Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitória, Náthaly de Jesus Vieira da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramirez, Geicieli Lopes, Silva, Matheus José Barros da, Pereira, Natiele de Lima, Barros, Luan Garcia Pereira, Magistrali, Paulo Roberto, Nascimento, Janice Ferreira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37681
Resumo: A presença de espécies arbóreas no ambiente escolar promove melhorias no clima local, nos aspectos ecológicos, sociais, paisagísticos e didáticos. O presente estudo buscou criar, através de QR Code, um guia prático para o ensino e identificação botânica das espécies florestais presentes no Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Ji-Paraná. As 163 árvores foram inventariadas, fotografadas, georreferenciadas e identificadas botanicamente. Além disso, foram levantadas informações sobre as espécies em literatura especializada, como aspectos ecológicos, de uso, ocorrência no Brasil, entre outros. A partir destes dados foram elaborados guias digitais de identificação botância que foram hospedados em site online onde a visualização das informações pudessem ser acessadas. Por fim, foram instaladas próximo às árvores, placas de PVC contendo QR Code que direcionaram os alunos às informações referentes as espécies ali presentes. Para validação dos dados foi realizada uma aula prática com os alunos do curso de Engenharia Florestal do Campus e respondido um questionário sobre a aula e a metodologia utilizada. O ensino prático de botânica através do uso de QR Code, aparenta ser uma prática exitosa, visto que melhora, dinamiza, interessa, aumenta e fixa a compreensão dos alunos para a educação formal quando direcionada em aulas de campo.
id UNIFEI_f64e52391d7cb8b8ab0b0563c0f53ab5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37681
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânicaWhat tree is this? Use of QR Code in botany teaching¿Qué árbol es este? Uso del Código QR en la enseñanza de la botánicaArborização urbanaEducação ambientalTDIC’sSilvicultura. Forestación urbanaEducación ambientalTDIC'sSilvicultura.Urban afforestationEnvironmental educationDICTsSilviculture.A presença de espécies arbóreas no ambiente escolar promove melhorias no clima local, nos aspectos ecológicos, sociais, paisagísticos e didáticos. O presente estudo buscou criar, através de QR Code, um guia prático para o ensino e identificação botânica das espécies florestais presentes no Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Ji-Paraná. As 163 árvores foram inventariadas, fotografadas, georreferenciadas e identificadas botanicamente. Além disso, foram levantadas informações sobre as espécies em literatura especializada, como aspectos ecológicos, de uso, ocorrência no Brasil, entre outros. A partir destes dados foram elaborados guias digitais de identificação botância que foram hospedados em site online onde a visualização das informações pudessem ser acessadas. Por fim, foram instaladas próximo às árvores, placas de PVC contendo QR Code que direcionaram os alunos às informações referentes as espécies ali presentes. Para validação dos dados foi realizada uma aula prática com os alunos do curso de Engenharia Florestal do Campus e respondido um questionário sobre a aula e a metodologia utilizada. O ensino prático de botânica através do uso de QR Code, aparenta ser uma prática exitosa, visto que melhora, dinamiza, interessa, aumenta e fixa a compreensão dos alunos para a educação formal quando direcionada em aulas de campo.The presence of tree species in the school environment promotes improvements in the local climate, in ecological, social, landscape and didactic aspects. The present study sought to create, through QR Code, a practical guide for teaching and botanical identification of forest species presents at the Federal Institute of Rondônia - IFRO Campus Ji-Paraná. The 163 trees were inventoried, photographed, georeferenced and botanically identified. In addition, information about the species was collected in specialized literature, such as ecological aspects, use, occurrence in Brazil, among others. From these data, digital botanical identification guides were created and hosted on an online site where the botanical information could be accessed. Finally, PVC plates containing QR Codes were installed near the trees, which directed the students to information regarding the species present there. To validate the data, a practical class was held with the students of the Forestry Engineering course on the Campus and a questionnaire was answered about the class and the methodology used. The practical teaching of botany through the use of QR Code, appears to be a successful practice, since it improves, dynamizes, interests, increases and fixes students' understanding for formal education when directed in field classes.La presencia de especies arbóreas en el entorno escolar promueve mejoras en el clima local, en aspectos ecológicos, sociales, paisajísticos y didácticos. El presente estudio buscó crear, a través de Código QR, una guía práctica para la enseñanza y la identificación botánica de las especies forestales presentes en el Instituto Federal de Rondônia - IFRO Campus Ji-Paraná. Los 163 árboles fueron inventariados, fotografiados, georeferenciados e identificados botánicamente. Además, se recolectó información sobre la especie en literatura especializada, como aspectos ecológicos, uso, ocurrencia en Brasil, entre otros. A partir de estos datos, se crearon guías digitales de identificación