Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37681 |
Resumo: | A presença de espécies arbóreas no ambiente escolar promove melhorias no clima local, nos aspectos ecológicos, sociais, paisagísticos e didáticos. O presente estudo buscou criar, através de QR Code, um guia prático para o ensino e identificação botânica das espécies florestais presentes no Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Ji-Paraná. As 163 árvores foram inventariadas, fotografadas, georreferenciadas e identificadas botanicamente. Além disso, foram levantadas informações sobre as espécies em literatura especializada, como aspectos ecológicos, de uso, ocorrência no Brasil, entre outros. A partir destes dados foram elaborados guias digitais de identificação botância que foram hospedados em site online onde a visualização das informações pudessem ser acessadas. Por fim, foram instaladas próximo às árvores, placas de PVC contendo QR Code que direcionaram os alunos às informações referentes as espécies ali presentes. Para validação dos dados foi realizada uma aula prática com os alunos do curso de Engenharia Florestal do Campus e respondido um questionário sobre a aula e a metodologia utilizada. O ensino prático de botânica através do uso de QR Code, aparenta ser uma prática exitosa, visto que melhora, dinamiza, interessa, aumenta e fixa a compreensão dos alunos para a educação formal quando direcionada em aulas de campo. |
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Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânicaWhat tree is this? Use of QR Code in botany teaching¿Qué árbol es este? Uso del Código QR en la enseñanza de la botánicaArborização urbanaEducação ambientalTDIC’sSilvicultura. Forestación urbanaEducación ambientalTDIC'sSilvicultura.Urban afforestationEnvironmental educationDICTsSilviculture.A presença de espécies arbóreas no ambiente escolar promove melhorias no clima local, nos aspectos ecológicos, sociais, paisagísticos e didáticos. O presente estudo buscou criar, através de QR Code, um guia prático para o ensino e identificação botânica das espécies florestais presentes no Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Ji-Paraná. As 163 árvores foram inventariadas, fotografadas, georreferenciadas e identificadas botanicamente. Além disso, foram levantadas informações sobre as espécies em literatura especializada, como aspectos ecológicos, de uso, ocorrência no Brasil, entre outros. A partir destes dados foram elaborados guias digitais de identificação botância que foram hospedados em site online onde a visualização das informações pudessem ser acessadas. Por fim, foram instaladas próximo às árvores, placas de PVC contendo QR Code que direcionaram os alunos às informações referentes as espécies ali presentes. Para validação dos dados foi realizada uma aula prática com os alunos do curso de Engenharia Florestal do Campus e respondido um questionário sobre a aula e a metodologia utilizada. O ensino prático de botânica através do uso de QR Code, aparenta ser uma prática exitosa, visto que melhora, dinamiza, interessa, aumenta e fixa a compreensão dos alunos para a educação formal quando direcionada em aulas de campo.The presence of tree species in the school environment promotes improvements in the local climate, in ecological, social, landscape and didactic aspects. The present study sought to create, through QR Code, a practical guide for teaching and botanical identification of forest species presents at the Federal Institute of Rondônia - IFRO Campus Ji-Paraná. The 163 trees were inventoried, photographed, georeferenced and botanically identified. In addition, information about the species was collected in specialized literature, such as ecological aspects, use, occurrence in Brazil, among others. From these data, digital botanical identification guides were created and hosted on an online site where the botanical information could be accessed. Finally, PVC plates containing QR Codes were installed near the trees, which directed the students to information regarding the species present there. To validate the data, a practical class was held with the students of the Forestry Engineering course on the Campus and a questionnaire was answered about the class and the methodology used. The practical teaching of botany through the use of QR Code, appears to be a successful practice, since it improves, dynamizes, interests, increases and fixes students' understanding for formal education when directed in field classes.La presencia de especies arbóreas en el entorno escolar promueve mejoras en el clima local, en aspectos ecológicos, sociales, paisajísticos y didácticos. El presente estudio buscó crear, a través de Código QR, una guía práctica para la enseñanza y la identificación botánica de las especies forestales presentes en el Instituto Federal de Rondônia - IFRO Campus Ji-Paraná. Los 163 árboles fueron inventariados, fotografiados, georeferenciados e identificados botánicamente. Además, se recolectó información sobre la especie en literatura especializada, como aspectos ecológicos, uso, ocurrencia en Brasil, entre otros. A partir de estos datos, se crearon guías digitales de identificación botánica y se alojaron en un sitio en línea donde se podía acceder a la información botánica. Finalmente, cerca de los árboles se instalaron placas de PVC con Códigos QR, que encaminaron a los estudiantes a información sobre las especies allí presentes. Para la validación de datos se realizó una clase práctica con los alumnos de la carrera de Ingeniería Forestal del Campus y se respondió un cuestionario sobre la clase y la metodología utilizada. La enseñanza práctica de la botánica mediante el uso de Código QR, parece ser una práctica exitosa, ya que mejora, dinamiza, interesa, aumenta y fija la comprensión de los estudiantes para la educación formal cuando se dirige en clases de campo.Research, Society and Development2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3768110.33448/rsd-v11i16.37681Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e15111637681Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e15111637681Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e151116376812525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37681/31355Copyright (c) 2022 Náthaly de Jesus Vieira da Vitória; Geicieli Lopes Ramirez; Matheus José Barros da Silva; Natiele de Lima Pereira; Luan Garcia Pereira Barros; Paulo Roberto Magistrali; Janice Ferreira do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVitória, Náthaly de Jesus Vieira da Ramirez, Geicieli Lopes Silva, Matheus José Barros da Pereira, Natiele de Lima Barros, Luan Garcia Pereira Magistrali, Paulo RobertoNascimento, Janice Ferreira do2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37681Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:45.549611Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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