se realizó a través de un estudio de caso con miras a compartir experiencias de un proyecto de Iniciación Científica (CI) en el uso de las tecnologías en el aula. Consiste en la aplicación del taller utilizando el software GeoGebra en la enseñanza de las Matemáticas en un grupo de formación de Técnicos Informáticos. Se puede apreciar la importancia del software para la enseñanza, especialmente en las clases de Matemáticas, ya que los estudiantes justifican que el uso del software GeoGebra contribuye a una mejor comprensión y visualización, además de ofrecer algunas facilidades para la interpretación de las Matemáticas en cuanto al contenido de Funciones de 1º Grado.Research, Society and Development2023-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4298410.33448/rsd-v12i11.42984Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e51121142984Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e51121142984Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e511211429842525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984/35115Copyright (c) 2023 Denis Rogério Sanches Alves; Denise Trevisoli Detsch; Karen Vanessa Gozer Banhezahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Denis Rogério Sanches Detsch, Denise Trevisoli Banheza, Karen Vanessa Gozer 2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42984Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra Computational tools as an aid to Mathematics learning: GeoGebra Herramientas computacionales como ayuda al aprendizaje de las Matemáticas: GeoGebra |
title |
Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra |
spellingShingle |
Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra Alves, Denis Rogério Sanches Educação Softwares Ensino de matemática Tecnologia. Educación Software Enseñanza de las matemáticas Tecnología. Education Software Teaching mathematics Technology. |
title_short |
Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra |
title_full |
Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra |
title_fullStr |
Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra |
title_sort |
Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra |
author |
Alves, Denis Rogério Sanches |
author_facet |
Alves, Denis Rogério Sanches Detsch, Denise Trevisoli Banheza, Karen Vanessa Gozer |
author_role |
author |
author2 |
Detsch, Denise Trevisoli Banheza, Karen Vanessa Gozer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Denis Rogério Sanches Detsch, Denise Trevisoli Banheza, Karen Vanessa Gozer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Softwares Ensino de matemática Tecnologia. Educación Software Enseñanza de las matemáticas Tecnología. Education Software Teaching mathematics Technology. |
topic |
Educação Softwares Ensino de matemática Tecnologia. Educación Software Enseñanza de las matemáticas Tecnología. Education Software Teaching mathematics Technology. |
description |
As tecnologias estão cada dia mais avançadas, e também mais presentes no cotidiano de todos. E nas escolas não é diferente, nos últimos anos muitas pesquisas estão sendo feitas, na busca de métodos que contribuem para uma boa aprendizagem por meio dela. Esse trabalho visa um relato de experiência com o objetivo de conceituar a riqueza que o uso de software traz para o ensino da Matemática, a investigação foi realizada por meio de um estudo de caso com vistas ao compartilhamento de experiências de um projeto de Iniciação Cientifica (IC) no uso de tecnologias em sala de aula. Consiste na aplicação da oficina utilizando software GeoGebra no ensino de Matemática em uma turma de formação de Técnicos de Informática. Pode se perceber o quão importante os softwares são para o ensino, principalmente em aulas de Matemática, pois os alunos justificam que a utilização do software GeoGebra contribui para melhor compreensão e visualização, além de oferecer algumas facilidades de interpretação de Matemática referente ao conteúdo de Funções do 10 Grau. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984 10.33448/rsd-v12i11.42984 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i11.42984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984/35115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e51121142984 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e51121142984 Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e51121142984 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052629473296384 |