botánica y se alojaron en un sitio en línea donde se podía acceder a la información botánica. Finalmente, cerca de los árboles se instalaron placas de PVC con Códigos QR, que encaminaron a los estudiantes a información sobre las especies allí presentes. Para la validación de datos se realizó una clase práctica con los alumnos de la carrera de Ingeniería Forestal del Campus y se respondió un cuestionario sobre la clase y la metodología utilizada. La enseñanza práctica de la botánica mediante el uso de Código QR, parece ser una práctica exitosa, ya que mejora, dinamiza, interesa, aumenta y fija la comprensión de los estudiantes para la educación formal cuando se dirige en clases de campo.Research, Society and Development2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3768110.33448/rsd-v11i16.37681Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e15111637681Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e15111637681Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e151116376812525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37681/31355Copyright (c) 2022 Náthaly de Jesus Vieira da Vitória; Geicieli Lopes Ramirez; Matheus José Barros da Silva; Natiele de Lima Pereira; Luan Garcia Pereira Barros; Paulo Roberto Magistrali; Janice Ferreira do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVitória, Náthaly de Jesus Vieira da Ramirez, Geicieli Lopes Silva, Matheus José Barros da Pereira, Natiele de Lima Barros, Luan Garcia Pereira Magistrali, Paulo RobertoNascimento, Janice Ferreira do2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37681Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:45.549611Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica
What tree is this? Use of QR Code in botany teaching
¿Qué árbol es este? Uso del Código QR en la enseñanza de la botánica
title Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica
spellingShingle Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica
Vitória, Náthaly de Jesus Vieira da
Arborização urbana
Educação ambiental
TDIC’s
Silvicultura.
Forestación urbana
Educación ambiental
TDIC's
Silvicultura.
Urban afforestation
Environmental education
DICTs
Silviculture.
title_short Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica
title_full Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica
title_fullStr Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica
title_full_unstemmed Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica
title_sort Que árvore é essa? Uso de QR Code no ensino de botânica
author Vitória, Náthaly de Jesus Vieira da
author_facet Vitória, Náthaly de Jesus Vieira da
Ramirez, Geicieli Lopes
Silva, Matheus José Barros da
Pereira, Natiele de Lima
Barros, Luan Garcia Pereira
Magistrali, Paulo Roberto
Nascimento, Janice Ferreira do
author_role author
author2 Ramirez, Geicieli Lopes
Silva, Matheus José Barros da
Pereira, Natiele de Lima
Barros, Luan Garcia Pereira
Magistrali, Paulo Roberto
Nascimento, Janice Ferreira do
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitória, Náthaly de Jesus Vieira da
Ramirez, Geicieli Lopes
Silva, Matheus José Barros da
Pereira, Natiele de Lima
Barros, Luan Garcia Pereira
Magistrali, Paulo Roberto
Nascimento, Janice Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv Arborização urbana
Educação ambiental
TDIC’s
Silvicultura.
Forestación urbana
Educación ambiental
TDIC's
Silvicultura.
Urban afforestation
Environmental education
DICTs
Silviculture.
topic Arborização urbana
Educação ambiental
TDIC’s
Silvicultura.
Forestación urbana
Educación ambiental
TDIC's
Silvicultura.
Urban afforestation
Environmental education
DICTs
Silviculture.
description A presença de espécies arbóreas no ambiente escolar promove melhorias no clima local, nos aspectos ecológicos, sociais, paisagísticos e didáticos. O presente estudo buscou criar, através de QR Code, um guia prático para o ensino e identificação botânica das espécies florestais presentes no Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Ji-Paraná. As 163 árvores foram inventariadas, fotografadas, georreferenciadas e identificadas botanicamente. Além disso, foram levantadas informações sobre as espécies em literatura especializada, como aspectos ecológicos, de uso, ocorrência no Brasil, entre outros. A partir destes dados foram elaborados guias digitais de identificação botância que foram hospedados em site online onde a visualização das informações pudessem ser acessadas. Por fim, foram instaladas próximo às árvores, placas de PVC contendo QR Code que direcionaram os alunos às informações referentes as espécies ali presentes. Para validação dos dados foi realizada uma aula prática com os alunos do curso de Engenharia Florestal do Campus e respondido um questionário sobre a aula e a metodologia utilizada. O ensino prático de botânica através do uso de QR Code, aparenta ser uma prática exitosa, visto que melhora, dinamiza, interessa, aumenta e fixa a compreensão dos alunos para a educação formal quando direcionada em aulas de campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37681
10.33448/rsd-v11i16.37681
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37681
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.37681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37681/31355
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e15111637681
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e15111637681
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e15111637681
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052799891013632