Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Denis Rogério Sanches
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Detsch, Denise Trevisoli, Banheza, Karen Vanessa Gozer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984
Resumo: As tecnologias estão cada dia mais avançadas, e também mais presentes no cotidiano de todos. E nas escolas não é diferente, nos últimos anos muitas pesquisas estão sendo feitas, na busca de métodos que contribuem para uma boa aprendizagem por meio dela. Esse trabalho visa um relato de experiência com o objetivo de conceituar a riqueza que o uso de software traz para o ensino da Matemática, a investigação foi realizada por meio de um estudo de caso com vistas ao compartilhamento de experiências de um projeto de Iniciação Cientifica (IC) no uso de tecnologias em sala de aula. Consiste na aplicação da oficina utilizando software GeoGebra no ensino de Matemática em uma turma de formação de Técnicos de Informática. Pode se perceber o quão importante os softwares são para o ensino, principalmente em aulas de Matemática, pois os alunos justificam que a utilização do software GeoGebra contribui para melhor compreensão e visualização, além de oferecer algumas facilidades de interpretação de Matemática referente ao conteúdo de Funções do 10 Grau.
id UNIFEI_f5955460c40e260889a45d48b8cc4570
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42984
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebraComputational tools as an aid to Mathematics learning: GeoGebraHerramientas computacionales como ayuda al aprendizaje de las Matemáticas: GeoGebraEducaçãoSoftwaresEnsino de matemáticaTecnologia.EducaciónSoftwareEnseñanza de las matemáticasTecnología.EducationSoftwareTeaching mathematicsTechnology.As tecnologias estão cada dia mais avançadas, e também mais presentes no cotidiano de todos. E nas escolas não é diferente, nos últimos anos muitas pesquisas estão sendo feitas, na busca de métodos que contribuem para uma boa aprendizagem por meio dela. Esse trabalho visa um relato de experiência com o objetivo de conceituar a riqueza que o uso de software traz para o ensino da Matemática, a investigação foi realizada por meio de um estudo de caso com vistas ao compartilhamento de experiências de um projeto de Iniciação Cientifica (IC) no uso de tecnologias em sala de aula. Consiste na aplicação da oficina utilizando software GeoGebra no ensino de Matemática em uma turma de formação de Técnicos de Informática. Pode se perceber o quão importante os softwares são para o ensino, principalmente em aulas de Matemática, pois os alunos justificam que a utilização do software GeoGebra contribui para melhor compreensão e visualização, além de oferecer algumas facilidades de interpretação de Matemática referente ao conteúdo de Funções do 10 Grau.Technologies are more advanced every day, and also more present in everyone's daily life. And in schools it is no different, in recent years much research has been done in search of methods that contribute to good learning through it. This work aims at an experience report with the objective of conceptualizing the richness that the use of software brings to the teaching of Mathematics, the investigation was carried out through a case study with a view to sharing experiences of a CI project in the use of technologies in the classroom. It consists of the application of the workshop using GeoGebra software in the teaching of Mathematics in a training group of Computer Technicians. It can be seen how important software is for teaching, especially in Mathematics classes, as students justify that the use of GeoGebra software contributes to better understanding and visualization, in addition to offering some facilities for interpreting Mathematics regarding the content of Functions of the 10th Degree.Las tecnologías cada día son más avanzadas, y también más presentes en el día a día de todos. Y en las escuelas no es diferente, en los últimos años se ha investigado mucho en busca de métodos que contribuyan a un buen aprendizaje a través de ella. Este trabajo tiene como objetivo un relato de experiencia con el objetivo de conceptualizar la riqueza que trae el uso de software para la enseñanza de las Matemáticas, la investigación se realizó a través de un estudio de caso con miras a compartir experiencias de un proyecto de Iniciación Científica (CI) en el uso de las tecnologías en el aula. Consiste en la aplicación del taller utilizando el software GeoGebra en la enseñanza de las Matemáticas en un grupo de formación de Técnicos Informáticos. Se puede apreciar la importancia del software para la enseñanza, especialmente en las clases de Matemáticas, ya que los estudiantes justifican que el uso del software GeoGebra contribuye a una mejor comprensión y visualización, además de ofrecer algunas facilidades para la interpretación de las Matemáticas en cuanto al contenido de Funciones de 1º Grado.Research, Society and Development2023-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4298410.33448/rsd-v12i11.42984Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e51121142984Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e51121142984Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e511211429842525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984/35115Copyright (c) 2023 Denis Rogério Sanches Alves; Denise Trevisoli Detsch; Karen Vanessa Gozer Banhezahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Denis Rogério Sanches Detsch, Denise Trevisoli Banheza, Karen Vanessa Gozer 2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42984Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra
Computational tools as an aid to Mathematics learning: GeoGebra
Herramientas computacionales como ayuda al aprendizaje de las Matemáticas: GeoGebra
title Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra
spellingShingle Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra
Alves, Denis Rogério Sanches
Educação
Softwares
Ensino de matemática
Tecnologia.
Educación
Software
Enseñanza de las matemáticas
Tecnología.
Education
Software
Teaching mathematics
Technology.
title_short Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra
title_full Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra
title_fullStr Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra
title_full_unstemmed Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra
title_sort Ferramentas computacionais como auxílio à aprendizagem Matemática: GeoGebra
author Alves, Denis Rogério Sanches
author_facet Alves, Denis Rogério Sanches
Detsch, Denise Trevisoli
Banheza, Karen Vanessa Gozer
author_role author
author2 Detsch, Denise Trevisoli
Banheza, Karen Vanessa Gozer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Denis Rogério Sanches
Detsch, Denise Trevisoli
Banheza, Karen Vanessa Gozer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Softwares
Ensino de matemática
Tecnologia.
Educación
Software
Enseñanza de las matemáticas
Tecnología.
Education
Software
Teaching mathematics
Technology.
topic Educação
Softwares
Ensino de matemática
Tecnologia.
Educación
Software
Enseñanza de las matemáticas
Tecnología.
Education
Software
Teaching mathematics
Technology.
description As tecnologias estão cada dia mais avançadas, e também mais presentes no cotidiano de todos. E nas escolas não é diferente, nos últimos anos muitas pesquisas estão sendo feitas, na busca de métodos que contribuem para uma boa aprendizagem por meio dela. Esse trabalho visa um relato de experiência com o objetivo de conceituar a riqueza que o uso de software traz para o ensino da Matemática, a investigação foi realizada por meio de um estudo de caso com vistas ao compartilhamento de experiências de um projeto de Iniciação Cientifica (IC) no uso de tecnologias em sala de aula. Consiste na aplicação da oficina utilizando software GeoGebra no ensino de Matemática em uma turma de formação de Técnicos de Informática. Pode se perceber o quão importante os softwares são para o ensino, principalmente em aulas de Matemática, pois os alunos justificam que a utilização do software GeoGebra contribui para melhor compreensão e visualização, além de oferecer algumas facilidades de interpretação de Matemática referente ao conteúdo de Funções do 10 Grau.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984
10.33448/rsd-v12i11.42984
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i11.42984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42984/35115
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e51121142984
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e51121142984
Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e51121142984
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052629473296384